Qual o músculo mais forte do corpo humano?

Publicado em 4.10.2010

musculo mais forte do corpo humano

Malhados ou não, todo mundo tem músculos. Eles são essenciais para vivermos. Ainda assim, a ciência não conseguiu decidir qual deles é o mais forte; em vez disso, há uma pequena lista dos que podem reivindicar o título, dependendo de como sua força é medida.

Se o título vai para o músculo que pode exercer mais força, o vencedor seria o sóleo, ou o músculo da “batata da perna” também conhecida como panturrilha ou gastrocnêmio. Sem esse músculo, os seres humanos não seriam capazes de ficar em pé, andar, correr ou dançar. Se o sóleo não fosse continuamente movimentado, nós estaríamos sempre caindo sobre nós mesmos.

Há também o músculo que exerce a maior pressão. A pressão é diferente da força, pois leva em conta a área sobre a qual uma força é exercida. O músculo que leva o primeiro lugar em maior quantidade de pressão é o masseter, ou músculo da mandíbula, sem o qual não poderíamos mastigar. Fique de queixo caído: em 1986, um cara chamado Richard Hofmann atingiu uma força de mordida de 442 kg por dois segundos, estabelecendo um novo recorde no Guinness Book.

Outros especialistas argumentam que os músculos usados no parto são os mais poderosos. Especificamente a capacidade do miométrio, ou músculo uterino, de contrair e relaxar, o que torna o nascimento humano possível. Mas como esses músculos não são usados frequentemente e dependem muito de uma interação de fatores hormonais e bioquímicos, vários cientistas não consideram o miométrio o músculo humano mais forte.

Agora, quando se trata de versatilidade, talvez a língua seja o músculo mais forte do corpo. Sua combinação de elasticidade e força nos dá a capacidade de falar, comer e beijar – todos bastante desejáveis, não?

Se formos por outra abordagem, onde o lento e constante seria o vencedor, o coração é certamente um candidato ao título. Os impulsos elétricos no miocárdio, a parede muscular do coração, são que o mantém seu coração batendo. Quando ele se contrai, as bombas musculares bombeiam aproximadamente 59 mililitros de sangue. Aos 70 anos de idade, seu coração já bateu cerca de 2,5 bilhões de vezes.

O maior músculo único do corpo humano é o glúteo máximo, ou as nádegas. Este músculo ajuda a manter o tronco ereto. Glúteos fortes permitem que uma pessoa salte mais alto e corra mais rápido. Ou seja, dependendo do que você busca, já pode escolher seu músculo campeão. [LifesLittleMysteries, foto de brokenchopstick]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Músculo sóleo é diferente do gastrocnêmio viu… os 2 formam a “panturrilha” mas não são a mesma coisa, nem sinônimos. O gastrocnêmio fica sobre o sóleo (que é mais interno) e dele sai o tendão de Aquiles.

    Thumb up 4
  2. Na verdade, gastrocnêmio não é sinônimo de sóleo, como diz o texto. São dois músculos diferentes, que juntos compõem o tríceps sural, ou a “panturrilha”! O sóleo é mais profundo, e o gastrocnêmio mais superficial. É esse último que dá aquele aspecto de dois pedaços separados em pernas bem definidas, pq ele tem dois ventres musculares.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Excited Shopping Woman
Pessoas solitárias compram mais

Um novo estudo mostr...

Fechar