Quanta água existe na Terra?

Publicado em 13.09.2010

Você já ouviu falar que toda a água potável do planeta irá acabar em 30 anos? E já se perguntou, afinal, quanta água existe, exatamente, na Terra? Nós temos a resposta.

Pense em uma bola de basquete. Se a Terra fosse do tamanho dessa bola, toda a água do planeta caberia em uma bola de tênis de mesa.

A quantidade exata de água é 1332 quilômetros cúbicos, de acordo com o Instituto de Pesquisa Geológica dos EUA. 72% do nosso planeta estão cobertos por água, mas 97% dessa água toda é salgada, vinda dos mares e oceanos – e não é potável.

Os oceanos possuem uma camada de 24mil quilômetros ao redor da Terra, com uma média de profundidade de 3,2 quilômetros. Parece ser muita água, mas na verdade não é. Especialistas comparam a situação com uma maçã – se o nosso planeta fosse uma maçã, a água seria equivalente à casca da fruta.

A água potável do planeta (aqueles 3% restantes) está separada da seguinte forma:

  • 70% estão congelados
  • 1% está acessível para consumo imediato
  • 6 países (Brasil, Canadá, Rússia, Indonésia, China e Colômbia) possuem 50% de todas as reservas de água fresca do planeta
  • Um terço da população vive em países que consomem mais água do que o país oferece

Tenha todos esses dados em mente quando for tomar banho, escovar os dentes ou fazer aquela faxina em casa. Um litro de água que você economize estará fazendo uma grande diferença.

A foto acima mostra como seria a Terra sem água, seguida de um pequeno planeta que seria feito da água retirada. O astro menor representa a água potável, em escala exata. [Life'sLittleMysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. PROBLEMA RESOLVIDO

    Perdi preciosos 15 minutos para acabar com a polêmica. Pelos meus cálculos a imagem está na escala. Veja:

    1º Pesquisei na net o volume da Terra e o volume total de água que possui nela, respectivamente Vt e Va.

    Vt= 1,08321×10¹² km³
    Va=1,332×10⁹ km³

    2º A partir da fórmula do volume (V=3/4.πr³) determinei o raio da Terra e o raio de uma esfera formada pelo volume de água contida nela.

    Raio da Terra: 6371 km
    Raio da esfera de água: 682.6 km

    3º Determinei quantas vezes o raio da Terra é maior que o raio da esfera de água por meio da razão Raio_Terra/Raio_Agua:

    O raio da Terra é 9,33 vezes maior

    4º Peguei uma régua e medi as esferas no monitor do notebook esperando que a Terra seja 9,33 vezes maior. Resultado:

    Diametro da esfera de água: 9 mm
    Diametro da Terra: 88 mm

    Conclusão: a imagem está CORRETA, pois para que o diametro da terra seja de 88 mm, o diametro da esfera de água deveria ser 9,5 mm. Essa diferença de 0,5 mm deve ser pq eu desconsiderei aquela esfera pequena que representa o volume de água potável.

    Thumb up 5
  2. eu não sei se é verdade tudo isso ,que a água potável pode acabar daqui 30 anos , mas me preocupo muito com a minha vida e da minha família espero q os gênios encontrem um jeito ou façam uma maquina q purifique a água não potável e suja , quem sabe até eu crio uma rsrsrsrs

    Thumb up 0
  3. eu não sei se é verdade tudo isso ,que a água potável pode acabar daqui 30 anos , mas me preocupo muito com a minha vida e da minha família espero q os gênios encontrem um jeito ou façam uma maquina q purifique a água não potável e suja

    Thumb up 2
  4. Pelo que sei a própria terra filtra a água, nada se destrói apenas se altera.
    A água das cuvas se infiltram na terra alcançando lençóis freáticos já pura para consumo.
    O que mais me conta, ãh, o coelhinho da páscoa existe?

    Thumb up 11
  5. a impressão que se da, é que toda água que usamos levamos ela pro inferno,nesse país desgraçado a água é um dos poucos recursos que temos com abundancia e vem os éco-chatos e pede pra vc poupar, vão pro inferno bando de satanás, a água é uma das substância da natureza, com enorme poder de renovação, aonde ela existe não acaba de uma hora pra outra,leva milhões de ano pra isso, e enquanto existir o sol, estamos ai pra beber a água que secar de suas merdas.

    Thumb up 10
    • Peloamordequalquercoisa! Para de falar besteira!

      Thumb up 4
  6. Eu acho que eles nem contaram toda a água, porque existe água nas plantas ,no ar e nos animais ,então eles teriam que ver a quantidade de água em todos os seres e somar com o total e sem esquecer do ar…Estou certo?

    Thumb up 11
    • a quantidade de água contida nos seres vivos e no ar é ínfima se comparada á todo o restante da água em estado líquido e sólido.
      é só parar pra raciocinar, se toda á água em estado líquido e sólido que cobre 72% da superfície da terra é comparada a uma bola de tênis, a quantidade existente nos seres vivos e no ar é praticamente insignificante, então não faz muita diferença somar essa quantidade na conta.

      Thumb up 8
  7. Por favor, alguém me ajude com uma questão que não entendo, se eu gastar um litro de água, será um litro que foi captado la no riu certo? mas esse litro d’água vai parar no mar e se misturar a água salgada de qualquer maneira, por que falam tanto em “fechar a torneira”?

    Thumb up 10
    • Achei a resposta la embaixo: A água que se consome não faz nenhuma diferença, está é uma forma errada de se ver a coisa a não ser que se trate dos custos, porque a água tratada custa caro, mas, quanto ao consumo, não, se você não gastar os rios irá despejar milhões de litros do líquido precioso nos mares tornando-os literalmente impotáveis, portanto se você não gastar a natureza gasta. A preocupação deveria ser preservar os rios e nascentes limpas, sem despejar detritos humanos ou restos industriais.

      Thumb up 17
  8. O problema não é faltar água e sim a contaminação da água potável.
    Pense no que as famílias estão fazendo com o óleo de cozinha usado. Quase todas as casas, apartamentos, indústrias e estabelecimentos, jogam o óleo usado no ralo, e 1 litro de óleo estraga 1 milhão de litros de água!
    Se não tiver mais água potável, é essa água contaminada que teremos para beber, tomar banho, preparar a comida, bebida, etc.
    Será a maior tragédia de toda a humanidade!
    Pense nos seus filhos tentando criar os seus netos, só com essa água!

    Thumb up 9

Envie um comentário

Leia o post anterior:
leitecopo
A verdade sobre 12 mitos relacionados à saúde

Mitos sobre a saúde ...

Fechar