Água presa na Lua?

Por , em 5.04.2011

Moléculas de água podem estar presas em fossas na superfície da Lua. Em 2009, a sonda Kaguya registrou crateras com diâmetro entre 50 e 100 metros e com profundidade similar. Estes buracos podem ser o teto “afundado” de cavernas chamadas tubos de lava. O cientista Junichi Haruyama da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e seus colegas dizem que estas covas poderiam conter água, formada quando o hidrogênio do vento solar se combina com o oxigênio das rochas.

O clime congelante, a falta de luz e os buracos seriam os responsáveis por manter as moléculas de água presas. Estudar a composição isotopic da água poderia ajudar a determinar se ela viria dos ventos solares ou de cometas. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Ailson Borges:

    De acordo cientistas da NASA existe água em estado sólido na lua (resultante das baixas temperaturas, tal como em marte), que poderá estar contaminada devido a poeira cósmica, circundante na superfície lunar

  • Marco Antonio Papalardo:

    Como os Cientistas Japoneses chegaram a tal colclusão, já que os mesmos, digamos assim não possuem experiencias em Alunissagens, ecomo seria possivel encontrar moléculas de Agua, Baixo-Solo Lunar, se nem as Missões Apolo, cogitaram este fato e/ou interesse-(Eu acho, pelo menos ná época não se covgitou tal Fato), ressaltandio de a N. A. S. A, abandou
    (não se sabe se de Vez)- asa Viagens Á Lua.
    Teria o Jpão secretamente, enviado sondas Espaciais, n~çao só à Lua, mas tambem para outros “Corpos Celestes”, diganmos assim?????

    • João Luiz Brum:

      Macantônio, você está “por fora”. Desde as missões Apollo a nasa já sabe que tem água na Lua. Já teve até cientista demitido por anunciar essa verdade. O japão não só enviou sondas a Lua (sonda Kaguya) como também ao planeta Marte. A Índia também já anunciou descoberta de água na Lua, pois esse país taém já enviou sua sonda Chandrayaan I, no ano passado. Vá ao Youtube e chame as palavras: moon nasa water life, que vc vai ver tudo. Em tempo: Na Lua existem centenas de edificações, cidades e tc, que vc pode conferir no Google Moon, que comprou as imagens da nasa. Vai lá.

  • ZEUS:

    A lua da foto é muito bonita,espero que eles não poluam a verdadeira lua também tentando trazer a água pra terra…

  • Maria Eduarda:

    O Universo é algo curioso mesmo. Admiro aqueles que possuem o dom de olhar além do horizonte e descobrir coisas imagináveis…

  • AuJr.:

    Para você ver o quão pouco sabemos do universo, tão pequeno é o ser humano comparável a imensidão de tudo…nem água na Lua, que é algo que está bem aqui ao nosso lado, o homem não conseguiu constatar até hoje. Penso que nossas experiências práticas sobre lugares do universo serão somente suposições, análises…dificilmente o ser humano vai conseguir explorar outros pontos distantes do universo. Infelizmente.

  • Adilia:

    achei super interessante essa artigo,pois eu nem fazia idéia que possa existir agua na lua, ira despertar curiosidade dos outros cientistas que vão também estudar mais e assim saberemos sobre a agua na lua.

Deixe seu comentário!