Quem é mais inteligente: o homem ou a mulher?

Publicado em 18.07.2012

Você acredita em testes de QI? Eles são conhecidos por “medir” a inteligência de uma pessoa. Embora essa medição seja considerada subjetiva e imprecisa por diversos pesquisadores, o teste fez muito sucesso desde sua invenção, em 1912, pelo psicólogo William Stern. Foi ele que criou a famosa sigla QI, que quer dizer Quoeficiente de Inteligência.

Existem vários testes diferentes, mas a tradicional conversão em um resultado numérico – cuja média entre os seres humanos gira em torno de 100 – só foi inventada mais tarde pelo neozelandês James Flynn, que se especializou por décadas nesta medição. Em um recente teste feito por ele, na última semana, as mulheres superaram os homens na inteligência medida pelo QI, pela primeira vez na história.

Em um século de testes, a média do QI masculino via “método Flynn” foi sempre classificado pelo menos cinco pontos à frente do feminino. Muita gente sempre questionou a eficiência e legitimidade de experimentos como estes, mas a novidade não deixa de ser notável.

James Flynn e sua equipe reuniram jovens de 15 a 18 anos em sua maioria, em cinco diferentes países. No total, mais de cinco mil pessoas foram postas à prova no teste Raven, em que o participante resolve problemas de lógica. As mulheres obtiveram desempenho superior em todos os países.

Efeitos da modernidade

A explicação do pesquisador Flynn para o crescente aumento do desempenho feminino em testes de QI em relação aos homens é social: aumentou o acesso das mulheres à educação e a atividades que possibilitam maior desenvolvimento intelectual, oportunidades das quais elas ainda costumavam ser privadas em um passado não tão distante.

Nos últimos cem anos, a média do QI dos seres humanos subiu três pontos, mas as mulheres tiveram um aumento mais acelerado. Isso ficou provado justamente porque a evolução feminina foi mais nítida nos países onde as mulheres já conquistaram mais espaço e inserção social. [Live Science/Testes de QI/Principia Cybernetica Web, foto de Rita]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. Bom na realidade o homem é mais inteligente que a mulher. Pelo menos a minha esposa sempre fala que o inteligente aqui em casa sou eu. Quando apronto alguma coisa ela diz: Mas que inteligência, hein?

    Thumb up 0
  2. Já dizia um hino da campanha da fraternidade: “Mulher e homem têm dons complementares essenciais à construção de um mundo novo, mas em direito e também em dignidade são iguais e caminham como povo.”
    As mulheres nem sempre podiam aparecer e,se conseguissem fazer algo de extraordinário tinham que passar em nome do marido ou outro homem.
    Li que Sócrates tinha uma mestra, mas isso não aparece na história.

    Thumb up 3
  3. Sério que estão discutindo sobre isso? Quem é mais inteligente do que quem? Ah porfavor pessoas… No mundo aonde MULHERES e HOMENS estão evoluindo igualmente, andando juntos lado a lado deveriam discutir sobre outras coisas mais interessantes… Aliás, levem em consideração que essas pesquisas são feitas no exterior aonde realmente ( na maioria das potências mundiais ) as pessoas tem a cabeça desenvolvida, e fazem essas pesquisas mais por curiosidade do que pra gerar guerrinhas entre os sexos… Ai trazem os resultados dessa pesquisa aqui pro Brasil, lugar de Mulher machista e homem feminista…. Lugar de gente preconceituosa e alienada…. Lugar de gente que prefere ficar falando mal dos homossexuais do que discutir sobre politica…Lugar de gente que troca um livro por futebol, que prefere bonde das maravilhas do que um Chico Buarque… Amo o Brasil, mas tem certas coisas que não dá pra aceitar e essa guerrinha entre sexos… Não vai levar em nada, O mundo está em evolução… Não corram atrás do passado!

    Thumb up 13
  4. Quando o ser humano vai entender que nenhum sexo é melhor que outro! Que a sociedade ainda continua machista!

    Sem falar, que nos comentários aqui, é uma guerrinha estúpida dos sexos, homens machistas e mulheres feministas!

    É impossível calcular isso, ver quem é melhor, são inteligências DIFERENTES!

    Homens que se acham “superiores” vão fazer coisa mais importante, vão estudar, tentar fazer algo REALMENTE importante!

    Mulheres que se “acham” parem de se achar, eu sei que a maioria das que se acham, não tem cáracter!

    E é assim que a sociedade fica mais escrota do que é.

    Thumb up 25
    • Depois desse comentário do Aways , eu não tenho mais nada a dizer por que concordo plenamente com ele !

      Thumb up 1
    • Você acabou de ser feminista e critica o feminismo. Deveria se informar melhor antes de apenas papagaiar senso comum e se contradizer.

      Thumb up 0
  5. Pois é como o próprio texto já diz “Embora essa medição seja considerada subjetiva e imprecisa por diversos pesquisadores” Sempre achei esse teste de QI impreciso, pois a inteligencia tem vários aspectos. Uma pessoa pode ser excelente em resolver problemas em uma área, e já em outra sucks. E como sempre na vida real isso vai depender do conhecimento já adquirido.Mulheres podem ter mais habilidades em certas áreas e homens em outras. Hoje realmente as mulheres tem mais acesso a conhecimento e por está razão estão se saindo melhor do que antes onde os homens se saiam melhor. Por está razão acredito muito mais em QI desenvolvido pelo saber, do que em diferenças entre os sexos.

    Thumb up 12
    • Astolfo, me desculpe. Mas você só falou mais besteira ainda! Ele deu uma opinião, e seus argumentos. Nada de errado aí! Podemos não concordar com ele, mas vamos nos expressar melhor, por favor?

      Thumb up 2
  6. Em uma visão pessoal do que já conheci de pessoas, os homens possuem uma inteligência mais exata e objetiva e as mulheres uma inteligência mais criativa e subjetiva.
    É só uma visão pessoal, pelo que observo dos meios profissionais onde aparecem mais homens (engenharias e outras ciências exatas) e nos que aparecem mais mulheres (designes e ciências humanas). Haverá quem discorde de mim e é natural, as exceções são comuns, o que citei acho que é só uma tendência.
    Com base nisso acho que comparações entre QIs na Guerra dos Sexos nunca nos dará alguma certeza, pois as inteligências são diferentes, e ambas são importantíssimas no geral. :)

    Thumb up 29
    • Concordo com você, Jonatas. Penso que não há um sexo superior nessa ‘disputa’ – nem homens, nem mulheres. Cada um tem suas particularidades e aspectos em que se destaca mais; como você citou sobre as ciências exatas e humanas. O que é legal é que cada indivíduo possui seu potencial próprio e diferente dos demais; e isso nos permite usar nossas capacidades a serviço do bem comum.

      Thumb up 7
    • Já dizia no livro de Machado de Assis(dois homens sentados em um banco nele podem debater o futuro de um império e duas mulheres a graça de um vestido).Mas é claro que hoje essa visão hoje tem mudado até porque hoje há mulheres que exercem trabalhos que antigamente apenas homens faziam elas eram restringidas de algumas atividades por isso creio eu que elas desenvolviam menos seu intelecto!!Jonatas gostei do seu ponto de vista achei interessante!!!

      Thumb up 4
  7. Mulheres não são mais inteligentes! Os grande nomes do topo da inteligência da história da humanidade são de homens. O movimento feminista já vai pra décadas, mas os homens continuam no topo das grandes criações e invenções. Essa pesquisa é controversa.

    Thumb up 12
    • Não se esqueça que a sociedade ainda é machista e patriarcal.As mulheres não tinha acesso à educação nem as mesmas oportunidades de trabalho que os homens.E ainda hoje mulhers ganham menos que os homens para desempenhar as mesmas funções.

      Thumb up 22
    • O patriarcado é um mal milenar, não se derruba em um século, apenas com evolução intelectual. Os países com maior índice de desenvolvimento social são os menos machistas e têm menos desigualdade social entre homens e mulheres. Homens brancos monopolizaram a ciência ocidental. Isso nunca quis dizer que as outras pessoas não são boas e poderiam ter destaque na ciência. Se for seguir sua linha de raciocínio, negros são burros e incompetentes. Mais até do que as mulheres brancas. A mulher branca tem mais acesso à educação de qualidade e grande participação na área de ciências. Há muitos feitos na ciência realizado por mulheres. Mas as barreiras machistas ainda são rígidas, principalmente em países como o Brasil. É óbvio que é um fator social mas igualdade é algo que sempre incomodou machistas e racistas.

      Thumb up 3
  8. Se a mulher não for loira,até que dificilmente posso acreditar que as muheres são mais inteligentes.

    Thumb up 3
  9. O QI das mulheres foi maior? Ou a taxa de crescimento do QI delas superou a dos homens??

    Thumb up 3
  10. O mais inteligente é aquele que ocupa a mente com algo mais interessante que “Guerra dos Sexos” e coisas desse nível.

    Thumb up 35
    • Alias, ocupar a mente com algo mais interessante que “QI” também é bom.

      Thumb up 8
    • Excelente comentário, Bruno Godinho.

      Thumb up 3
  11. é trista mais tenho ke fala…
    desde o começo…a mulher sempre foi mais inteligente que o homem…
    ñ precisava de um teste como esse para provar isso!
    não é a toa que tudo que elas querem, elas conseguem!

    Thumb up 26
    • Desculpa lá, não há nenhuma prova que as mulheres são mais inteligentes que o homens, nem que os homens sejam mais inteligentes que as mulheres.

      Os testes QI são muito, mas mesmo muito subjectivos.

      Tal como o Jonatas disse e muito bem, os homens possuem uma inteligência mais exacta, ou noutras palavras objectiva. Enquanto que as mulheres apresentam uma inteligência muito mais criativa e subjectiva. E isto claro varia muito. Mas todos nós podemos ver bem claro que os homens dão-se muito mais bens em engenharia e ciências tipo Física, etc. Enquanto que as mulheres dão se muito mais bem em ciência humanas, tal como a psicologia, sociologia, etc.

      Agora vir aqui um homem, admitir que a mulher sempre foi mais inteligente sem nenhum argumento específico; é muito ridículo da sua parte.

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
5311736
Dormir demais pode ser sinal Alzheimer

Estudos apontam poss...

Fechar