Cientistas descobrem a gravidez “contagiosa”

Por , em 10.08.2011

Segundo um novo estudo, a gravidez de uma irmã mais velha aumenta o risco da irmã mais nova de engravidar também – e o efeito é mais forte que o da educação.

Um estudo com mulheres norueguesas que tiveram filhos aos 17 e 18 anos mostrou que uma irmã mais velha que engravidou dobrou as chances de uma adolescente engravidar também.

A proximidade de idade e a pobreza familiar aumentaram o risco ainda mais. E, embora uma maior educação possa reduzir esse risco, as descobertas mostraram que o efeito positivo das irmãs era ainda maior que o efeito negativo da educação.

O estudo provoca temores de que as meninas possam reforçar-se mutuamente no desejo de se tornar mães adolescentes, bem como a possibilidade de que condições como obesidade e felicidade possam ser “contagiantes” também.

Segundo a autora do estudo, Carol Popper, as discussões são complexas. É certamente possível que ter uma irmã mais velha grávida faça com que a atividade sexual precoce, o sexo desprotegido ou a maternidade adolescente pareçam mais aceitáveis para meninas adolescentes.

No entanto, também é possível que as meninas que engravidam vêm de famílias onde controle de natalidade não é discutido ou encorajado. E não é claro se estas influências mudaram desde o final do século XX, quando os dados do estudo foram coletados.

No mínimo, entretanto, os autores do estudo dizem que ele aponta para a necessidade de programas antigravidez precoce e a educação de meninas adolescentes sobre como evitar gravidezes indesejadas.[Jezebel]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • gloria:

    O instinto da maternidade desperta em outras mulhres ou até em homens a vontade de tbm terem filhos, em alguns a vontade passa rápido. Isso aconteceu c\ meu irmão , q ñ quer de maneira nenhuma ser pai, um dia ele foi c\ a esposa visitar um bebe de um funcionario ,a gravidez e o nascimento ele e a esposa participaram de tudo, ao verem a criança no berço e a felicidade do casal, meu irmão ficou mexido c\ os olhos marejados se sentiu culpado ao avaliar q sua esposa nunca teria nos braços um filho dele, e de repente lhe veio uma vontade louca de engravida-la. Ele conta q teve q lutar muito contra aquele pensamento.Ele tem certeza q ñ nasceu p\ ser pai de ninguem, e nem quer ser, nunca…

  • rogênio:

    esse é o problema do hypescience: “segundo um novo estudo”… que estudo?? quem estudou, quem pesquisou? qual a universidade ou empresa? esse site é empirico demais pra ser levado a sério.
    POR FAVOR PUBLIQUEM AS FONTES DOS SEUS ARTIGOS!!!!!!

  • Lowise:

    E os meninos? Só mulheres tem filhos? Homens não tem filhos?

  • osmar leão:

    não entendo nada disto.

  • Lena:

    É sabido que mulheres que moram juntas passam a ter seus ciclos menstruais coincidentes. Por alguma razão os hormonios sofrem essa influencia e talvez isso explique a questão da gravidez.
    Ano passado encontrei uma senhora gravida de 8 meses e soube que ela estava na menopausa já há um ano quando se descobriu gravida. Isso após uma filha ter feito tratamento para engravidar e logo após a outra filha ter engravidado também.

Deixe seu comentário!