Quem fica muito tempo sentado morre mais cedo

Um estudo de enorme alcance, que pesquisou a rotina de mais de 222 mil cidadãos australianos ao longo de três anos, passa uma mensagem bem clara sobre o hábito de passar muito tempo sentado: pessoas que passam mais de quatro horas diárias sobre uma cadeira são até 40% mais propensas a encurtar a própria vida.

É claro que este índice médio de 40%, conforme explicam os cientistas, só se aplica àqueles que realmente abusam do ato de sentar, passando mais de 11 horas por dia nesta posição. Entre oito e onze horas, a mesma taxa cai para 15%.

No entanto, ainda que os médicos estejam certos de que é desaconselhável ficar tanto tempo sentado, não se sabe exatamente porque isso é tão ruim. As principais evidências são as mesmas que se verificam no sedentarismo: exercícios físicos regulares têm efeitos positivos quanto aos triglicerídeos e a pressão sanguínea.

Ou seja, o principal prejuízo não é o fato de estar sentado em si, mas o de não se mover. Em uma sociedade onde a tecnologia nos facilita a vida, evitando cada vez mais que tenhamos que sair de casa para cumprir nossos afazeres, é cada vez mais complicado tornar o exercício físico algo rotineiro. [WebMD]

Por: Dalane SantosEm: 28.03.2012 | Em Bem-estar, Principal  | Tags: , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

17 respostas para “Quem fica muito tempo sentado morre mais cedo”

  1. Na sociedade na qual vivemos a tecnologia dispoem de muito recursos como ir e voltar do trabalho de carro ou pegar onibus, trabalho domestico facilitou muito o uso dos aparelhos,é impossivel não ficar com preguiça com tantas escolha de itens oferecidos, por isso não praticamos movimentos corporais e a maior parte da rotina ficamos sentados seja no trabalho ou em casa …

  2. Poxa vida, vou morrer aos 50 anos então. Eu fico sentada em média 4:30 todas as manhãs de segunda á sexta, quando estou na escola, depois chego em casa, fico sentada assistindo TV, depois sentada almoçando, e depois sentada na cadeira navegando na internet…

  3. Oo hype… que foto mais macabra!!! Mas a reportagem é importante. Ficar muito tempo parado sem atividade física faz mal só pro corpo ou pra saúde, faz mal pra cabeça. Nosso cérebro precisa de exercícios físicos do corpo, e muito. Conheço histórias até de gente idosa que reduziu muitos males, adoeceram menos e diminuíram suas perdas de memórias assim que passaram a fazer caminhadas.

    • querem uma atividade fisica para emagrecer, vão ser gari você passa o dia correndo, e nem se cansa, pelomenos eles não reclamamam.

    • q coisa!!!.. minha imagem sempre é dessa monstrinha roxa!!! A não né Hypescience!!!

    • O site cria um avatar automático para cada e-mail, se vc informa sempre o mesmo e-mail será sempre esse fantasminha aí. No entanto, pode usar uma foto sua nesse site aqui: Gravatar.com, aí veremos sempre seu rosto. 😉

Deixe uma resposta