Luz, em vez de quimioterapia, no tratamento de câncer

Por , em 28.11.2011

Um novo tratamento para matar células cancerígenas usando luz foi desenvolvido e testado em ratos.

O tratamento não mata os tecidos ao redor e pode ser usado em diversos tipos de câncer. Ele é muito mais preciso do que outros tratamentos de luz anteriores, e tem potencial para substituir o uso de quimioterapia e radiação.

Pesquisadores aplicaram uma tinta sensitiva a certas frequências de luz em anticorpos específicos do combate ao câncer. Quando esses partem para combater as células inimigas, a molécula sensitiva à luz faz seu trabalho, danificando o câncer.

Liderados por Hisataka Kobayashi, os pesquisadores escolheram, após vários testes com diferentes moléculas fotossensíveis, a IR700. Ela é ativada em uma zona perto do infravermelho e ainda tem o benefício de ser fluorescente, o que ajuda na localização.

Eles aplicaram a IR700 em três diferentes anticorpos que se ligam a três diferentes proteínas constituintes de células cancerígenas: a HER2, encontrada principalmente nos canceres de mama; a EGFR, nos cânceres de pulmão, pâncreas e cólon; e a PSMA, nos de próstata.

Os pesquisadores afirmam que as células cancerígenas nos ratos (que tiveram os tumores implantados) foram destruídas com a luz infravermelha. Na foto acima, fica evidente que apenas uma aplicação da luz já fez diferença.

Os pesquisadores salientam a importância desse tratamento não afetar outros tecidos, como a radiação e a quimioterapia – os dois mais usados hoje. No caso dos ratos, apenas as células com proteínas relacionadas ao câncer foram mortas.

Mas, é claro, existe muito trabalho pela frente. O grupo afirma que o método promete, mas é preciso ainda avaliar o funcionamento em humanos. Uma das barreiras, por exemplo, é o fato da proteína do câncer de mama usada no estudo estar presente em menos da metade dos casos em humanos. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • antonio:

    uma pesquisa muita boa pena que elas não vam pra frente por
    não interressa aos grandes laboratorios esses só visam grandes lucros

  • Gui Melo:

    Tomara que avancem nisso né =)

  • Utalabajara Dias Martins:

    Ótimo. Estou com meu irmão adoentado com cancer. Favor informar-me onde posso encontrar esse tratamento?
    Obrigado

    • Cesar:

      Ainda não existe tratamento usando luz. Isto aí por enquanto é só para ratos, ou seja, ainda não começou o teste em seres humanos, e muito menos a liberação do tratamento.

    • Fernando:

      Um médico italiano descobriu como tratar o câncer,e ele foi espulso da comunidade médica de lá e sebe porque há muito interesses´por traz desta patologia,e por incrivel que pareça não tem nada aver com celulas cancerigenas e sim com fungos no organismo humano.Aqui vai informção :http://www.cancerfungus.com/simoncini-cancro-fungo.php#

Deixe seu comentário!