Rato congelado é clonado, mamute é o próximo

Por , em 3.11.2008

Espécies extintas poderão ser trazidas à vida com uma técnica que cientistas japoneses utilizaram para clonar ratos que estavam congelados a 16 anos.

Mesmo que as células houvessem estourado o cientista Teruhiko Wakayama, do centro de pesquisa RIKEN, conseguiu cloná-las.

“Técnicas de transferência de núcleo poderão ser utilizadas para ‘ressuscitar’ animais ou manter estoques genômicos valorosos de tecidos congelados por períodos prolongados sem qualquer criopreservação”, escreveram os pesquisadores na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Após realizar a transferência de núcleo um choque elétrico, ou um gatilho químico, faz com que a célula comece a se dividir se comportando como um óvulo que foi fertilizado por um espermatozóide.

Os ratos estavam congelados a muito tempo e não haviam sido utilizados criopreservantes para evitar que as células estourassem. Em seguida os pesquisadores descobriram que o melhor tipo de tecido para ser utilizado na clonagem eram as células do cérebro dos animais.

Os cientistas também ressaltaram que a clonagem permitirá a preservação de espécies de mamíferos ameaçadas de extinção. [Reuters]

• Alexandre Schneider:

Eu estou lendo noticias referente a isso a muuuuuito tempo,demoro demais jah!nao vejo a hora deles clonarem algum dinossauro tambem,mas isso aCredito que seria mais complicado,alguem tem ideia se isso seria possivel?
    Abacao

• sergio_panceri:

o artigo fala de células cerebrais, clonar dinossauros é, pelo menos até agora, impossível.

• Yan:

eu não concordo em clonar animais como o mamute, ja que ele não iria se acostumar com o ambiente presente!

• Duda e Layza-Miigas”:

AQUI É DA ESCOLA DANIEL BATISTA,

DUDA:SERIA VERDADE CLONAR UM ANIMAL COM APENAS DNA SEM GENÉTICA LAYZA.

LAYZA:ACHO QUE NÃO,IMPOSSIVEL UMA FOTO DEMONSTRAR UM CLONE,SERIA COMO UMA SEGUNDA ESPEÇIA GERADA APENAS DE UM DNA.

DÚVIDAS <<<<<AQUI<<<,

• L.Phillipe:

Os cientistas estão prestes a criar mamutes dinossauros..
    Daqui a pouco tempo tão clonando seres humanos, que nem na ficção …

• sergio_panceri:

eu até apoiaria a ideia de clonar uns einsteins, newtons, ou jacobs por aí… rsrs
      na verdade o unico tabu que temos para/com isto é o ético.

• elizabeth silva dos santos:

eu concordo em clonar mamutes porque e muito enteressante!!!!!!!!!!……

vcs dveriam fazer tudu clonar animais q estão perto de serem extintos e temtar ressusitar animais extintos

ass:lucas vinicius felix reginatto

• agata:

e muito bom ver isso assim

• uouuuuu:

eu sempre quis ver um mamute,tomara q clonem um pra eu ver.Eu nunca vi um.

• SauloJ:

Show

• SauloJ:

Qe show manolo (*-*)

• Vinicius Fraga:

Muitt maneiro!!!!!!!!!!!!!!!

• PARA OS ANIMAIS ATUAIS NAO A MAIS ABITATE SEGURO | Gente Burra:

[…] clones de ratos congelados o Norberto escreve: DEVE SER CLONADO SIM MAMUTE,NEANDERTAL,LOBO DA TASMANIA ETC… PORQUE ESSES […]

• Norberto:

DEVE SER CLONADO SIM MAMUTE,NEANDERTAL,LOBO DA TASMANIA ETC… PORQUE ESSES ANIMAIS FORAO EXTERMINADOS POR NOS MESMOS E PARA OS ANIMAIS ATUAIS NAO A MAIS ABITATE SEGURO JA QUE AS MATAS ESTAO CHEIAS DE POSSEIROS.

Eu acho que vai ser importante clonar esses animais para estudar o seu organismo e entender o processo evolutivo de muitas espécies

Não tiro sua razão.Pra quê clonar um animal se não há seu habitat?Mas uma coisa é certa,isso não vai impedir os cientistas de cloná-los breve,breve.Vamos ver qual o impacto que isso causará na sociedade.A polêmica vai ser grande,com certeza.

Abraços.

• kelly:

Wanderson,

Como eles vão reintroduzir espécies que perderam seu papel biológico, ou seja, espécies “mortas” no sentido ecólogico? São espécies que não vivem mais na natureza e dificilmente sobreviverão no ambiente onde viveram, como a ararinha azul que é extinta na natureza e vive em cativeiro, pois não conseguiram reintroduzi-la, o que adianta?
    E a solução não é clonar estas espécies, é impedir que elas entrem em extinção, você não acha?

Imagina, todo o trabalho da clonagem desses animais, o custo para isso e a reintrodução da espécie (que pode não pode dar certo).
    É o famoso ditado “Melhor prevenir do que remediar”

Mas Kelly.

É justamente isso que os cientistas pretendem clonando mamutes.Se eles conseguirem clonar animais há muito extintos,clonar animais extintos apouco tempo será uma revolução científica com certeza e um ganho muito grande pra natureza.

Clonando um mamute de várias toneladas,eles fácil,fácil vão “ressuscitar”,clonar coisas menores como uma ave Do-do,por exemplo.

• Kelly:

O esforço de tentar ressucitar expécies extintas… enquanto isso muitas espécies ainda vivas relutam para sobreviver. Não deveríamos nos preocupar com estas espécies em perigo de extinção? Do que tentar recuperar uma expécie já extintas que não recuperará seu papel biológico?