O remédio que pode frear o envelhecimento

Por , em 31.03.2013

Normalmente usada no tratamento de diabetes tipo II, a metformina pode, segundo estudo recente, reduzir a produção de citocinas inflamatórias e, assim, desacerelar o envelhecimento celular e inibir o crescimento de certos tipos de tumor.

“Células normalmente secretam essas citocinas como resposta a infecções, mas a produção crônica dessas mesmas citocinas pode também causar o envelhecimento celular”, explica o pesquisador Gerardo Ferbeyre, da Universidade de Montreal (Canadá). Com o passar dos anos, as células do corpo se tornam mais propensas a produzir citocinas inflamatórias em excesso, o que, além de acelerar seu envelhecimento, pode contribuir para o crescimento de câncer de próstata e de outros tipos.

No estudo, Ferbeyre e sua equipe perceberam que a metformina é capaz de diminuir o problema em nível celular. “Os genes que regulam a produção de citocinas continuam normais, mas uma proteína que normalmente os ativa, chamada NF-κB, não consegue alcançá-los no núcleo de células tratadas com metformina”, explica.

Os resultados do estudo foram publicados no periódico Aging Cell.[Medical Xpress, Aging Cell]

• Larissa Alana:

Pesquisa patrocinada pela indústria farmacêutica. Existem dezenas de alimentos que diminuem a produção de citocinas inflamatórias, tem alguma pesquisa que fala deles?

• Marco337:

Caminho errado.
    Por metanálise provo que esse caminho já foi tentado. Erraram feio com o hipoglicemiante. Biologia molecular não dará a resposta . A árvore “no meio de Éden” foi encontrada. Garantiu força e juventude, mas não vida eterna. Metformina sequer passa perto da teoria mitocondrial