5 hábitos saudáveis para prevenir o diabetes

Você mudaria um aspecto da sua vida – como adotar uma alimentação saudável ou se exercitar mais – se soubesse que isso iria reduzir sua probabilidade de desenvolver diabetes? Até quantas mudanças em seu estilo de vida você estaria disposto a enfrentar para minimizar as chances do desenvolvimento dessa doença?
Um novo estudo descobriu que existem cinco formas principais de reduzir as chances de desenvolver diabetes na meia idade. O estudo estima que, quanto mais objetivos saudáveis você cumpre, menor é o risco, mesmo que você tenha histórico de diabetes na família.
Médicos já sabem há muito tempo que hábitos como fumar, beber excessivamente e comer alimentos nada saudáveis aumentam a probabilidade do desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, incluindo a diabetes tipo 2.
Mas o novo estudo – o maior do tipo até agora – é um dos primeiros a explorar a forma como vários hábitos saudáveis podem se combinar na luta contra o diabetes.
A principal questão que o estudo levantou foi se há benefícios adicionais para cada melhoria no estilo de vida que uma pessoa faz. A resposta? Definitivamente sim, ao que parece. A forma como as melhorias se associam reduzem as chances de diabetes drasticamente.
Mais de 200 mil homens e mulheres foram submetidos ao estudo de longa duração. As pessoas que apresentaram menor probabilidade de receber um diagnóstico de diabetes compartilhavam cinco práticas saudáveis em suas vidas:
Eles não estavam com sobrepeso, nem eram obesos. Todos mantinham um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25.
Eles nunca tinham sido fumantes regulares, ou tinham deixado de fumar há pelo menos 10 anos.
Eles praticam exercícios físicos por pelo menos 20 minutos, três ou mais vezes por semana.
Eles consumiram uma dieta com muita fibra, pouca gordura trans, poucos carboidratos refinados ou açucarados e uma alta proporção de gorduras boas (poliinsaturadas).
Eles ingeriam álcool com moderação: até duas bebidas por dia para homens, e até uma para mulheres.
Cada uma dessas práticas adicionadas resulta em 31% e 39% menos chances de desenvolver o diabetes entre homens e mulheres, respectivamente. Pessoas que seguem todas as cinco práticas no cotidiano têm chances cerca de 80% menores de serem diagnosticadas com diabetes do que pessoas com estilos de vida menos saudáveis.
De todos os cinco fatores de estilo de vida, o excesso de peso é o mais fortemente ligado ao risco de diabetes. Entretanto, independentemente do peso, os outros quatro fatores ainda podem fazer a diferença no risco geral.
Todos sabem que nem sempre é fácil perder peso. Por isso, para quem está tendo essa dificuldade, uma boa pedida é praticar outras mudanças no estilo de vida.[CNN]
8 comentários
saúde é importante vamos cuidar dela
podemos controlar mas da morte ninguem escapa…
Por enquanto… acho que é só uma questão de tempo até dominarem os telomeros e nos darem a vida eterna.
A única coisa que eu deixei de fazer dentro das cinco probalidades citadas, foi o exercício físico, cujo hábito relaxei depois dos 40. A bebida não exagero. Sou sempre cauteloso. Então fiquei surpreso com os últimos resultados dos exames que fiz, onde apresentei um quadro considerável de diabetes. Por que?
Roberto Nogueira
Aracaju/SE
Diabetes pode ter vários componentes deflagadores.
Emocional, genético, maus hábitos alimentares, sedentarismo, etc.
Esses deflagadores eventualmente ser combinados e mesmo sem que todos sejam de grande relevância, podem fazer com que o pâncreas deixe de fazer completamente a função básica de produzir insulina.
Prezado José Roberto.É dito que a diabetes tem como uma das principais causas e emoções como a ira, ansiedade.Isto em tratados de medicina ,digamos , não oficiais.Recentemente (anos) pesquisas cientificas afirmam substancia que deveria estar no cérebro aparece no pancreas (a medicina não oficial fala de “morbo” que se instala devido estas emoções negativas).Qual é a substancia (se proteina, ou outra) não sei como a ciencia chama, pois não pesquisei a noticia recentemente, só a li em divulgação cientifica.Procure seu médico, mas acredite não brincaria com algo tão sério, tente: chá com porções iguais de nogueira , eucalipto e abacate (folhas) parte iguais um copo tres vezes ao dia antes das refeições.Mais radical :fel de touro ou boi consegue-se em matadouros (vesicula biliar)se põe em capsulas vazias compradas na farmacia e se ingere (direto não dá pois é intragavel).Acho que não vão deixar passar este post , mas fiz minha parte.
Stephanie
Parabéns por suas matérias!
Além de você ser muito linda, escreve matérias muito interessantes!
=)
Fonte: CNN