Respirar pela boca pode prejudicar sua saúde

Publicado em 20.01.2011

Além de incomodar as pessoas que estão próximas a você, respirar pela boca pode causar problemas de saúde.

Qualquer um que já passou algum tempo tendo que respirar pela boca, por causa de uma gripe, por exemplo, sabe que isso pode causar dificuldade para dormir, mau hálito e boca seca. Mas esses são problemas menores. Se você pegou uma gripe e seu nariz está trancado “momentaneamente”, não se preocupe – os problemas sérios começam só quando você passa a respirar pela boca de forma crônica (pessoas que têm rinite e alergias, por exemplo).

Quando você respira pela boca, você pode irritar ainda mais estruturas respiratórias que já estariam com problemas, como as amídalas e a adenóide, podendo aumentar seu problema. Quando respiramos normalmente, o ar entra pelo nosso nariz, passa pela membrana mucosa e em outras estruturas, produzindo óxido nítrico, necessário para o bom funcionamento do coração e de vasos sanguíneos, por exemplo.

Basicamente, quando você não respira pelo nariz, seu sangue não está “funcionando” a 100% da capacidade.

E, segundo alguns cientistas, quando crianças respiram muito frequentemente pela boca, elas não só podem apresentar problemas na escola (como não dormem bem, ficam mais irritadas e com dificuldade de concentração), como o formato de seu rosto pode ser alterado de forma não-natural.

Essas crianças desenvolvem o que os especialistas chamam de “síndrome do rosto comprido” – elas ficam com rostos longos, estreitos e, normalmente, não ficam bonitas, já que sua aparência não é natural. Grande parte das pessoas acha que isso acontece por causa da genética, mas é porque as crianças respiram pela boca.

Se o problema foi descoberto cedo, no entanto, essa mudança pode ser impedida. Os pais devem levar a criança para um ortodontista, que irá criar um plano de tratamento correto, impedindo que a face se modifique e facilitando até a respiração.

Na foto, Napoleon Dynamite, famoso personagem do cinema americano, conhecido por sua respiração ruidosa. [The Body Odd]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

17 Comentários

  1. eo respiro pela boca desde de equena fiz cirurgia para retirar as amidulas pois eo ficava gripada direto tenho também carne espanjosa no nariz que impede que eo respire pelo nariz agora to fazendo o tratamento para retirar a carne espanjosa

    Thumb up 5
  2. Eu ja tive este problema, nao tive problemas quanto a alteraçoes no rosto porque foi descoberto cedo, e fui operado, agora respiro pelo nariz mas as x ainda tenho de respirar pela boca pois nao tenho muito controlo

    Thumb up 2
  3. Só respiro pela boca quando estou cansado, mas o certo é inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

    ValeNada, fiquei com medo OO, minha caixa torácica é irregular, tenho uma espécie de escoliose, um ombro meu é mais pra baixo do que o outro. E, não sei se tem a ver, às vezes paro de respirar sem perceber.

    Thumb up 7
  4. E eu tambem!, respiro pela boca, fico ate com vergonha, esperando alguem nao notar, mas nao tem como ne ?

    Todos esses casos aqui citados perecem de um tratamento em clinicas especializadas.. “TRATAMENTOS PARA SONO “.E TRATAMENTOS RESPIRATORIOS, URGENTE ..

    Eu faco tratamEnto quase que diAriamente..

    RESCUE DE BACH HOMEOPATIA ALIVIA OS CITOMAS , NO MEU CASO

    VISITE UM MEDICO ESPECIALIZADO EM RESPIRACAO URGENTE !!!

    Thumb up 2
  5. A uns anos atrás conheci uma menina, novinha ainda, portadora desse mal. O rosto dela era meio fino e comprido, pois ficava com a boca aberta o tempo inteiro. Tempos depois a reencontrei com a mãe; fiquei feliz por perceber que a mesma não utilizava a via oral para respirar. Se me lembro bem, fez tratamento dentário.

    Thumb up 6
  6. Nossa o_o

    É incomoda muito quando alguém está do meu lado respirando pela boca, mas pelo nariz também, às vezes é muito chato o cara estar vendo um filme e aquela respiração aahh -.-

    Thumb up 2
  7. Bem esclarecedor…. muito boa a matéria…
    Eu tenho rinite e quase sempre respiro pela boca…. minha postura, como mencionou ValeNada, não é normal… talvez possa ser devido a essa síndrome….
    Uma pergunta: será que essas sequelas são irreversíveis pra kem já é adulto?

    Thumb up 7
  8. Sou respirador oral desde criança. Existem várias etioogias, mas no meu caso, a hipertrofia da adenóide e o desvio de septo obstruiram a entrada de ar pelo nariz, de modo que precisasse abrir a boca para respirar. O alerta foi interessante, mas não falou sobre as alterações posturais, por exemplo. Infelizmente descobri que a respiração bucal era prejudicial muito tarde e apresento quase todas as “sequelas”. Hipercifose, escoliose(dorsal e lombar), ombros propulsados e caídos, a musculatura de meu abdomem é flácida e faz com que aumente o “tamanho” da barriga(protusão abdominal), olheiras,deformações toráxicas(comprimida pelos ombros. Se perceber que seu filho “substitui” a respiração fisiológica(pelo nariz) pela bucal, procure ajuda médica, esta síndrome também conhecida como “síndrome do respirador oral” ou “síndrome do respirador bucal” pode diminuir muito a qualidade a de vida. Particularmente gostei da matéria.

    Thumb up 30
    • Vale ressaltar o papel do fonoaudiólogo e fisioterapeuta no tratamento do respirador oral!

      Thumb up 2
  9. cara!! eu respiro pela boca desde pqna O_O (tenho rinite e outras terminadas com “ite” tbm)

    Thumb up 7
  10. Mas, mas, eu respiro pela boca direto e não so feio, eu acho né…Mas eu vo tenta para…(tenho 17 anos, que me lembre respiro pela boca des dos 12 por ai e to numa boa, oO)

    Thumb up 5
  11. Eeeeei HYPE!

    Eu não dei autorização pra colocar minha foto nesse site nãooo!!

    Thumb up 16

Envie um comentário

Leia o post anterior:
shoki
Mais novo “paleontologista” encontra dente de dinossauro mais velho

Um menino japonês de...

Fechar