Seu mundo não é mais tão colorido? Você pode estar com depressão

Publicado em 19.07.2010

E nós não estamos falando metaforicamente. Segundo uma nova pesquisa, o mundo pode, sim, perder a cor quando estamos depressivos – e esse sintoma poderia diferenciar as pessoas que realmente estão depressivas daquelas que estão apenas tristes.

Segundo Emanuel Bubl, da Universidade de Friburgo, na Alemanha, a habilidade de perceber contrastes é comprometida nos depressivos. Ele instalou um eletrodo nos olhos de 40 pessoas com depressão e 40 outras pessoas sem nenhum outro problema psicológico.

Os eletrodos, então, mediram a atividade do nervo óptico enquanto os participantes olhavam para telas com seis diferentes tons de cinza. Os cientistas perceberam que a atividade do nervo nos depressivos era menor. Os voluntários psicologicamente saudáveis apresentaram atividade, em média, três vezes superior. E, para Bubl, quanto mais severa a depressão da pessoa, menos cores ela percebe.

Acredita-se que isso acontece porque os neurotransmissores envolvidos na visão também estariam conectados à forma com que sentimos nossas emoções. [NewScientist]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. eu gostaria de saber se meus sintomas e de depressao pois eu sinto dores de cabeca muito fortes falta de animo para trabalhar sair de casa minha vontade ultimamente e dormir o dia in.a noite toda ficar sozinha as vezes uma vontade imensa de chorar sem ter ao menos motivo esses dias levantei p. ir ao trab.me deu um suador frio e acabei desmaiando sexta feira levantei me deu novamente um suador frio e dessa vez eu vomitei ha eu estou aguardando o seu comentario sobre o meu caso

    Thumb up 7
    • Cristina, pode ser que seja depressão sim. Existem ainda muitos outros sintomas além da tristeza em si, a pessoa com depressão pode sentir também muita dificuldade em se concentrar pra qualquer coisa (estudar, ler, trabalhar, assistir um filme, etc), se sente sempre cansada, fica com a auto-estima muito baixa, perde a paciência muito rápido, pode ter uma alteração no apetite (comer demais, ou de menos), ter insônia ou dormir demais, e algumas dores também. Você não precisa estar com todos…

      Thumb up 0
    • CONTINUAÇÃO
      … Você não precisa estar com todos esses sintomas pra ser diagnosticada com depressão, basta ter alguns deles. A doença raramente é causada por fatores externos, normalmente é por alguma alteração no seu organismo, ou seja, você não precisa estar passando por uma fase difícil pra ter depressão. Mas eu acho que o seu primeiro passo deve ser conversar com alguém de confiança e procurar um médico (psiquiatra e/ou psicólogo).

      Thumb up 0
    • Esse vídeo aqui também fala exatamente como se sente uma pessoa com depressão, pelo menos eu me identifiquei.

      Thumb up 1
  2. . ”A maioria dos casos tratados como depressão são tratáveis com psicólogos, com uma boa doutrina de introspecção, com socialização e interatividade.”
    Isso aih cara (y)
    hahahaha

    bein, parec q depressão tem virado modinha para justificar qlqer ”infelicidade”; mas c for sério, tdo pod ser resolvido, i não soh com remédios, mas tdo um acompanhamento profissional adequado

    Thumb up 1
  3. Rosangela: faz uma consulta com um psiquiatra, ele vai te diagnosticar e te dará um antidepressivo. Mas vai, te dou certeza que vale a pena, depois tu vai dar risada do tempo que estavas ruim.

    Thumb up 1
  4. OI INFELSMENT ESTOU ENTRANDO NA DEPRESSÃO PESSOAL EU NEM IMAGINAVAM O QUE ERAM ISSO SOFRO MUITO COM ESSA SITUAÇÃO,ESTOU FICANDO SEM FORÇAS PARA SOBREVIVER.
    PEÇOS TODOS OS DIAS A DEUS PARA QUE ELE ME DAR PELO MENOS SAUDADE E PAZ ESPIRITUAL.
    NAO DESEJO ISSO A NINGUÉM NEM PARA O MEU PIOR INIMIGO,QUERIA TANTO QUE DEUS ME CURASSEM PARA PODER VIVER A VIDA NOVAMENTE.
    ME DESCULPE MAS PRECISAVA ME DESABAFAR.
    DESEJO A TODOS SAUDE E PAZ

    Thumb up 6
  5. Existem vários tipos de depressão. A depressão tal como o LER tomaram conta dos consultórios de um tempo para cá, mais precisamente com o advento da internet que az as pessoas se informarem de seus sintomas e depois interpretá-los para benefício próprio tirando proveito no trabalho, nos relacionamentos e etc.
    Como é uma doença psicossomática e o laudo é atestado subjetivamente, aparecem um montão de depressivos.
    É preciso tomar cuidado com a verdadeira depressão por disfunções glandulares daquelas assumidas por crises de identidade, tristezas momentâneas e outros fatores passageiros. Todo medicamento anti-depressivo é uma droga que causa dependência e fica difícil livrar-se dela. A maioria dos psiquiatras não deixam seus pacientes sairem de seus consultórios sem uma receita tarja preta e um atestado para o trabalho. A maioria dos casos tratados como depressão são tratáveis com psicólogos, com uma boa doutrina de introspecção, com socialização e interatividade.
    Nossa mente, depois de encucarmos alguma doença para argumentar situações ou se julgar vítima passa a obedecer o comando e assumir a falsa doença fazendo-a legítima. Quando agimos assim estamos expulsando Deus do nosso coração e abrindo a porta para a figura lendário do Diabo. Nesse quesito as Igrejas aproveitam para iludir o infeliz que decidiu assumir a doença. Pronto! O sujeito acaba de entrar para o Inferno de uma vez.

    Thumb up 3
  6. Rosangela: os psiquiatras sabem muito bem o que sente um depressivo pois para isso existe um diagnóstico. Os sintomas são extremos por exemplo: tem gente que não come e tem gente que come o tempo tudo, tem gente que fica jogado na cama e tem outros que ficam super acelerados, nervosos e agressivos. Tudo depende do tipo de depressão e do grau da mesma. A depressaõ não é um problema “psicologico” no qual falamos de sentimentos, é um problema físico e por sobre todas as coisas químico do corpo humano já que acontece pela recaptação de serotonina que é um neurotransmissor. Há muito material de leitura na internet que explica este problema e é muito bom se informar pois a depressão é uma doença pessimamente entendida e não é simplesmente “o cara esta triste”

    Thumb up 2
  7. É absolutamente normal nos sentirmos “para baixo” , pois temos dias bons e outros ruins.Mas o depressivo passa a se sentir triste todos os dias.
    Ver o mundo praticamente em “preto e branco” é um dos sintomas do depressivo, assim como deixar de comer, tomar banho, não sente prazer e nem vontade de fazer qualquer atividade. Não se sabe o que realmente o depressivo sente,nem mesmo o psiquiatra,ele sabe como tratar, mas conhecer o sofrimento do paciente é impossível.
    Falar de sentimentos é muito complicado.

    Thumb up 1
  8. Concordo totalmente: padeço de deprassão e estou sob tratamento e quando me econtava na pior fase foi essa mesmo a sensação que eu tinha.

    Thumb up 2
  9. Eu pensei que o mundo de um depressivo “perdia a cor” mas não porque ele realmente não via as cores, pensei que era porque ele não prestava tanta atenção a detalhes, já que pelo seu estado de espírito tinha mais inclinação a não se focar tanto, viver mais “nas nuvens”, fechado na sua própria cabeça.
    Engraçado como essas expressões populares cada vez se provam mais cientifciamente corretas.

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
paradagay
Gays são mais propensos a participar de sites de relacionamento

Quase três quartos (...

Fechar