Seu nariz revela quando você irá morrer

Por , em 13.01.2011

Não necessariamente seu nariz, mas seu olfato pode indicar se sua morte está próxima. Pelo menos é isso o que concluiu um grupo de cientistas, que analisou cerca de mil pessoas.

Se você parou de sentir aromas familiares, como o perfume de sua namorada ou o cheirinho de café do escritório, então deve se preocupar. Nos testes, os cientistas disseram para os voluntários (nenhuma das pessoas estava doente ou sabia que estava) 12 odores familiares para identificar.

Depois uma nova análise mostrou que aqueles com mais dificuldade para identificar os cheiros eram aqueles com uma maior probabilidade de morrer nos próximos anos.

A taxa de mortalidade daqueles que se deram mal no teste era 36% maior – essas pessoas, em testes posteriores, também apresentavam capacidade reduzida de se lembrar de nomes,doenças cerebrovasculares, sintomas depressivos, entre outros sintomas preocupantes. Segundo os cientistas, a dificuldade de sentir cheiros, especialmente em idosos, é um sinal de que há um problema de saúde a ser investigado. [io9]

41 comentários

  • Marcos Kuchak:

    Sem sentido algum, porque,todos vão morrer, uns antes e outros depois, eu particulharmente, quero morrer, quando o universo acabar !!!

  • Ana Luiza:

    Véi. Eu vou morrer então ._.

  • Stela:

    Nada vê.

    Não encontrei resposta nenhuma aí.

  • isvanilda:

    Eu tenho leucemia mileorde cronica,e tomo o remedio que chama cliveq ele fez eu perder o ofato e paladar e muito ruim comer e nao sentir o sabor e nao sentir o cheirinho do cafe entao acho que vou morrer logo sera acho que nao eu acretido em Deus ele vai me ajudar.

  • MAGOADO:

    É tudo especulação…estão atirando no escuro para ver
    se acertam uma onça,por que se futuramente alguém descobrir
    algo sobre isso eles já tem o mérito de ter falado primeiro
    e vão exigir o prêmio a eles….eu acho que cientistas como estes não deveriam ficar assustando a população com seus conhecimentos especulativos p/ colher méritos a si mesmos
    e sim aplicar sua inteligencia em algo mais nobre como descobrir um meio de as pessoas com esse problema [de não sentir cheiro] ficarem curadas….

  • José Calasans.:

    Não sentir cheiro algum é realmente um problema de saude,pode ser uma rinite,uma sinusite uo algo mais.Deixar de sentir alguns aromas também não é normal pode ser até mesmo um problema mental pois nossa memória olfativa é bastante desenvolvida,quem tiver com dificuldades com o olfato é aconselhavel procurar um médico.Por isso acho que a reportagem tem sentido.

  • valeria:

    NUNCA LI UMA COISA TAO SEM NESO JA PENSOU SE QUEM NAO SENTE CHEIRO AGREDITA NESTA PALHAÇADA JA TA MORTO COITADO

  • renery:

    Hoje em dia está um caso sério1 ninguém entende mais nada, uma descoberata é uma coisa, depois é outra, vamos acreditar em quem?

  • nanhoco:

    ah sim? entao quer dizer que OUSAMA BIN LADEU tem bastante olfacto apurado? isso eu nao sabia!

  • PredadorXD:

    @Japaloco Esses “Cientistas” são uns mer*s, pois essas pesquisas são baseadas unicamente em estatísticas que muitas vezes tem amostras irrelevantes.

  • clodomortoniano:

    BOM, EU ´NÃO ACHO SSO COERENTE, VAI QUE O CARA TÁ NUM JARDIM DE ROSAS E TM UMA PARADA CARDIACA E MORRE? http://www.youtube.com/user/clodomortoniano

  • tavarestattoo:

    por isso quando fico gripado tenho a impressão que vou morrer. huauhahaua

  • CLODOMORTONIANO:

    http://www.youtube.com/user/clodomortoniano bom, o meu olfato é muito apurado, vcs acreditam que até esse vídeo (no link ao lado) deu para sentir o cheiro!

  • irene santos:

    POR FALAR EM MORTE, UMA VEZ EU SOUBE ACHO QUE FOI EM UM FILME; QUE SE VC TEM UM GATO EM CASA, E SE ALGUEM NAQUELA CASA ESTIVER DOENTE [PARA MORRER], ELE, O GATO VAI EMBORA, POIS ELE NAO FICA NA CASA ONDE ALGUEM ESTA MORRENDO, ENTAO EU ACHO MELHOR TERMOS UM GATINHO, ASSIM SERIA MAIS FACIL SABER SE ESTAMOS COM ALGUMA DOENÇA FATAL.MAS SE ELE SUMIR DE UMA HORA PRA OUTRA, É MELHOR NAO APAVORAR, DE REPENTE ELE ENCONTROU UM DONO MAIS CARINHOSO E SE FOI. ALIAZ AQUI EM CASA EU TENHO UM QUE APARECEU EU JA ADOTEI ELE FAZ TEMPO, DE VEZ EM QUANDO ELE DA UMA ESCAPADA E SOME MAS É SO EU CHAMAR PELO NOME AÍ ELE APARECE, GRAÇAS A DEUS. ADOTE UM GATO TBM,RS.

  • laender:

    O comentário do japaloco é muito pertinente e atinge a todos que tem um pouco mais de conhecimento de informações. Encontro estas discrepâncias até mesmo num mesmo site e na mesma data. Pessoal, vamos ser mais sérios!

  • grace romao:

    Josiane, graças a Deus! Perdi o olfato e o paladar vai para 2 anos e não estou morta. Pelo menos, ninguém me avisou…

  • CLAUDIO:

    SÓ NÃO CONCORDO EM NÃO SENTIR MAIS OS CHEIROS FAMILIARES . ACREDITO QUE DEPOIS QUE VOCE SE ACOSTUMA COM CERTOS ODORES , VOCE PASSA A NÃO SENTI-LOS MAIS . TIRE A BASE PELOS FUMANTES.
    ELES NÃO SENTEM O CHEIRO DO CIGARRO EM OUTROS FUMANTES.
    MINHA ESPÔSA TRABALHAVA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA. QUANDO CHEGAVA EM CASA , ESTAVA FEDENDO A ÉTER . TODOS RECLAMAVAM E ELA JURAVA QUE NÃO ESTAVA SENTINDO CHEIRO NENHUM.
    AGORA , TEM PESSOAS QUE QUANDO SAEM DO BANHEIRO , PARECEM QUE COMERAM URUBÚ . QUERO VER TESTAR EM QUEM VAI MORRER , SE NÃO CONSEGUEM SENTIR . DUVIDO.

  • Deep:

    É impressão minha ou a média de inteligência por aqui está caindo de modo brusco, drástico, fatal e assustador???

  • Ana:

    Assunto muito complexo e sem fundamentação…

  • clarice:

    bem feito pra quem anda “cheirando” o que não deve
    e eu vou para de meter o meu nariz onde não sou chamada ksksksksksksk
    se for assim não vou morrer tão cedo….pq sinto cheiro até do que não “preciso” ksksks

  • Roberto Brasil:

    O IMPORTANTE É QUE TODOS NOS VAMOS MORRER. NÃO CHEIRO MAIS CAFE RSRSR

  • MOIZÉS:

    Vejam só diletos: a pesquisa fala em “parar de sentir cheiros familiares”. Certamente, os que possuem problemas olfativos primeiro precisarão tratar o distúrbio para depois saber se vão morrer logo ou depois.

    Por exemplo: parei de sentir o perfume de minha namorada, mas não é porque vou morrer, é porque ela foi embora…

  • holiday:

    uma boa noticia pra mim, meu olfato está otimo! mais tem um pessoal do trabalho que vou ter que dá a triste noticia, pq a galera não sente o odor de cc e bafão, pessimo!

  • vielmond:

    Para Joasiane. Então ficou logo interessada em saber se a sua sogra vai abotoar o paleto ??? Estranho !!

  • Nina:

    Poxa, que pena… e eu tava crente que era pelo tamanho do tubérculo que se esperava maior longevidade. Tava toda feliz com o meu nariz…

  • Klapas:

    Raramente sinto odores pelo nariz, só os mais fortes, sofro de rinite alérgica. Mas sou piazão ainda xD
    pesquisa drogada vtnc

  • ?????:

    Se for verdade, eu tô lascado.

  • criancinha:

    Não acredito nisso!, parte III (A vingança dos Renegados)

  • gaabe:

    e se todos os que participaram estivessem com resfriado? ou tivessem rinite, sinusite,asma,bronquite…HSUAHUS
    Fail…
    nao acredito nisso [3]

  • ALEX:

    ACHO QUE QUALQUER IDIOTA SABERIA ISSO,JA QUE PARA SENTIR ODORES E PALADARES E ATE MESMO O TATO DAS COISAS SÃO NECESSARIAS AS INFORMAÇÕES PASSAREM POR CELULAS CEREBRAIS,E COMO QUANDO ALGUEM QUE ESTA A BEIRA DA MORTE PERDE MUITAS DESSAS CELULAS,ENTÃO NÃO SERIA SURPRESA NENHUMA ESSA REVELAÇÃO DE QUE PERDEMOS ESSAS PERCEPÇÕES NO FIM DA VIDA SEJA MAIS JOVEM OU IDOSO. SE ALGUEM DISCORDA DO MEU PONTO DE VISTA FAVOR MANIFESTAR.

  • Magonnite:

    Eu adoro as postagens do Hype Science, todos os dias eu entro para olhar, eu até tenho um blog que eu posto todo tipo de coisas, la eu tbm divulgo seu site e posto alguamas coisas daqui, Hype Science é 10, e se caso alguem se intereçar, o meu blog é http://magonnite.blogspot.com/
    Tomara que o Hype Sdience dure para sempre XD

  • Espedito:

    Não acredito nisso! [2]

  • Érico:

    Josiane Camargo,

    Acho sua dúvida muitíssimo pertinente. Quando lemos textos de divulgação científica como este, às vezes fica difícil acreditar em alguns detalhes ou mesmo não supor que tudo possa não passar de invenção. A culpa desta desconfiança, no entanto, dificilmente está nas mãos dos cientistas que produziram o conhecimento apresentado. A quantidade de informações disponibilizada pelos [i]divulgadores[/i] é que é sofrível. Eles dependem de público para continuarem trabalhando, e nem todo público é tão exigente e cético quanto você, o que faz com que, na maior parte das vezes, faltem informações que nos permitam entender como os cientistas chegam às conclusões que chegam e, consequentemente, desconfiamos delas.

    O que fazer, então? Uma solução possível é ir atrás da fonte e descobrir em qual periódico científico especializado o trabalho foi publicado, originalmente. Neste caso, por sorte, eu o achei disponível aqui: http://chemse.oxfordjournals.org/content/36/1/63.full

    Nele você encontrará em detalhes tudo o que foi feito e como os cientistas chegaram às conclusões que chegaram, muitas vezes, inclusive, significativamente diferentes do que é “divulgado”. Mas como as publicações originais têm um público especializado, a grande desvantagem de se fazer isto é que, se você não é da área de biológicas, neste caso, você terá muita dificuldade de compreender o que está lá, além de, geralmente, estas publicações serem em inglês.

    O ideal seria que os editores destas publicações de “divulgação” como este site aqui tivessem um pouco mais de zelo com os diferentes tipos de leitores que eles possuem e, acima de tudo, prezassem pela confiabilidade das informações. Uma dica que deixo aos editores do HypeScience é a seguinte: anexem ao final das notícias os links para as publicações originais, como eu fiz neste post, mesmo que apenas o resumo esteja disponível para não-assinantes. Isso irá facilitar a vida de muita gente que se interessa pelas notícias e quer saber mais, além de dar uma chance às pessoas de descobrirem melhor como se faz ciência.

    Obrigado e abraços.

  • Luci:

    Não acredito nisso!

  • MAX:

    Vendo este post eu pensei…”Caramba pra certas coisas era melhor ser analfabeto!!! “

  • criancinha:

    Raramente sinto odores pelo nariz, só os mais fortes, sofro de rinite alérgica. To morto?!

  • André Noll:

    Quer dizer que primeiro eles deixaram as pessoas cheirarem café e depois esperaram elas morrer para concluir a pesquisa???

    Esses Meninos da Ciência!

  • Douglas:

    Isso pode estar relacionado a hábitos alimentares, comer comida muito temperada ou salgada pode prejudicar temporariamente seu oufato alem de que o consumo exagerado de cloreto de sódio pode acarretar problemas cardiovasculares.

  • Sidney:

    sE O NOME DA SOGRA DA jOSIANE FOR ESPERANÇA, LAMENTO, MAS ELA É A ÚLTIMA QUE MORRE. RSSSSS.

  • Japaloco:

    Esses jovens cientistas estão fazendo quaisquer coisas para virarem noticia, e o caso das pesquisas feitas com café e vinho.
    Olha só tem época que beber café e relaxante e faz bem para saúde, tem hora que eles fazem uma nova descoberta sobre o café e dai ele faz mal a saúde, o vinho tem hora que e bom e tem hora que eh ruim, beber uma taca por dia faz bem, de repente vem outro cientista com a mais nova descoberta sobre o vinho, e descobre que faz mau, e quem toma vinho todos os dias vai ter 40 por cento de chance de ficar doente ou morrer sei lá. Demoro para que as pesquisas e noticias cientificas passem por algum órgão e pare com essas noticias sem fundamentos, porque a nossa saúde depende muito dessas pesquisas. Essa noticia, tem impacto nas nossas vidas e eu não que ficar parando de tomar vinho e depois voltar a tomar e depois parar e ai vai…

  • Josiane Camargo:

    Será que isso é verdade?
    Estes cientistas fazem cada descoberta interessante, muita não parece ser verdade, minha sogra não sente nem cheiro nem gosto já faz muitos e muitos anos e está firme e forte.

Deixe seu comentário!