4 maneiras surpreendentes pelas quais seu olfato manda na sua vida amorosa

Por , em 7.07.2015

Há 5 mil anos os seres humanos têm se esforçado para não feder. De flores até as glândulas de almíscar de outros animais, usamos de tudo para esconder o nosso cheiro natural, em parte porque todos compartilhamos um acordo tácito de não promover um terrorismo olfativo em locais públicos, em parte porque o nosso odor corporal revela todos os nossos segredos. Como assim? Ficamos felizes em explicar.

4. Ele pode revelar a posição política de alguém

cheiros relacionamentos 4
Nós já falamos antes sobre como as mulheres podem “cheirar” o melhor parceiro para elas. O cheiro vindo de um homem lhes diz se ele é biologicamente adequado (porque os bebês fortes são bons) e se é uma correspondência adequada geneticamente. Isso, você pode pensar, já é uma superpoder bom o suficiente.

Mas outros estudos descobriram que você pode sentir o cheiro das crenças políticas de alguém. Política, ao que parece, é crucial para um relacionamento feliz. E, embora talvez não conscientemente, parece que você pode realmente dizer se as pessoas têm crenças políticas similares às suas apenas as cheirando.

Participantes de um estudo classificaram o odor de indivíduos que eram muito liberais ou muito conservadores. Eles nunca viram os que estavam sendo cheirados, então a escolha foi baseada apenas no odor. E ainda que os “cheiradores” não pudessem prever quem acreditava no quê, eles sempre preferiram o odor das pessoas com convicções políticas semelhantes às suas.

Então, enquanto você pode pensar que se apaixonou pelo seu namorado quando você descobriu que ambos votaram na mesma pessoa em 2010, na realidade você pode ter sabido instintivamente que ele era o cara para você – politicamente, ao menos – antes mesmo de vocês terem trocado as primeiras palavras.

3. Ele te diz quando ter relações sexuais

Bliss
Nossos corpos estão preocupados principalmente com uma coisa: criar a próxima geração de seres humanos. Não importa o quanto você não queira um filho, seu corpo ainda vai trabalhar de forma que a sobrevivência da espécie seja mais provável de acontecer. Há duas coisas que podemos tirar disso: 1) sempre use contraceptivos, e 2) há momentos em que os corpos de homens e mulheres estão gritando para ter relações sexuais. E odores têm muito a ver com isso.

Todos os animais liberam feromônios. Como os humanos são animais, podemos deduzir que fazemos a mesma coisa. Porém, os cientistas nunca conseguiram dizer com certeza se nós enviamos os mesmos tipos de sinais químicos que os nossos colegas menos evoluídos. Uma vez que também somos criaturas visuais e nos preocupamos com coisas biologicamente sem sentido, como que tipo de música os nossos parceiros em potencial ouvem e a sua opinião sobre os novos filmes de “Star Trek”, é difícil dizer com certeza o quanto desses aromas dos quais não temos consciência estão afetando a nossa escolha de com quem ficamos. No entanto, há muitas pesquisas indicando que o cheiro deve ter pelo menos alguma coisa a ver com isso.

Por exemplo, as mulheres podem sentir o cheiro de quando um homem está excitado. Um estudo descobriu que as mulheres podem dizer a diferença entre o suor que um homem produz normalmente e aquele produzido quando ele está excitado. Enquanto as mulheres não conseguiam explicar abertamente a diferença, escaneamentos de seus cérebros mostraram que o suor sexy iluminava a parte do cérebro responsável por momentos como “Na sua casa ou na minha?”. Outro estudo mostrou que as mulheres que estavam ovulando podem sentir o cheiro de homens que têm mais testosterona e, portanto, seriam os melhores parceiros naquele momento específico.

Os homens, por outro lado, são muito bons em cheirar quando uma mulher está fértil. Não só isso, eles preferem esse cheiro àqueles que uma mulher produz em todos os outros momentos do mês. Em um estudo, mulheres usaram uma camiseta enquanto estavam ovulando e outra enquanto estavam menos férteis. Em seguida, homens cheiraram estas roupas e, mais de dois terços das vezes, consideraram as camisetas da ovulação mais atraentes. Homens parecem gostar mais do cheiro do suor feminino quando o corpo de uma mulher está tentando engravidar.

Uma das coisas mais interessantes sobre o estudo das camisetas foi o seguinte: os homens achavam o cheiro mais atraente mesmo depois de uma semana de as camisetas terem sido usadas. Então, amigas, se vocês têm uma festa para ir, considerem vestir uma roupa enquanto está fértil no seu período fértil, não lavá-la, e, então, usá-la em sua noitada. Pode se preparar para a fila de pretendentes.

Se vestir uma roupa suja não for a sua, você pode sempre trazê-la na bolsa. Judith Prays inventou “festas de feromônio” nas quais as pessoas trazem uma camiseta que tenham usado anteriormente em um saco plástico e a rotulam com um número. Então, todo mundo cheira todas na esperança de farejar um parceiro aceitável. Ainda que ninguém tenha ido da festa para o altar, você tem que admitir que é uma ótima maneira de começar uma conversa.

2. Cheiro afeta seu desejo sexual

cheiros relacionamentos 2
Apenas o ato de cheirar algo pode ser o suficiente para te excitar. Enquanto perfumes e sprays para o corpo tendem a usar combinações vagas de aromas, que são eficazes de sua própria maneira, se você quiser atrair um cara pode valer a pena passar um pouco da comida favorita dele atrás de suas orelhas.

Em um estudo bizarro, pesquisadores ligaram homens a algo chamado pletismógrafo. Esta é uma máquina para medir o estimulo de um homem durante várias situações. Algumas delas se parecem com um anel de pressão arterial para o pênis, e outras parecem ter sido feitas para tirar leite de vacas.

Enquanto ligados ao pletismógrafo, os indivíduos do teste inalaram diferentes aromas e mediram quais deles os deixavam mais excitados. Neste caso, foi abóbora, que aumentou o fluxo sanguíneo para as regiões inferiores em 40%. Mas pode ser mais sobre comida caseira e o cheiro de lar do que um cheiro específico. Outro estudo revelou que os homens de diferentes países acharam o cheiro de comida de suas terras nativas mais sexys do que as de outros países. Contudo, o ponto aqui é que todos os aromas excitaram os homens pelo menos um pouco. Absolutamente nada os deixaram “desanimados”. O ato de cheirar em si parece literalmente fazer o sangue flui.

As mulheres também foram incluídas no estudo e alguns aromas também as excitaram, embora não tanto quanto os homens. No entanto, a falta de cheiro pode, na verdade, broxar as mulheres.

1. Nenhum olfato é igual a nenhuma vida sexual

cheiros relacionamentos 1
O olfato de uma mulher é melhor quando ela está ovulando, mais provavelmente para que ela possa farejar o melhor companheiro, como já discutimos. Entretanto, as mulheres que fazem tratamentos anticoncepcionais não têm este aumento de potência sensorial, e enquanto os cientistas não podem provar conclusivamente, eles acham que isso pode tornar as mulheres menos propensas a fazer sexo.

Os pesquisadores sabem que as mulheres que tomam a pílula são menos capazes de farejar um companheiro simétrico (e, portanto, mais forte). Isso pode ajudar a explicar por que algumas mulheres relatam um desejo sexual reduzido quando tomam a pílula. Sabemos também que as partes do cérebro que controlam a ovulação e as partes que controlam o cheiro estão localizadas próximas uma da outra. Ainda que elas não sejam tão afetados sexualmente pelo cheiro quanto os homens, uma redução no que elas realmente cheiram parece diminuir o desejo.

Homens que não sentem cheiros têm um problema semelhante. Assim como algumas pessoas nascem cegos ou surdos, outras nascem sem o sentido do olfato. As mulheres nascidas sem este sentido muitas vezes não ovulam, mas suas vidas sexuais parecem ser boas, independentemente disto. Mas os homens que não têm olfato podem ter vidas sexuais bastante reduzidas. Um pequeno estudo descobriu que os homens que sofrem de anosmia congênita isolada têm até cinco vezes menos parceiras sexuais do que os homens com todos os cinco sentidos.

Os pesquisadores teorizam que isso pode ser porque ser incapaz de cheirar os deixa desconfortáveis em situações sociais (“Será que eu estou fedendo?”), porém também poderia ser porque ser capaz de cheirar seu parceiro em potencial é uma parte maior do sexo do que pensávamos.

De qualquer maneira, muitas mulheres avaliam que o cheiro de um homem é a coisa mais importante quando se trata de escolher um parceiro. Então, se você não souber o que fazer, pelo menos tente encobrir o seu aroma natural geneticamente incompatível com algo que cheira bem. [Cracked]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!