Seu teclado pode ser mais sujo do que um vaso sanitário

Por , em 5.07.2010

Você precisa terminar um relatório amanhã e não consegue sair da frente do seu computador. Nada mais natural do que fazer suas refeições na frente dele, certo? Mas saiba que a sua refeição pode ficar no seu computador – mais precisamente, migalhas entram nas frestas do teclado.

Restos de comida, germes e poeira – tudo isso pode ser encontrado nas profundezas do seu teclado. E não só isso faz o teclado ficar sujo, mas pode causar intoxicação alimentar.

Uma pesquisa feita no Reino Unido mostrou que teclados podem ser até cinco vezes mais sujos do que um assento de um vaso sanitário comum (aqueles de beira de estrada não contam). O que acontece é que muitas pessoas não lavam as mãos depois de irem ao banheiro, usam o teclado, e depois comem enquanto estão digitando.

Além disso, a oleosidade natural de nossas mãos, que transfere óleo para as teclas, unida com os restos de comida, se torna um verdadeiro banquete para germes e bactérias. Uma das bactérias mais comuns encontradas foi a Estapilococus aurea, que pode causar intoxicação alimentar, vômito e diarréia.

Não são só as bactérias que podem ser atraídas pela mistureba. Ratos e insetos (baratas, moscas, formigas, escolha seu preferido) também podem passar a freqüentar o seu teclado se ele não for devidamente limpo.

Em Londres, uma mulher disse ter encontrado várias sementes em seu teclado – o que lhe pareceu estranho. Um exame posterior revelou que as sementes eram, na verdade, fezes de rato. Não quer esse tipo de surpresa no seu teclado? Confira as dicas de limpeza abaixo:

  1. Leia o manual de instruções do teclado antes de limpar, para saber qual é o produto recomendado pelo fabricante.
  2. Pegue um pano limpo e uma solução de limpeza especial para eletrônicos (elas podem ser encontradas na maioria dos mercados).
  3. Desligue o computador e o teclado e os tire da tomada – isso evita que o aparelho leve um choque ou que você sofra um.
  4. Se não for proibido pelo fabricante, passe aspirador sobre seu teclado para tirar pedaços de comida e outras sujeiras que podem estar morando ali.
  5. Depois vire o teclado de ao contrário e dê leves batidas atrás dele, para retirar qualquer coisa que possa ficar presa.
  6. Passe um cotonete entre as teclas para remover a poeira.
  7. Depois que a sujeira “grossa” for removida passe a solução especializada com o pano, sem exagerar para não molhar demais o aparelho.
  8. Deixe o teclado secar e, depois, cubra-o após o uso. Lembre-se de repetir a operação periodicamente. [MSNBC]

7 comentários

  • Emili Bortolon Dos Santos:

    Não existe “Estapilococus aurea”, mas sim, Staphylococcus aureus 😉

  • LUIZ ANTONIO CARMONA DE SOUZA:

    tomarei mais cuidado. com o meu teclado .OBRIGADO BELAS DICAS ….

  • simony:

    nossa eu ja sabia qui um teclado de computador era sujo mas pior qui um vaso sanitario nem passava pela minha cabeça huahuashuashuashuas……………

  • Manuel Bravo:

    Obrigado pelo artigo, muito útil, principalmente tratando-se
    de teclados utilizados por várias pessoas.

  • Gray:

    Melhor ainda, compre um teclado à prova d’água

  • Adriano C.:

    Quem tiver um bom teclado e muita paciência, pode limpá-lo desmontando-o (tirando tecla por tecla e desparafusando a carcaça) e lavando as partes plásticas com água, sabão neutro e esponjas/escovas.

    Depois basta deixar as peças secando ao sol e remontar.

    Na maioria dos casos, isso não vale a pena, pois teclados de R$ 20 não valem um trabalho desses. Mas quando temos aquele teclado bom, que não se acha com facilidade pra comprar e ele vale o trabalho… =)

  • Marcia Dias:

    legal… curti as dicas para fazer a limpeza… ja vou colocar em pratica…
    obrigada
    (obs> sabiam que o Pateta usa teclado e o Mickey mouse?rsrsrs)
    valeu

Deixe seu comentário!