Saiba quais os sintomas da gripe H1N1

Tendo em vista o aumento no número de casos de gripe A (H1N1) no Brasil, o Ministério da Saúde retirou o contato com pessoas vindas do exterior como uma das características da infecção, pois considera que a doença já está disseminada no país. Dessa forma, é importante identificar os sintomas característicos sintomas da gripe H1N1 (gripe suína). Para facilitar a compreensão, observe a imagem acima que aponta as principais diferenças entre a gripe A (H1N1) e a gripe comum.

Como nesta época do ano são comuns as doenças do trato respiratório, tais como sinusite, bronquite, rinite e resfriado, é importante a avaliação médica para um correto diagnóstico do quadro. Nesse sentido, indicamos que as pessoas que possuem plano de saúde busquem primeiramente o atendimento de seu médico assistente. Esta orientação tem como propósitos:

  • Correto diagnóstico do quadro clínico;
  • Evitar a automedicação, que é perigosa, muitas vezes agrava o quadro e pode causar danos à saúde e efeitos colaterais;
  • Evitar um aumento desenfreado na procura por atendimento em Unidades de Saúde e hospitais.

Este não é o momento para pânico e aglomeração. Lotar os serviços de saúde pode colaborar na disseminação de microorganismos patogênicos, entre eles o vírus Influenza A (H1N1). Portanto, seja consciente e cidadão.

Se você deseja fazer algo, adote as seguintes medidas de higiene e saúde:

  • Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
  • Se não for possível, utilize o braço, e não a mão, para cobrir a boca. O vírus é transmitido principalmente pelas mãos;
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
  • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
  • Faça uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e verduras;
  • Aumente o consumo de água;
  • Pessoas com sintomas de gripe não devem frequentar ambientes fechados. Evite aglomerações;
  • Não use medicamentos sem orientação médica;
  • Procure prontamente uma unidade de saúde em caso de suspeita de infecção pela Influenza A (H1N1), para diagnóstico e tratamento adequado.

Dessa forma, você estará colaborando para o controle da disseminação de microorganismos patogênicos, bem como auxiliando o seu sistema imunológico a se fortalecer ao cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos.

Para esclarecimento de perguntas e respostas frequentes sobre a gripe A, acesse o Ministério da Saúde.

Fonte: Diretoria Administrativa e Setor de Medicina e Segurança do Trabalho – Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

66 respostas para “Saiba quais os sintomas da gripe H1N1”

  1. OLá eu sou uma sobrevivente da gripe H1N1 fiquei 28 dias na UTI,perdi todo o movimento do corpo,a fala,total de Internação foram 44dias de Hospital !mas sobrevivi ,isso ja faz 2anos e meio .são muitas perguntas sem resposta.

  2. presciso fazer um trabalho na escola e gostaria de ter algumas informações sobre a gripe H1N1 voces pode me ajudar neste trabahlo eu queria receber e imprimir alguns arquivos sobre a gripe H1N1 pode me mandar por email desde ja agradeço atenciosamente: francisco

  3. Estou com dor de cabeça,tosse,gripe forte,um pouco de dor nos olhos,eu corro risco de estar com a gripe a H1n1 ?Fui no médico e ele receitou um antibiótico e paracetamol…Ja fiquei com 38,8 de febre ontem,e hoje 38,5….

  4. estou com dor no corpo,calafrios,dor de cabeça,dor no peito,falta de ar,tosse,fraqueza muscular,tive tambem vomito e diarreia. fui ao medico ele so me passol um expectorante,fluimucil d.não obtive melhora estau preocupado com o que posso esta.

  5. OLA MEU IRMÃO ESTÁ COM MUITA DOR NO PULMÃO ,GARGANTA,FEBRE ACIMA DE 39 ESTAMOS PREOCUPADOS,SERA QUE PODE SER A GRIPE H1N1? O MÉDICO FALOU QUE É PNEUMONIA MAS ELE ESTÁ TOMANDO REMÉDIO ,JÁ TOMOU INJEÇÃO P GARGANTA E NÃO MELHORA A DOR DE CABEÇA NÃO PASSA OQUE DEVE SER

  6. Eu e minha filha estamos com sintomas. Febre, tosse, dor de cabeça cansaço ela está a 6 dias a febre diminuiu mais ainda dorme muito, eu estou no terceiro dia. Eu queria saber quanto tempo demora uma gripe normal e quanto tempo dura a gripe H1N1

  7. Tomei a vacina H1N1 e Influenza há mais ou menos 2 meses, e agora estou com um resfriado muito forte, com dores de cabeça, muitos espirros e corpo mole. É normal?

    Obrigada,

    Dilma

  8. Bom dia ,
    peço a ajuda dos especialistas, pois estou muito preocupada: Não dormi a noite toda com uma coriza horrível, dor na cabeça, cansaço, espirrando, e fraqueza no corpo. Tenho dois filhos pequenos e tenho muito medo da gripe suína, e ao mesmo tempo tenho receio de ir a uma emergencia, pois eles sempre falam que é apenas uma virose. Se puderem me ajudar ficarei muito grata.
    obs: tenho plano de saúde.

  9. @Valber
    O único efeito que tive foi uma dor de leve no braço onde tomei a vacina. Durou dois dias, amenizou depois que fiz alguns exercícios… na internet eu já vi comentário até de porco voando. Tenta ver mais o mundo real, pergunta pra quem tomou a vacina, e principalmente, diga o que você acha agora que se vacinou.

    TODOS os meus amigos tomaram a vacina. Nenhum morreu. Ao meu ver os comentários são verdadeiros dentro de um bom senso. A internet é muito informativa, outrossim, tem gente que exagera. Conheci muitas loiras de olhos azuis nessa web… então é só usar a razão e raciocinar um pouco pra saber o que é verdade.

  10. Se eu tomei a vacina da H1N1 a algumas semanas atraz,e agora minha garganta doi, estou com olho dolorido e irritado,febre e dor de cabeça,pode ser devido a vacina?Posso contaminar alguem assim?

  11. Meu filho tomou a vacina h1n1 no dia 02/04/2010 e sete dias depois começou a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dores no corpo. gostaria de saber por quantos dias os sintomas permaneceram e se é normal esses sintomas, uma vez que já fazem quatro dias que essses sintomas estão aparecendo e por enquanto estou dando para ele apenas dipirona. É issso mesmo ou devo levá-lo a uma unidade médica.

  12. ou gente entendo que todas essas doenças sao fatais mais esta escrito na biblia que nos finais dos tempos tudo isso iria aparecer abiblia fala que no final avios e seus pilotos iao voar para destruiçao e observe que hoje a maiorias dos asdentes sao com avioes esses terremotos pai matando filho filho matando pai tudo isso estar na biblia . e para completar ela fala que nos final dos tempos iria aparesser varia doenças graves . nao sou crente nao sou um apessoa comum bebo danço namoro curto carnavale etc ; mais se paramos para ler a biblia vamos ver que tudo e verdade .

  13. adorei a definição feita através do gráfico! ficou simples e muito prático.pois tenho uma filha que poderá tirar suas dúvidas de maneira muito simples e sem tantas informações que nos deixa alheios quanto aos simtomas.
    tenho uma duvida? é necessário apresentar todos os sintomas? ou apenas alguns? nosso organismo reage de forma diferente de pessoa para pessoa, ooou no caso de H1N1 todos apresentam da mesma forma e diferente intensidade.

  14. oi bom dia ou boa noite,moro aqui no japao e gostaria realmente de saber os sintomas da gripe h1n1,e que aqui nao se tem muitas explicaçoes em relaçao a doença.e que a minha esposa esta com dores musculares,tosse um pouco nao com frequencia esta sentindo muito frio,e um pouco de dor na garganta,a dor muscular dela nao e intensa,e que aqui tambem esta muito frio agora,pois e epoca de frio por aqui.ela e diabetica e toma dois tipos de insulina e muitos remedios controlados,eu fico muito preocupado com a situaçao dela,e apesar de tudo estou desempregado e estamos vivendo de uma ajuda do governo japones que e conhecido como seikatsu hogo,que quer dizer ajuda de pobresa.ja tentei de todas as formas para irmos embora daqui mas nao tive nenhum sucesso,ja tentei ate com o consulado do brazil em nagoya mas nao tive nenhuma ajuda,.ja escrevi ate pro programa do gugu aquele novo que se chama de volta pro meu aconchego,ja nao sei a quem mais recorrer aqui esta muito dificil,pois sou eu quem cuido dela,e tenho que procurar emprego ao mesmo tempo e nao tem quem fica com ela para mim,estou muito desesperado e para piorar a situaçao por ela ser diabetica surgiu um glaucoma nos dois olhos dela,o medico me disse que ela podera preder a visao e eu nao entendo direito o que eles falam,so eu contratar um tradutor para ficar traduzindo para mim nao vou ter dinheiro para nos manter ate o fim de cada mes,pois tradutor aqui e muito caro e eu na minha situaçao em que eu me encontro nao tenho condiçoes para isso.entao eu peço uma ajuda a vcs caso possa nos ajudar a voltar.eu moro na cidade de susuka.me desculpe pelo meu desabafo e que eu nao sei mais o que fazer e aonde mais ir.um feliz ano novo a todos vcs ai do brazil.

  15. Sou recepcionista de uma clínica com várias especialidades, e tem tido muita frequencia de pessoas com H1N1(comprovado).
    Tenho que ter contacto querendo ou não com eles.
    Qual seria a melhor medida que devo adotar depois de atende-los.
    Gostaria que me ajudassem nesse sentido.
    Desde já,

    Obrigado.

  16. olá olha com essas dicas e muito bom a pode muito bem siga as regras ñ vai doe e até melhor para nossas saude e eu vo faze um trabalho sobre a gripe suina na escola toda tipo uma campanha ??

  17. Há três dias tenho tosse seca, febre alta, cansaço, dor de garganta.
    Já fui ao médico duas vezes e ele só me receitou remédio para febre ( paracetamol 750, 6x ao dia ), eu pedí uma radiografia e ele negou, estou preocupado pois ouví dizer que pode causar pneumonia com mais facilidade.
    agradeço esclarecimento

  18. Olá, gostaria de saber se quem tem bronquite, asma ou sinusite, tem maior probabilidade de contrair o vírus da gripe suina ou se, caso já esteja contaminado, esses fatores( asma, bronquite e sinusite) podem dificultar a cura.

    Agradeço desde já.

  19. Caros,

    Esta tabela comparativa é muito esclarecedora. Contudo, não estou conseguindo achar a fonte oficial dela (no site da OMS).

    Aos amigos da Hypescience, peço o link da fonte.

  20. Olá Ronaldo, muito importante esta tabela na qual você coloca de maneira clara a distinção entre os sintomas da gripe comum e da influenza, inclusive meus sobrinhos viriam me visitar, mas cancelaram a viagem devido ao risco de contagio, Vou aproveitar para copiar a tabela em pauta, bem explicativa, abraços Marco

  21. Nessa última segunda-feira (27/07), o Programa do Jô foi totalmente dedicado ao assunto. José Gomes Temporão – o ministro da Saúde falou do avanço da gripe suína no Brasil e das medidas tomadas para o combate à doença. A entrevista abordou todos os pontos importantes, foi bastante esclarecedora.

    Ele afirmou que, as formas de transmissão do vírus, os sintomas e até mesmo o tratamento; são idênticos aos da gripe comum.

    Foi firme também quando disse que não faz diferença você saber se está com gripe comum ou com a nova. Afinal os sintomas são iguais e o tratamento é exatamente o mesmo.

    Muuuuitas informações que li em diversos sites, contradizem o que ele deu certeza ao vivo em rede nacional.

    Agora o que é verdade ou mentira fica difícil de discernir. É ficar na torcida pra não contrair o vírus!

  22. E… se o portador de uma terrivel enfermidade como esta estiver numa escola interagindo com outros alunos, professores ,diretores ? Ou no trabalho dentro de uma industria com quatrocentos ou tres mil outros trabalhadores ….?

  23. QUEM TIVER ALGUM SINTOMA DA GRIPE “a”PROCURE UM MEDICO NAO ESPERE PIORAR VA ATRAS E USSEM MASCARA AO SAIR NA RUA E MELHOR VIVER FEIO DE MASCARA DOQUE MORER BONIT[A] CUIDENSE OA GRIPE “A” MATA =) CUIDENSE

  24. a
    Jamais pensei que pudéssemos viver uma epidemia desse grau!! A coisa está se proliferando muito rápido e acho quase impossível não acabarmos tendo essa gripe em algum momento da nossa vida!! Boa sorte a todos e especialmente às crianças que acabam ficando indefesas diante dessa grave epidemia!!!!!!

    • Olá, MArcelo. É o Influenza sim, mas a variante H1N1 é uma recombinação que parece pegar o nosso sistema imunológico desprevenido. O vírus da gripe espanhola também era influenza.

Deixe uma resposta