Galinhas transgênicas impedem transmissão de gripe aviária

Por , em 16.01.2011

Pesquisadores desenvolveram galinhas geneticamente modificadas que não podem transmitir infecções de gripe aviária, o que poderia reduzir o risco da doença se espalhar e causar epidemias mortais em seres humanos.

A gripe aviária, ou H5N1, está circulando na Ásia e no Oriente Médio, com ocorrências ocasionais na Europa, desde 2003, e matou ou levou à destruição centenas de milhões de aves. Raramente infecta pessoas, mas quando faz é mortal: segundo a Organização Mundial da Saúde, de 516 casos desde 2003, o vírus matou 306.

Para produzir as galinhas modificadas, os pesquisadores introduziram um novo gene que fabrica uma pequena molécula que imita um importante elemento de controle do vírus da gripe aviária. O mecanismo de replicação do vírus é levado a reconhecer essa molécula, em vez dos genes virais, e isso interfere com o ciclo de replicação do vírus.

As galinhas transgênicas ainda podem ficar doentes e morrer do H5N1, mas não transmitem o vírus para outras galinhas, e não só as transgênicas, mas também as normais. Especialistas dizem que o perigo é que o vírus evolua a uma forma que as pessoas podem pegar facilmente, fazendo com que a taxa de transmissão produza uma pandemia em que milhões de pessoas poderiam morrer.

Galinhas geneticamente modificadas poderiam oferecer uma forma de melhorar a segurança econômica e alimentar em partes do mundo onde a gripe aviária é uma grande ameaça.

Países como a China estão interessados na possibilidade de modificação genética para proteger seus estoques de aves, bem como a população. Porém, inevitavelmente será mais caro. Ao mesmo tempo, a necessidade de vacinação e a perda de rebanhos devem reduzir.

O próximo passo da pesquisa é tornar as galinhas totalmente resistentes à gripe, ao invés de apenas bloquear a transmissão do vírus.

[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Roberto Brasil:

    impressionante , ratos que vira robo, ratos que viram passarinhos ratos que viram viados , nossa quanta pesquisa importante fora os ratos que existem em brasilia que são muitos

  • Roberto Brasil:

    acho que tem muito ratos por perto

  • Elizabeth:

    Quando se come carne já não dá mais para saber o que come-se junto. Animais tratados com antibióticos sem verdadeira necessidade, engordados com rações transgênicas, estressados pelo confinamento… e agora os próprios animais já são transgênicos.
    Por isso é que tem tantos casos de câncer…

  • Genivaldo:

    Tudo que for transgênico aposteriore será prejudicial para a saúde humana é na giria Caixão e Vela Preta o que foi criado natural não deve ser mudado, eles achão que todo mundo são idiotas.

  • João Lima:

    Dame risos estas noticias de que os transgénicos são o melhor para nós, o que eles fazem para que nós aceitemos. A gripe aviaria nunca trouxe perigo nenhum.

  • criancinha:

    É a galinha transgênica ou o ovo trânsgênico que primeiramente não transmitem a gripe aviária?

Deixe seu comentário!