Som misterioso é ouvido em todo o mundo

Por , em 19.09.2011

Misteriosos estrondos são ocasionalmente ouvidos no litoral da Carolina do Norte, EUA, muitas vezes poderosos o suficiente para chacoalhar as janelas e portas. Eles não podem ser explicados por tempestades ou qualquer fonte criada pelo homem – a sua fonte é realmente um mistério.

Tais sons não são exclusivos da Carolina do Norte ou mesmo da idade moderna. Pessoas que vivem em Nova York há muito tempo conhecem barulhos semelhantes a esses. No litoral da Bélgica, os sons são conhecidos como “mistpouffers”, ou Arroto do Nevoeiro; no delta do Ganges e Golfo da Bengala, “armas Bansal”; na Itália, como “brontidi”, ou trovão; e pelo povo Harami de Shikoku, no Japão, “yan”, ou furgão.

Para os cientistas, a barulhera também tem nome: desafio interessante.

Uma série de explicações plausíveis existem para esse enigma, incluindo terremotos, explosões de rochas, os vulcões, ventilação explosivas de gases, ondas, tsunamis, meteoros, trovão distante e as chamadas areias em expansão.

Parece que há uma gama de processos da natureza que podem ser responsáveis pelo som.

As testemunhas de ouvido descrevem os sons como canhões expansivos ou queda de pedras que acompanham terremotos. Em 1975, pesquisadores do Serviço Geológico dos EUA conseguiram gravar sinais acústicos e sísmicos na Califórnia, descobrindo que três terremotos com magnitudes variando entre 2,0 e 2,8 pontos produziram sons que começaram 0,02 segundos depois da chegada de ondas sísmicas na estação. Resultados semelhantes foram observados com tremores na França em 2004.

Além disso, sons audíveis de terremotos podem ser percebidos mesmo quando o chão não está tremendo. Os moradores poderiam estar ouvindo um terremoto que é muito pequeno para sentirem.

Outra possibilidade são as explosões de rochas. Onde há muitas rochas soterradas, pode haver uma liberação de estresse, causada pela mineração e pela remoção de material confinante acima delas, o que pode ser visto como um pequeno terremoto perto da superfície. Os cientistas relataram sentir abalos perceptíveis e ouvir sons em expansão acentuada a partir de tais explosões.

Ondas gigantes também podem ser responsáveis pelos sons misteriosos. Pesquisadores descobriram que os barulhos são familiares para os surfistas durante as maiores ondas. Além disso, após o catastrófico terremoto e tsunami Sumatra, ocorrido em 2004, várias testemunhas disseram ter ouvido sons altos e crescentes que acompanharam duas ou três das maiores ondas que atingiram a costa.

Os pesquisadores acreditam que os sons ouvidos nas costas da Carolina do Norte, Bélgica e da baía de Bengala também podem ser provenientes de grandes ondas causadas por tempestades que quebram bem distantes da costa. Tais ondas também podem agitar depósitos de hidrato de metano no mar, levando a uma ventilação explosiva de alta pressão do gás aprisionado nas profundezas da Terra.

Outra possibilidade são os meteoros. Meteoros podem gerar estrondos sônicos e explodir dramaticamente à medida que despencam do espaço. Dado o tempo que uma onda sonora pode demorar para alcançar a superfície da Terra, sinais visíveis do meteoro podem desaparecer antes de seu estrondo ser ouvido, principalmente durante o dia.

Já as dunas de areia, sob as circunstâncias corretas, podem mesmo gerar uma variedade de sons, incluindo sussurros, cantos, assobios e rangidos. Areias em expansão podem ser ouvidas a uma distância de 10 quilômetros e durante o tempo de 15 minutos. Elas geralmente aparecem apenas em grandes dunas de areia em climas áridos, estando com as faces íngremes contra o vento, e parecem exigir grãos de areia ligeiramente comprimidos e quase esféricos.

No futuro, depois que as fontes artificiais dos misteriosos sons forem descartadas – como exercícios militares e explosões de pedreiras – as redes sísmicas poderão rapidamente revelar se terremotos ou vulcões são os verdadeiros responsáveis. As opções são muitas; qual o seu palpite? [OurAmazingPlanet]

50 comentários

  • Fee.Alves:

    Eu ja ouvi esse barulho aqui no Pará e tipo barulho de bomba atomica caindo

  • Orlando Rios:

    Quanta baboseira !

    Apenas aviões supersonicos ultrapassando a barreira do som.

    Depos da criação de uma base aerea aqui perto ficou muito comum estes estrndos e o mundo tem dezenas de milhares destes tipos de aviões.

  • kami:

    HAARP ? O_o

  • Campos:

    Eu sou quase um especialista em raios gama, porque estudei por mais de cinco anos sobre iste assunto. Escrevi um blog: “Olhando o Universo”, em que falo no item “7”, no meio do blog, um artigo sobre raios gama. É um pouco longo para ser citado aqui, mas deve ter a resposta para este fenomeno.

  • Samuel:

    Moro aqui na bahia e meus pais me contaram que a uns 30 anos atras ouviram um barulho forte e nao sabiam de onde viera,falavam que era de outra cidade mais ninguem nunca comfirmou a origem do som.

  • Leyde:

    Sou Brasileira residente no estado do Acre. Onde moro a cerca de 2 meses atrás, um Som parecido com trovão vindo do meio da floresta nos assustou. Era uma manhã maravilhosa, onde no céu o azul era radiante e lindo, dessa forma muito menos vestígio de chuva.Derrepende deu-se dois estrondo um seguido do outro, onde nos provocou dúvida e preoculpação. Até hoje não sabemos qual foi a causa desse som.

  • Campos:

    Isto tem que ser investigado. Temos que colocar sensores de vários tipos, em locais previlegiados, primeiramente para provar que vem do espaço e depois, caso confirmado, ferificar se são provenientes dos raios gama.
    Sabemos que estes raios são culpados por muitos mistérios da natureza.

  • Bruno:

    eu moro no Japão e ontem por volta das 7:30 da noite eu ouvi um estrondo muito forte a ponto de vibrar as janelas do meu quarto, a principio pensei que fosse um trovão ou algo asim mas eu sai na varanda de casa e o céu estava estrelado sem nenhum índicio de chuva e derrepente eu escutei outro estrondo mais alto so que dessa vez não foi um barulho parecido com um trovão, foi um estrondo como se alguma coisa tivece estourado, todo mundo aqui em casa ficou asustado, e ate agora eu estou intrigado com este som, eu não sei se tem alguma relação mais que foi estranho foi.

    • Marcelo Muniz:

      Verdade! Eu tb as vezes confundo com trovão, vou ver e não tem 1 nuvem se quer no céu.

    • Fernando Ramos:

      Este é o problema.
      Com este tipo alarmista de noticias, agora qualquer barulho que alguém não conheça (porque nem todos podemos conhecer a origem de todos os ruídos, ditos, terrestres) vão pensar que é algo… extraterrestre.

      Por exemplo, porque não um avião a quebrar a berreira do som? (avião militar, claro). Porque não algum tipo de rebentamento de explosivos em algum tipo de obra/pedreira?
      Há muitas possibilidades. Já procurou saber a origem desses ruídos ou prefere ficar a pensar que foi algo misterioso?

    • Marcelo Muniz:

      Bem, se fosse em outro lugar, dava até pra considerar a hipótese de avião quebrando a barreira do som. Mas onde eu moro isso é simplesmente impossível! Moro perto de um aeroporto internacional, bem de baixo de um rota de aviões intensa e os únicos aviões militares com capacidade disso que passam por aqui são uns F-5 caindo aos pedaços que de vez enquando pousam no aeroporto.

    • Fernando Ramos:

      Marcelo, eu estava a referir-me ao Bruno.

    • quartetoide:

      Fernando, considerando os últimos acontecimentos no Japão, uma bombinha de São João já seria motivo para correr dali. Nada de extraterrestres, e sim, motivos intraterrestres.

  • Lee:

    Na minha opinião depende de onde foi escutado o barulho..perto de onde…..
    Moro em Guarulhos próximo ao aeroporto..tbm escuto muitos estrondos…tanto de aviõs como estrondos parecidos com explosões de pedras…acho que depende muito do local em que se ouviu o estrondo…pode ser aviõs de caça ultrapassando a barreira do som..podem ser estouros de motores de aviôes (de vez enquando acontece para que a turbina seja limpa), podem ser pedreiras explodindo roxas….trovões…como tbm podem ser barulhos emitidos pela natureza como explica a matéria…
    Por isso acho que nem sempre os barulhos que escutamos todos os dias são necessáriamente o mesmo…Naõ posso ouvir um estrondo de roxas sendo explodidas e achar que foi um meteoro. Como tbm nao posso ouvir um estrondo de meteoro e achar que foi uma pedreira!!!Barulhos são emitidos todos os dias em todo minuto neste enorme planeta….

  • Emerson Lima:

    Não tem nem o aúdio ai ?

  • Mario:

    Paula fernandes? fale em gente omi.

    • quartetoide:

      Ela é de plástico, já reparou?

  • AMARILIO:

    É o som da PAULINHA FERNANDES arrebentando mistérios para o mundo, alegria dos brasileiros…

  • Beel:

    o universo não é um lugar vazio, do contrario q se achava a pouco tempo, o universo é preenchido com “materia negra”, uma forma de materia ainda pouco conhecida mas já amplamente estudada, foi comprovada a existencia da materia negra no universo atravez do estudo das fotos de alguns satelites, onde se observava a “distorção” da luz, efeito encontrado no espaço onde há materia(Einstein veio ao Ceará e observando um eclipse total comprovou a distorção dimensional da luz atravez do sol, com observações e dados de seus estudos, ficou provado a existencia de uma estrela atraz do sol, a muitos anos luz de distancia da terra, so vista na terra atravez de um telescopio durante um eclipse total, o sol deforma o espaço ao seu redor fazendo com q a luz o “contorne” e chegue ate a terra, mas como a estrela esta atraz do sol so pederiamos “vela” durante o dia, onde a luz do sol nos impede de ver outras estrelas) intão, havendo materia no espaço, materia negra(estima-se hoje q cerca de 90~98% do universo seja composto de materia negra) o som poderia se propagar no espaço, talvez com outras propriedades, visto q não conhecemos completamente a materia negra, ela poderia ou não propagar o som, se propagasse, poderia “abafar” o som de modo a ser audivel a uma curta distancia ou a uma distancia incomum como um arranjo de bolas de aço, a primeira bate na segunda q parada passa o impacto para a terceira… ate q chega na ultima e essa se locomove.

  • Fernando Ramos:

    As hipóteses de terramotos, aviões, maremotos, etc seriam bastante viáveis se muitos dos barulhos não tivessem um tom melodioso, metálico.
    Claro que não estou a insinuar ser algo ET coisa do género.
    Mas a ser de facto verdade, é muito estranho.

    digo a ser verdade porque não vi ainda nenhuma entidade oficial (policia, bombeiros, militares, laboratórios, etc) que tenha comprovado a existencia destes sons.
    Apenas filmes. e com os filmes, vocês sabem que é fácil juntar efeitos sonoros sobre um filme que mostre uma paisagem.
    Se alguem conhecer um tstemunho na primeira pessoa de um destes elementos que referi acima, por favor indiquem-me onde.

    • maURO:

      BOM DIA SR.RAMOS,MEDITE UM POUCO SOBRE ESSES FATOS;
      1-NORUEGUESES COM APOIO DE MUITOS PAISES CONSTRUIRAM UM BUNKER PARA GUARDAR TODA ESPECIE DE SEMENTE QUE PRODUZ ALIMENTO OBS;ALGUMAS CELEBRIDADES COMO TOM CRUISE PAGOU 10 MILHÕES DE DOLARES
      2-NUNCA MAIS OS AMERICANOS PISARAM NA LUA SENDO QUE CONSTRUIRAM UMA ESTAÇÃO ESPACIAL NA ORBITA DA TERRA OBS:PODERIA SER CONSTRUIDO NA LUA,E DEPOIS QUE OS RUSSOS ANUNCIARAM QUE IRIAM A LUA A NASA ANUNCIA IMAGENS DO LADO OCULTO DA LUA OBS;DEPOIS QUE INVENTARAM A EDIÇÃO DE FOTO E VIDEO MAIS OS EFEITOS ESPECIAIS TUDO E POSSIVEL
      3-QUASE TODOS OS DIAS NA INTERNET TEM UM VIDEO SOBRE OVNIS FILMADOS PELA POPULAÇAO E O QUE MAIS IMPRESSIONA E QUE AS VZS SÃO UMA FROTA AI FICA A PERGUNTA EX; SE COMUNICASSEMOS AS AUTORIDADES PARA AVERIGUAR TAL FATO, NO PRESENTE MOMENTO SERIAMOS ATENDIDO OU OS GOVERNOS E A MIDIA JA SABEM O QUE É, E FORAM ADVERTIDOS PARA NÃO INTERFERIR,TIPO QUE O POVO TIRE SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES…. PARA NÃO HAVER CAOS
      4-SOBRE AS GRAVAÇÕES FEITAS POR RADIO AMADOR DAS CONVERSAS ENTRE O ASTRONAUTA E A BASE SOBRE ETS NA LUA (ALGUNS DIZEM SER FAKE )MAS….O NOSSO ASTRONAUTA BRASILEIRO MARCOS PONTE NUM PROGRAMA DA REDE RECORD DISSE QUE SE COMUNICOU COM UM BRASILEIRO POR RADIO AMADOR AINDA DENTRO DO FOGUETE, SENDO QUE AS ONDAS DE RADIO VIAJAM NO ESPAÇO
      5-CASO VARGINHA MENTIRA OU VERDADE, FOI ABAFADO…..
      6-PESQUISE UM METEORO CHAMADO APOPHIS…..

  • magoado:

    E depois falam por ai que os gatos não vê coisas assombrosas
    dias desses meu gato entrou em casa numa velocidade
    acima da média e todo arrepiado …. logo após o estrondo!!

  • Nik:

    Talvez seja graças a esses sons (ou vibrações) que os animais “irracionais” (nota pessoal: os considero muito mais espertos que muitos humanos por aí) conseguem prever com incrível exatidão desastres naturais com tempo suficiente para se prepararem. o_õ

  • Lucas Miranda:

    HAARP

    • Rogério:

      Eis a resposta. (:

    • Marcos- DF:

      Olá Lucas !
      Não nos EUA !! Em outros locais, talvez …
      Abraços

    • Lucas Miranda:

      É Marcos, você tem razão!
      Mas a Rússia tem um projeto parecido. Então…! Vai saber!!

  • Elizabeth:

    O homem desestrutura o planeta perfurando e escavando seu solo para retirada de minérios e petróleo, desmata sua superfície, desvia o curso dos rios, enche o mundo de lixo, enche o céu de satélites e outras coisas que acabam virando lixo celeste e ainda quer que o planeta fique quieto?

    • leandro:

      Isso que o homem detruiu, desmatou..etc estamos carecas de saber, pare de ganhar crédito ensima deste disco quebrado, por que não começa dando o exemplo e parando de comprar( pc, carro, celular,etc) ande apé de agora em diante para não poluir, tome banho gelado, fique sem tv, pois a sua eletricidade deixou muitas árvores submersas,o buraco que fizeram foi pra enxer o tanque do teu carro(ônibus etc) enfim estamos todos no mesmo barco, sem essa de que o “homem fez isso ou aquilo”

  • Marcos- DF:

    Olá a todos !
    Sou mais pela hipótese do meteoro, apesar de ser estranha a regularidade com que ocorre em determinados locais.
    Abraços

  • Roberto:

    Sim, dá para ouvir toda vez que algo atravessa a atmosfera, como meteoros e satélites, antes mesmo de sua aparição, sendo possível identificar o local. Outra “coisa” estranha é o abalo sísmico que pode ser pressentido horas antes. Mas o pior de todos os sons e tremores é o tal do “pancadão” automotivo da garotada.

  • Marcelo Muniz:

    Eu moro em Guarulhos/SP, bem debaixo da rota do aeroporto internacional. É muito comum a gente ouvir esses estrondos por aqui, mas ninguém dá muita atenção justamente por pensarem que possa se tratar algum avião.
    OBS: Da primeira vez que eu ouvi esse estrondo, fui correndo ver se não tinha acontecido alguma queda de avião, pois o barulho é aterrorizante. Sempre que acontece isso, nunca tem avião por perto.

    • Marcelo Muniz:

      Só uma pequena observação.
      Vocês ja viram aqueles videos de caças rompendo a barreira do som? Pois então, ao menos o estrondo que eu ouço aqui é muito parecido com aquele barulho.

    • mario:

      PELO QUE ME INFORMARAM AVIÕES TIPO CAÇA SÓ TEM AUTORIZAÇÃO PARA QUEBRAR A BARREIRA DO SOM EM ALTO MAR

  • Fernando Lessa Chaves:

    Muito bom

  • eli:

    Bom como disse o artigo pode ser rochas se desprendendo da terra ou vulcões,ou ate mesmo as placas tectônicas,quem assistiu o filme 2012 deve pensar! neutrinos vindo do sol fazendo nossa crosta terrestre esquentar e se desprender,mais isso no filme teve inicio anos antes lembram,e as tsunamis vieram lembram,devemos ficar de olhos abertos para qualquer anomalia com a terra.nunca se sabe, nem tudo que se passa nos filmes é mentira.

  • Wellington Goncalves:

    Sinceramente…..
    nenhuma dessas explicações foram suficientes para o fenomeno.
    Temos que tentar outra coisa.

  • Campos:

    Está claro que isto é provocado pelos raios gama, conforme é decrito no bolg: “Olhando o Universo”, assim como os clarões da lua em que aparecem luzes em pontos aleatórios. Isto tem provocado a combustão expontanea em algumas pessoas, em animais etc. Ver no blog.

  • Daiane Souza:

    esse barulhos quer dizer que o mundo esta se acabando e que para nos tomarmos conciencia e economizar mais agua e energia.o planeta da seus avisos atraves de sons ou sinais.

  • Rafael Barbosa:

    Outro título que engana, não tem nada de misterioso como foi relatado no artigo, a maioria desses fenomenos são naturais, meteoros são outra possibilidade, então não é um som misterioso são vários sons que compõem a manifestação da natureza em nosso planeta.

  • Pr. Raylson:

    Deus esta falando, “”está cehgando a hora””!!! Legal vai ser quando as trombetas dos anjos tocarem…
    “Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não podemos compreender. Jó 37:5”

    E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:29-31

  • castro:

    o estrodo foi criado por um buraco de minhoca que se fechou,
    antes de completar a atravessia de uma nave se perdeu em outra dimenssão, ou esplodiu ao se fechar.

  • Logico:

    O som precisa de um meio material para se propagar, no espaço
    não existe meio material(vazio). Esse som tem origem terrestre.

    • Carlos Machado:

      Mas os meteoros não se chocam com a nossa atmosfera? quando isso acontece á um grande impacto, como se fosse um carro batendo em uma parede em alta velocidade, mas nesse caso do meteoro podemos multiplicar a velocidade em pelo menos 500x, então quando se joga na atmosfera ele já esta praticamente no nosso espaço e é de La que sai o som, até chegar no nossos ouvidos, o som ja enfraqueceu o bastante.

  • Sexonildo:

    Sexo.

  • Pensador®:

    Será que são “eles”?

  • carlos valdene:

    eu moro na capital do estado do tocantins
    e em uma noite estava em casa e ouvi um barulho muito estranho
    parescia uma pedra grande que estava rolando
    ladeira abaixo.
    5 minutos depois meus amigos me chamaram e disseram que viram uma grande bola de luz no ceu que passou proximo do tamanho do da lua aqui para nos, claro que não tinha o tamanho em si da lua so a circunferencia.
    no outro dia pensamos que ia passar no jornal local mas nada aconteceu.

    • Carlos:

      Tenho que pedir desculpas.

      Estava voltando de um passeio na Lua e minha nave acertou um pequeno asteroide, amassando um paralama.

      Nada demais.

Deixe seu comentário!