Cientistas conseguem filmar sonhos

Cientistas japoneses afirmaram que conseguiram filmar sonhos e pensamentos na tela de um computador.

Os resultados serão publicados na revista científica Neuron. No site da revista os pesquisadores afirmam: “Os resultados sugerem que nossa abordagem fornece um meio eficaz de ler nossos complexos estados de percepção da atividade cerebral.”

Leitura de imagens cerebrais não são novidade e as imagens do estudo parecem ser muito simples, mas os pesquisadores afirmam que a nova técnica poderá levar a desvendar o segredo dos sonhos.

“Ao aplicar esta tecnologia, poderá ser possível gravar e reproduzir imagens subjetivas que as pessoas percebem como sonhos”, disseram os pesquisadores. Em um experimento os voluntários viram as seis letras da palavra “neuron” e a atividade neurológica seguinte foi utilizada para reconstruir as letras na tela.

Alguns pesquisadores afirmam que sonhamos com tarefas e emoções com as quais não lidamos completamente e que sonhos também ajudam a solidificar pensamentos e memórias.

Mesmo os animais sonham. Inclusive algumas pessoas pensam que podem controlar seus sonhos, apesar de não haver comprovações. Mas algumas pesquisas afirmam que algumas pessoas podem se comunicar durante o sonho com pesquisadores durante um sonho. [Live Science, Telegraph]

Por: Eduardo MartinsEm: 11.12.2008 | Em Outras, Tecnologia  | Tags: ,
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média: 4,62 de 5)

13 respostas para “Cientistas conseguem filmar sonhos”

1. Isto está parecendo mais ao tipo de ‘experiências’ de cientistas ingleses que o Jô Soares apresenta vez por outra em seu programa (Rsss…). E os tolos deslumbrados acreditam em tudo…!

2. Se as pessoas testadas forem como eu; pode passar um episódio do mikey e falar que eu sonhei com aquilo que acabo acreditando se espressar euforia no sonho. Para aqueles que não foi possivel atingir o objetivo serão tidos como falhas…… Acredito muito que a ciencia possa atingir patamares inimagináveis para nós hoje assim como hoje temos coisas que iriam além da compreensão de muitas pessas a menos de uma década atras. Mas também acredito que o sonho é muito mais do que um mero relatório diário de forma abstrata. Adivinhar o sonho é uma coisa, revelar o segredo é outra.

3. Vai virar um mercado de sonhos,imagine uma locadora de filmes com sonhos de outras pessoas,trocar sonhos com os amigos…
    huuuuu
    um dia chegaremos lá…e assim caminha a humanidade!!

4. Com relação a controlar os sonhos, já tive essa experiência quando era mais jovem. Mas nem todo sonho eu tinha esse controle e normalmente eu controlava os sonhos que se repetiam com uma certa frequência.
    No dia da morte de Airton Sena, eu estava dormindo no meu quarto quando acontecia a prova que o matou……. acordei sabendo de tudo que tinha acontecido e lembro de está na sala de minha casa assistindo o ocorrido com meus irmão e sentia que meu corpo precisava apenas de um toque de alguém para levantar e ir de fato pra sala. Quando acordei fui lembrando de tudo aos poucos!

5. Muito interessante as matérias do site. A matéria do sonho em P&B revela uma coisa que poucos já descobriram…interessante mesmo.
    Parabéns pelas matéria!!!