Temperatura do alimento muda seu sabor

Publicado em 22.05.2012

Você já conheceu alguém que gosta de café frio? Ou que prefere pizza gelada? Todos já viram pessoas que têm gostos diferentes do padrão, mas são exceções. Agora um estudo explicou porque é que nós temos essas preferências por algumas comidas e bebidas em determinadas temperaturas.

A explicação: alguns alimentos sofrem modificações nos quesitos “azedo”, “amargo” e “adstringente” de acordo com a temperatura. Inclusive, na minha experiência, esses alimentos são os que geram mais opiniões diversas – ou você gosta, ou não gosta.

“Para alguns indivíduos, a temperatura pode aumentar a sensação de alguns gostos. Esses parecem ser mais sensíveis para alimentos no geral. O que nosso trabalho mostra é que a temperatura de um gosto específico pode afetar a intensidade dele”, afirmam os autores do estudo.

Os pesquisadores comentam também que cerca de 20 a 30% da população possui uma sensibilidade muito maior à temperatura na língua. Isso faz com que apenas uma mudança de “graus Celsius” gere um gosto específico, mesmo que sem a presença de uma bebida ou comida.

Quer fazer o teste por conta própria? Só não valem as substâncias doces, pois parece que essas não sofrem alterações, apenas uma pequena acentuação na intensidade quando o doce está quente. O estudo mostrou que a adstringência e o amargor ficam mais intensos com o calor, e a sensação também dura mais. No caso do azedo, ele fica mais intenso conforme o alimento esfria.[LiveScience,Foto]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Acho que não existe melhor prova do que o café:
    - café quentinho = café gostoso;
    - café friozinho = chá de jurubeba, boldo do chile e bardana deixado em infusão 3 dias. (blahh!)

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
goleiro-julio-cesar-grita-de-dor-ao-machucar-o-dedo-na-partida-entre-corinthians-e-botafogo-20072011-1311217087286_615x300
Atletas toleram mais dor

Botafogo x Corinthia...

Fechar