Ter moral forte significa ser forte fisicamente

Publicado em 23.04.2010

Pelo menos é a relação que os cientistas fazem, provando que caras legais nem sempre chegam por último. Pesquisadores de Harvard descobriram que atos heróicos realmente podem aumentar sua energia e sua força física.

Essa descoberta acaba com a idéia de que ser altruísta pode acabar com seu avanço pessoal. Outro fato interessante mostrado na pesquisa é que apenas aqueles com muito auto-controle são capazes de heroísmo.

Cientistas acreditam que apenas tentar atos heróicos nos confere forças incríveis. A Madre Teresa e Gandhi podem não ter sido pessoas extremamente fortes, mas nas horas de necessidade mostraram força e auto-controle.

A pesquisa envolveu duas etapas, comparando força física com força moral. No primeiro teste os participantes recebiam uma nota de um dólar e deveriam decidir doá-la ou mantê-la. No segundo eles deveriam segurar um peso de dois quilos e meio pelo máximo de tempo possível. Os resultados mostraram que aqueles que na primeira etapa doaram o dinheiro conseguiram segurar o peso por 10 segundos a mais, em média, do que os outros.

Outro estudo pedia que os participantes escrevessem uma história sobre eles ajudando outras pessoas, machucando outras pessoas ou então não fazendo, essencialmente, nada. As pessoas que fizeram boas ações na história eram mais fortes do que aquelas que não fizeram nada. No entanto, as pessoas “malvadas” eram ainda mais fortes.

Os pesquisadores concluíram que aqueles que agem imoralmente ou de acordo com a moral sentem menos desconforto.

No entanto outra pesquisa da Universidade de Newcastle mostrou que o altruísmo é mais vantajoso – as pessoas ajudam outras que também são altruístas. Isso mostra por que as boas ações não foram extintas com o tempo. [Telegraph]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

18 Comentários

  1. Bom se formos entrar no questionamento….
    vcs já viram algum bandido ter uma gripe, resfriado, dor de barriga? sabe pq????? e pq pessoas q são consideradas boas ficam doentes? hummm…
    ahhh….pesquisem e saibam sobre a formação dos cérebros de tipos similares, sua genética, história de vida, educação familiar, …..

    Thumb up 2
  2. Os verdadeiros guerreiros são aqueles que diante de suas fraquezas demonstraram força

    Thumb up 3
  3. Isso ker dizer então q os pão-duros são fracos?
    Tenho um amigo q luta karaté, e passou 10x na fila da pão durisse… por isso q ele ainda está na faixa branca….
    Essa é uma ótima notícia pra mostrar a ele q dividir a barra de chocolate fará dele um campeão do karate….. kkkkkkkkkkkkkkkk…..

    Brincadeiras à parte…. o ato de heroísmo, sem dúvida, faz com q a capacidade física se exceda e nos transforme em verdadeiros hulkes….
    Lembro de uma reportagem em que uma mãe, ao ver o seu filho preso sob as grades de um portão, se enfiou por debaixo da grade e conseguiu levantar a grade, que logicamente era bem pesada, até uma altura suficiente para tirar o seu filho…
    Kem não lembra também de um menino de 11 anos que vistia uniforme do homem aranha e salvou a vida de um bebê q estava no berço e a casa em chamas?…. akela fumaça preta era pra ter sufocado o garoto…. mas o corpo dele foi mais forte e conseguiu entrar na casa e resgatar a nenem….

    Thumb up 3
  4. Se as boas ações fossem extintas com o tempo,não chegaríamos a civilização como conhecemos hoje.Nem como a conhecemos nem com a que imaginamos e almejamos para o futuro agora.

    Thumb up 3
  5. Essa merda de bem ou mal não existe, pegar o Dolar para mim e lutar pela minha sobrevivencia é ruim?

    Existem criminosos no mundo mas eles estão apenas lutando pelos interesses deles, lutando contra a desigualdade social, melhores chances para os filhos deles, só por que a maioria das pessoas não cometem crimes, estas pessoas podem ser consideradas bondosas? Muito pelo contrario, são pessoa malevolas que não precisam se esforçar ao ponto de cometer crimes. Na hora do aperto é que se ve a corrupção do ser humano.

    A unica coisa que existe é interesses conflitantes.

    Thumb up 1
  6. Concordo com o Fernando Sávio, doar 1 dólar é muito fácil.
    Doar 1000 dólares, realmente seria bem difícil!
    Queria ver quantos deles ainda seriam altruístas o suficiente pra isso.

    Thumb up 0
  7. OS MAUS NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA SERÃO FORTES ,UMA VEZ QUE, O MAL, POR SI SÓ, PODE SER CONSIDERADO COMO UMA GRANDE FRAQUEZA.E, COMO NOS DESENHOS EM QUADRINHOS, TAMBÉM NA VIDA REAL, O BEM SEMPRE VENCE. MESMO QUE DEMORE.

    Thumb up 1
  8. Segurar o peso de 2,5 Kg não segura você ser mais forte ou não e sim mais RESISTENTE muscularmente e , todos sabemos , resistência e força são características bem distintas!
    Porém, a conclusão final do texto é excelente!

    Thumb up 0
  9. Douglas,
    Parece que você se equivocou ao deduzir que os maus são mais fortes. Os maus apenas relatam fanfarronices para parecerem mais fortes. Na realidade, os maus são tão fracos e medrosos que precisam desse artifício. Outrossim, se analisarmos mais profundamente veremos que os maus nem são maus. Trata-se apenas de falta de auto conhecimento e consequentemente da intrínseca natureza divina do ser humano. Portanto o que torna o homem forte e altruísta é o auto conhecimento.

    Thumb up 2
  10. Douglas, foi provado infelizmente que os maus são mais fortes, assim como os cães maus são mais fortes que os cães mansos, porém esta força faz com que eles sirvam apenas para tomar conta dos portões lá fora no frio enquanto os bons ficam no conforto dentro das residências se beneficiando de todo o carinho das famílias. Foi-se a era das trevas. Estamos chegando numa época em que a humanidade está descobrindo que a compaixão e a bondade são o melhor caminho a seguir.

    Thumb up 0
  11. O assunto é muito interessante..
    Mas o fato de doar um dolar e, por consequencia segurar peso por mais 10 s é uma escala muito pequena para um resultado satisfatório.
    Se eu doasse um dólar não me sentiria exatamente um herói, pelo fato de um dólar não ser algo de difícil alcance para todos. Se eu recebesse 200 dolares e tivesse que escolher entre doar e pegar faria mais efeito, ou 1000 dolares. Por que aí sim eu poderia fazer diferença para alguém se eu fosse altruísta a ponto de abrir dos meus dolares.
    Mas é minha opinião.

    Thumb up 0
  12. Muito legal a matéria. Muito bom e gratificante é poder fazer o bem , independente de pra quem. As pessoas más fazem tanto mau aos outros, que acabam se destruindo a si própias.

    Thumb up 0
  13. Luiz, se bom e gentil no mundo de hoje exige muita força e auto-controle, já que a sociedade esta paulatinamente perdendo seus valores morais. Portanto os “maus” é que são os fracos e covardes.

    Não sou cristão, mas se o Jesus Cristo histórico realmente teve o comportamento que ele teve e pregou os ideais que os cristãos descrevem, ele foi talvez um dos homens mais fortes da história…

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cochilo cochilar dormir
Um cochilo melhora a sua memória – mas só se você sonhar

Vários estudos mostr...

Fechar