Cientistas descobrem como nossos músculos aumentam

Por , em 5.01.2012

Como qualquer fisiculturista pode comprovar, os músculos crescem quando fazemos mais exercícios e musculação. Agora, uma nova pesquisa explica como as células musculares transformam os exercícios de levantamento de peso e outras atividades físicas em mais massa muscular.

O segredo está na química produzida pelas células musculares durante atividades como levantamento de peso, quando sinais de células-tronco musculares se multiplicam e assumem a carga.

Uma substância, chamada de fator de resposta ao soro sanguíneo (SRF, na sigla em inglês), aciona as células-tronco musculares para que se proliferem e se transformem em fibras musculares. Mais fibras musculares significam maiores músculos e mais força.

As descobertas podem levar a novas formas de combater a atrofia muscular associada à idade e doenças, de acordo com cientistas franceses. Esse sinal de fibra muscular controla o comportamento das células-tronco e o crescimento muscular.

Usando ratos que foram geneticamente modificados, com falta de SRF nos músculos, pesquisadores descobriram que sem a substância, o sobrecarregamento dos músculos não impulsiona o crescimento deles. [LiveScience]

• Dinho Fonseca:

Bem, acho que tanto a teoria de que são as micro lesões quanto as células-tronco, são viáveis. Talvez seja na realidade o conjunto dos dois fatores que impulsionan sim, a hipertrofia muscular. afinal, realmente, apenas uma microlesão, sem um fator ralmente plausívelde regeneração celular como as células-tronco, talvez não resultasse em nada de bom. Pode ser que as células tronco entrem em ação justamente para reparar e reforçar as células musculares lesionadas pelo escesso de esforço a que condicionamos nossos músculos ao fazer exercícios de hipertrofia muscular. Sendo assim, elas não só reparariam, como reforçariam a estrutura muscular, aumentando seu volume, para que este possa suportar erguer novamente a mesma carga, de forma a não ocorrerem novas lesões. Por isso, quando nos acostumamos com um peso específico,, nós nem sequer o sentimos, e o músculo não se desenvolve mais, a não ser que seja novamente estimulado e lesionado por uma carga que ofereça maior tensão sobre eles, provocando novas lesões. Claro, que isso é uma teoria de minha parte, mas convenhamos que faz todo o sentido.

Foi falado em aumento do número de fibras musculares (hiperplasia)…mas até onde eu sei sobre fisiologia do exercício, a musculatura “treinada” aumenta o volume de suas células (hipertorfia)e estruturas adjacentes e não o seu número, já que o número de fibras seria de caráter genético e imutável. Alguém discorda?

Na verdade a hiperplasia é uma cisão da fibra muscular ja existem, resultando em duas.

A pratica de exercícios regulares causa a hipertrofia, como você disse, mas vários estudam apontam que existe sim a ocorrência de hiperplasia em seres humanos, o que seria uma das melhores explicação para o tamanho da força e explosão de atletas de levantamento de peso, natação e etc.

Portanto, quaitdade de fibras musculares não é fixa, pode sim ser aumentada, mediante exercício físico constante e em nível muito alto.

Bacana Guilherme, obrigado pelos esclarecimentos!!

• Ricardo Paiva:

De fato não é multiplicação de células musculares. Isso me parece uma um erro grosseiro do texto. Quando o texto ou os comentaristas afirmam que há multiplicação de fibras não deixam claro se é deposição de proteína aumentando as fibras ou se é multiplicação de células musculares. Isso é conceitualmente fundamental e deveria ficar claro.
      O que o texto tenta explicar é que o estímulo do exercício causa uma microlesão em células musculares que respondem aumentando a deposição de proteína muscular. Existem proteínas mediadoras deste processo e isto é o que o artigo procurou mostrar.

• Kauê de Lima:

Justamente, hiperplasia. É um processo que até pode ocorrer em humanos, mas é muito mais radical e difícil d que a simples hipertrofia.

• murilo:

poderia estar mais explicado, ja que celulas musculares nao se dividem. Nao botei muita fé no texto.

• Dino Lozinsky:

Agora é que vão aparecer Bombas falando “A fórmula do Sucesso” –‘

http://www.docshd.net – Documentários online

bombas??

porque qe sempre que se fala em crescimento muscular , veem sempre as bombas a converssa??

será qe as pessoas nao intendem qe nao é as bombas qe fazem o musculo crescer? experimentem tomar “bombas e ficar no sofa o dia todo sem treinar e voçe vai ver o seu crescimento muscular…

bomba é a desculpa para aqeles qe qerem crescer mas vao para o ginasio passear e ver as mulheres treinar…veem um gajo grande diz logo oh é bomba…por amor de deus deixem as bombas de lado…

• Miguel:

EU sou fisiculturista e odeio sempre que dizem isso !
      Concordo plenamente com o senhor, eu por exemplo sou natural e nunca usei qualquer tipo de produto que tivesse substancias ilegais.

Fica este desabafo.

• Ronaldo:

voce é fisiculturista e nao usa anabolizantes ? so rindo kkkkkkkkkk

• Utilidades Virtuais:

Sempre achei que o crescimento muscular ocorria devido produção de ácido lático no musculo que recebe a pressao do exercicio. Faço academia, não tomo nada de drogas muito pesadas, apenas suplemento alimentar hipercalorico e mesmo assim me preoucupo em futuramente sofrer de problemas renais, já que o excesso de proteínas causam isso.

Relaxa cara… pra chegar num nível de “excesso de proteina” você teria que estar suplementando muito.

• José:

Olá! Já ouvi dizer que o ácido lático serve para proteger o músculo contra o uso excessivo, provocando dor e limitando o movimento.
      Abraço!

• Evandro:

a descoberta vai se transformar em novos tipos de bombas, e produtos indrustrilizados para fisioculturistas.

• Steve:

Notícia velha. Pelo menos 10 anos. Fisiculturistas ainda usam as mesmas drogas como eles usaram há 10 anos. Especialmente aqui
      em Brasil. Mudou quase nada.

O objtivo da pesquisa é esse aí… ou vc acha q é mesmo pra tratar atrofia muscular nos velhos????….

Capitalismo é foda mermão……

Que bom!

Assim os fisiculturistas terão acesso a uma melhor performance sem precisar recorrer a hormônios esteróides. Afinal, seria este um tratamento natural para o ganho de massa muscular. Coisa que TODAS, eu disse TODAS, as pessoas deveriam começar a se procupar desde cedo.

obs: Quando você diz “bomba” se refere a hormônios esteróides, coisa que não se encaixa neste contexto.

Mas isto está mais que evidente. Quando é assim, algum laboratório está por detrás das pesquisas. Esse povo não dá nó em ponta de faca.

No, vc misturou tudo, é, nao da soco em ponta de faca, e é dar no em pingo dagua. kkkkkkk