Tigre ou leão: quem ganharia a luta?

Publicado em 15.07.2012

Os dois grandes gatos são animais bastante perigosos e fortes, e basicamente empatam no quesito quem ganharia uma luta, com uma pequena vantagem para os tigres.

Se essa briga parece improvável para você por conta deles não andarem no mesmo ambiente (leões na África e tigres na Ásia), saiba que esses bichos já lutaram mais do que você imagina. Por exemplo, leões africanos muitas vezes lutavam contra tigres asiáticos no Coliseu, na Itália (faz parte da nossa história humana como amantes do sangue). Na Idade Média os reis também costumavam encomendar esse tipo de briga.

Mesmo mais recentemente, nas primeiras décadas do século 20 e hoje em dia nos zoológicos, encontros acidentais entre essas espécies se tornaram cenas horríveis. Em 2004, um leão derrotou um tigre em uma disputa sobre o acesso a uma piscina em um zoológico chinês, mas não o matou. Em setembro de 2010, um tigre do Ancara Zoo entrou no recinto dos leões e matou um leão adulto, cortando sua veia jugular com a pata em um único golpe.

A vantagem do leão é sua fraqueza

O registro histórico implica que os tigres geralmente ganhavam as lutas na Roma antiga. Os modernos encontros mortais em cativeiro normalmente também tem esse resultado.

Segundo o biólogo e cuidador de grandes felinos no Zoológico Smithsonian, em Washington (EUA), Craig Saffoe, leões e tigres têm, cada um, suas vantagens de combate, e o resultado de uma luta depende completamente dos indivíduos: sua história, estilo de luta e fisiologia.

Sendo assim, qualquer um tem chances de ganhar. “Mas se eu tivesse que colocar meu dinheiro nisso, eu apostaria no tigre”, disse Saffoe.

Então nós dissemos que os tigres têm uma pequena vantagem. Qual? A agressividade.

Os leões possuem certa vantagem física – a juba protege seus pescoços e serve como um lembrete do fato de que leões machos são pré-programados para a luta – e a experiência. “Leões são sociais, os tigres não. Enquanto crescem, os leões brincam e lutam muito, treinando para disputar o direito de estar em um grupo, ao passo que um tigre pode passar toda a sua vida sem um encontro violento”, explica Saffoe.

O físico e a experiência de combate parecem dar o favoritismo ao leão em uma briga. Porque, então, apesar de muitas delas serem bastante iguais, os tigres vencem um pouco mais frequentemente?

Saffoe diz que a própria natureza social que os faz mais experientes também os deixa mais fracos em uma briga com um tigre. Os leões machos normalmente se unem para brigar com grupos rivais, mas os tigres estão sempre sozinhos. Numa briga entre dois indivíduos, então, a vantagem é do tigre.

Também, os leões brigam mais frequentemente, portanto nem sempre matam. Porque lutam em grupo, eles podem “brincar” com a presa antes. Já o tigre é mais bem agressivo. “Eles vão para a garganta, querem logo matar”, disse Saffoe. “Talvez eles sejam condicionados por meio de sua evolução a nunca depender da ajuda de ninguém e a sempre ir para a morte rápida”.

Tem gente que aposta nos leões – o que não é uma má aposta -, mas a história e agressividade dos tigres lhe conferem uma vantagem na briga entre as espécies.

Leão x tigre

As duas espécies costumam ter tamanhos comparáveis. As estimativas variam, mas em média um leão macho adulto africano e um tigre macho adulto de Bengala ambos pesam entre 180 a 190 quilogramas. Os tigres podem superar leões nesse quesito, chegando até 250 kg (o tigre siberiano). Leões africanos têm aproximadamente 42 a 43 centímetros de altura no ombro. Os tigres de Bengala têm geralmente 40 a 42 e siberianos atingem cerca de 43 a 44 cm, em média.

Quanto a técnicas de luta, leões geralmente avançam cegamente e tigres têm uma estratégia planejada. Os tigres podem também se esquivar de ataques, pois são muito ágeis e velozes, além de resistentes.

Leões têm experiência de combate e uma juba, que intimida adversários e lhe confere proteção. Mas os tigres às vezes caçam animais maiores sozinhos. Leões machos juntos derrubam um grande búfalo, mas tigres caçam gaur (bisão indiano, um grande bovino nativo do sul da Ásia e uma das maiores espécies de animais terrestres) quase regularmente sozinhos.

Além da juba, outra boa adaptação anatômica do leão são suas patas dianteiras, mais musculosas. Como a patada é uma importante arma de ataque, os golpes do leão podem ser mais fortes e eficazes. O tigre tem como ponto forte as patas traseiras, o que lhe confere mais agilidade e capacidade de dar saltos maiores.

Os tigres também têm maior cavidade craniana para comportar seus cérebros e são geralmente considerados mais inteligentes, o que pode ser um fator determinante.

O ranking dos felinos

O leão e o tigre são provavelmente os mais famosos, mas não os únicos grandes gatos. E os outros felinos? Teriam alguma chance em brigas mortais?

De acordo com Saffoe, os grandes felinos podem ser classificados da seguinte forma: no topo, um empate entre tigres, onças (jaguar) e leões. Em seguida, em ordem de maior para menor grau, viriam leopardos, pumas, leopardos da neve e guepardos (chitas).

“A luta mais intrigante seria entre um macho de bom tamanho do tigre de Bengala e um macho de bom tamanho do jaguar, porque ambos têm em média o mesmo temperamento, tamanho, velocidade e força”, disse.

A chita pode ser o mais fraco, mas também é o mais veloz animal terrestre. Talvez em um espaço fechado perderia a luta, mas na selva, poderia fugir como o diabo e não ser alcançada.

Já o leopardo possui a selvageria como carta na manga. “Eles são lutadores pequenos, mas muito poderosos e capazes. Podem se transformar em um ‘demônio’ rodopiante e rasgar um leão ou tigre”, brinca Saffoe.[LifesLittleMysteries, JornalDosBichos, MundoEstranho, Terra, JornalDosBichos2]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. Acredito que seria uma briga no qual o mais sortudo ganha, como foi dito, o leão as vezes não ataca direto para matar e além disso eles podem estar desgastados devido a varias lutas ao longo da vida, já o tigre é focado para matar e mais inteligente, portanto imagino que o leão deva ter sorte ou um bom extinto para matar o tigre de cara até pq suas patas dianteiras são mais fortes se comparadas ao do tigre, mais se ele cometer erros eu só lamento quanto ao leão!

    Thumb up 0
  2. A Onça no top ao lado de Leão e Tigre, absurdo, a Onça é um animal tímido e tem a metade do tamanho do Tigre…é verdade que a sua mordida é a mais forte entre todos os felinos, mas eu já vi onça fugir de cachorro…já o leão não tem medo de nada…todos os animais africanos fogem do leão exceto o elefante, o rinoceronte e o búfalo. Já vi gente na África do Sul colocar jegues no meio do gado porque este é um dos poucos que não tem medo do leão. Numa eventual briga entre Leão e Tigre eu apostaria no Leão…porque animais africanos normalmente são mais agressivos que os de outras regiões….exemplo o elefante africano (este dorme em pé) é muito mais bravo que o elefante da Índia (este dorme deitado), os crocodilos são bem mais ferozes que os nossos jacarés, as abelhas africanas mais agressivas que as italianas…as Zebras são ferozes perto do cavalo (Ásia) se bem que o Jegue que também é asiático é bem brabo…o búfalo africano é bem mais selvagem (morre no cativeiro) que o búfalo asiático….

    Thumb up 1
  3. Primeiro: a alcunha de rei dos animais não é à toa.

    Segundo: Tigre x Leão, quem ganharia? Acho que depende do tigre e do leão. Se, por exemplo, na partida estivesse competindo o leão Atlas, nenhuma chance para o tigre, qualquer um deles, – que seria quase que um gatinho indefeso diante dessa fera descomunal.
    Fora isso, empate técnico. Ambos são muito poderosos.

    Terceiro: sobre um comentário lido aqui, não subestime a nossa onça. É um bichano tinhoso.

    Thumb up 1
  4. o tigre humilha o leão em tudo!!
    mais forte .. mais pesado.. maior.. e mais habilidoso pra caçar.. e sem falar q é um assassino nato.. não é um animal quer persegue sua presa como o leão.. o tigre se aproxima lentamente com total exito sua caçada!! não vive em bando.. é solitário!
    já o leão é vagabundo!!
    as fêmeas é quem caça!
    analisado.. o leão apanha e apanha muito de um tigre

    Thumb up 6
  5. Antes eu apostaria no Leão – vida de lutador mais ativa e proteção da Juba, no ponto em que a maioria dos felinos ataca: o pescoço.
    Mas depois da Reportagem, ao citar a agressividade e agilidade maior do Tigre, aposto nele. A agressividade aumenta em muito as vantagens, por isso o pequeno demônio da tasmânia ganhou seu respeito – e um personagem WB. :D

    Natasha, sugestões de duelos – T-Rex vs Spinossauro, Urso vs Gorila, Hipopótamo vs Crocodilo do Nilo. :)

    Thumb up 8
  6. A mandíbula da nossa onça tem maior força de prensão do que todos os outros felinos, confere?

    Neste caso… por ser mais ágil e mais forte na mandíbula, não seria razoável pensar na vitória de uma onça contra um leão ou tigre?

    Thumb up 4
    • Confere, e creio que sim, a onça pintada poderia ser rival para s grandes felinos – e sua mordida é mais poderosa, capaz de quebrar cascos de grandes tartarugas, ou atacar um touro mordendo direto no crânio – e se dar bem.

      Thumb up 1
    • Não confere. Procure por vídeos destes felídeos atacando qualquer animal por aí. Geralmente, tentam usar a força dos apêndices locomotores para desequilibrar o bicho ou causar um certo dano para depois morder. É necessária uma área livre e fácil para ir direto mordendo, o que acontece geralmente com presas grandes e lentas. É um risco que se passa, tentar morder diretamente, podendo quebrar dentes e tudo mais. A Panthera onca pode ter a mordida mais forte, mas contra um leão ou tigre, isto pode não significar muito. Ela teria que derrubar o rival antes ou ser muito precisa na mordida. O leão ou o tigre geralmente são mais pesados do que uma onça, o que tornaria uma vantagem para eles.
      Uma comparação razoável seria com bichos de mesmo peso e tamanho, mas no caso de um tigre, dependendo da espécie, este seria mais jovem e portanto seria pouco experiente tornando a comparação meio ruim.

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1
10 bizarros hábitos sexuais dos animais

Temos que admitir: o...

Fechar