Tratamento simples: depressão se cura com positividade

Médicos, psicólogos e pacientes diagnosticados com depressão podem se acostumar com um novo conceito em breve. São as Positive Activity Interventions (PAI), ou Intervenções de Atividade Positiva. Basicamente, é um novo tratamento contra a depressão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados alarmantes sobre a depressão. A condição atinge mais de 100 milhões de pessoas pelo mundo. Antidepressivos, segundo os médicos, podem ser remédios realmente úteis, mas funcionam completamente em apenas de 30% a 40% dos casos. Depois de tentar usar de dois a quatro medicamentos diferentes, apenas um terço dos pacientes consegue se livrar da depressão.

A proposta das PAI, apresentada por pesquisadores das Universidades de Riverside e Duke, ambas nos Estados Unidos, é simples. De maneira geral, se trata de desenvolver gentileza e otimismo nas pessoas; produzir felicidade. É um recurso que deve ser usado, segundo os especialistas, quando o paciente depressivo não responde aos medicamentos.

O PAI apresenta vantagens sobre os fármacos. É mais barato trabalhar a felicidade interior do que comprar remédios. O tratamento leva menos tempo, porque as mudanças no humor são percebidas mais rapidamente. A melhora no quadro depressivo também é percebida com mais facilidade. E não menos importante, não carrega nenhum efeito colateral, o que é um problema com alguns medicamentos.

Em busca de métodos alternativos aos remédios, os pesquisadores americanos estudaram a fundo como o humor produzido “artificialmente” pode alterar um quadro médico de depressão. Os benefícios de tratamentos como o PAI, contudo, ainda não são mensuráveis e continuam sendo estudados; daí a recomendação dos médicos de que se use tais métodos como auxiliares, e não como recurso único.

Colocando em termos práticos, esses tratamentos alternativos fazem o paciente depressivo praticar pequenos atos de bom humor na rotina. O paciente precisa frequentemente demonstrar gentileza, escrever bons sentimentos no papel, tomar nota das coisas boas que acontecem com ele, meditar. Segundo os médicos, as ações positivas têm um efeito maior do que geralmente se considera. [ScienceDaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)
Curta no Facebook:

22 respostas para “Tratamento simples: depressão se cura com positividade”

  1. Não existe antidepressivo capaz de induzir um humor “artificial”. Isso é um enorme engano. Na verdade, há reestruturação dos sistemas orgânicos específicos comprometidos, ou por origem orgânica inata, ou, na maior parte das vezes, por algo que desperta o stress crônico O humor é seu; tal como era qdo seu cérebro estava bem. Isto é, esse remédio é curativo e não paliativo, como um calmante. Só que, ao retirar a medicação, aquele stress crônico NÃO RESOLVIDO, voltará a destruir novamente.

  2. Pode se livrar da depressão por conta própria, ou isso é inviável? Tenho medo de tomar medicamentos e ficar pior ou dependente, já que por muito tempo fui dependente de drogas sintéticas…

  3. Existe uma terapia muito boa para problemas emocionais,como a que faço que é a reflexoterapia,é uma terapia alternativa,que deveria ser indicada por médicos preocupados com o bem-estar de seus pacientes,mas ao invés disso já passam remédios,que na verdade,só trata os sintomas e não trata a causa,e mais,estraga organismo, trazendo outras reações indesejáveis.Tem base científica,e dá resultados;ela trata o indivíduo como um todo,tanto a parte física como a emocional.Já se obteve vários resultados com a reflexoterapia.E a depressão não deve ser ignorada,pois pode levar o individuo a ter problemas sérios de sáude.Fica a dica!!!

  4. Bom eu estou vivendo isso agora… e não adianta nada.
    Minha família tenta me tirar de casa, mas nada tem sentindo, valor, me vejo desanimada para tudo. Só de falar em sair de casa já me dá um nó no estomago. E quando saiu por obrigação a vontade de voltar é tanta que me dá tontura, dor de cabeça, dor no peito, calafrio, e muitas outras coisas. Acreditam que eu tenha tido uma crise do pânico que não se repetiu mas que agravou mais ainda a minha vontade de não fazer nada.
    E ler coisas boas, pensar em coisas boas não resolve por que o pensamento mal está dentro de você. Eu adoro música, mas posso ouvir um cd inteiro que na maioria das vezes nem ouço direito como se eu estivesse em um mundo paralelo.
    Leio livros que eu sempre gostei mas quando termino a pagina já nem lembro mais da primeira linha, parei de andar de ônibus por que me deu fobia.
    Gosto de conversar mas na maioria das vezes só minha boca fala pq meu corpo não reage. E nem eu acredito no que estou falando só falo pra não deixar minha família preocupada. Amigos nem preciso dizer que sumiram…
    A única coisa que estou fazendo um esforço danado é meu emprego, mas eles não me mandam embora por dó eu acho, pq na maioria das vezes eu estou viajando, ou tentando me controlar pra não sair gritando. Não consigo fazer nada direito só vou para não perder dia, isso pq meu pai me leva e me busca todo dia.
    Eu não sei direito o que acontece pois sempre fui positiva, risonha e otimista, mas esses pensamento sumiram no ar.

    As vezes acho que preciso resetar meu cérebro para ver se as coisas voltam para o lugar. Mas como fazer isso não sei, não!

    Gente depressão, sindrome do pânico, fobia social e todas essas coisas não é igual quando você esta deprimida aquele dia que você não acorda bem.

    Se fosse eu estava muito feliz!!!

  5. Ei tive depressão fiquei três meses dormindo em casa sozinha, minha vizinha que me levava comida, eu não consegui sequer atender ao telefone, era como se minha mente tinha se apagado, eu era Corretora de Imóveis e só se ganha se a gente vende, imagine ficar em casa sem o mínimo de vontade de atender clientes, pois eu fiquei vários meses, estava tão estressada que não podia ouvir falar em cliente, e eu que sempre fui à melhor corretora da cidade tinha apagado, com 49 anos, com curso superior em administração imobiliária, sem um real no bolso, e agora! Tudo para ser pago, luz, água, aluguel. Certa noite tive um sonho, com um lugar lindo e diferente, cheio de plantas, um poço que alguém tirava água por uma corda, e eu na fila pra ser atendida vendo pessoas doentes, em farrapos, e eu ali também, aguardando um médico para ser atendida, quando chegou minha vez duas enfermeiras vieram me atender vi grãos de milho ao chão, uma mesinha num canto, uma cadeira de palhinha antiga e surrada, uma das enfermeiras antes mesmo que eu falasse me disse sua dor não é ai, era uma dor nas costas que eu tinha, ela me mostrou uma enorme folha e me mandou tomar um chá que ficaria curada, eu não acreditei queria falar com o médico, ela pediu que levantasse e sentasse num sofá próximo, pois tinha que atender outros pacientes, sentei próximo a uma janela com cortinas brancas e uma suave brisa e ali fiquei aguardando o tal médico. Bom esperei e ele não chegou, acordo assustada e penso caramba onde eu andei esta noite, o engraçado é que repentinamente me deu vontade de levantar e arrumar as coisas, ainda eram três horas da manhã, quando amanheceu fui à busca da tal folha que aqui na região norte é comum em quintais. Achei na casa de uma vizinha pequei a folha fiz o tal chá tomei, e menos de 24 horas voltei ao trabalho, e todos que me conhecem acharam incrível, que uma simples folha me curou da depressão. Não sei se foi o sonho, o chá ou Deus, mas me curei, voltei a estudar, e nunca mais tenho me mantido sozinha, se estou em casa ouço musica, vejo só programas de humor ou comedia, e não tenho lido noticias com tragédias, pois o depressivo guarda tudo pra si, como diz meu psiquiatra hoje, libere as gavetas da mente, ou seja, desocupe a mente de pensamento ruins e tragédias, pense só em coisa boas, ouça muita musica, dance, leia bons livros, eu me curei sem um remédio, só com meu chazinho milagroso, ou talvez o sonho tenha me curado, mas faço acompanhamento com um amigo psiquiatra que diz que sou mais lúcida e capaz que ele próprio. Aprendi a ouvir a historia da vida de outras pessoas e ajudo com conselhos e alegria, isto tudo me ajudou, na maioria dos dias estou ótima e positiva, quando sinto que vou ficar triste ouço musica, vou de ônibus a qualquer lugar, conheço pessoas diferentes, ou seja, não fico mais na cama ou em casa, o melhor pra depressão é sair fazer caminhadas e conversar.

  6. Aiaiai! gente não existe milagre para se melhorar de depressão ou d qualquer outro transtorno de humor! não aguento essa sociedade normalóide que reduz tudo a um simples tratamento ou pilula da felicidade! o melhor remedio para a depressão é o autoconhecimento! é despertar a propria consciencia e isso é conseguido atraves de tratamentos diversos, que estão à disposição. E é trabalhoso!!!! E trabalhoso a maioria nao quer… Eu melhorei de uma depressão agressiva que me acompanha desde a infancia qdo finalmente encontrei a medicina integrativa que alia a modernidade da medicina convencional com a medicina tradicional, como a chinesa e a indiana, com tratamentos complementares e alternativos como yoga, acupuntura, homeopatia, meditação, terapia corporal, bioenergetica, etcetcetce. Há mais de 50 tecnicas para se ter qualidade de vida e bem estar, que te ajudam a se conhecer! Mas como elas não estão assessoradas por uma industria com recursos para investir em um marketing pesado, o povo nao fica sabendo…
    bjoka e melhoras!
    http://www.depressaoassassina.blogspot.com

  7. Olha gente depressão é a coisa mais ruim que eu já tive! Apareceu depois de vários stresses … Eu que sou super positiva, derepente me vi sem querer comer, beber água, falar com ninguém … ficavav na cama, sem querer ver nenhuma pessoa, e nem queria tomar banho, e olha que sou super vaidosa! A gente sente uma coisa muito ruim, parece que nada mais tem sentido! Fui ao médico, me deixaram lá 2 dias,internadad, na ala dos doidos mesmo!Tomando soro, pois perdi 8 quilos em 3 semanas! Aí resolvi dar um basta! Não quis mais tomar remédios e vim me aconselhar com amigos aqui na NET … Não é que consegui sair dessa! Sem saber apliquei estas técnicas de positividade e deu realmente certo! Os conselhos dos amigos, me fizeram voltar parar o que eu era! Agradeço a todos. Tinha que sair dessa! Fala sério!

    • É muito comum, uma pessoa passar por uma situação stressante, como creio que foi o teu caso, em um determinado momento, como um internamento, o choque faz você acordar e tomar uma atitude positiva.
      Porém a doença, que hoje já é provado através de exames, que é uma disfunção química do organismo, não é bem assim, não se consegue nem entrar na NET, muito menos querer se aconselhar com outras pessoas, pois parece que todos estão contra você e que ninguém te entende, nada do que te dizem faz sentido, só depois de algum tempo, uma ou duas semanas, de tratamento com medicação, ai então as coisas começam a fazer sentido.
      Volto a dizer, só quem já viveu verdadeiramente uma depressão consegue entender.

  8. Pratica.Exercicios.Por exemplo,quando um paciente tem paralisia,perdendo suas funções motoras,ainda assim se aplica fisioterapia,para que a recuperação tenha maior probabilidade de sucesso.Portanto conclue-se que a mente,as emoções podem ter maior chance de recuperação se praticar positividade.

  9. Pessoal, parece óbvio, mas para alguns é importante lembrar q ue uma pessoa deprimida não é a mesma coisa que uma pessoa que sofre de depressão! Todo mundo as vezes fica deprimido por algo, mas sofrer de depressão é uma doença… conceitos diferentes… só pra lembrar!

  10. as vesez quando estamos deprimidos aparecem anjos/amigos que com uma simples palavra um simples gesto demonstrando se importar com vc…já é um momento de luz de positividade…pois geralmente quem está com depressão acha que está sozinho e um gesto de amor alguem de bom astral pode sim fazer a diferença…

    • Agindo.
      Independente da situação que ele se encontra, existe uma Tendência Construtiva que o Impulssiona. Pode ser quase que imperceptivel do ponto de vista da Pessoa, mas essa Tendencia Existe… é a Vida que sopra a favor do Ser Humano.

    • Falar de depressão é muito fácil, dar palpites, mas quando se trata de passar por uma depressão, não é nada fácil, só quem já teve pode falar como é de fato.
      Não tem como ser positiva se tudo que se ve é angustia, tristeza, desanimo, não conseguimos ver nada positivo, nínguém entende, a vontade é de ficar deitada, para ser sincera, nem tomar banho dá vontade, é horrível. A gente se sente sozinha. Sei muito bem o que é isso.
      Hoje graças a Deus estou com uma dose de manutenção, mas a 18 anos eu me trato. Já tentei muitas vezes diminuir até parar de tomar a medicação, mas não tem jeito sou obrigada a voltar a tratar.
      No decorrer destes 18 anos, já teve picos de ter que triplicar a dose de manutenção.
      è muito dificil, só quem vive pode avaliar a situação.

    • Realmente é muito díficil para uma pessoa depressiva conseguir agir positivamente por si só, mas terapias grupais e atividades como foi mencionado no texto de escrever no papel coisas boas, nem que seja só uma palavra, já são um começo para o alívio da depressão.

Deixe uma resposta