Três novas espécies de “aranha-voadora” são catalogadas

Publicado em 6.03.2012

Recentemente, a família das Acroceridae recebeu a adição de mais três membros em seu quadro de espécies. São as chamadas “Aranhas voadoras da Australásia” (referência às regiões dos planetas em que habitam), mas que na verdade não são aranhas, mas insetos.

O corpo, de um azul brilhante, possui um largo par de asas, e dá ao animal um aspecto de inseto. As pernas, no entanto, são longas, compridas e se parecem com as de uma aranha, daí a fama no nome não oficial das Acroceridae.

A reprodução destas espécies é muito interessante. A mãe bota seus ovos dentro de filhotes de aranha (aranhas de verdade, no caso). Neste local, os ovos chocam e as larvas se alimentam da própria aranha, comendo-a de dentro para fora. Curioso, no mínimo. [Gizmodo]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

29 Comentários

  1. Se quando aparece uma borboleta ou outro bicho “fofinho” dizem que Deus é fantástico, e neste casso “usar corpo de outro animal vivo para as larvas eclodirem e o devorarem de dentro para fora, de onde os filmes Alien tiraram sua inspiração, também é praticado por algumas vespas e moscas” quem fez o diabo?

    Thumb up 10
    • Acho impressionante a capacidade que certas pessoas têm em botar Deus no meio de absolutamente todo e qualquer assunto. O mais interessante de tudo, é que justamente aqueles que não acreditam é quem toma a iniciativa. Existe alguma insegurança, alguma pra sentirem a necessidade de reafirmar a todo o tempo uma certa postura sem necessidade? cara, isso é sinal de segurança.
      Sua resposta está AQUI.

      Thumb up 33
    • Provando deus com a bíblia, meu caro jovem? Sendo assim, Hogwarts existe, pois é relatada no livro de Harry Potter! Parabéns, você atingiu um outro patamar de panaquisse.

      Thumb up 31
    • Meu truta, eu não estou provando Deus com absolutamente nada, foi isso que você tinha pedido? Você já partiu da premissa de que se diz que quem fez os bichinhos bonitos foi Deus, baseado neste contexto que te apresentei, quem fez ambos foi Ele, não importa se Ele existe ou não, quem afirmou que se diz a primeira afirmativa foi você, não eu.
      Se com esta sua primeira pergunta, você pediu provas da existência de Deus, por favor, se expresse melhor.

      Thumb up 12
    • Aliás, não foi você quem tinha perguntado…

      Thumb up 4
  2. de alguma forma o alimento desta especie pode justificar o que elas vem se tornando com o passar do tempo? digo o fato de elas se alimentarem de aracnídeos e de ter adquirido caracteristicas semelhantes do mesmo…. vlw.

    Thumb up 0
  3. Três novas espécies de “Aranha-voadora”(?) são catalogadas (?). Família zoológica: Acroceridae – na verdade não é aranha-voadora coisa nenhuma. É um inseto. Mas, vale a pena ler esse artigo intrigante e muito mais interessante é ler o comentário do JONATAS-7.03.2012. É de arrepiar mesmo! Ele comenta o artigo, acrescentando um outro episódio comparando o modo desses insetos similares, ou seja, como e até onde podem ser literalmente “chocados” os seus ovos (…). Você vai ficar “chocado e arrepiado” ao ler o comentário ora sugerido. O próprio Jonatas ficou sem almoçar após ler onde esses insetos pousaram para colocar os ovos (…). Ana Lourenço da Rosa. Consultoria/Etnobio/Cerrado. Tocantins. BRASIL.

    Thumb up 2
  4. Esse método de reprodução (como já disseram, também praticado por outros animais) é realmente o mais tenso que eu já vi. D:

    Thumb up 2
  5. Parece que por causa da Austrália ser um continente isolado, ocorre algumas ‘mutações’ interessantes por la…no meu ver, creio que essa se originou ha muitos anos…a principio, as moscas nasciam normais, como moscas mesmo, mas com o passar do tempo, de alguma forma os ovos ou as larvas receberam material genético da aranha.Claro que parece ficção, mas ta aí…minha humilde opinião….

    Thumb up 5
  6. Texto da matéria:

    “mas que na verdade não são aranhas, mas insetos.”

    E aranhas não são insetos ???

    Thumb up 18
    • Não, aranhas são ARACNIDEOS, 4 pares de pernas, ausência de antenas.. lembra das primeiras aulinhas do primário?

      Insetos- 3 pares de pernas, 1 par de antenas..

      Thumb up 17
    • Aranhas são animais da classe dos aracnídeos, mas ainda assim pertencem ao mesmo filo dos insetos, na verdade é o filo dos Artrópodes, composto pelos Aracnídeos (Aranhas, Ácaros e Escorpiões), Insetos (besouros, vespas, moscas, baratas…), Crustáceos (Caranguejos, Camarões, Lagostas) e Diplópodes (as centopeias). Os artrópodes são recordistas globais, o filo mais numeroso em espécies e dos primeiros seres a conquistarem a Terra firme e a voarem.

      Thumb up 27
    • santa ignorância

      Thumb up 3
    • Porque vc não leu a matéria antes de comentar?

      Thumb up 3
  7. Esse lance de usar um corpo de outro animal vivo para as larvas eclodirem e o devorarem de dentro para fora, de onde os filmes Alien tiraram sua inspiração, também é praticado por algumas vespas e moscas. A vareja é uma, e pode atacar humanos…

    Thumb up 11
    • Pensa numa Varejera + a estupidez humana…
      O_o

      Thumb up 0
    • Certa vez vi na tv um canadense viajou pra África ou América Latina, não me lembro, e voltou. Como no Canadá é frio e as pessoas passam longos dias sem tirar seus pesados casacos, quando ele se deu conta estava com os bermos mais horríveis, as larvas de moscas eclodiram em suas costas alimentando-se de seu sangue e tudo que ele sentia era cosseiras. Quando foram retiradas, a maior tinha até 3 cm… Bom nem almocei naquele dia.

      Thumb up 6
    • Uma vespa conhecida por aqui que faz o mesmo com baratas é a Ampulex compressa. Por favor, se alguém tiver ou conseguir tirar uma foto de uma, entre em contato comigo. Do fim do ano passado pra cá, vi por três vezes esses bichinhos, com uma câmera na mão e não consegui tirar uma foto decente, pois ela rapidamente se escondeu atrás da árvore e eu perdi de vista. A vez que eu não tinha câmera, ela ficou parada! A foto pode ser de celular, só não pode ser tirada da internet.
      Valeu!

      Thumb up 0
    • Por aqui chamamos Vespas de Marimbondos. Tem um ninho perto de minha casa e já vi elas carregarem aranhas pra lá. Provavelmente farão esse processo com as aranhas lá dentro, ou simplesmente a deixarão presas para alimentação. Não sei ao certo e falta coragem pra ir lá pra ver, são muitas vespas no ninho, muito grandonas e certamente não vão me receber bem…

      Thumb up 1
    • Não, Jonny, seria um erro chamar o gênero Ampulex de marimbondos. O nome popular desse bichinho a que me refiro é vespa joia, em inglês jewel wasp ou emerald cockroach wasp, ela é verde metálica, com o começo das perninhas vermelho, ela é linda e não é espécie nativa, não sei como foi introduzida, há informações de que foi introduzida intencionalmente no Havaí.
      Esse é um ótimo vídeo sobre ela:
      http://www.youtube.com/watch?v=Hxe60BcHbUA

      Thumb up 0
    • sim, claro. Mas me referi ao termo popular, as pessoas daqui os chamam de marimbondos, pra você ter uma ideia muitos chamam libélulas de cigarras, mesmo sabendo e conhecendo as verdadeiras cigarras, e como são diferentes das libélulas. :)
      Mas concordo contigo, realmente um belíssimo animal. Pena que ferroa…

      Thumb up 1
    • Sério? Chamam libélulas de cigarras? Cê mora no sul, né? Talvez seja por regionalismo mesmo, aqui em Sampa ninguém as chamariam de marimbondos. Mas marimbondos reais também ferroam, Jonatas, mesmo assim eu os pego na mão sem problemas. O segredo é deixar que eles subam, ao invés de pegá-los prendendo. Mas a A. compressa, jamais permitiria fazer isso, elas são muito assustadas. Meu amigo disse que a mãe dele foi ferroada por uma, mas acho que ela conseguiu uma proeza.
      Bom, eu me incomodo quando chamam mariposas, aquelas que ficam dentro do saquinho, de traças http://bugguide.net/node/view/27382/bgpage.
      Traça, pra mim são tisanuros http://bugguide.net/node/view/37090/bgpage, mas parece que o nome “popular é oficial” para ambos, tanto que há uma página de desambiguação no Wikipedia, então, se aí o pessoal chamam assim as vespas, beleza.

      Thumb up 1
    • Retificando,
      Vossa é o pronome possessivo referente à terceira pessoa do plural. Melhor seria você ter dito tua ortografia.
      Já a vareja, é o estado larval da mosca varejeira. Até mais.
      Felicidades!

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120302193934-large
Causa de explosão estelar é desvendada

A origem de um impor...

Fechar