Tribo isolada do mundo é descoberta na Amazônia brasileira

Publicado em 27.06.2011

O Brasil confirmou recentemente a existência de uma tribo que vive na Amazônia ocidental, sem qualquer contato com o mundo exterior.

Aproximadamente 200 índios foram avistados. A tribo isolada não está “perdida”, nem é desconhecida. Na verdade, suspeita-se que cerca de 2.000 índios morem no Vale do Javari, onde as casas foram vistas do ar.

Segundo autoridades brasileiras, a confirmação da existência da tribo permite que o governo monitore a área e proteja o estilo de vida de seus moradores.

As imagens mais recentes revelam que a tribo recém-confirmada planta milho, amendoim, banana e outras culturas.

Em 2008, o grupo Survival International (em português, “Sobrevivência Internacional”), lançou fotos de outra tribo isolada perto da fronteira entre Brasil e Peru. As imagens impressionantes revelavam homens visando flechas em direção ao céu, onde os aviões os fotografavam.

Segundo o grupo, os indígenas não são contatados, mas são cientes do mundo exterior. Viver separado do resto do globo é uma escolha, um estilo de vida tradicional nas profundezas da floresta amazônica.

Como as tribos são isoladas, o contato com o mundo exterior pode ser mortal. Por exemplo, quando missionários contataram a tribo Zo’e em 1987, 45 índios morreram de doenças comuns que nunca haviam encontrado e, portanto, não tinham nenhuma tolerância, incluindo a gripe. No Peru, metade da anteriormente isolada tribo Nahua morreu de doenças após a exploração de petróleo em suas terras, que começou na década de 1980.

A exploração de petróleo nas proximidades do Peru também ameaça a tribo recém-confirmada. Outras principais ameaças para o bem-estar desse grupo são a pesca ilegal, a caça, a exploração madeireira, a mineração, a pecuária, as ações missionárias e o tráfico de drogas.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

31 Comentários

  1. De qualquer forma; haverá contato mesmo e cabe aos próprios índios decidir se querem manter-se isolados ou não. Assim sendo; antes com antropólogos e médicos trazendo vacinas do que com madeireiro$; garimpeiro$ e mi$$ionário$ religio$o$! =]

    Thumb up 7
  2. Sim, infelizmente há mais motivos para se preocupar do que nunca, pois abre-se uma nova fronteira, uma área de exploração, invasões, doenças… fora o desmatamento desenfreado, a ganância em se expandir área$ agrícola$ super rentáveis…o fim dessa história? vejam o que aconteceu com as extintas tribos norte-americanas com a expansão americana, ou os incas, maias, astecas, povos extintos com a colonização espanhola… somente exploração, sem preocupação com a preservação de tais culturas…

    Thumb up 6
  3. “Na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra”…Temos nosso mundo aqui e nos sentimos felizes, eles vivem lá e são felizes…não são ignorantes…Também são seres humanos.

    Thumb up 10
    • Os verdadeiros bárbaros somos nós, os “civilizados”. Eles é quem sabem o verdadeiro valor da vida.

      Thumb up 15
  4. o governo está destruindo o amazonas aos poucos! quem sabe se isso não incentive os políticos corruptos desse pais a fazer alguma coisa contra o desmatamento?

    Thumb up 5
    • Engraçado, vc falando isso pareceu até oq um extraterrestre diria de nós aqui na Terra rs

      Thumb up 4
    • hahaha ! com certeza, véio ! somos “selvagens” vigiados também… ( que coisa esse mundo doido !)

      Thumb up 3
  5. A Amazônia não deve ser alvo de EXPLORAÇÃO mas sim de ESTUDO! Sim, sua riqueza é muito grande e ainda desconhecida. Entrar em contato com tribos que decidiram se isolar, realmente não é algo que cabe a nós decidir… eles não nos incomodam e vice-e-versa. Mas com certeza o “homem civilizado” teria muito à aprender com pessoas que aprenderam a viver em harmonia com a natureza.

    “vicente / 27.06.2011
    legal ate que enfim um povo livre do capitalismo =D”

    Capitalismo nosso de homens pobres de espírito…

    Invejo esta tribo, pois eles sim podem ser ditos donos da maior riqueza do mundo.

    Thumb up 10
  6. Vamos ver até quando….
    Aposto que os petistas vão fazer alguma coisa pra tentar arrecadar impostos desses coitados! AUSHUahsuahsuHSUHusU

    Thumb up 10
  7. Acho intrigante as pessoas achar um máximo existirem indios que preservam sua cultura a parte do mundo.

    Isto é bom? Eu particularmente tendo a dizer que não. Desde quando a ignorância é algo bom? Claro, conhecer pode trazer problemas, mas isso não significa nada.

    Thumb up 2
    • vendo como nós “pessoas civilizadas” fizemos com nosso mundo eu me pergunto…que é ignorante? nós que modificamos tudo ao nosso redor ou eles que respeitam a natureza que tanto lhes provém?

      Thumb up 15
    • cara sua sede por conhecimento e grande mais é um conhecimento destrutivo e que so visa seu bem estar sem liga para as concequencias

      Thumb up 4
  8. O estilo de vida deles – em sintonia com as florestas, os animais… É perfeito. Sempre fui muito curiosa pra ver como é a vida desses indígenas totalmente isolados, mas se para matar a curiosidade nossa, dos “civilizados” (entre grandes aspas), é preciso invadir a vida desses índios, é melhor nem saber. Sempre que eles descobrem uma tribo nova dizem que irão deixar em paz, aí começam as pesquisas e vão entrando cada vez mais no meio social dessas pessoas e o quê acontece? Eles simplesmente perdem sua essência, seu modo de viver. Do jeito que as coisas estão, eu prefiro ficar sem saber dessas tribos descobertas. Assim quem sabe eles tem a chance de continuar vivendo do jeito que são.

    Thumb up 2
  9. com certeza, daqui dera de 10 anos nao veremos mais esta tribo… ou melhor poderemos ver pessoas de ternos e gravatas vendo televisão e acessando internet… tudo bem moderno!

    Thumb up 2
    • eu diria ao Dr. Nomestranho que se não abrirmos os olhos nós é que estaremos vivendo como eles num futuro próximo…

      Thumb up 1
  10. É o tipo de notícia que você não sabe se fica feliz – pela descoberta – ou triste, pelo futuro provável desses.

    Thumb up 36
    • Também não sei se fico triste ou feliz. Fico feliz porque tenho certeza que eles não destroem a natureza. E fico triste porque nunca aprenderemos com eles a respeitar a natureza.
      Digo isso olhando para o passado de minha cidade e até mesmo do Brasil. Moro no Amazonas e as tribos que viviam na minha região foram todos mortos pelos portugueses. São poucos os descendentes indígenas por aqui, na minha família não encontrei nenhum!

      Thumb up 2
  11. PENSO EU QUE NINGUEM TEM QUE ENTRAR NA CASA DE ALGUEM SEM SER CONVIDADO!!CONCORDO SE DETERMINADAS PESSOAS NAO QUEREM CONTATO COM O RESTO DO MUNDO, NINGEUM TEM QUE INCOMODA-LOS.

    Thumb up 22
  12. Que nossas autoridades não queiram fazer contato. Deixem os indios lá mesmo. Todos os contatos de “civilizados” (com aspas mesmo)!. com indios, estes sempre saem perdendo, quer pela contaminação de doenças, quer pela exploração de seus recursos, pelo alcool, pela prostituição etc.
    Na nossa fronteira com o Suriname o indice de HIV nos indigenas é altissimo, fruto(maldito)do contato com garimpeiros e de indios (homens) que frequantam os bordeis de vilas ao longo dos rios.

    Thumb up 16
  13. a floresta amazônica a mundo a seer explorado apesar de ainda existir o desmatamento na maior parte ela ainda é intocada aida existi muitas coisas a ser descobertas

    Thumb up 2
    • Não necessariamente.

      Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
aligluten
Menopausa precoce ligada à alergia ao glúten

A doença celíaca, qu...

Fechar