Uma dúzia de fatos extraordinários sobre ovos

Publicado em 24.08.2010

Não, ainda não descobrimos se eles vieram antes ou depois do que as galinhas, mas sabemos de algumas curiosidades que o deixarão maravilhado enquanto você prepara um ovo frito – ou então, pelo menos, alimentarão uma boa conversa de bar. Confira uma dúzia de curiosidades fresquinhas sobre ovos:

1. A casca do ovo…

… é feita de carbonato de cálcio, que é o ingrediente principal de alguns antiácidos que tomamos quando estamos com azia. A casca, apesar de ser leve, representa quase 75% do peso total do ovo e, apesar de parecer maciça, ela possui poros, que permitem que o ar entre, não asfixiando o pintinho que pode estar se desenvolvendo ali dentro.

2. A clara do ovo…

… é feita, principalmente, de uma proteína chamada albumina, e também contém niacina (também conhecida como vitamina B3), riboflavina (vitamina B2), cloro, magnésio, potássio, sódio e enxofre. A clara contém 57% das proteínas do ovo.

3. A cor da gema do ovo…

… é determinada pela dieta da galinha. Quanto mais pigmentos amarelos e laranjas existirem nos grãos usados para alimentar a penosa, mais vibrante será a cor da gema.

4. A cor do ovo também pode variar…

… por outros fatores, mesmo depois que ele já saiu do organismo da galinha. Claras que são mais opacas (quando cruas, obviamente) indicam que o ovo é muito fresco. Já as mais transparentes mostram que o ovo já é mais velho. Se a clara for rosa, desista do seu omelete – os ovos já estão estragados e não devem ser consumidos.

5. Se você encontrar sangue no seu ovo…

… não significa que ele não pode ser consumido. Isso indica que um vaso sanguíneo que pode existir na gema se rompeu. Mas que é macabro ver um ovo sangrando, isso é.

6. A temperatura de um ovo…

… chega a 40 graus Celsius quando ele é botado. Quando eles esfriam, o líquido do seu interior se contrai e uma bolha de ar é formada na extremidade mais larga do ovo. Você pode perceber esse achatamento quando cozinha um ovo por muito tempo para que ele fique duro e o descasca.

7. Uma galinha bota…

… de 250 a 270 ovos por ano. Haja fôlego!

8. Ovos brancos ou caipiras?

A cor da galinha determina a cor da casca de seus ovos. Segundo empresas distribuidoras de ovos, não há diferenças nutricionais significativas entre um ovo de casca escura ou um ovo de casca branca.

9. Os ovos demoram…

… de 24 a 26 horas para se formar dentro de uma galinha. Primeiro uma célula similar ao óvulo feminino desenvolve a gema, em um ovário da galinha. Durante a ovulação da ave, a gema  cai em um tubo chamado “ovoduto”. Esse tubo leva a substância para o útero e é nele que a albumina é formada e depositada ao redor da gema. A casca é formada no útero. Depois de 30 minutos em que a galinha bota o ovo, o processo se inicia novamente.

10. O Brasil produz…

… dois bilhões de dúzias de ovos por ano, em média. Destes, 60% são destinados aos consumidores, 9% vão para restaurantes e o resto é usado por indústrias produtoras de alimentos e vão parar na sua maionese comprada pronta, por exemplo. A China é o maior produtor de ovos do mundo e produz 390 bilhões de ovos todos os anos, cerca de metade da produção mundial.

11. Ovos de peru…

… também são saudáveis e comestíveis, mas você não irá encontrá-los em mercados por aí. Os perus são mais difíceis de serem criados, precisam de mais espaço, então, economicamente falando, produzir ovos de peru não compensa. As peruas também têm instintos maternais muito fortes, então coletar seus ovos é uma tarefa complicada.

12. Os dinossauros…

… também botavam ovos e, muitas vezes, era o pai que era o responsável por chocá-los. Cientistas afirmam que isso resolveria o enigma “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”, porque os ovos de dinossauro estavam aí muito antes do que as penosas. Mas não é bem assim que o paradoxo funciona, certo?

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

50 Comentários

  1. Gloria, na biblia sim faz referencia a dinossauros. Será que você já leu toda a biblia. E outro sim, a biblia foi feita para nossa vida, para nós humanos, para entendermos o porque da vida, etc… e não teria o porque se referiar a todas as centenas (ou milhares) de especies de animais.
    Mas note que a biblia fala claramente de pessoas como você que julga a Deus.

    Thumb up 10
  2. Se o ovo ou a galinha veio primeiro eu ñ estou intesada a saber, p\ quem diz q na biblia está escrito q Deus criou todos os animais, então porque lá ñ faz nenhuma referencia aos dinosauros, se realmente ela é a palavra de Deus , ele ñ conhece suas crias , se esqueceu desse fato e ninguem do velho testamento diz uma linha sequer em todo ‘O livro sagrado”q de sagrado ñ tem nada!

    Thumb up 11
    • Glória minha filha

      Que papo é este ? Nada a ver com o assunto ovos , NOVAMENTE fanáticos falando sobre a bíblia em assuntos que não tem conexão com o assunto discutido, ninguém merece !

      Thumb up 34
    • Olá, e se eu te falar que a Bíblia fala sim de dinossauros?
      Obviamente não é usado o termo ‘dinossauros’ mas ela fala sim sobre eles, animais cujo tamanho da cauda era maior que o de um pinheiro, etc. e etc.

      Quer um conselho minha filha? Antes de falar acerca do que não sabe, fique calada, ou busque se informar antes.

      Thumb up 5
  3. P.q.P. quanta gente que não tem o que fazer. Fica tecendo comentários ridículos. Sem “nexo” algum. Que tal “levantar”o nível? Ou então… se calar?

    Thumb up 27
    • Pois é, já que é pra falar de um assunto diferente do post, vamos falar de algo realmente importante tipo a tekpix.kkkkkk
      Falam que tem tem na Bíblia sobre dinossauros mas não dão nem uma referencia do q adianta?!

      Thumb up 0
  4. se a cor da galinha determina a cor do ovo vou pintar uma galinha de azul pra ver no que da!

    Thumb up 15
  5. Imaginem um espermatozoide jogado no mundo. Pois é, penso que quem veio primeiro foi a galinha (ave/s) e depois seu organismo produziram os ovos, se parar pra pensar no espermatozoide, ele não se desenvolve sozinho não, é até grosseiro pensar assim, e se sendo, quantos filhos e filhas estariam aí nascidos e nascidas do vento, do esgoto etc…

    Thumb up 5
  6. Marcos vc ta mais ou menos ! Nao concordo muito com o que vc escreveu sabe ??????????…

    Thumb up 1
    • adorei sua explicacão!Éassim q está escrito parabens!

      Thumb up 0
  7. Marcos… acredito que a melhor resposta foi a sua, porém eu mudaria a ordem cronológica… Primeiro veio o MILHO, depois veio a GALINHA (e comeu o milho!!!!Dãhhh!!!)… hehehe… e depois dela alimentada, em até 26h surgiu o OVO… e para perpetuação da espécie, antes que OVO viesse à luz, este fora GALADO… hehehe… ihhhhhhh caramba!!! e agora? quem veio primeiro? a galinha ou o galo?????????

    Thumb up 3
    • galado por quem? Pelo espirito santo?

      Thumb up 0
  8. Eu acredito q 1º veio o ovo(lógico de algum tipo de animal q não a galinha), depois a galinha q mais evoluida continua com sua espécie.

    A mesma coisa com o homem, q agora mais “evoluido” continua inventando estórias q veio de Deus (Querendo dizer com isso q é a espécie mais evoluida do universo!!!) Bah q bobagem!!!

    Thumb up 8
  9. Trabalho em na maior empresa do nordeste de poedeiras e classificação de ovos, é um ótimo ramo. E quem penssa que isso faz com que eu tenha repulsa de ovos devido sentir o cheiro e vê-los constantimente, engana-se… é sagrado eu comer um todo dia, delííícia!

    Thumb up 2
  10. Perguntem aos índios… conta Péro Váz de Caminha q estavam 2 índios na caravela de Cabral quando viram um galo ,ficaram c/ muito medo quando o ouviram cantar ,pois ñ conheciam tal bicho…talvez p/ eles o q veio primeiro foi a galinha eles nem sabiam q ela botava ovo.Essa polêmica de quem veio primeiro o ovo ou a galinha?Parece enigma de português.

    Thumb up 2
  11. Eu posso provar que vc deve jogar o anel(o precioso) nas chamas da montanha da perdição, leia o senhor dos aneis.

    Thumb up 4
  12. A GALINHA PODE TER SAIDO DO OVO DO DINASSAURO OU DE QUALQUER OUTRO ANIMAL E QUE AO ANDAR DO TEMPO SOFREU MUTA;OES ATE A GALINHA ACTUAL, PORTANTO O OVO SEMPRE FOI O PIONEIRO.

    Thumb up 2
  13. No livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, há uma cena em que se é perguntado “quem nasceu primeiro, a fênix ou a chama?” e uma garota respondeu que “um ciclo não tem princípio”. Eu acredito ser a mesma coisa em relação ao ovo e à galinha.

    Thumb up 10
  14. O ovo ja existia antes da galinha. Os dinossauros machos possuiam 02 ovos e nem se falava em galinha ainda.

    Thumb up 1
  15. Ouçam o mestre,Deus criou os dinossauros,as galinhas e disse cada um bote seu ovo segundo a sua espécie,aprenderam? Muito bem,amanhã tem mais,até lá crianças.
    Leiam a lição de casa em Gêneses 1:01

    Thumb up 4
    • Outro comentário péssimo e CAFONA ao extremo, fanáticos falando da bíblia, meu é ciência e não aula de teologia !
      Nada a ver com o assunto ….

      Thumb up 3
  16. Bom Cesar isso de acordo com a ciência mas eu posso te provar e quem nasceu primeiro foi a galinha,pois deus criou todos os animais da terra primeiro e logo após a criação eles se multiplicarião. leia Genes no livro mais lido do mundo ” A bíblia sagrada”.

    Thumb up 5
  17. “lojica”… :P

    O ovo veio primeiro que a galinha, já que uma nova espécie surge a partir de mutações que aparecem sempre na próxima geração, assim um animal que não era galinha colocou um ovo e dele saiu um outro animal que ainda não era galinha, mas era mais galinha que seu ancestral. As mutações foram se acumulando até que um animal que era quase uma galinha colocou um ovo e dentro dele estava a galinha, surgida por mutações.

    Agora, “lojica”? Por favor…

    Thumb up 10
  18. caro Eduardo Garcia, permita-me fazer uma observação:no capitulo 1 versiculo 20 de genesis diz que Deus criou primeiro as aves depois os répteis(isso quebra toda teoria da evoluçao que diz que foram dinossauros primeiro criados),e no versiculo21 eles já estão juntos(aves e répteis)no 22 fala de novo das aves e seres das aguas,no 24 e 25 a biblia só confirma tudo. dando um panorama geral dos animais já criados.E dizer que (um dia para Deus é como mil anos,e vice-versa significa que a criação foi feita em enormes intervalos de tempo) não está de acordo com a biblia,pois Deus criou a terra para ser habitada.Não faria sentido cria-la hoje e mil anos depois criar as plantas e mais mil anos os animais;Dizer que para Deus um dia é como mil anos,é forma hebraica de se dizer que para Deus não existe esta barreira de tempo pois Ele criou o tempo e não fica sujeito à sua criação.A biblia diz também que pra Deus trevas e luz são a mesma coisa.espero poder ter ajudado

    Thumb up 4
  19. Falaram comentar sobre o suplemento para praticantes de musculação chamado Albumina que é feito da clara do ovo desidratada e pasteurizada. E que também faltou citar que absorvermos somentes uns 20% de o ovo é cru.

    Thumb up 1
  20. Deus criou primeiro os répteis depois as aves e naum fala o tempo de um dia para outro(um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia), então os répteis (que botam ovos) começaram a se reproduzir primeiro, tecnicamente o ovo veio primeiro que as aves incluindo a galinha!
    Será que fui claro?

    Thumb up 4
  21. ao cara que supostamente teve o comentario “censurado” por falar contra os homossexuais,quero lembra-lo que a democracia não é o direito de falar mentiras e o homossexualismo é comprovadamente 1 comportamento normal ou pelo menos não menos anormal que o heterossexual capiche.

    Thumb up 1
  22. Achei interessantíssima essa matéria, principalmente, a informação contida no item 5, pois, nas vezes em que aconteceu de abrir um ovo com resquíco se sangue, eu jogava no lixo, pois, pensava que estava estragado. Muito boa mesmo essa informação.

    Thumb up 4
  23. o ovo veio depois, pq so se forma a casca do ovo devido a uma substancia q a galinha produz, portanto, sem galinha nao tem ovo. Aos mais curiosos q perguntarão: de onde veio a primeira galinha? veio da longa evolução de uma especie la do tempo dos dinossauros, assim como várias outros animais q existem hj.

    Thumb up 2
  24. Ovo de pato também é comestivel, mas é nojento, a clara é bem escura quase preta e o gosto é forte

    Thumb up 3
  25. Quem veio primeiro…o ovo ou a galinha ?
    Isso não importa muito, o importante é que tanto o ovo quanto
    a galinha, estão ai para que possamos nos deliciar com tantas
    iguarias que eles nos oferecem.
    Mais uma vez, parabéns pela reportagem.
    É sempre muito importante e proveitoso aumentar os nossos
    conhecimentos, afinal, cultura não faz mal…

    Thumb up 6
  26. Quem veio primeiro foi o ovo ou a galinha? a lojica mais conscientizada é a seguinte: agredito que Deus diretamente não criou o ovo! Deus criou a galinha, o ovo certamente veio depois, certo! obrigado!!

    Thumb up 4
  27. Muito interessante este estudo, mas acredito na hipotese de quem veio primeiro foi o ovo e não era das penosas atuais e sim de outro animal que evoluiu e hoje é as galinhas. O planeta Terra vive em constante estado de transformação, muitos organismos morrem dando origem a outros. E assim é a natureza que fazemos parte dela embora sendo nós os maiores predadores naturais.

    Thumb up 2
  28. Muito interessante, aprendi mais um pouco sobre ovos e galinhas!

    Thumb up 4

Envie um comentário