Novo distúrbio alimentar MASCULINO: abuso de suplementos esportivos

Por , em 7.08.2015

De acordo com uma nova pesquisa, a baixa autoestima e uma percepção de não cumprir o ideal moderno de masculinidade está levando cada vez mais homens a consumir suplementos de musculação, constituindo o que os cientistas acreditam ser um transtorno alimentar emergente.

Suplementos como Whey Protein e creatina são usados para melhorar o desempenho atlético e físico e são amplamente vendidos. Embora só devam ser tomados com a indicação de um nutricionista e aliados a atividade esportiva de intensidade para surtir efeito, seu uso excessivo está aumentando e pode ser perigoso.

“Os homens estão usando os suplementos de uma forma que é arriscada tanto para a sua saúde física quanto seu bem-estar emocional”, disse Richard Achiro, da Escola de Psicologia da Universidade Alliant International, nos EUA. “É uma expressão, ou variância, de um comportamento de transtorno alimentar nestes homens”.

Busca por ideais de beleza

Ao contrário da anorexia ou bulimia nas mulheres, que resultam de um desejo de ser magra, os homens estão aspirando por um físico que é tanto magro quanto musculoso, e estão usando suplementos para alcançá-lo.

Achiro afirma que o uso excessivo desses produtos pode causar diarreia, doença renal e insuficiência renal.

“No seu conjunto, baixa autoestima, insatisfação corporal e conflito de papéis de gênero, que é um senso de insegurança sobre a própria masculinidade, contribuem para o uso excessivo desses produtos”, explicou.

Objetificados também

Achiro liderou um estudo com quase 200 homens que tomavam suplementos. Destes, 29% expressaram preocupação sobre o uso dos produtos. Além disso, 8% admitiram que seus médicos lhes pediram para cortar ou parar o uso, e 40% disseram que seu uso tinha aumentado ao longo do tempo.

Segundo os pesquisadores, foi provado que, estatisticamente, o uso excessivo de suplementos é uma forma de transtorno alimentar.

“A maneira pela qual os corpos dos homens estão sendo objetivados pela mídia está alcançando rapidamente o que tem sido feito com o corpo das mulheres durante décadas”, disse Achiro. “Faz sentido acreditar que a saúde mental dos homens e questões emocionais vão ser expressas mais e mais em transtornos alimentares”. [Reuters]