Veículo espacial da NASA vai escalar montanhas de Marte

Publicado em 27.11.2011

A Agência Espacial dos EUA, a NASA, prepara uma nova sonda para explorar Marte. O veículo, que lançado no sábado (dia 26), vai estudar em profundidade a química e a geologia do local. Para isso, terá que demonstrar uma habilidade “incomum” a veículos espaciais: a capacidade de escalar um elevado de 5 mil metros de altura no relevo do Planeta Vermelho.

Este veículo alpinista foi batizado de “Curiosity” (em português, “curiosidade”). Faz parte da missão “Laboratório Científico de Marte” (MSL, na sigla em inglês), que no total vai custar 2,5 bilhões de dólares (o equivalente a cerca de R$ 4,65 bi, na conversão atual). A sonda deve alcançar a superfície de Marte em agosto de 2012.

O local de pouso já está definido: é uma cratera de 160 quilômetros de largura, chamada “Gale”. No centro dessa cratera, que fica na “zona equatorial” de Marte, está uma montanha com mais de 5 metros de altitude (mais da metade da altura do Monte Everest), que é o alvo do estudo.

A montanha tem alto valor de pesquisa: os cientistas afirmam que ela registra a história geológica e ambiental do Planeta Vermelho ao longo do último bilhão de anos. Munido de dez diferentes instrumentos científicos, o veículo Curiosity vai fazer minuciosos estudos do solo, em busca de componentes químicos e outras informações.

Os cientistas acreditam que algumas características da base dessa montanha não sejam iguais às do cume. Para tornar o estudo mais completo, portanto, a Curiosity (que tem o tamanho de um carro comum) vai escalar a elevação até o seu topo, avançando não mais do que 200 metros a cada dia. A missão, no total, deve durar seis anos. [Space]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

34 Comentários

  1. A falta de sustentabilidade impulsiona a astronomia a conseguir recursos de outros planetas, ninguem vai a marte pra passear. Diferente da lua, que em sua composição parece com meteoritos, em marte existe atmosfera, que reage com o solo e pode gerar acumulos de materiais interessantes a exploração, além de que lá deve haver ou deve ter havido movimentos geologicos para isso.

    Alguns acham que estamos indo a marte pois pretendemos colonizar mas temos um grande problema, lá não há um nucleo que gera corrente eletromagnetica e logo não há uma proteção magnetica para proteger da agressividade radioativa do sol. Este é o maior problema! Haja tecnologia para superar este problema! Quem for pra lá vai ter que ficar usando muitas proteções e mesmo que conseguissemos transformar a atmosfera para algo parecido com a nossa, a radioatividade ainda estaria lá.

    Só se conseguirem gerar um campo magnetico de proteção tão grande quanto marte, sendo que na terra precisamos de nosso núcleo de ferro gigantesco e aquecido por reações nucleares para isso, acho que vai ser difícil. Isso é que nem a suposição de criar um buraco de minhoca para viajar mais rapido que a velocidade da luz, pra fazer isso teriamos que no mínimo ter uma maquina com potencias proximas ou maiores que a do nosso sol ou um tamanho maior do que a própria terra, é simplesmente dificil demais para nós pequenas criaturinhas deformar o espaço/tempo, mesmo tendo descoberto o boson de higs e quase todas as forças do universo, muitas dessas forças serão imanipulaveis em função de sua própria potência e nosso limite em adquirir recursos.

    Thumb up 1
  2. somos todos bem informado não existe preconceito isso é invenção de grupinhos, o que existe é PÓSCONCEITO espalhe esta palavra.

    Thumb up 0
  3. Parece que só sabemos questionar os aspectos sociais da ciência e da tecnologia (C&T). Não que tais críticas não sejam necessárias e boas, mas se não vierem acompanhadas também de uma compreensão básica de C&T perdem totalmente o valor, viram apenas conversa de boteco. O problema é que a C&T torna-se continuamente mais complexa aumentando a responsabilidade do cidadão que deve votar em um representante político afinado com suas idéias. O cidadão precisa, cada vez mais, opinar sobre quais são as C&T potencialmente danosas para as pessoas e o ambiente. Ele terá a oportunidade democrática das urnas para materializar esse dever. Como poderemos fazer isso se, em termos genéricos, não entendemos bulhufas de C&T, não valorizamos C&T, não nos interessamos por C&T? O que vemos nessas discussões emocionais espalhadas pela internet? Na maioria das vezes, quando não são agressivos e desrespeitosos, os argumentos são apenas sociológicos e, nesse caso, são poucos que primam pela lógica ou que são escritos em um português minimamente legível. Quanto mais desinformado e incoerente o argumento pior a gramática, a sintaxe e a concordância nos textos. Será que um problema tem a ver com o outro? Sugestão: vamos ler mais, escrever melhor, pensar mais, conhecer pelo menos o básico de C&T. Dessa forma poderemos elevar nosso nível crítico e escaparmos do vício de lugares comuns tais como:

    1) Ah, a humanidade ainda não resolveu nem o problemas das criancinhas com fome, como pode querer conquistar o espaço?
    2) Oh meu Deus! O planeta está sendo depredado pelo homem. Deveriam investir na conservação da Natureza e não em viagens espaciais.
    3) E pior: Infiéis! Serão castigados por que querem ser como Deus tentando criar vida em laboratórios e indo para a Lua e outros planetas!

    Futebol e carnaval são maravilhosos! Mas o mundo não é só isso. Nós, brasileiros, devemos tomar cuidado. Não nos deslumbremos com o destaque do Brasil no cenário internacional de hoje. Nosso sucesso hoje não é garantia de sucesso permanente. Ainda estamos muito longe de rivalizar com países como USA, Rússia, China, Índia, Alemanha, Inglaterra, Japão, França e vários outros em termos de C&T. Sinto muito em ser o estraga prazeres, mas o bem estar social do mundo hoje não depende apenas da extinção do egoísmo. Nunca a caridade por si só será suficiente para alimentar a tantos carentes. Multiplicar os pães e os peixes não está sendo suficiente. A caridade deve ser um meio para socorrer temporariamente os capazes e manter os que já não possuem forças. Urge que aprendamos a pescar e fazer o pão sem destruir as fontes, sem nos destruirmos. Para chegarmos lá nós temos que acionar o Estado para garantir, entre outros, três direitos: Educação para todos, educação completa e educação flexível.

    Thumb up 8
  4. so troxa acredita nisso, a naza tem que apresentar teoria
    para justificar o dinheiro gasto,que náo e pouco eu acredito que tudo isso e senario fotos etc.

    e interesante como as pesoas acreditáo em tanta babosera
    e náo acreditáo em Deus. ele e a unica verdade. para quem náo sabe a teoria do bigbam, foi lucifer jogado para terra, jesus probrio disse , eu vi satanas cair do ceu como relampago.

    Thumb up 0
    • Deus, se existir não merece ter um seguidor tão analfabeto.

      Thumb up 4
  5. Enquanto isso, nosso programa espacial luta para juntar os pedaços e tentar corrigir as falhas do VLS com um orçamento pífio, pra não dizer ridículo. China e Índia são países semelhantes ao Brasil e investem muito mais na área aeroespacial.

    O conhecimento e a tecnologia parece não serem prioridades do governo brasileiro.

    Thumb up 8
  6. quando jesus voltar, ja estaremos vivendo em marte…
    e a maconha de la?
    coisa de outro mundo!

    Thumb up 1
  7. Brasileiro é um lixo vota no tirica, acha que os alunos da usp protestam por causa de maconha, as primeiras damas robam 45 milhoes de reais (isso eh 1 unica neh), é reitor corrupto, é politico corrupto
    E vem dar uma de hipocrita falando Ai pq nao investe esses bilhoes aqui… Meu querido os USA numprecisa desse dinheiro porisso eles poem fogo, E se nao tivese essa exploraçao nem internet nem celular voce tinha
    vai estudar para de falar merda, vai protestar com seus politicos que caga na saua cabeça e voce ainda abre a boca…

    Thumb up 4
  8. em cada noticia dessa origem que leio,fico mais convencido,o quanto a gente é mal instruído.Aonde a capacidade intelectual do homem,poderia chegar.Tudo isso não passa de uma iluminação do nosso criador que é:Deus.Portanto se o homem chegou a esse estágio,existe uma certa lógica necessária para tal.Esperamos que tudo isso seja para o bem da humanidade.

    Thumb up 2
  9. Eu como dono da verdade, digo que é importante investir (olha a palavra certa ai gente!!) em pesquisa interplanetaria. Daqui a alguns milhões de anos vamos precisar de outro planeta para devastar, digo, habitar pois o nosso, como voces sabem será engolido pelo sol!! Tenho dito.

    Thumb up 9
  10. ouça a musica colher de chá do Roni von, para saber o que o que tem que fazer para ir a marte .

    Thumb up 1
  11. TIPO O HOMEM FOI A LUA! IAI? AGORA TÃO QRENDO CHEGAR EM MARTE IAI DE NOVO? QR DIZER Q BILHÕES SÃO GASTO SÓ PARA FALAR CONSEGUIMOS!!!? ACHO Q ESSES BILHÕS SERIAM MAIS BEM APROVEITADOS COMA SAÚDE,EDUCAÇÃO E SEGURANÇA Q É PRECARIA NO MUNDO PODEM DA VOTO NEGATIVO MAS Q ESTOU CERTO EU TÔ!!!

    Thumb up 6
    • Esses bilhões que vão ser gastos, caro JOPS, não serão levados junto com a nave, nem vão ser espalhados em solo marciano. Vão gerar centenas de empregos aqui na Terra. Vão garantir a comida a saúde, a educação, enfim, o emprego de muitas pessoas aqui embaixo. Teríamos menos de um terço de tecnologia e empregos na Terra se o homem nunca tivesse pousado na lua.

      Thumb up 29
    • Eu discordo, alias esse dinheiro poderia ser muito mais bem empregado no auxilio a fome a energias renovaveis a tentativa de paz no mundo, a econimia de agua, a preservação do nosso ambiente a mais hospitais mais como o egoismo prospera nesse mundo isso nunca vaia contecer graças a pessoas com o pensamento igual o seu.. se vc acha que estamos favorecendo a humanidade gastando esse dinheiro pra explorar outro planeta sendo que nao sabemos NEM AO MENOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA voce nao pode ser considerado um ser “inteligente” como a maioria da humanidade tambem não é, pois não sabemos nem ao menos cuidar do nosso sistema apenas pensamos em nos dar bem enquando “se fode os outros” isso tudo nao passa de pura ambição pessoal e puro egoismo, vamos cuidar do nosso planeta e de nossos semelhantes melhor antes de pensar em vasculhar marte, pois isso nao vai melhora em nada a situação das pessoas comuns e de quem passa nescessidades.

      Thumb up 2
    • O que impede a humanidade de cuidar do planeta, dos seres humanos e AO MESMO TEMPO ampliar o mundo no qual ela pode viver?

      Se a maioria da humanidade não é inteligente, é grande a probabilidade de que talvez nós também não sejamos. Dai cabe a pergunta autocrítica: Será que nossas idéias estão logicamente coerentes?

      Thumb up 1
    • M Santos, creio eu q se tratando de emprego, esses “milhão” gerariam mais aqui na terra d q em outros planetas, não sou contra pesquisas espaciais mas:1°aqui depois la, depois a classe baixa sem grau de estudo superior sairia em desvantagens nessas vagas de emprego fornecidos pela NASA ou outros indiretos….. aé q sempre esqueço pobre n é contado!!!!!!

      Thumb up 1
    • Voce eh uma pessoa que votou no tirica certeza

      Thumb up 10
  12. mais o dinheiro vai sair do planeta não so serão investidos no proprio planeta, claro q os dólares vai voltar pra mão de quem investiu.

    Thumb up 2
    • Assistir as aulas de português faz parte.

      Thumb up 10
  13. “está uma montanha com mais de 5 metros de altitude (mais da metade da altura do Monte Everest)”

    ..

    Thumb up 7
    • Faltou Mill^^

      Thumb up 4
    • A Stephanie quiz dizer 5 mil metros. 3 letras apenas Nimueh.

      Thumb up 0
  14. leandro xibinha, vc tá falando besteira. Não comente em assuntos que não entende.

    Thumb up 7
  15. Quantos bilhões envestidos no espaço….
    perdido
    enquanto poderia ser envestido na cura de doenças como cancêr,,,aids ,,,e outras doenças,,,e fomeeeeeeeeeeeeee,,,,,
    o ser humano é a pior raça do planeta,,,,bicho egoista,,,
    e, racional só pra si mesmo,,,e, sabe que vai apodrecer na terra também…..e não vai levar nada

    Thumb up 2
    • Você sabe que é humano também né? Ou é um jumento revoltado com a raça humana? Acho que não………

      Thumb up 8
    • Eles são cientistas, não forças revolucionárias anti fome ou algo assim, cada um tem o seu papel, só pq uma área esta em declino a outra não pode evoluir?
      Esse tipo de opinião é de alguém que não lê muito.

      Thumb up 16
    • por isso existe cada vez mais essa distancia entre os pobres e ricos pq ngm quer saber de ngm so de si proprio..

      Thumb up 4
    • A palavra correta é investir

      Thumb up 9
    • leandro tibinha, aprende a escrever primeiro antes de comentar quaisquer noticia ou post na internet.

      Thumb up 7
    • Alguém tem que “envestir” na educação desse menino…

      Thumb up 12
    • “Quantos bilhões envestidos no espaço….” como vc msm disse é um investimento, hj pode parecer besteira, mais num futuro vc vai ver como isso fez diferença.
      Investimento: Gastamos hj, mais lucraremos no futuro.

      Thumb up 7
    • Se muitos países não têm ou não sabem investir, pesquisar, deixem o país da NASA evoluir e viajar para bem longe para assim aprender-mos às suas custas. Deitar abaixo é fácil, o difícil é criar, desenvolver e realizar.
      Porventura a NASA é a responsável pela fome no planeta?

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Maria-Audete
Brasileira de 30 anos parece ter apenas 9 meses

Maria do Nascimento ...

Fechar