Novo material bizarro à prova d’água faz gotas pularem: vídeo

Por , em 24.10.2013

Nanocones são os responsáveis por tornar um novo material mais à prova d’água do que nunca. Dê uma olhada no vídeo abaixo. Aquilo ali é uma bola de borracha pulando ladeira abaixo? Não, na verdade é uma gota d’água caindo em um pedaço de material experimental que é tão resistente a líquidos que a rejeita.

O vídeo acima foi produzido a partir do trabalho de uma equipe de cientistas de materiais do Laboratório Nacional de Brookhaven, de Nova York, nos Estados Unidos. A equipe criou um novo material, superimpermeável, ao desenvolver uma superfície com estruturas especiais, produzida em escala nanométrica. O objetivo é fazer materiais à prova d’água que poderão revestir cascos de embarcações, peças de automóveis ou objetos que possam ser utilizados em consultórios médicos. Tais revestimentos, que são tecnicamente chamados de super-hidrofóbicos, ajudam a manter os veículos e os objetos imunes ao gelo, ao desenvolvimento de algas e de outros líquidos ou substâncias indesejáveis.

Neste caso, uma equipe de três cientistas elaborou e testou duas estruturas diferentes de superfície (uma com colunas cilíndricas e a outra de cones finos e pontiagudos), cujas dimensões são realmente minúsculas: cerca de 20 nanômetros de largura. Eles descobriram que a água ainda é capaz de se agarrar à parte de cima das colunas, mas os cones a forçam a espirrar para longe. Esse comportamento se repetiu mesmo quando a equipe direcionou um jato d’água em alta velocidade ao novo material.

Agora, a equipe vai concentrar seus esforços na construção dessas nanoestruturas na superfície de plásticos e vidros. Os pesquisadores também vão estudar como as diferentes superfícies interagem com a água usando o síncrotron – um acelerador de partículas cíclico no qual os campos elétrico e magnético estão cuidadosamente sincronizados com o feixe de partículas – existente no Laboratório de Brookhaven. [PopSci]