Estas boias de piscina explodem de seu pulso e podem te salvar de um afogamento

Por , em 17.08.2015

Uma campanha de financiamento coletivo no site Indiegogo está arrecadando fundos para a produção de boias de piscina que funcionam como um dispositivo de segurança que puxa quem o estiver usando para a superfície em uma emergência na água, evitando um afogamento. Parece ser um passeio meio intenso – como voar pelos ares usando um balão de hélio.

A boia portátil foi batizada de Kingii. Embora se apresente como um dispositivo de segurança pequeno e “vestível”, é bem peculiar. Se você está em apuros subaquáticos, basta puxar uma alavanca e sua mão e cabeça voam em direção à superfície, onde você pode usar o inflável como uma boia que permanece cheia por até dois dias. De acordo com a produtora, o Kingii é 78 vezes menor do que um colete salva-vidas.

Como um airbag

O saco é inflado com um cartucho de C02 interno que é ativado quando a alavanca é puxada. Ele também vem com uma bússola e apito. A boia tem a mesma cor laranja de um colete salva-vidas tradicional, mas o design não intrusivo lhe permite nadar com ela. E, desde que você tenha cartuchos de CO2, é totalmente reutilizável.

Bryan Lufkin, redator do portal Gizmodo, lembra, porém, que o Kingii tem algumas possíveis desvantagens em comparação com um colete salva-vidas tradicional. “O que acontece se o usuário estiver inconsciente, por exemplo? E se você estiver usando-o apenas para nadar, ele realmente fica fora do caminho? E quanto à doença de descompressão? Se você está muito no fundo e sobe rapidamente, isso é prejudicial?”, questiona.

A página da campanha no Indiegogo diz que o produto é projetado para atividades como “natação, surf, mergulho, pesca ou stand up paddle”, então, presumivelmente, ele é melhor para situações nas quais a pessoa não estaria em profundidades muito grandes ou em águas muito agitadas. Mesmo assim, esse é um desafio que a equipe de projeto precisa manter em mente se quiser mesmo prevenir um afogamento.

A campanha de financiamento coletivo já levantou quase 600 mil dólares até agora, bem acima da sua meta inicial de 65 mil dólares, então a produção deve começar ainda este ano. [Gizmodo]

2 comentários

  • Cesar Grossmann:

    Alguns afogamentos em piscina acontecem quando alguém fica preso no ralo. Será que a boia em questão consegue vencer a sucção?

    • Jose Matos:

      Será melhor do que não ter nada com um pouco de luta poderá salvar-se

Deixe seu comentário!