Vídeo: ouça a chuva de meteoros Perseidas se desintegrando na atmosfera

Publicado em 21.08.2011

O vídeo abaixo, capturado pelo Radar de Vigilância Espacial da Força Aérea dos EUA, no Texas, mostra os “ecos” da chuva de meteoros Perseidas.

A chuva de meteoros Perseidas vem sendo observada há pelo menos 2.000 anos. Ela é formada com a passagem do cometa Swift-Turtle, o qual orbita o sol a cada 133 anos.

Uma chuva de meteoros é um evento astronômico no qual centenas ou milhares de meteoroides do tamanho de partículas de poeiras entram na atmosfera da Terra e quase que imediatamente queimam, criando um risco brilhante no céu noturno.

Tradicionalmente, é no mês de agosto que a Terra passa no interior da nuvem de detritos deixados pelo cometa que, formada por fragmentos de gelo e poeira, se choca com a atmosfera terrestre e se desintegra no que parecem explosões de luz.

Considerado um dos melhores fenômenos do gênero, a chuva de meteoros Perseidas deveria ser avistável a partir de sexta-feira passada (12) em várias partes do mundo.

No Brasil, os meteoros foram mais fáceis de ver no norte do país, na madrugada de sábado. Mas, dado que uma lua cheia restringiu muitas pessoas de ter o prazer de ver a exibição mais recente do fenômeno, pelo menos agora podemos escutá-la.[Life'sLittleMysteries]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. Quando estão no espaço são meteoroides.
    Na atmosfera, meteoros.
    Chegando na superfície da Terra, meteoritos.

    Thumb up 7
  2. Oi Natasha, parabéns pelos seus artigos, gosto muito. Mas o som de meteoritos é parecido mesmo com um apito comum, agudo, longo e lento. Se pusermos a língua no alto dos dentes superiores e forçarmos o ar, podemos imitá-lo. Você já deve ter ouvido alguns.

    Thumb up 0
  3. Sempre fui viciado em astronomia desde pequeno , mais nunca ouvi falar em meteoroides. Adoro o site Hypescience , mais quem escreve estes textos … AFf

    Thumb up 2
    • “Os METEORÓIDES derivam de corpos celestes como cometas e asteróides e podem ter origem em ejeções a de cometas que se encontram em aproximação ao sol, na colisão entre dois asteróides, ou mesmo ser um fragmento de sobra da criação do sistema solar. Ao entrar em contato com a atmosfera de um planeta, um meteoróide dá origem a um meteoro.”

      Meteoróides que atingem a superfície da Terra são denominados meteoritos.

      By: Wikipédia.

      Thumb up 4
    • mais, num sei, mais quem sabe se ler aprendo mais…rss

      Thumb up 0
    • mas, mas, tudo bem!

      Thumb up 0
  4. “Uma chuva de meteoros é um evento astronômico no qual centenas ou milhares de meteoroides” METEOROIDES????
    HA…..ESTES SÃO METEOROS DO LÓIDE??

    Thumb up 6
    • Incrível,É Um Gênio Fazendo Piadas,Quase Rí…Quase…¬¬

      Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1
9 dicas para aumentar sua energia

A sua disposição dur...

Fechar