Vírus do herpes usado para tratar câncer

Por , em 2.08.2010

Cientistas dizem terem usado, com sucesso, o vírus do herpes para tratar câncer na cabeça e no pescoço.

Um teste realizado em 17 pacientes em um hospital de Londres mostrou que o vírus modificado geneticamente, juntamente com quimioterapia, ajudou a acabar com a maior parte dos tumores.

O vírus encontra os tumores, começa a destruí-los por dentro e, de quebra, ainda aumenta o sistema imunológico dos pacientes.

Mais testes para comprovar a eficiência do método serão feitos ainda esse ano. Segundo o médico responsável pela pesquisa, Kevin Harrington, do Instituto de Pesquisa do Câncer no Reino Unido, o vírus da herpes é geneticamente modificado para crescer dentro dos tumores, mas não afetaria células saudáveis.

Quando isso acontece ainda há outro efeito: uma proteína viral é produzida, sinalizando para as células imunológicas do corpo que há um vírus no organismo, deixando o paciente com maiores defesas – o que é difícil quando se está passando por quimioterapia.

Nos 17 pacientes injetados com o vírus, 93% foram completamente curados do câncer no fim do tratamento. Mais de dois anos depois, 82% não desenvolveram nenhum outro tipo de tumor. [BBC]

2 comentários

Deixe seu comentário!