Vulcão mais mortal do mundo está prestes a entrar em erupção novamente

Publicado em 21.09.2011

A última vez que o vulcão mais mortal do planeta explodiu foi em 1815. Mais de 71.000 pessoas morreram no local. Ele também foi responsável por um inverno vulcânico que causou a pior fome em todo o mundo no século 19.

Agora, ele pode explodir novamente. O Monte Tambora está localizado na ilha de Sumbawa, na Indonésia. Enquanto ele não tem a explosão de vulcão mais poderosa da história, tem a que causou mais mortes diretas e indiretas.

Quando a explosão aconteceu em abril de 1815, Sumbawa foi obliterada. A caldeira, em seguida, entrou em colapso, após alguns meses de atividade pesada. A maioria da população da ilha foi morta e sua vegetação foi reduzida a cinzas.

Algumas árvores foram arrancadas e empurradas para dentro do mar, juntamente com cinzas, criando jangadas gigantes. E tsunamis gerados pela explosão afetaram ilhas nas proximidades.

Mas o seu poder destrutivo não foi apenas limitado a região. A explosão do vulcão afetou o mundo inteiro.

Cinzas subiram em uma coluna que atingiu 43 quilômetros de altura, até a estratosfera. As partículas mais pesadas eventualmente caíram, mas um véu de aerossóis de sulfato permaneceu na estratosfera por anos, escurecendo a luz do sol em toda parte.

Isso interrompeu todo o clima global em grande forma, e iniciou uma cadeia de eventos que matou milhões através do Hemisfério Norte. No ano seguinte, não houve verão e as temperaturas desceram uma média de 0,5 graus Celsius. Não parece muito, mas o enxofre liberado pelo vulcão causou estragos em culturas agrícolas e morte da pecuária em todos os lugares.

Os Estados Unidos experimentaram extremas geadas e neve pesada no meio do “verão”, arruinando tudo nos campos. O mesmo aconteceu em outros lugares, causando uma grande fome em todo o mundo. Esta fome ajudou a espalhar uma nova cepa da cólera na Ásia e uma epidemia de tifo no sudeste da Europa e no Mediterrâneo oriental. Não foi divertido.

Sabendo de tudo isso, especialistas estão dizendo que o Monte Tambora está pronto para entrar em erupção novamente.

Um fluxo constante de terremotos está agitando a ilha, de menos de cinco por mês em abril para mais de 200 agora. Colunas de cinzas já estão ventilando tão altas quanto 1.400 metros.

As autoridades já estabeleceram um perímetro de perigo de 3,22 quilômetros e seus habitantes estão evacuando sob as ordens do governo.

A maioria das pessoas de lá conhece a história de 1815 e não precisa de qualquer ordem para começar a correr. Na verdade, as pessoas de fora da zona de perigo também estão fugindo por puro medo.

Ninguém sabe ao certo se o Monte Tambora vai explodir com a mesma intensidade de 1815, ou quando vai explodir. Mas sabemos que ele está despertando, o que certamente não é bom.[Gizmodo]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

41 Comentários

  1. O planeta Terra é um organismo VIVO e possivelmente consciente.
    Assim sendo, acredito que todas as chamadas catástrofes naturais nada mais são do que reações do próprio planeta que busca com isso se reorganizar.

    Thumb up 11
  2. Esse papo de FIM DO MUNDO, VOLTA DE , etc…trata-se apenas de TERRORISMO PSICOLOGICO muito bem pensado para deixar os nervosos e inseguros apavorados. Como 99,9 das pessoas sao de desinformados, nervosos e alguns alucinados mesmo, entao fica facil para igrejas catolicas, evangelicas, seitas de todos os tipos hipnotizarem esses coitados e fazerem o que quiserem deles bombardeando a sua fraca inteligencia com essas tolices.

    Thumb up 16
    • Me desculpe amigo, mas acho que você está desvirtuando o assunto, pois o tema aqui é sobre a possibilidade de erupção de um vulcão e não sobre um provável apocalipse. Em momento algum o texto cita algo referente a teorias religiosas ou coisas do gênero. Releia o texto atentamente e verá que se trata de material científico.

      Thumb up 31
  3. Tomara que exploda de novo e gere inverno rigoroso em Santa Catarina

    Thumb up 7
  4. o mundo nao vai acabar quando os ets o dominarem e fazer nos seres humanos de escravos?

    Thumb up 7
  5. é o fim, só irão ficar imune na terra, os ATEUS, e os demais irão para o paraiso, escolha ainda é tempo, gozar do paraiso terreste ou virar santo no céu…..ah ah ah

    Thumb up 4
  6. Olá pessoal eu acredito sim nisto tudo que esses cientistas falan,e eu acho que temos que se proteger e avisar a maoir parte de pessoas,pois esta escrito na biblia,que tudo isso tem de acontecer pra q/ JESUSvolte o filho da iniquidade vai se revelar vcs vão ver e nimguem quer se preparar,eu comvido quem quiser se preparar com nós é só falar no meu e-mail,o lugar é bem alto,e tem que ser rapido,2012 ja esta chegando,e eu acho que isso vai acontecer bem antes de dezembro,quem sabe ñ é neste dezembro de 2011???DEUS abençoe todos os que lerem e levarem a serio este assunto dos vulcão,das canarias,a costa do brasil enteiro vai desaparecer,do Pará ao Uruguai.obrigada e tenhan uma boa noite.em nome de JESUS.

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
21953_large_iphone5
Apple x Samsung: a guerra das patentes agora se move contra iPhone 5

Depois de perder mer...

Fechar