Vulcão mais mortal do mundo está prestes a entrar em erupção novamente

Publicado em 21.09.2011

A última vez que o vulcão mais mortal do planeta explodiu foi em 1815. Mais de 71.000 pessoas morreram no local. Ele também foi responsável por um inverno vulcânico que causou a pior fome em todo o mundo no século 19.

Agora, ele pode explodir novamente. O Monte Tambora está localizado na ilha de Sumbawa, na Indonésia. Enquanto ele não tem a explosão de vulcão mais poderosa da história, tem a que causou mais mortes diretas e indiretas.

Quando a explosão aconteceu em abril de 1815, Sumbawa foi obliterada. A caldeira, em seguida, entrou em colapso, após alguns meses de atividade pesada. A maioria da população da ilha foi morta e sua vegetação foi reduzida a cinzas.

Algumas árvores foram arrancadas e empurradas para dentro do mar, juntamente com cinzas, criando jangadas gigantes. E tsunamis gerados pela explosão afetaram ilhas nas proximidades.

Mas o seu poder destrutivo não foi apenas limitado a região. A explosão do vulcão afetou o mundo inteiro.

Cinzas subiram em uma coluna que atingiu 43 quilômetros de altura, até a estratosfera. As partículas mais pesadas eventualmente caíram, mas um véu de aerossóis de sulfato permaneceu na estratosfera por anos, escurecendo a luz do sol em toda parte.

Isso interrompeu todo o clima global em grande forma, e iniciou uma cadeia de eventos que matou milhões através do Hemisfério Norte. No ano seguinte, não houve verão e as temperaturas desceram uma média de 0,5 graus Celsius. Não parece muito, mas o enxofre liberado pelo vulcão causou estragos em culturas agrícolas e morte da pecuária em todos os lugares.

Os Estados Unidos experimentaram extremas geadas e neve pesada no meio do “verão”, arruinando tudo nos campos. O mesmo aconteceu em outros lugares, causando uma grande fome em todo o mundo. Esta fome ajudou a espalhar uma nova cepa da cólera na Ásia e uma epidemia de tifo no sudeste da Europa e no Mediterrâneo oriental. Não foi divertido.

Sabendo de tudo isso, especialistas estão dizendo que o Monte Tambora está pronto para entrar em erupção novamente.

Um fluxo constante de terremotos está agitando a ilha, de menos de cinco por mês em abril para mais de 200 agora. Colunas de cinzas já estão ventilando tão altas quanto 1.400 metros.

As autoridades já estabeleceram um perímetro de perigo de 3,22 quilômetros e seus habitantes estão evacuando sob as ordens do governo.

A maioria das pessoas de lá conhece a história de 1815 e não precisa de qualquer ordem para começar a correr. Na verdade, as pessoas de fora da zona de perigo também estão fugindo por puro medo.

Ninguém sabe ao certo se o Monte Tambora vai explodir com a mesma intensidade de 1815, ou quando vai explodir. Mas sabemos que ele está despertando, o que certamente não é bom.[Gizmodo]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

41 Comentários

  1. O planeta Terra é um organismo VIVO e possivelmente consciente.
    Assim sendo, acredito que todas as chamadas catástrofes naturais nada mais são do que reações do próprio planeta que busca com isso se reorganizar.

    Thumb up 12
  2. Esse papo de FIM DO MUNDO, VOLTA DE , etc…trata-se apenas de TERRORISMO PSICOLOGICO muito bem pensado para deixar os nervosos e inseguros apavorados. Como 99,9 das pessoas sao de desinformados, nervosos e alguns alucinados mesmo, entao fica facil para igrejas catolicas, evangelicas, seitas de todos os tipos hipnotizarem esses coitados e fazerem o que quiserem deles bombardeando a sua fraca inteligencia com essas tolices.

    Thumb up 16
    • Me desculpe amigo, mas acho que você está desvirtuando o assunto, pois o tema aqui é sobre a possibilidade de erupção de um vulcão e não sobre um provável apocalipse. Em momento algum o texto cita algo referente a teorias religiosas ou coisas do gênero. Releia o texto atentamente e verá que se trata de material científico.

      Thumb up 33
  3. Tomara que exploda de novo e gere inverno rigoroso em Santa Catarina

    Thumb up 7
  4. o mundo nao vai acabar quando os ets o dominarem e fazer nos seres humanos de escravos?

    Thumb up 7
  5. é o fim, só irão ficar imune na terra, os ATEUS, e os demais irão para o paraiso, escolha ainda é tempo, gozar do paraiso terreste ou virar santo no céu…..ah ah ah

    Thumb up 5
  6. Olá pessoal eu acredito sim nisto tudo que esses cientistas falan,e eu acho que temos que se proteger e avisar a maoir parte de pessoas,pois esta escrito na biblia,que tudo isso tem de acontecer pra q/ JESUSvolte o filho da iniquidade vai se revelar vcs vão ver e nimguem quer se preparar,eu comvido quem quiser se preparar com nós é só falar no meu e-mail,o lugar é bem alto,e tem que ser rapido,2012 ja esta chegando,e eu acho que isso vai acontecer bem antes de dezembro,quem sabe ñ é neste dezembro de 2011???DEUS abençoe todos os que lerem e levarem a serio este assunto dos vulcão,das canarias,a costa do brasil enteiro vai desaparecer,do Pará ao Uruguai.obrigada e tenhan uma boa noite.em nome de JESUS.

    Thumb up 8
  7. As pessoas estão muito egoistas,só pensam em si mesmas,devemos nos preoucupar sim a terra e nossa primeira casa,e depois as pessoas que moram lá na maioria das vezes não tiveram escolha,imaginem vcs terem que deixar suas casas por desastres naturais.E recomeçar em algum lugar
    Só espero que não aconteca,porque todos nós sofreriam as consequências de alguma forma.

    Thumb up 29
  8. os cientistas consideram o yellowstone como o mais mortal porque sua erupção duraria 5 dias,1/3 dos EUA poderia desaparecer o terremoto criariam tsumames que varreriam as costas da América Central e do Sul,da África e Europa.Mataria milhares com o efeito piroplastic com temperatura de até 900 graus em um raio de 1800 km,e mataria outros milhares com asfixia devido a fumaça tóxica em alguns dias a fumaça cobriria todos os EUA e em 3 meses todo o hemisfério norte,isso faria com a temperatura abaixasse até 30graus negativos e no hemisfério sul sofreia com temperaturas de até 50 graus,o yellowstone entra em erupção a cada 600 mil anos e já se passaram 630 mil a qualquer momento o vulcão pode entrar em erupção e uma nova catastrofe pode ocorrer!!

    Thumb up 27
    • Danilo tem razão,e vai ocorrer,a maior contribuição virá do ser humano.
      Como ??
      Pensem,tem resposta em todo o lado ou a nossa volta.
      É o fim ??
      Não,mas que será outro recomeço isso tambem é certo.
      É uma repetição na historia do planeta,outras civilizações ja passaram por outros recomeços e a atual não é uma privilegiada a ficar de fora.

      Thumb up 6
  9. Acabei de encontrar este site..e me interessei muito por ele…existem matérias interessantes e de bom conteúdo. É pena que alguns entrem para comentar e ficam corrigindo textos escritos e fazendo brincadeiras de mal gosto. Deveriam comentar aqueles que querem elogiar ou fazer críticas (que sejam construtivas), expor seus conhecimento..compartilhar conhecimentos!
    Sobre a matéria, gostei muito!

    Thumb up 13
    • Parabens Lee,é para isso que estamos passando pelo planeta,
      agregar conhecimento e tentar evoluir.

      Thumb up 4
  10. Coitadinha da Indonésia,quando não é Tsunami é terremoto,quando não é terremoto é Vulcão não sei como como ainda consegue ter mais de 200 milhões de habitantes.

    Thumb up 15
  11. Qual dos comentadores gostaria de estar no perímetro de EVACUAÇÃO?
    A notícia é baseada em análise, ciência, investigação, monitoramento com tecnologia espacial e ainda tem gente que não respeita o destino de vidas humanas circunscrito a um RAIO DE ACÇÃO que nos pode atingir!!…
    Brincadeira tem hora.

    Thumb up 22
    • Carlos, tem gente que não consegue intepretar o q você escreveu e te negativa. Infelizmente.

      Thumb up 11
    • mas os impactos tanto naturais quanto econômicos vão chegar no Brasil e com força

      Thumb up 15
    • O BRASIL Ñ ESTA LONGE DISSO Ñ A COSTA INTEIRA DO BRASIL VAI DESAPARECER PORTANTO PREPAREN-SE,AVISEM A MAIOR PARTE DE PESSOAS Q/VC PUDER,SAIAM DAS CIDADES DO LITORAL,VÃO PRA SERA BEM LONGE DO MAR.O PIOR ESTA CHEGANDO.E OA GOVERNOS JA AVISARAM QUE O BRASIL É O UNICO QUE Ñ TEM O TOKE DE RECOLHER,FOI TERÇA NO JONAL SENADO TODOS OS SENADORES DO BRASIL ESTAVAM NESTA ASSEMBLEIA,MILHOES DE PESSOAS VÃO MORRER AQUI NO BRASIL,POIS INFELISMENTE OS BRASILEIRO SO ACREDITAM VENDOOOO.OBRIGADA E FIKEM NA PAZ DO SENHOR JESUS.

      Thumb up 7
  12. Por mim, pode explodir tudo, junto com a vinda de Nibiru + Elenin e o cacete ha 4…to nem aí…to nem aí, pode ficar com seu mundinho eu não to nem aí…

    Abs explosivos á todos

    Thumb up 11
    • KKKKKKKKKKKKKKKK !!

      concordo plenamente !!

      Thumb up 7
    • ah, claro, se o mundo explodir você morre junto

      Thumb up 10
    • E quem liga que eu exploda junto…se nem eu ligo…kkkkkkkkkkkkk

      Thumb up 9
  13. Nilza Braga
    Consulte um dicionário, voce está confundindo evacuar com defecar.
    Evacuar significa:” sair de um ambiente tornando-o vazio”.
    Pode ser usado em relação a uma cidade, uma casa.
    Defecar: é especifico ao intestino.
    Caraca, tem gente com complexo de analista de texto, teoria da narrativa, ou sei lá o quê mais, ao invés de curtir o site , ficam procurando erros para auto-afirmar-se.

    Thumb up 26
    • Tudo bem… mas que fica estranho fica sim.

      Thumb up 7
    • Coerência é isso que Lucas disse.
      Usa bom senso e razão.

      Thumb up 1
  14. Mais essa agora…estava só esperando pelo Nibiru.
    O que ocorrerá neste sabado ?

    Thumb up 7
    • será que vai ter papél igiênico pra todos, se diz que todos estão EVACUANDO sob ordes do governo.

      Thumb up 10
    • Corrigindo o erro de digitação:

      Nilza, no seu caso, um revisor de texto revisaria seu comentário.
      Vamos concordar que foi infeliz…

      Thumb up 7
    • Pois é, o pior é que no mesmo dia vim aqui e mandei como resposta um pedido de desculpas, mas a moderação achou melhor não publicar e deixar o povo me depenar. Também não é possível editar o comentário mal compreendido,então fica difícil explicar. Mas nada disso importa, já que depois da explosão do vulcão vai sobrar pouco para ser entendido.

      Thumb up 7
  15. Nada mais normal que um planeta que esta “vivo” mostre sua fúria de vez enquanto, não vivemos no paraíso pessoal, o universo é hostil, porque é que a terra iria ser o contrário disso, o simples fato é que passamos por diversos cataclismo, e não é nesse que será o fim da humanidade !!!

    Thumb up 35
  16. realmente é uma posibilidade de ser umas das tragedias de 2012.
    o fim esta proximo mesmo eba

    Thumb up 21
  17. Pois não muito longe disso está também Yellowstone.
    Sem querer criar temores…
    Mais o fato é que poderíamos estar mais preparados… para morrer… :) :) :)

    Thumb up 11
    • a última vez que o yellowstone explodiu foi há quase 700 mil anos, não foi documentada por humanos, já o monte tambora foi o mais mortal documentado
      se o yellowstone explodir, claro que vai ser o mais mortal

      Thumb up 42

Envie um comentário

Leia o post anterior:
21953_large_iphone5
Apple x Samsung: a guerra das patentes agora se move contra iPhone 5

Depois de perder mer...

Fechar