“Cobras-robôs” podem desativar explosivos

Por , em 1.08.2010

Cobras podem rastejar e rastrear, mas não são muito boas em desarmar bombas ou aceitar missões de busca e salvamento. Cobras-robôs, porém, são uma bem diferentes.

Em um projeto de engenheiros do exército americano está sendo desenvolvido um robô-cobra autônomo que podem entrar em situações perigosas no lugar de soldados vivos para ajudar em buscas e salvamentos, e para inspecionar potenciais ameaças de Dispositivos Explosivos Improvisados ou DEIs.

Esse tipo de explosivo foi uma das principais fontes de dor de cabeça dos militares no Iraque e no Afeganistão, responsável por metade das mortes de militares americanos na região. Em vez de enviar soldados em missões perigosas para encontrar e desativar esses explosivos, robôs- cobras iriam fazer o trabalho.

Estes robôs são equipados com sensores eletrônicos, detecção de laser e outros dispositivos, que formam imagens 3-D de objetos e propriedades físicas. O sensor de toque permite que o robô sinta, equilibre e rode objetos.

Tais robôs têm várias vantagens sobre os outros tipos, pois são escaláveis, ou seja, eles podem ser construídos grandes ou pequenos. Também podem viajar por terrenos acidentados ou subir escadas. Um dos pesquisadores disse que as cobras empurram rochas ou raízes para impulsionar seus corpos, e que o mesmo conceito está sendo usado nestes robôs.

Outra vantagem é que várias cobras em uma área podem trabalhar como uma equipe para fazer a varredura de uma sala ou manipular um objeto. E os robôs-cobras podem ser capazes de resolver o persistente problema “abrir uma porta”, já que robôs não podem abrir portas. Mas os níveis elevados de articulação nos robôs-cobras podem revelar-se eficazes para agarrar e girar diferentes tipos de maçanetas.

A tecnologia avança cada vez mais para criar robôs que sejam eficientes. Robôs autônomos serem capazes de se comunicar uns com os outros também é uma importante área de pesquisa. Por exemplo, pesquisadores estão desenvolvendo robôs submarinos que podem se comunicar uns com os outros para realizar uma única missão. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • gargwlas:

    quem lembrou dos robos sob a agua do Terminator Salvation levanta a mao..iuaeihwhaiuiueahieiu

Deixe seu comentário!