“Vacina universal” contra a gripe está muito próxima de ser desenvolvida

Por , em 1.02.2011

Segundo um novo estudo, os cientistas estão próximos de criar uma vacina “universal” contra a gripe, capaz de neutralizar vários tipos de cepas da gripe, incluindo o vírus H1N1 ou gripe suína, e o H5N1 ou gripe aviária.

Os pesquisadores afirmaram que as pessoas que foram infectadas na pandemia de H1N1 desenvolveram uma resposta imunológica anormal, criando anticorpos que podem protegê-los de todas as cepas sazonais da gripe H1N1 da última década, da mortal “gripe espanhola” de 1918 e da até mesmo da estirpe H5N1 (gripe aviária).

Graças a isso, os especialistas dizem que uma vacina universal é realmente possível. Os pesquisadores começaram a produzir anticorpos em 2009, a partir de 9 pessoas que foram infectadas na primeira onda de H1N1, antes de qualquer vacina ser produzida.

Até hoje, a equipe produziu 86 anticorpos que reagiram com o vírus H1N1, e os testou em diferentes tipos de vírus. Destes, 5 tinham proteção cruzada, o que significa que poderiam interagir com muitas cepas de gripe, incluindo a da “gripe espanhola” e uma cepa da gripe H5N1, ou gripe aviária.

As vacinas e medicamentos atuais da gripe focam em proteínas encontradas na superfície do vírus da gripe, chamadas hemaglutinina e neuraminidase, que dão aos vírus da influenza A seus nomes, como H5N1 ou H1N1.

A hemaglutinina é uma estrutura em forma de pirulito, com uma cabeça redonda e grande. Essa cabeça é tão grande que atrai a maioria dos anticorpos do sistema imunológico; o problema é que se transforma rapidamente.

Dois anos atrás, pesquisadores constataram que os anticorpos que se ligam não a cabeça, mas ao “pau” do pirulito hemaglutinina mutam muito menos, fornecendo um alvo perfeito para uma vacina capaz de neutralizar uma série de diferentes vírus da gripe.

Anteriormente, os cientistas achavam que este tipo de anticorpos era muito raro. Mas nos pacientes de H1N1, eles eram surpreendentemente abundantes. Isso pode ser porque o vírus H1N1 é diferente de outras estirpes de gripe, então o sistema imunológico produz mais anticorpos para as únicas partes do vírus que reconhece – o “pau” ou região do colmo.

Uma equipe do Instituto Nacional de Saúde americano está testando uma vacina em duas etapas que usa o DNA desses anticorpos para que o sistema imunológico o reconheça, seguido por uma vacina contra a gripe regular.

Um estudo realizado em julho mostrou que esta abordagem de duas fases protegeu ratos e furões contra cepas de gripe de 1934 a 2007. Agora, a vacina está sendo testada em pessoas. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Olivares Rocha:

    Pois eu já uso… me previne e protege de gripes, aftas, amidalites, hipertensão, taxas alteradas do e no sangue, e tantas outras doenças que nem me lembro:
    O MEU SISTEMA IMUNOLÓGICO…
    (tem um cara inglês, acho, que passou a viver entre lobos numa reserva flrestal e perocupado achou que iria adoecer divido ao ambiente insalubre. descobriu atônito, assim como seus médicos, que SUA IMUNIDADE estava ótima, e por consequência saua saúde também… em http://www.youtube.com/watch?v=wGuVwPsY7HQ)
    Como faço? Simples, uso um procedimento médico secular originado da também secular Proteinoterapia, que também é origem da moderna vacina denominada ZIMDUCK, inventada e pesquisada (e financiada por eles mesmos pois nenhum lab farma viu possibilidade de lucro com este fármaco) por pesquisadores da UNICAMP, FIOCRUZ e USP, e que originou a hoje secular e mundialmente receitada versão mais simples da proteinoterapia, denominada AUTO-HEMOTERAPIA.
    Nunca mais gripamos entre tantos outros benefícios ao estimular o nosso Sistema Imunológico para que fique mais aguerrido, mais combativo, como o do cara que vive entre lobos…

  • Nike:

    hehehe pode até ser mais as industrias farmaceuticas com acesso ao governo(algumas interferem nos EUA) nao vao deixar barato pq no mercado hj em dia tem muitos medicamentos para gripe e tem empresas que trabalham so nisso. entao vai ser um preju phoda.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Não acredito. Porque o vírus da gripe está sempre em mutação num instinto de sobrevivência. Mas vamos esperar pelo resultado final das pesquisas.

  • PredadorXD:

    Essa foi para os loucos das teorias conspiratórias: “H1N1 é arma biológica blablabla” toma, graças ao H1N1 estamos próximos de uma vacina muito power contra a gripe!!!

    • Olivares Rocha:

      Um mdos que participam do esquema denunciopu: os lab farma não querem curar, querem lucrar, inventando somente remédios de controle, daquels que se precisa tomar pelo resto da (sobre)vida…
      O conspirador de plantão é “somente” o Prêmio Nobel de Química (farmacologia) de 2009…Tem um que foi diretor da gande lab farma e denunciou o mesmo na revista Época, e processado, ganhou 35 milhoes de indenização…

  • Anderson Dantas:

    É lógico né Brenda.

  • Rogério Vicente Domingos da Silva:

    podem me chamar de louco, mas me surgiu uma idéia bem estranha… mas será que esse virus H1N1 foi criado artificialmente em laboratório exatamente pra esse propósito??

  • Brenda:

    Anderson Creio que a maioria das pessoas que “gostam de porcurar coisas pra melhorar a vida da gente”, tem interesses maiores do que armas e drogas…

  • André:

    Na verdade,
    falsa pandemia de H1N1.

  • João Antonio Guarnieri:

    Muito boa essa noticia, tudo de que a gente ouve hoje creio que mais de 75% são más noticias, quando aparece uma noticias dessas a gente se anima!!!

  • Rafael Rodrigues:

    Ótima notícia!

  • Anderson Dantas:

    Ainda bem que existe pessoas que gostam de procurar coisas pra melhorar a vida da gente, ao invéz de se preocuparem apenas com armas e drogas…

  • tecnotron:

    Pau do pirulito foi foda… kkkkkkkk. Cabeça redonda e grande… “Essa cabeça é tão grande que atrai a maioria dos anticorpos do sistema imunológico”.

    Faltou dizer por que uma cabeça grande atrai a maioria dos anticorpos. Não entendi nada… Só pensei em pornografia, hahahhahaa

Deixe seu comentário!