1.a Semana André Carneiro

Por , em 23.03.2014

1.a SEMANA ANDRÉ CARNEIRO

Inicia-se hoje dia 24 de março e estende-se até 30 de março em Atibaia –SP a 1ª Semana André Carneiro promovida pela prefeitura desta estância paulista com a parceria da Difusão Cultural e do Instituto Garatuja, e objetiva oferecer ao grande público  um panorama da obra de seu grande artista André Carneiro e também abrigar uma série de eventos artísticos bem ao gosto desse multimidiático gênio contemporâneo, mais conhecido como o Da Vince brasileiro.

Em destaque temos a exposição dos livros de sua autoria, um Museu de Rua com ampliação de fotos e reproduções de suas obras em artes visuais e a exibição do longa-metragem “Alguém” protagonizado por Nuno Leal Maia, Myriam Rios e Ewerton de Castro que é uma adaptação cinematográfica  da Embrafilme e Lynxfilm  do conto “O Mudo” dirigido por Júlio Xavier da Silveira.

Organizada pela Secretaria de Cultura e Eventos  da Estância de Atibaia a 1.a Semana André Carneiro terá sua abertura oficial às 20h00min desta segunda-feira no auditório do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM),  em cerimônia que contará com a participação dos escritores Gilberto Sant’Anna e Nelson de Souza  e do curador da Semana, Márcio Zago.

Na sequência, às 21h00min se dará também a abertura do 7º Curta Atibaia festival e mostra competitiva de curtas-metragens com encerramento e premiação no dia 26.

No dia 27 de março, se dará o início do 8° Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual (FAIA), com abertura às 19h30min, no Fórum Cidadania, seguida pela mostra competitiva.

No dia 28, das 9h às 11h e das 14h às 16h, acontece a Oficina de Interpretação para crianças da rede pública municipal de ensino. No mesmo dia, será realizado o “Festivalzinho”, com exibição de filmes infantis no CIEM, em dois horários: às 10h00min e às 15h30min. Ainda no dia 28, às 19h30min, acontece novamente a mostra competitiva, no Fórum Cidadania.

Também no dia 28, o evento recebe a presença do homenageado, André Carneiro, e, às 20h, o público poderá conferir a palestra “Dimensões Criativas de André Carneiro”, ministrada por este colunista, no CIEM.

No dia 29, haverá exibição do curta-metragem “Caminhos e Possibilidades”, das 9h às 16h (a partir de 14 anos); mostra de filmes franceses, às 19h30; e mostra competitiva, às 20h30.

No dia 30, mais uma exibição, desta vez do curta-metragem “O Uso da Cor na Imagem Cinematográfica”, das 9h às 16h (a partir de 14 anos).

Nos dias 29 e 30, também haverá Oficinas de Cinema, no Fórum Cidadania. Informações e inscrições na Difusão Cultural pelo telefone (11) 4402-4296.

Finalizando a 1ª Semana André Carneiro, acontece o encerramento e a premiação do 8° FAIA no dia 30 de março, às 20h, no Fórum Cidadania.

Todos os filmes que fazem parte do FAIA e a mostra de curtas franceses serão exibidos no Auditório do Fórum Cidadania (Av. Nove de Julho, n° 185).

O Curta Atibaia, o Festivalzinho e a exibição do longa-metragem “Alguém”  ocorrerão  no Auditório do CIEM (Rua da Imprensa, n° 165, Jardim Terceiro Centenário).

Todas as atividades da programação têm entrada franca.

Mais informações na Secretaria de Cultura e Eventos pelo telefone (11) 4414-2053.

 

-o-

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!