10 animais que, acreditem se quiser, viram refeição para humanos

Por , em 12.11.2010

Se você acha que comer buchada ou miolos é meio doentio, então vai se escandalizar ao ler essa lista. Confira 10 animais que, acredite se quiser, em algumas regiões do mundo vão parar no prato dos humanos, ao lado de uma bela salada:

1. Elefante

A espécie mais ameaçada de Elefante, o Elefante das Florestas, não está em extinção apenas pela caça ao seu marfim, mas porque sua carne é muito procurada. Um único animal pode pesar, aproximadamente, 500 quilos então um caçador pode fazer uma verdadeira fortuna matando apenas um elefante.

2. Gorilas

Os Gorilas estão em perigo de extinção, mas várias nações africanas que valorizam muito a carne do animal não se importam. Comer gorilas e chimpanzés, por mais cruel que pareça, é uma tradição na África.

3. Bichos-da-seda

Eles são o ingrediente principal de um prato muito popular na Coréia. Antigamente era feita com filhotes apodrecidos, mas atualmente, usa-se bichos machos adultos e frescos – por mais estranho que isso soe, até parece melhor. Eles normalmente são empanados e fritos.

4. Formigas com chocolate

Comer formigas é uma tradição para vários povos, incluindo alguns indígenas do Brasil. Mas se você quiser comer formigas à moda francesa vá até o país e saboreie os insetos com uma deliciosa cobertura de chocolate.

5. Baiacú

Não é nem pelo fato de ele ser um peixe inflável, mas por ser altamente venenoso. No Japão ele é uma iguaria e, de vez em quando, alguém morre por lá por ter comido o peixe. Tem uma lenda urbana que diz que, uma vez, alguém comeu um baiacu inteiro, para indicar quais partes seriam as venenosas. Isso que é dar a vida para um bem maior!

6. Rato

Pode até não ser uma surpresa, já que o rato é apreciado em muitas culturas diferentes. Só que isso acontece, na maioria das vezes, porque não há muitas outras opções de carne para todos nos países mais pobres (como no caso da Coréia do Norte). Há relatos que antigos romanos consideravam ratos uma verdadeira iguaria.

7. Cavalo

Você pode se surpreender – carne de cavalo é muito popular em alguns países Europeus, principalmente na França. Lá há açougueiros especializados em carne de cavalo, que não vendem nenhum outro tipo de carne. Essas pessoas são chamadas de “boucherie chevaline”. Estima-se que 4 milhões de cavalos sejam devorados, todos os anos, pelos 8 maiores países consumidores deste tipo de carne.

8. Cães

Nada popular para nós do ocidente porque temos motivos sentimentais para não comer carne de cachorro, mas no oriente a história é outra. Na Ásia os cães são uma boa fonte de proteínas, já que são maiores do que a outra carne mais barata por lá (ratos).

9. Tartarugas

Nos tempos vitorianos, a tartaruga era um alimento popular. No entanto, cada vez mais seu consumo está sendo abolido por causa da caça ilegal e da ameaça de extinção que a maior parte das espécies está sofrendo.

10. Aranhas

Apesar de, aqui no Brasil, muitas pessoas se arrepiarem só de olhar para esses bichos, em várias outras partes do mundo a aranha é um prato muito apreciado. No Camboja, por exemplo, elas são vendidas aos montes. [ListVerse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

121 comentários

  • Eder Ferri:

    Tudo delicioso! Só não comi carne humana porque não rolou a oportunidade. Acredito que, com o preparo certo, tudo fica maravilhoso. Beijos.

  • Daniel santos:

    Essa é uma maldita herança dos nossos antepassados que o hmano moderno traz na sua bagagem existe mil motivos para nós tiramos as carnes do

  • jodeja:

    Os animais que só comem carne têm os dentes próprios para isso. Os herbívoros não têm dentes pontiagudos, vejam os bovinos, caprinos, etc. O homem, (humano, né?) é onívoro, tem 32 dentes, desses 4 são caninos, que servem pra comer carne. Os outros 28 são para frutas, raízes e outros vegetais, logo, 28 para 32 a proporção é de 7 para 1, dizem, tá certo? ( não sei matemática). Sendo assim, o humano que quer comer carne, (claro, ele tem livre arbítrio) deve comer 1 parte de carne e 7 de vegetais,

  • Gean Medeiros:

    POVO VADIO ¬¬

  • Claudia Garcia:

    Não tem na lista,as após assistir o “Comidas Exóticas”, eu fiquei com muita vontade de comer cobra! Parecia tão gostoso e ele falava tão bem que me faz passar vontade até hoje!

  • Anderson Costa:

    pros veganos dizendo que não matam seres vivos.. que eu saiba as plantas(legumes verduras e etc) também são 😉 e eles morrem depois que arrancam suas raízes.. correto ? então por favor, cada um na sua pq esse tipo de argumento não da em nada.

  • Môniquinha:

    Tem gosto pra tudo né… O único animal mais diferente que eu já comi foi jacaré…

  • Gloria Ben:

    Acho normal, quem come galinha, porco, vaca, pode muito bem comer qualquer outro animal, todos sangram, sofrem e sentem dores ao serem assassinados. Ñ gosto de carnes, tenho enjoos e ñ fazem a digestão, ñ sou vegetariana, mas se dependesse de mim humanos ñ comeriam animais se tivessem outras formas de ñ morrerem de fome, carne é muito contaminada e suja, ñ gosto do cheiro e nem do sabor, nada contra c\ quem gosta!

  • Izabela Zanardi Moraes:

    Gente, não há necessidade de caps lock para expressar suas opiniões, ok? Escrever em caixa alta não irá garantir que seus comentários sejam curtidos, muito menos lidos.

    • Michelle Cristofolini:

      Gloria falou bonito!
      Eu como carne, mas gostaria de não comer!
      Por que? porque não acho justo a maneira que são criados e cheios de veneno e principalmente tirar a vida de um animal para satisfazer nosso paladar!
      Existem outras fontes de vitamina, o ser humano não precisa de carne, não faz bem ao nosso corpo, no máximo na próxima encarnação eu quero voltar vegetariana!

    • jodeja:

      Concordo plenamente. Não precisamos nem devemos comer nenhum animal. Alguns animais são carnívoros, e por isso têm o aparelho digestivo bem mais curto que o nosso, e a saliva é ácida, sendo a nossa mais alcalina. Já nos ruminantes o aparelho digestivo é dividido 3 ou 4 parte e tem 12 vezes o tamanho de seu corpo. Nos humanos é 10 vezes o tamanho do corpo e nos carnívoros, apenas 3 vezes, é, tem que entrar e sair logo.

  • daniely:

    se vc estiver falando dos ratos etc me desculpe entendi errado concordo com vc, mas se for dos cachorros e tartarugas e outros vc ta errado

  • mari:

    nossa o povo chegou a ponto de comer o melhor amigo do homem o bichinho nao fez nada

  • Y.:

    Com tanta variedade de alimentos nesse mundo e pessoas comendo imundices ou animais maravilhosos como os elefantes…

  • idpol:

    Vejam como em todas as parte do mundo há orgãos capazes de preservar algumas espécies. Certo ou errado, falso ou verdadeiro, o comercio existe de ovos de tartarugas. http://www.youtube.com/watch?v=Ij6wTYacVAA&feature=related

  • jigsaw:

    aposto que se fosse ‘ a mãe de vocês’ ,vocês não iriam comer.

  • isabella:

    Nossa, eu realmente acho que comer carne é desnessessário. Tenho 14 anos e até eu sei que o ser humano presisa da carne para se desenvolver bem. Não estou dizendo que um vegetariano é mal desenvolvido, mas por que vocês acham que crianças não devem ser vegetarianas? Pois isso afeta seu crescimento. Eu não tenho nada contra os vegetarianos, afinal, o que eu teria contra pessoas que estão sendo determinadas, e que tem força de vontade para ajudar a amenizar a carnificina dos tempos de hoje? Eu pretendo ser vegetariana quando já tiver passado da fase de crescimento, mas vocês (Yasmin, Lucy, etc.) estão representando os vegetarianos como pessoas loucas e sem respeito com os outros. Mesmo que pessoas ignorem o fato de animais estarem sendo criados por formas absúrdas para que a qualidade da carne seja melhor, ninguém pode sair por aí chamando pessoas, que nem se quer conhecem, de nojentas e ridículas. Ser vegetariana não a torna superior a ninguém.

    • Y. F.:

      Isabella…
      Você deveria pesquisar antes de dizer qualquer coisa!
      “Por que vocês acham que crianças não devem ser vegetarianas? Pois isso afeta seu crescimento.”
      Crianças precisam de carne para se desenvolver normalmente? Mito!
      Não há nenhum componente presente na carne que não seja encontrado nos outros alimentos utilizados pelos vegetarianos, portanto, não. Os estudos que encontraram crescimento inadequado foram realizados com crianças submetidas a dietas extremamente restritas, como nas macrobióticas. A dieta vegetariana (inclusive sem ovos, queijo e leite), bem planejada, promove crescimento e desenvolvimento normais.

      A questão não é só a carneficína meu bem!
      A questão é que vegetarianos se alimentam melhor e isso é fato.

      Para saber mais:
      http://www.nutricio.com.br/proteina-animal-e-proteina-vegetal.htm

  • Ana:

    eu não tenho raiva de quem come carne… se tivesse não viveria no estado onde vivo (RS) e muito menos conviveria numa boa com a minha família e amigos… e também não fico fazendo apologia a todo instante, pois incrível que pareça, nós vegetarianos, sofremos muito mais preconceitos que os carnívoros.. apenas passo informações que muitas pessoas que comem carne desconhecem…
    acredito, que se soubessem o que o comércio da carne influencia no meio ambiente, nos próprios animais, além de ser um dos motivos da fome do mundo (é… a carne tem grande influência para a fome no mundo), deixariam de comer carne pelo menos todos os dias!
    eu só volto a comer carne, o dia que eu estiver com muita fome e caçar com os meus próprios meios…. NUNCA VOU FINANCIAR ESTE TIPO DE COMÉRCIO, que para mim é uma máfia!

  • Ana:

    gostaria de ver a bibliografia que diz em que SÓ desenvolvemos inteligência com a ingestão da carne.

    de onde vc tirou isso?? precisa ler mais sobre evolução, meu caro!

  • LIA:

    QUE CRUELDADEVOU,VÁ SABER SE O QUE NÓS COMEMOS NO NOSSO DIA DIA É MESMO O QUE PENSANMOS QUE É.DEPOIS DISSO VOU VIRAR VEGETARIANA.

  • Lucas:

    ha! só se for! se eu pego uma cena dakela ali meu irmão (cachorro sendo feito para comer), pode acreditar q eu vou em CANA só pelos chingamentos q eu vou gritar pro cara, não precisa nem contar a surra q eu iria dar no cozinheiro!

  • Fernanda Thug:

    acho que de certa forma comer alguns animais é diferente pra gente, mas a partir do momento em que se devora animais ameaçados de desaparecer do nosso planeta em risco de EXTINÇÃO, eu já sou totalmente contra.

  • Gustavo:

    Nossa, Lucy, e esse ódio todo porque você não tem preconceito com quem come carne???? Depois você pede respeito.

  • Lucy:

    VIVA O ##VEGANISMO##…EU SOU VEGANA COM MUUUITO ORGULHO,DEPOIS DE 31 ANOS A ME INTOXICAR COM CADAVERES E VIVER COM COISAS QUE PROMOVIAM O SOFRIMENTO ANIMAL,,,SER VEGANA E VIVER DE VITÓRIAS E COM A CONSCIENCIA LIMPA

  • Lucy:

    é isto ai YASMIM,mete o pau sem dó,,,cabanda de ignorantes que vão buscar coisas “bonitinhas”pela net a fora pra comentar aqui,ox vida—===yasmin / 18.11.2010
    Hidden due to low comment rating. Click here to see.

    acho ridiculo que os humanos matem outros semelhantes pra “sobreviver”, é totalmente cruel e desnecessário ! sou vegetariana e tenho orgulho. tenho nojo de quem come carne, apesar de eu respeitar…. OU TENTAR. a sede de sangue animal pro ser humano é imensa e doentia. porque quando o Armin Meiwes comeu Bernd Brandes (isso com o conceito de Bernd) ele foi preso por homocidio ? e porque quando tiram a vida de uma vaca, um boi, um porco o FDP do matador nao vai preso? e quem come deveria ser preso também por estar cometendo um HOMICIDIO, ou só é homicidio se comer uma pessoa, mesmo com a consciencia da mesma? PENSEM !! OS ANIMAIS QUEREM A VIDA DO MESMO MODO QUE NOS TAMBEM QUEREMOS!!! ELES NAO NASCERAM PRA QUE FOSSEM ASSASSINADOS PRA SATISFAZER O DESEJO DOENTIO DO SER HUMANO DE COMER MORTE E SANGUE !

    SÓ EXPRESSEI MINHA OPINIAO , E SE MEU COMENTARIO FOR EXCLUIDO EU VOU SABER QUE VOCES SAO TOTALMENTE IGNORANTES QUE NAO DAO A MINIMA PRA VIDA DE UM SEMELHANTE, PESSOAS QUE SAO ASSIM PARA MIM SAO CANIBAIS ! PELO MENOS RESPEITEM OS ANIMAIS ENQUANTO AINDA ESTAO VIVOS E EM ABUNDANCIA, PORQUE DAqUI A POUCO ATE VACA VAI ESTAR EM EXTINÇÃO, ALIAS, ELAS DEVEm ESTAR SENDO CRIADAS EM MASSA PRA SATISFAZER O SER NOJENTO QUE NOS SOMOS ¬¬
    quem mata um animal pra se alimentar é simplesmente um assassino,,,dos mais covardes que existe,aquele que praticar atrocidades contra um animal queofra igual ou pior

  • Leônidas Loureiro:

    PROCEDE O POSICIONAMENTO/OPINIÃO/QUESTIONAMENTO POSTADO POR Werex / 21.11.2010. CONCORDO.
    Leônidas Loureiro
    Belém/PA

    “cara amiga yasmin , comer carne é algo completamente natural, todos os animais fazem, porque não o ser humano?
    Alem disso, o ser humano só desenvolveu sua inteligencia graças a carne. Não tenho nada contra vegetarianos, pois é um modo de vida mais saudável. Porém acho que não comer carne pois tem “pena” dos animais uma ignorancia. Pois os vegetais também são seres vivos, e como ja aprendi no hypescience, eles também tem memória. Então se você realmente tem dó dos seres-vivos, coma apenas frutas.
    Além disso, vejo muitos vegetarianos dizendo que não comem carne pois tem dó dos animais, mas quando eles veem moscas, baratas, insetos, mosquitos; eles matam sem hesitar. Agora me pergunto: Porque a vida de uma vaca é mais importante que a vida de um inseto?”

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    A vitamina B12 está presente apenas nos alimentos de origem animal em quantidade significativa. Esse é o único nutriente que um vegetariano precisa suplementar mesmo com uma dieta bem planejada. Leite, queijos e ovos contém essa vitamina. A maioria dos vegetarianos utiliza esses alimentos. Se o uso deles for regular e atingir as necessidades diárias, não é necessário utilizar suplementos.

  • vânia:

    se fosse apenas seguir cultura e tradição, eu não teria minha liberdade, seria analfabeta, não trabalharia, não poderia nem escolher com quem me casaria.nós, mulheres, se temos algum direito hoje, é porque houve muita luta por isso. não foi favor ou iluminação de nenhum político.
    pois bem, respeitar as diferenças culturais sim, mas respeitam muito mais as atrocidades, o que eu chamaria de comodismo, do que respeitam alguma crença que traga mudanças e balançe com o que nós então achamos que é o certo, como o vegetarinismo.
    ignorância é uma benção, né? nos protege da consciência e de ter que mudar.
    ignorância e preguiça, mal da humanidade.
    por que tanta argumentação para justificar o assassinato de animais em busca do prazer do paladar?

  • Thariny C. Pires:

    Porque tantos pontos negativos nos comentarios sobre vegetarianismo ? Eu nao entendo.
    Basta apenas procurar mais conhecimento sobre o assunto(vegetarianismo), antes de simplismente concordar com apenas um lado de visao sobre o tema.

    Busquem conhecimento.

    • Y. F.:

      Concordo plenamente…
      Não custa pessoal, procurar se informar, antes de ter uma opinião já formada do assunto como uma criança birrenta:
      -Eu não quero saber e pronto!
      Busquem conhecimento!
      Se existem pessoas vegetarianas, elas devem ter um bom motivo para pararem de comer o “apetitoso” bife de cada dia.

  • Paulo Lima:

    werex, eu não vejo muitas vacas andando pelos esgotos das nossas cidades, qto aos vegetais, dificil dizer se alguns deles me reconhecem ou tem consciencia de sua existencia, como os elefantes, mas, respeito sua opinião.

  • Jeremias:

    Sanduíche de elefante, hehehehe.

  • Vovô 78…:

    Já faz algum tempo, mas o fato é que eu cheguei a comer por diversas vezes o Içá. O Içá é nada mais e nada menos do que a formiga rainha quando sai voando para formar novos formigueiros. A forma de preparo é bastante simples:- retira-se o traseiro dela, este traseiro é frito em óleo e servido com farinha… É uma delícia, podem acreditar.

    • Gloria Ben:

      Ao preparar o Iça sua casa vai ficar fedendo por muitos dias, ´é um nojo, muitos iças estão contaminadas c\ formicidas q é colocado nos formigueiros por causa das formigas cortadeiras , as q ñ morrem desenvolvem auto defesas, continuam vivas mas viram zumbis , são cancerígenas.

  • José Calasans.:

    Acho perfeitamente natural o consumo destas fontes proteinas,depende de varios fatores:cultura,credo e principalmente necessidade ex.: o avião que caiu na cordilheiras dos andes,a maioria dos sobreviventes praticaram o canibalismo se não teriam morrido.

  • André:

    Bom… a gente por aqui come tubarão (aliás, pior ainda, filhote de tubarão sob o nome comercial de cação), animais ameaçados de extinção e todo mundo acha ok.

  • celia maria metrovini:

    Tomara que toda vez que um ser humano comer um bicho,animal,ou outro de qualquer espécie ou natureza sem uma extrema necessidade morra engasgado
    e quando um ser humano matar um animal sem a menor necessidade ele sofra igual oi com muito mais dor

    • Y. F.:

      Dessa forma você está sendo igual/ou mais cruel do que os próprios “matadores”.

  • Letícia:

    Tem gente precisando estudar mais por aqui. Por favor, quanta ignorância!

  • livramento:

    não é de admirar – existem canibais- humanos canibais???!!!

  • augusto:

    um elefante de 500 quilos? somente se for um filhote, ne?

  • Werex:

    cara amiga yasmin , comer carne é algo completamente natural, todos os animais fazem, porque não o ser humano?
    Alem disso, o ser humano só desenvolveu sua inteligencia graças a carne. Não tenho nada contra vegetarianos, pois é um modo de vida mais saudável. Porém acho que não comer carne pois tem “pena” dos animais uma ignorancia. Pois os vegetais também são seres vivos, e como ja aprendi no hypescience, eles também tem memória. Então se você realmente tem dó dos seres-vivos, coma apenas frutas.
    Além disso, vejo muitos vegetarianos dizendo que não comem carne pois tem dó dos animais, mas quando eles veem moscas, baratas, insetos, mosquitos; eles matam sem hesitar. Agora me pergunto: Porque a vida de uma vaca é mais importante que a vida de um inseto?

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Faço minhas as palavras de Rodolfo Andrade: “Creio que nós, como animais racionais, não devemos comer aquilo que está em extinção (como elefantes ou gorilas), para preservar a natureza e não incentivar esse tipo de comércio”. Os outros animais utilizados como alimentos depende da cultura de cada país ou região.

  • yasmin:

    acho ridiculo que os humanos matem outros semelhantes pra “sobreviver”, é totalmente cruel e desnecessário ! sou vegetariana e tenho orgulho. tenho nojo de quem come carne, apesar de eu respeitar…. OU TENTAR. a sede de sangue animal pro ser humano é imensa e doentia. porque quando o Armin Meiwes comeu Bernd Brandes (isso com o conceito de Bernd) ele foi preso por homocidio ? e porque quando tiram a vida de uma vaca, um boi, um porco o FDP do matador nao vai preso? e quem come deveria ser preso também por estar cometendo um HOMICIDIO, ou só é homicidio se comer uma pessoa, mesmo com a consciencia da mesma? PENSEM !! OS ANIMAIS QUEREM A VIDA DO MESMO MODO QUE NOS TAMBEM QUEREMOS!!! ELES NAO NASCERAM PRA QUE FOSSEM ASSASSINADOS PRA SATISFAZER O DESEJO DOENTIO DO SER HUMANO DE COMER MORTE E SANGUE !

    SÓ EXPRESSEI MINHA OPINIAO , E SE MEU COMENTARIO FOR EXCLUIDO EU VOU SABER QUE VOCES SAO TOTALMENTE IGNORANTES QUE NAO DAO A MINIMA PRA VIDA DE UM SEMELHANTE, PESSOAS QUE SAO ASSIM PARA MIM SAO CANIBAIS ! PELO MENOS RESPEITEM OS ANIMAIS ENQUANTO AINDA ESTAO VIVOS E EM ABUNDANCIA, PORQUE DAqUI A POUCO ATE VACA VAI ESTAR EM EXTINÇÃO, ALIAS, ELAS DEVEm ESTAR SENDO CRIADAS EM MASSA PRA SATISFAZER O SER NOJENTO QUE NOS SOMOS ¬¬

    • Y. F.:

      Yasmin, agressividade não ajuda em nada…
      Você está se comportando como um fanática.
      Sou vegetariana e nem só por isso saio por ai impondo o vegetarianismo para as pessoas e muito menos as acusando de canibalismo.
      Você deve simplismente mostrar as pessoas as vantagens de ser vegan e a crueldade com os animais,e não xingar o ser humano, afinal você também é humana.

  • Stingray:

    Comer bichos, esses ou aqueles
    não tem nada de ético mas sim cultural e uma questão de necessidade aqui no Brasil os nativos comiam tudo que lhes chegava as mãos, inclusive uns aos outros, só que a cultura indígena fou extinta em prol da cultura portuguesa.O ser humano é dependente de proteína animal isso é incontestável, grande parte da agressividade humana é decorrente desse fato.

    • Y. F.:

      O ser humano não é e jamais será, se quiser, dependente da proteína animal.
      A necessidade da Vitamina B-12 é pequena. A dose diária recomendada é de 2 microgramas (mcg), e os estudiosos acreditam que 1 mcg/dia pode ser suficiente [1]. A deficiência é rara, já que nossos organismos normalmente armazenam suprimentos de B-12 para vários anos, conservando-a e reabsorvendo-a dos nossos resíduos.

      De longe, o problema mais comum com relação à B-12 não é a deficiência na dieta, mas sim a incapacidade que uma minoria de pessoas tem de absorvê-la devido à deficiências enzimáticas; essas pessoas podem receber injeções periódicas de B-12. Devemos consultar um médico se sentirmos que pode haver uma deficiência de B-12 em nosso organismo.

      A dose necessaria é pequena e a deficiência é rara … As fontes de B-12 incluem cereais enriquecidos, leite de soja enriquecido, suplementos e levedura nutritiva enriquecida.

    • Newton Joaquim:

      Vitaminas =/= proteínas

  • adrielle:

    ecccccccccccccccaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • tcruz:

    quero experimentar!!! alguem me da a tromba do elefante!!!

  • Mia:

    Não acho que as pessoas deveriam ficar tristes só pq tem gente que come cachorro… Afinal, isso é da cultura deles..

    Aqui no ocidente comemos carne bovina e a maioria nem fica triste por isso…

    Sou mega carnívora, e tenho consciencia de que se é p/ ficar triste pela morte de um animal, devemos ser justos e pelo menos pensar nos bichos que comemos tbm..

  • SENAM:

    Somos uns devoradores de vidas sejam do reino animal,vegetal ou mineral, nós devoramos e ainda somos hipócritas ao ponto de dizermos que um pode e outro não pode.Não podemos nem pensar em sermos a comida (lembram do acidente nos Andes, mais dos canibais ou de vampiros rsrsrs?) Mas poucos sabem ou procuram saber que nosso DNA pode ser reprogramado para viver-mos apenas de respirar (PRANA) procurem por: viver de luz no Google e pesquisem muito abram os olhos ACORDEM…O MUNDO NÃO É O QUE TE FIZERAM ACREDITAR. Hoje tem a internet pra ajudar… mas sempre pense… não acredite em tudo ou vai PIRAR.

    • Newton Joaquim:

      Vidas do Reino Mineral.

  • Psicanalise-11 93639011:

    Estes métodos nutritivos são respostas ao grau de espirtitualidade de cada cultura e pessoas.
    Quanto mais evolução, menos carne. naão sou vegetariano

  • Márcio:

    O tema é muito bom e bem apresentado com exceção de uma coisa: a não ser que o autor esteja restringindo o consumo do espécime apenas a filhotes, o elefante adulto pesa no mínimo 4 toneladas e não “apenas” 500 Kg, o resto está OK.
    Abraços.

  • Cassiano:

    Imaginem que no brasil, tivésemos a mesma cultura comestíveis desses países…, com certeza, o bife bovino que tanto apreciamos, não estaria custando os olhos da cara, nossa! De- repente fiquei com a boca cheia d’água!

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    O ideal seria que o ser humano fosse somente vegetariano,
    e fim de papo…seria até mais benéfico para o nosso organismo.

  • Genivaldo:

    É triste ver os humanos serem predadores terríveis, a sua inteligencia é aberrante são verdadeiros mortos vivos é por isso que esta raça passará por um exterminio gigante, onde a terra será limpa de tais seres atrazados, dá nojo só de olhar tais fotos acima.

  • Tábata:

    Concordo com o comentário abaixo, mas é quase inadimissível ver alguém comendo um cachorro ou cavalo, animais tão amados por nós brasileiros.

  • Edilson Lima:

    viva os vegetais!

  • amante do conhecimento:

    a verdade é que muitos de nós que jamais comeríamos qualquer desses seres por vontade própria,achando que seriam intragáveis,ou por questões éticas poderíamos consumi-los em casos extremos de fome.a fome é cruel.

  • NELI:

    o ser humano em certos lugares é nojento,comer ratos,cochorros,etc ak!.Se fosse eu,na falta de um franguiho,um peixe,não comeria mais nenhum tipo de carne fosse de qualquer espécie,passaria com casca de arvore mais não comeria mais carne nenhuma,e se não tivesse jeito nenhum de saciar a fome que não fosse com carnes de cachorros dentri outros,então eu morreria.

  • dimmy:

    Só falta levar cadaver humano direto pra churrascaria, com farofa de unhas maionese de miudos e macarrão tudo grelhado com vinho alemão, quem viver verá, a insensatez humana está beirando a loucura, estão perdendo o senso da bestialidade humana..

  • Marcos_mat:

    Com base em alguns estudos, os cientistas criaram uma teoria de que no momento em que os nossos ancestrais(não o homo sapiens sapiens de hoje) diminuiram o consumo de sementes e cascas e não me lembro o porquê, passaram a se alimentar de carne, houve uma aumento na porcentagem de gordura ingerida e com isso eles tinham quantidade suficiente de lípidios para aumentar o desenvolvimento do cérebro e, creio que sem essa mudança, talvez não existissem seres humanos atualmente. Mas não vamos nos fartar de comer carne e nada mais com o propósito de ter um cérebro maior, né? Ao conversar com qualquer nutriocionista descobrimos que o equílibrio e a variedade de nutrientes é crucial para um desenvolvimento físico e mental saudável.

  • Leônidas Loureiro:

    AQUI NO PARÁ É MUITO COMUM COMERMOS TURÚ, QUE É UM MOLUSCO SEMELHANTE A UM CORDÃO UMBELICAL (GUARDADDAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES) QUE CRESCE EM OCOS DE PAUS A BEIRA DE RIOS, E QUE SÃO RIQUÍSSIMOS EM PROTEINAS E SUBSTÂNCIAS QUE AUMENTAM A RESISTÊNCIA IMUNOLÓGICA. SABOREAMOS ESSA IGUARIA CRUA MESMO, COM LIMÃO E SAL (COMO AS OSTRAS) OU EM FRITADA COM ERVAS NATIVAS.

  • Joserios:

    Eu acho muita coragem comer gorila e aranha,tem gente nesse mundo que não perde nada,só em olhar me arripia!

  • Willian:

    Carlos:

    “Se o homem não comesse carne, certamente a raça humana já teria sido extinta da face da terra.”

    Por quê?

    • Y. F.:

      Por quê? ²

  • orlando:

    olha,é incrivel como se manifesta o ser humano,quem passa por aquí(terra)e pensa que é só uma vez e nunca mais,talvez se manifeste como esses duentes que nos foram apresentados.mas, estão totalmente enganados somos eternos,estamos sempre evoluindo a cada segundo… temos a nossa desposição inúmeras sementes de todas as espécies,feijão,arroz,lentilhas etc.e uma infinidade de combinaçõe que podemos fazer com o leite e ovos,sem contar com a vastidão de frutas e verduras, isso é desculpa de vagabundos que preferem se submeter a esses vechames de sacrificar nossos irmãos inferiores para seu ¨deleite¨… se soubesse que vão passar por tantos sofrimentos não se comportariam dessa maneira.é só aguardar pra vê…

  • Tony Amorim:

    Só esqueceram de mencionar aqui a antropofagia

  • CLAUDIO BUCCI:

    CARLO AMIGO CARLOS

    REALMENTE, COMO JÁ A MUITO TEMPO ,SOMOS SUGADOS POR ELES., TAMBEM ….QUEM NÃO GOSTA DE CORDEIRINHOS . AGORA TEREMOS MAIS UM PARA NOS DEVORAR , O TIRIRICA ESCOLHIDOS POR NÓS , CORDEIRINHOS., ANTAS , ASNOS, COM PERDÃO A ESSES ANIMAIS ,POIS ELES ÑA VERDADE SÃO UM POUQUINHO SÓ MAIS INTELIGENTES….OU MUITO MAIS?
    CONTINUO APOIANDO OS ANTROPÓFAGOS.

  • Carlos:

    Willian:
    Se o homem não comesse carne, certamente a raça humana já teria sido extinta da face da terra.
    Não li, em livro algum, que o homem das cavernas se alimentava de vejetais.

  • darkowl:

    esqueci de dizer que é frita antes!!

  • darkowl:

    bom aqui no vale do paraiba sp se come tanajura popularmente conhecido como iça são futuras rainhas da formiga sauva. entre outubro novembro e dezembro que as futuras rainhas saem para acasalar e caem do ceu e uma loucura gente pra tudo quanto é lado pra catar essas formigas.

    e muito bom com farofa e cebola um bom aperitivo.

  • cleide:

    sei que meus pais comeram todo tipo de bicho por necessidade na infancia, gamba, cobra, tatu e tantos outros
    se eh por miseria nao podemos recriminar.
    mas digo que me deu agua na boca akele ratinho frito e akele cachorro esperando para cortar as partes.. rs

  • João Alfredo:

    Willian!Gostei da sua exposição. Mas carcaça não é “carcassa”.

  • Filippe:

    AHHAhHAhahAa… nunca tantos comentários ignorantes numa mesma página… sério, qse morri de rir =’D
    .
    agora o textítulo do cara tentando defender a tese de que o ser humano é herbívoro foi o pior… AHhHAhHAhAaA .. não consegui passar do segundo tópico, quase chorei. como pode existir gente tão idiota?? ahAHHAhHAhHAhAa

  • Jorginho:

    Depois acha ruim qd um leaozinho resolve mudar o menu para carne humana.
    Sou daqueles que torço para o touro!
    Eta raça maldita!

  • tarcio lemos:

    não gostei não isto si chama crime matar os animais para cumer

  • claudemir da silva:

    nesse cardápio faltou cobras elas são uma iguaria bem popular em alguma partes do mundo

  • Artur:

    Na Amazônia é muito apreciada a carne de jabuti… um tipo de tartaruga que vive em terra firme, muitos caboclos da região não abrem mão também de carne da carne de cobra, cutia e outras caças que para nós, acostumados com o cardápio do açougue da esquina soam extremamente exóticos.

    P.S – A arraia é deliciosa (esta “iguaria” provei), é como se fosse um filé de dourada sem espinha nenhuma.

  • Rodolfo Andrade:

    Não vejo problema em comer carne, mesmo que estranhas para nós… isso se o animal não for venenoso ou não transmitir doenças.
    Essa questão de não comer um animal porque ele irá sofrer é relativa, porque os próprios animais comem uns aos outros na cadeia alimentar, portanto sofrem quando isso ocorre entre eles.
    Creio que nós, como animais racionais, não devemos comer aquilo que está em extinção (como elefantes ou gorilas), para preservar a natureza e não incentivar esse tipo de comércio.

  • Willian:

    MÚSCULOS FACIAIS

    CARNÍVORO Reduzidos, para permitir uma abertura maior

    ONÍVORO Reduzidos

    HERBÍVORO Bem desenvolvidos

    HUMANO Bem desenvolvidos

    MASTIGAÇÃO

    CARNÍVOROS Nenhuma; engole comida por inteiro

    ONÍVOROS Engole comida por inteiro e/ou a esmaga

    HERBÍVORO Mastigação extensiva necessária

    HUMANO Mastigação extensiva necessária

    MOVIMENTAÇÃO DA MANDÍBULA

    CARNÍVOROS Cortante; Movimentação mínima para as laterais

    ONÍVOROS Cortante; Movimentação mínima para as laterais

    HERBÍVORO Boa movimentação lateral e de cima para baixo

    HUMANO Boa movimentação lateral e de cima para baixo

    SALIVA

    CARNÍVOROS Não há enzimas digestivas

    ONÍVOROS Não há enzimas digestivas

    HERBÍVORO Enzimas digestivas de carboidratos

    HUMANO Enzimas digestivas de carboidratos

    DENTIÇÃO ( INCISIVOS )

    CARNÍVOROS Curtos e pontudos

    ONÍVOROS Curtos e pontudos

    HERBÍVORO Achatados, grandes e em forma de espada

    HUMANO Achatados, grandes e em forma de espada

    DENTIÇÃO ( CANINOS )

    CARNÍVOROS Longos, afiados e curvados

    ONÍVOROS Longos, afiados e curvados

    HERBÍVORO Curtos e não afiados/ou longos ( para defesa )/ ou nenhum

    DENTIÇÃO ( MOLARES )

    CARNÍVOROS Afiados, cortante e em formato de lâmina

    ONÍVOROS Lâminas afiadas e/ou achatadas

    HERBÍVORO Achatados com elevações VX camada complexa

    HUMANO Achatados com elevações nodulares

    HUMANO Curtos e não afiados

    ACIDEZ ESTOMACAL

    CARNÍVOROS Menor ou igual à PH de 1 com comida no estômago

    ONÍVOROS Menor ou igual à PH de 1 com comida no estômago

    HERBÍVORO PH de 4 ou 5 com comida no estômago

    HUMANO PH de 4 ou 5 com comida no estômago

    SISTEMA INTESTINAL

    CARNÍVOROS De 3 à 6 vezes maior que o comprimento do corpo

    ONÍVOROS De 4 à 6 vezes maior que o comprimento do corpo

    HERBÍVORO De 10 até 12 vezes maior que o comprimento do corpo

    HUMANO De 10 até 11 vezes maior que o comprimento do corpo

    UNHAS

    CARNÍVOROS Garras afiadas

    ONÍVOROS Garras afiadas

    HERBÍVORO Unhas achatadas ou casco sem garras, sem pontas

    HUMANO Unhas achatadas

    SUOR

    CARNÍVOROS Suam pela lingua

    ONÍVOROS Suam pela lingua

    HERBÍVORO Suam pela pele

    HUMANO Suam pela pele

    A constituição humana não é carnívora. Humanos não têm as características físicas e nem os instintos dos carnívoros que os levam a matar animais e devorar suas carcassas.

    As mandíbulas dos carnívoros movem-se somente de baixo para cima, o que faz com que eles cortem grandes pedaços de carne de sua presa e engulam inteiro. Humanos e outros herbívoros conseguem mover suas mandíbulas para cima e para baixo e também de um lado para o outro, um movimento que os permite a mastigação de comidas fibrosas e plantas. Carnívoros não têm estes molares achatados. Se humanos fossem projetados para comer carne, teriam os mesmos tipos afiados de dentição e as garras dos carnívoros. Ao contrário, sua estrutura mandibular, os molares achatados e a falta de garras indicam que não fomos projetados para comer carne.

    DENTES E UNHAS

    Após usar suas garras afiadas e dentes para capturar e matar suas presas, carnívoros engolem sua comida por inteiro, confiando em seus sucos gástricos extremamente ácidos para fazer a maior parte do trabalho de digestão. A acidez do estômago dos carnívoros na verdade é quem faz os grandes trabalhos d digerir a carne e matar as bactérias perigosas bactérias que poderiam adoentar ou matar o carnívoro.

    ACIDEZ ESTOMACAL

    Nossos ácidos estomacais são muito mais fracos porque ácidos fortes não são necessários para digerir comida já pré mastigadas como frutas e vegetais. Comparando os ácidos dos carnívoros com herbívoros, fica óbvio que os humanos se encaixam na segunda categoria. Os humanos podem cozinhar a carne para matar umpouco das bactérias e facilitar na hora de mastigar, mas fica claro que os humanos, diferentemente dos carnívoros, são foram designados para digerir carne.

    COMPRIMENTO DO INTESTINO

    Evidências de nossa natureza herbívora também é encontrada no tamanho de nossos intestinos. Carnívoros têm um sistema intestinal e cólon que permitem a passagem da carne de forma relativamente rápida, antes que a carne tenha alguma chance de apodrecer e causar doenças. Humanos, por outro lado, têm sistema intestinal muito mais longo que dos carnívoros. Assim como outros herbívoros, intestinos longos permitem que o corpo leve mais tempo para “quebrar” fibras e absorver os nutrientes de uma dieta de um não carnívoro.

    O longo sistema intestinal humano na verdade é um fato de alto risco para aqueles que comem carne. A bactéria na carne acabam tendo tempo de sobra para se multiplicar durante a longa viagem pelo intestino, e a carne começa a apodrecer enquanto ainda passa pelo intestino. Muitos estudos também mostraram que a carne causa câncer de cólon em humanos.

    Comparando a nossa anatomia fica ilustrado o fato de que o corpo humano foi contruido para se basear em uma dieta vegetariana. Humanos não têm absolutamente nenhuma das características distintas anatômicas que oscarnívoros ou até mesmo onívoros naturais têm.

    • Daniel santos:

      Concordo plenamente.

  • Rogério:

    Gustavo eu sou vegetariano e pra mim animal nenhum foi escolhido pra servir de alimento…

  • Rowibema:

    Em Garopaba, nos anos 70, pescávamos Baiacu – necessário empate de aço – e comíamos. Um garoto pescador nos ensinou a limpá-lo!
    Além da carne gostosa, o rendimento era ótimo: fora a cabeça, o resto era ‘filé’.

  • MARCOS:

    ainda falta nessa lista alguns, tipo molusco etc,

  • Túlio:

    Quer dizer que só se come baiacu no japão??? ushusahusa
    ai ai… eu ja comi, aqui no Brasil diversas vezes… e não é necessário procurar muito não…
    E aliás a carne é muito saborosa.

  • Eddy:

    Acho que a discussão transcende o aspecto cultural.
    Sem falar nos hormônios, sofrimento, respeito, inteligência…
    Os números e dados médicos mostram claramente, a alimentação atual não é nem sustentável nem saudável.

  • eric:

    ja morei na china, vcs não fazem idéia das coisas horrendas que eles comem por la, eles tem predileção por coisas podres, ovos, insetos, carnes. nojento, horrivel.
    nós somos civilizados, eles estão na pré historia gastronomica.

  • Elizabeth:

    É tudo questão de costume. Se as pessoas vêm os animais como alimento não estranham. Aposto que tem muita gente de outros países que fica horrorizada quando sabe que no Brasil comemos coelho, cordeiro, vitela, leitão, entre outros animais e filhotes.

    Eu mesma já comi tartaruga, jacaré e baiacu e podem crer que a carne deles é muito deliciosa.
    Hoje não comeria, não por nojo mas porque relaciono a carne ao animal vivo e sinto dó do animal.

  • JESUS R. DE ARAUJO:

    Muitas pessoas acham estranho, e inacreditável o ser humano fazer suas refeições incluindo animais exóticos!!!
    Trabalhei numa multinacional na área de alimentação em diversos paises do mundo. A principío estranhei… Depois fui assimilando as diversas culturas ou a sobrevivências daqueles povos. Em ANGOLA (Africa) entrava naqueles açougues mal equipados, com poucos aparelhos de refrigeração, e vendo carnes de “macacos” expostas a venda, com insetos e moscas… É nojento!!!
    Em TÓQUIO (Japão)em uma refeição na base em que eu trabalhava servimos SALMÃO GRELHADO, e nem siquer provaram… Servimos peixe cru filetiado (Sushi e Sachimi e outros…), eles comeram e ficaram felizes.
    Na França eu mesmo comi carne de cavalo e fiquei fascinado! É saborosissima!!!
    Portanto, meus amigos, tudo depende de uma cultura, e acima de tudo para os que ainda não conhecem, saber educar o seu próprio paladar!

  • Willian:

    Essas pessoas comem animais porque querem, pois o ser humano é hebívoro, nossa dentição comprova. É puro luxismo de pobre metido a rico, sendo que nem rico deve fazer isso.

    Agora vê se essas pessoas estão interessadas em criar uma horta, isso dá trabalho e têm que ter muita paciência, não, preferem o que é mais rápido e lógico mostrar para o vizinho que aqui se come carne.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    QUANDO ERA GAROTO EU COMIA CARNE DE UM BICHO SILVESTRE POR NOME PREA(SEM CALDA) E HAVIA OUTRO (COM CALDA) MUITO PARECIDO COM UM GRANDE RATO POR NOME PUNARÉ, OU ERA UM RATO.

  • ricardo santos….:

    daqui a pouco os humanos estarão comendo até os filhos….

  • Carlos:

    Carlo Claudio Bucci.
    Acho que a ordem das coisas estão erradas.
    Em vez de comermos os politicos, ELES é que estão nos devorando dia a dia.
    E o pior…só se alimentam de sangue.

  • Ivan:

    Eu acho que antes de nos preocuparmos com o que comer, deviamos estar preocupados com o que está sendo jogado fora. Realmente, como foi comentado, existe alimento suficiente para todos, o problema é que enquanto alguns tem que buscar alternativas um pouco estranhas (para nós) para não morrer de fome, em outros lugares exite um desperdicio absurdo de alimentos e recursos, e infelizmente isso vai demorar para mudar, se mudar.

  • Joner Vonus Yantufucker:

    Senhores, mais do que uma questão de beleza é uma questão de sobrevivencia em muitas dessas alimentações exóticas citadas e outras não mencionadas.É lógico que após a necessidade talvez venha o apreciar o paladar diferente que determinados alimentos proporcionem. Vale mencionar que muitos em nosso país se alimentam de gato, calango, tatu e ainda no oriente os que se alimentam de insetos.
    A ocasião faz o ladrão…

  • CLAUDIO BUCCI:

    A ESSAS ALTURAS , NADA CONTRA OS CANIBAIS ,( JÁ QUE É PARA MATAR A FOME ), QUALQUER ANIMAL SERVE. EU , POR EXEMPLO , CRIARIA POLÍTICOS , MESMO SABENDO QUE SERIA UM MAL NEGÓCIO, POIS NEM TODOS TERIAM ESTÔMAGO PARA COMÊ-LOS , IRIAM PREFERIR RATOS.

  • yuji:

    Todos tem que ajudar uns aos outros tem muita fome , miséria , guerras , violência neste planeta , nem tudo é saboroso , colorido , temos que fazer deste planeta chamado Terra um lugar melhor , esses países citados acima tem históricos de guerras e misérias , etc , há muito subdesenvolvimento .

  • JoseRenan:

    os alimentos não estão tão escassos assim pra isso… Tem comida pra todo mundo no mundo! é verdade!!

  • nelio sergio:

    Prefiro Gambá..

  • BiiaCX:

    Não importa, ainda acho errado matar animais, ainda mais quando não é necessário. Tirando os paises que morrem de fome, outros como França e etc… tem condição de matar menos animais.

    Seja bovino, suino, canino… Não interessa, acho triste! Amo mto os animais, especialmente os cachorros [por ter um]. Por motivos pessoais isso me dá tristeza. Mas não condeno, pq não difere daqui. EU pelo menos não vou ser hipócrita, acho que qualquer animal sofre o mesmo que todos os outros.

  • Manfredo:

    Desses pratos acima,experimentaria com prazer, formigas achocolatadas!

  • larissa:

    Ai, meu Deus. Como alguém tem coragem de comer esses bichos? Eu não como nem carne bovina/suína, imagina comer carne desses animais? Cachorro, cavalo, tartaruga e Gorila?! Francamente!

  • josias:

    sem comentários.

  • Samuel Chaves:

    Pois é, a gente não aceita a cultura alheia, mas lembre se que nós comemos porco, isso mesmo, alguns países acham uma “porqueira” comer porco, e se pensar bem, eles não estão errados. Siris também. Então, cada qual com sua cultura normal.

  • Amanda:

    Eu vi um restaurante na China que comia as genitálias de vários animais machos.(Deve ser uma crença afrodisíaca…)
    Porem eles criavam ou aprendiam de animais mortos naturalmente.
    Estranho…Eu não comeria.

  • jullian:

    lol q carnificia é essa q ocorre no mundo
    comer carne de animais…
    sabia q eles tem sentimentos, eles sofrem ao ver a morte em sua portas
    e as pessoas comem assim sem nenhuma conciencia dos fatos…

  • Amora:

    Pois é Hugo, mas existem milhares de criações de bovinos, suínos etc..Diferente dos outros animais

  • Gustavo:

    E papo de punições da natureza não cola, amigo… a natureza não pune o homem por comer insetos e etc. Surreal

  • Gustavo:

    Nossa, Rogério, que fala horrível é essa?????? Então quer dizer que alguns animais são “escolhidos” para servir de alimento e outros não? Quem disse isso? A Bíblia? Você? O mundo ocidental? Isso ee um total desrespeito com a cultura alheia e uma completa estupidez, desculpe, mas vá estudar.

  • peixe:

    no primeiro, não deveria ser
    “está em extinção não apenas pela caça ao seu marfim, mas também porque sua carne é muito procurada”?
    causou um poco de confusão…

    não me espanta comerem nenhum desses animais…
    e pq seria cruel comer gorilas? pode ser pra vc, na sua opinião, mas certamente não é nada diferente do que outros animais.

  • Hugo:

    Descordo de você, Rogério.

    Parece crueldade sim, mas por que você pensa que é menos crueldade do que comer bovinos? Você já entrou num matadouro de boi, por acaso? Um bovino é tão animal e tão vivo quanto qualquer um aí de cima.

    Se você pesquisar, descobrirá que a maioria (provavelmente todos) dos países acima citados tem um histórico de fome da sua população, aprendendo, assim, a sobreviver com coisas tidas como nojentas.

  • Pantaneiro:

    Dependendo da falta de alimento e da fome que uma determinada populacao esta passando, acredito que que ate mesmo um rato, ou macaco, um bicho da ceda, possa parecer um banquete! Ou vc deixaria seus filhos morerem de fome e nao dariam um cachorro para eles comerem?

  • criancinha:

    Isso daí não é nada pra quem come um pastel com caldo de cana na Rodoviária de Brasília/DF…

    (Eu sou um deles!….rsrsrs)

  • Rogério:

    não é atoa que a maioria desses paises sofrem com as punições da natureza,não respeitam animais que óbviamente não nasceram pra servir de alimentos para o ser humano…

  • big bang:

    Como e q alguem pode comer um cachorro? So de olhar me deu nojo! E os coidados dos gorilas??? E como se fosse canibalismo pra mim.

  • mimi:

    Gente!Até ratos as pessoas comem!!!Eca!

  • Ninja:

    Não tem diferença, é tudo igual, desde que bem tostadinho e crocante.

Deixe seu comentário!