10 coisas estranhas que nós humanos fazemos todos os dias

Por , em 15.04.2011
Já reparou que quando você olha para seus dedos por um longo tempo eles começam a se transformar em membros alienígenas diante dos seus olhos? Não? Bem, faça-o agora e você verá.

Isso acontece quando você presta mais atenção no corpo humano e acaba vendo-o como ele realmente é: bizarro. O mesmo vale para o resto de nossas características. Não reparamos no porquê de certas coisas nos fazerem fechar os olhos, gritar histericamente e bater na mesa ao mesmo tempo – também conhecido como risada – nem no fato de passarmos um terço de cada dia em um estado de repouso muito parecido com a morte chamado de sono. Com um pouco de reflexão, estes comportamentos parecem, sim, verdadeiramente bizarros.

Confira a lista de 10 coisas cotidianas – mas muito estranhas – que fazemos o tempo todo, e por que as fazemos.

1 – Chorar

Como é estranho a tristeza fazer com que água transborde dos nossos olhos! Entre todos os animais, só nós choramos lágrimas de emoção.

O choro não só serve ao propósito de comunicar sentimentos de angústia – ou de felicidade. Cientistas acreditam que as lágrimas também carregam certos hormônios indesejáveis ​​e outras proteínas que são produzidas durante os períodos de estresse para fora do nosso corpo, o que pode explicar o efeito de bem-estar após um “bom choro”.

2 – Soluçar

Soluços são espasmos involuntários do diafragma – a membrana muscular do peito, figuras importante na respiração. Esse comportamento bizarro – e completamente comum – acontece quando o músculo fica irritado, às vezes pela presença de muita comida no estômago às vezes pela falta dela.

Estranhamente, no entanto, os soluços são tão inúteis quanto irritantes – eles não possuem nenhum propósito aparente. Uma hipótese sugere que podem ser resquícios de um reflexo primitivo de sucção. Seja qual for a antiga função, atualmente os soluços são apenas um grande incômodo. Para se livrar deles, há quem se valha de uma variedade de remédios populares criativos. Levar um susto, prender a respiração, virar um copo d’água inteiro… e por aí vai.

3 – Dormir

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Nenhum ser humano pode ficar sem ele por mais de um punhado de dias, e ainda assim o sono continua sendo uma das atividades menos compreendidas dos seres humanos.

Essa grande pausa diária permite uma série de “trabalhos de manutenção” do corpo, desde a produção mais intensa de substâncias químicas usadas ​​durante as horas de vigília à auto-organização dos neurônios dos cérebros em desenvolvimento. O sono REM, com sua alta atividade neuronal, ocorre durante mais tempo a cada noite nos períodos de crescimento do cérebro.

Várias teorias apontam para o sono como um estado vital para a memória e a aprendizagem. Pode ajudar a enraizar as memórias em um armazenamento a longo prazo – e também pode simplesmente dar às nossas atividades mentais, tão requisitadas durante o dia, um merecido momento de descanso.

4 – Morrer

Ok, tecnicamente falando morrer não é uma atividade diária. No entanto, milhares de pessoas morrem todos os dias. Por quê?

Morremos porque nossas células morrem. Embora elas se substituam de vez em quando durante mais de 70 anos, elas não conseguem fazê-lo para sempre. Dentro de cada célula, os telômeros, no final dos nossos cromossomos, contêm a informação genética que é cortada a cada divisão celular. Os telômeros começam com material suficiente para aguentar várias “tesouradas”. Porém, eventualmente, o comprimento se torna curto demais, as informações se perdem e, consequentemente, as células não se dividem mais.

Os cientistas estão trabalhando para prolongar a vida dos seres humanos e eles acreditam ser possível algum dia dobrar a expectativa de vida média.

5 – Enxergar em 3D

Você já parou para pensar como nossos olhos produzem uma visão 3D?

É realmente um truque mental (três truques, para ser exato). Em primeiro lugar, nosso cérebro utiliza a “disparidade binocular”- a pequena diferença entre as imagens vistas pelo nosso olho direito e pelo esquerdo. O órgão, portanto, usa duas versões distorcidas de uma cena para reconstruir sua profundidade.

Para um objeto perto, o cérebro registra a “convergência” dos nossos olhos, ou o ângulo que eles percorrem até fixar o foco no objeto, e decidir quão longe ele está.

Ao olhar para as coisas em movimento, nós inconscientemente medimos sua distância. Essa é a diferença na velocidade na qual objetos mais perto e mais longe parecem se movimentar enquanto você passa por eles.

6 – Ficar vermelho

É batata. Diante de uma situação vergonhosa ou constrangedora, você fica vermelho(a), ou corado, ou ruborizado, como queiram. Acontece que a reação é uma resposta humana universal à atenção social. Todo mundo faz isso – alguns mais que outros. Os momentos mais comuns de rubor incluem conhecer alguém importante, receber um elogio e experimentar uma forte emoção em uma situação social.

Biologicamente falando, as veias da face se dilatam, fazendo com que mais sangue flua em suas bochechas e produza uma pele rosada. No entanto, os cientistas ainda desconhecem a razão pela qual tudo isso acontece ou qual sua função prática – além de, claro, nos envergonhar ainda mais.

7 – Beijar

Quando você pensa sobre isso, é estranho que a troca de cuspe pareça tão romântica assim. Acontece que se trata de um instinto biológico.

Beijar permite às pessoas usar o olfato e o paladar para apreciar um ao outro como parceiros potenciais. A respiração e a saliva das pessoas transmitem sinais químicos para saber se eles estão sadios ou doentes, e, no caso das mulheres, se estão ovulando – todas as mensagens importantes para os potenciais parceiros na reprodução.

Além disso, a pele ao redor do nariz e da boca das pessoas é revestida com óleos que contêm feromônios, substâncias químicas que fornecem informações sobre a composição biológica de quem se está beijando. Quando as pessoas pegam os feromônios uns dos outros durante um beijo, elas inconscientemente se sentem mais ou menos sexualmente atraídas, dependendo do que é detectado.

Juntamente com os sinais químicos trocados durante os beijos, os psicólogos também acreditam que o ato físico de beijar ajuda a unir casais. Esta teoria é apoiada pelo fato de que os níveis de oxitocina – um hormônio que aumenta a sensação de amor, sociabilidade e confiança – transbordam no cérebro duranto um beijo.

8 – Soltar pum

Tudo o que comemos ou bebemos nos dá gases. De fato, é normal liberar em forma de pum quase uma garrafa pet inteira (1,9 litros) de gás a cada dia.

As flatulência perfumada, no entanto, vêm de colônias de bactérias localizadas dentro do nosso trato intestinal. No processo de converter os alimentos em nutrientes úteis, estes micróbios “mastigadores” produzem um subproduto fedorento de gás sulfídrico, o mesmo cheiro que emana de ovos podres.

Assim como o resto de nós, as bactérias preferem comer alimentos açucarados. Os tipos de açúcar naturalmente presentes no leite, nas frutas – e claro, no feijão – produzem a maioria de peidos.

9 – Rir

Você ouve uma piada e ela vem seguida de uma sensação engraçada: você é subitamente tomado pelo desejo de gritar em espasmos, continuamente. Rir é estranho. Por que fazemos isso?

Psicólogos acreditam que essa resposta comportamental serve como um sinal para os outros, espalhando emoções positivas, diminuindo o estresse e contribuindo para a coesão do grupo. Por esses mesmos motivos, chimpanzés e orangotangos também sorriem e riem durante suas interações sociais.

Muitos supõem que rir evoluiu de ofegar. Quando nossos ancestrais pré-humanos lutavam como brincadeira uns com os outros, eles ofegavam tanto que acabaram “criando” a risada. Estranho? Sim. Mas risadas são estranhas.

10 – Piscar

Não é tão estranho assim que pisquemos: a atividade que dura um décido de segundo retira as partículas de poeira da superfície do olho e espalha fluidos lubrificantes espalha por todo o globo ocular. O que é estranho, porém, é que deixamos de perceber o mundo e mergulhamos na escuridão a cada dois segundos!

Os cientistas descobriram que o cérebro humano tem um talento para ignorar o apagão momentâneo. O próprio ato de piscar suprime a atividade em várias áreas do cérebro responsáveis ​​pela detecção de alterações ambientais, de modo que você sente o mundo ao seu redor se forma contínua, sem o apagão momentâneo. [Life’sLittleMysteries]

71 comentários

  • Tiago Taddei:

    titulo: 10 coisas estranhas que nós humanos fazemos todos os dias
    EU NÃO SABIA QUE SOLUÇAR , DORMIR,MORRER,PISCAR E SOLTAR PUM ERA UMA COISA ESTRANHA E QUE SÓ OS HUMANOS FAZIAM ¬¬

    • douglasdiv:

      Nós humanos fazemos. Onde você leu “ nós humanos”?

  • karol:

    flatulencia perfumada e troca de cuspe ri muito kkkkkkkkkk

  • Carol:

    SE FAZEMOS TODOS OS DIAS NÃO É ESTRANHO

    .

  • Adri:

    Eu ri muito quando vi a foto do homem soltando um pum! hilária!!!! rsrsrrsrs

  • Filipe:

    Já parei muitas vezes para pensar em coisas estranhas e o “rir”
    foi uma delas.
    realmente me senti estranho por pensar nas “estranhesas” que ninguém mais pensa.
    Se você ficar olhando para uma membro que é menos visto do que seus dedos como foi dito no início do post, membros como os pés, você vai ver que eles são MUUUUUUUUITO estranhos (observe os pés de sua namorada, por exemplo. Pode fazer você sentir um certo nojinho!)

  • sandar.cordeiro:

    que quer dizer entrar 1gato vadio branco ecastanho calro em casa

  • Marcelo:

    Não é estranho porque se está acostumado. Me pergunto quanta gente já parou pra pensar sobre o quanto é estranho chorar e etc.

    A maioria das pessoas realmente não consegue perceber o que há de fantástico nas pequenas coisas da vida.

  • Carlos F.:

    Cláudio Guedes / 27.04.2011

    Claudio, seu comentario foi otimo, só que as pessoas fúteis negativaram. Parabens !

  • Débora:

    A sétima é uma delícia. A propósito, não vi nada de estranho na lista…

  • barrigudo:

    CADÊ AS COISAS ESTRANHAS???

  • UMA_MENINA:

    COMO ASSIM COISAS Q FAZEMOS TODOS OS DIAS? EU NUM MORRO TODO DIA NAO!

  • samuel:

    ahh e a foto 2 é um bocejo ” epreguissada” e não soluço seus burros!

  • samuel:

    AONDE TEM COISA ESTRANHA AQUI?

  • Mauro:

    Morrer é estranho? Estranho seria se fossemos imortais.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Valeu, Magda Patalógica! Assino embaixo de tudo o que você escreveu (16.04.2011). Concordo também com a opinião de José Carlos (18.04.2001).

  • Vivian:

    Todos são estranhos, só que são comuns.

  • Cláudio Guedes:

    Nossa alienação se tornou tão grande que coisas naturais e normais a vida humana se transformam em bizarras!?Os instintos básicos dos seres humanos já se encontram em um estado adiantado de corrupção!?O capitalismo que gera riquezas,mas proporcionalmente mais pobrezas,com seu consumismo fútil,com seu valores equivocados e a religiosidade com sua dupla visão da vida,a inversão de valores,que coloca a essência do homem,o pensamento,fora do próprio homem nos levam a crer que não somos humanos!!!Minha modéstia me diz que não somos deuses e sim animais complexos!!!

  • sjjssskjsk:

    Não vi nada de estranho ai _l_

  • Victor Menezes:

    Oi, profi Lena:

    Vc disse que cada um entende como quer, como pode ou como consegue e disse tudo.
    Gosto de ler o que a Magda escreve aqui e tb gostei do que vc escreveu pro babaca do mané Juliano cada um entende como pode

    Acordaê Juliano. Tens mais é pedir desculpas, cara

  • Lena:

    Em defesa de Magda Patalógica.

    Não a conheço pessoalmente, nem tenho sua procuração para defendê-la.
    Mas por uma questão de justiça, não posso deixar passar em branco o atrevimento do Sr. Juliano.
    ————————————

    Caro Juliano… bobinho:

    Você escreveu:
    “… Aí Magda, antes de criticar o post, escreva corretamente, por favor…”

    Sou professora aposentada e avalio que Magda Patalógica possui boa gramática e escreve com coerência e bom discernimento.

    Basta ler as contribuições que ela já ofereceu em outros posts e verá que Magda sempre foi muito coesa. Sempre leio o que ela escreve.

    Você termina dizendo:
    “…Ah, e você queria tanto que publicassem que você foi negativada por sua ARROGÂNCIA, espertona!!!”

    ARROGANTE foi você, que leu e parece não ter entendido bem o desabafo de Magda. Cair matando é muito fácil.

    Nunca li neste espaço, uma participação de Magda pedindo que fosse publicada. Mas já li diversas queixas dos leitores perguntando por que suas opiniões não foram postadas aqui.
    Entendeu agora o que ela quis dizer nas entrelinhas, garotinho?
    Ou ainda precisa de explicações mais detalhadas?

    Cada um entende como quer, como pode ou como consegue!

  • Guilherme:

    O cara do pum vai voar!

  • marielda:

    que chatisse!!!

  • criancinha:

    O fato de existir já me deixa espantado…

  • Victor Menezes:

    Gozado isso

    A Magda Patolólica fez um bota a boca no trombone e teve mais de 40 negativos.
    Depois eu leio dezenas de opiniõe parecidas com o que a Magda falou e todas estão positivadas.

    Magda, você está tremendamente certa.

    Victor.

  • Amanda:

    Casar também é uma coisa bem estranha! É como procurar mais problemas do que já temos! xD

  • Amanda:

    Não acho essas coisas estranhas! É como o “EP” disse, são coisas frequentes no nosso dia-a-dia e por isso são completamente normais. Estranha é essa matéria KKKKKKKK

  • Niuara:

    Agora deu vontade de beijaaaaarrrr

  • Celia:

    boa, Emem!!

  • Alessandro:

    legal, só 1 correção. os soluços não derivam da irritação do diafragma e sim a irritação do nervo frênico.

  • Marte:

    A coisa mais estranha aqui é esse artigo. Só isso.

  • marcos:

    ir no banheiro

  • Ana Cláudia:

    Isso é uma das coisas mais bobas que já ví. falta do que fazer, comentar sobre o corpo humano como sendo “coisas estranhas”é o mesmo que comentar sobre a existencia do planeta, fala sério! estranho é o que o homem faz com a beleza humana da existencia.

  • José Carlos:

    Estranho e bizarro é acreditar que tudo isso é estranho e bizarro, são procedimentos orgânicos e comum a todos,o que podemos, na verdade, considerar estranhos são atitudes bizarras de alguns seres humanos como: o suicídio, a violência, crimes e outras atitudes menos dignas.

  • EP:

    Toda vez que eu olho a foto dessa mulher bocejando, eu também bocejo. Ô coisa ruim!

  • luciana:

    Jessé
    gemem de arrependimento!!!!!

  • Werex:

    morrer nao é estranho.

  • Werex:

    soltar pum não é estranho, piscar não é estranho e ver em 3d também não é estranho. Uma coisa que vocês esqueceram de falar é o fado de nos ficarmos em pé. Somos os únicos animais que ficam em pé com muita facilidade, e não percebemos. Outra coisa esquisita que fazemos é cozinhar, temperar, misturar alimentos, tudo para deixar a comida com um gosto bom. Isso ninguém faz, só os humanos.

  • Gustavo Calheiros:

    Não colocaram meu comentário de ontem , porque?

  • Silvio:

    Magda Patalógica, você tem razão.
    Eita artigo incompleto e tedioso.

    Valeu botar a boca no trombone, embora alguns leitores não sacaram.

  • yagor ribeiro:

    kkk, concordo com o JUCABALA, Bocejar tbm é estranho, li uma vez não sei onde, que bocejar é o ato de contrair a musculatura facial e maxilar à ponto de exercita-las para evitar ATROIFIA. Quanto ao ato de bocejar quando alguem boceja, deve-se ao fato de que nós temos o extinto de imitar a expressão facial, se alguem rir, contraimos as bochechas mesmo que de leve, se fizerem cara de nojo, fazemos careta tambem e etc…

  • yagor ribeiro:

    bom, por opinião propia, so acho o Beijo uma reação estranha (cientificamente) se vcs repararem, os idios primitivos (não os de hje, que misturaram sua cultura) eles não beijavam, CIENTIFICAMENTE falando( é bom deixar bem claro pq esse site ta cheio de troll rss) o beijo é “sujo” é um contato desnecessário e que apesar da boca ser uma zona erógena, não tem explicação do “porque” desse ato. Acho que faltou na lista o ato de BATER PALMAS. Isso sim é estranho!

  • ELEUTERIO JOÃO ALVES:

    Tudo isto faz parte do corpo humano, o qual temos o dever de
    bem cuida-lo,e manter sempre vivo, com suas necessidades supridas e controladas.Destruir o corpo ou parte do corpo com hábitos ou vícios é o mesmo que suicídio.

  • Giuseppe Persichini:

    O pesquisador se esqueceu do bocejo e do espirro, além do orgasmo, da coceirinha, da necessidade do homem fazer a barba -todos os dias – e cortar o cabelo todo mês, mulheres pintarem o cabelo e fazer as unhas. Ih! a lista é grande e o nosso cientista terá que voltar á banca das escola.Rsrsrs

  • Cristiane:

    É… tá faltando o “friozinho na barriga”! O arrepio tb. 😀

  • gustavo calheiros:

    Bem , falou-se nos telômeros , que as células não conseguem mais se multiplicar depois de 70 ou mais anos de vida . Vem então a pergunta: as células cancerosas são feitas no organismo com telômeros novinhos e se multiplicam adoidado!! O problema é que a ciência não chegou lá! O corpo humano é feito da terra, do barro.As células deveriam continuar se multiplicando. O envelhecimento é uma doença? MATUSALÉM morreu com 900 anos, ENOCK morreu com 300 anos (jovem) e NOÉ morreu com 600 anos. O corpo humano era diferente ? mais resistente? alimentação era natural não industrializada? não havia estresse? o calendário era outro?????!!!! Se o homem não morresse de velhice a terra iria “encher”, isso é mudar de assunto ou outra discussão.

  • Emem:

    E com quantos animais você já transou Jessé?

  • Jessé:

    Esqueceram de falar o pq das mulheres estarem transando
    ficam gemendo!
    Nunca vi nenhum outro animal fazer isso

  • marcos:

    matéria ridícula, me forçará a canclar o e-mail diário de hypescience…
    estranho mesmo um site sério publicar essa babaquice.

  • MIla:

    Achei boa essa matéria …. matou curiosidades que eu tinha desde pequena….

    Mas, puts tem uns 2 erros de Português cruéis.

  • clarice:

    EU ACHO TUDO ESTRANHO NESSA VIDA ksksksksksk
    masssssssssssss muito legal…

  • JUCABALA:

    Esqueceram do bocejo, isso é estranho. E já vi até peixe bocejando.

  • Ninguem:

    A cada dois segundos… Eu fico quase uma hora de olhos abertos sem piscar não doi nem cosa so uma sensação como se uma camada estivesse em cima deles e enchergo direito! Isso e uma coisa estranha não essas 10 coisas se fazemos todo dia porque seria estranho todo mundo percebe se esta fazendo ou não, coisas estranhas so uma ou mais pessoas fazem, todas coisas estranhas não podem ter explicação se tiver explicação deixa de se estranho se torna quase ou completamente comun pricipalmente se todos nos fazemos! Como ja disseram os leitores não são burros e alienados, não pense isso so porque alguns fazem comentarios claros qualquer um pensa assim. E alguem me responda porque tem uma foto de bocejar no de soluçar?

  • Douglas Miranda:

    Espere uma pessoa ficar com as duas mãos ocupadas e comente sobre coceira. É certeza que ela vai querer ser coçar! rsrs.. estranho?

  • MAURO:

    A coisa mais estranha que fazemos não aparece aí. Porquê? É o de se meter (dar palpites) na vida dos outros.

  • Zé da Morte:

    Pelo sorriso, com o que a moça que está dormindo está sonhando? 😛

  • rosane bastos siqueira:

    amei valeu mesmo

  • Katarina:

    Está faltando um:
    Ficar de boca aberta parado, só respirando e olhando uma tela que brilha cheia de imagens coloridas.

  • Juliano:

    Verdade, faltou o bocejo e o “frio na barriga”.

    Aí Magda, antes de criticar o post, escreva corretamente, por favor, ou então não publicar”Ôo teu comentário!

    Ah, e você queria tanto que publicassem que você foi negativada por sua ARROGÂNCIA, espertona!!!

  • Adriano Guera Moresco:

    Morrer é apenas parte do processo, uma grande fase (a vida), para seguir adiante é preciso evoluir (morrer fisicamente)e seguir adiante num novo processo, para que nossa excência busque novos desafios e crescimento.
    A matéria morre, a energia não, nossa vida e nosso corpo são a combinação da matéria + energia (em forma conhecida como humana, estamos nessa fase).
    Não tenham medo de morrer, mas sim, de não viver intensamente.
    “Lembrem”, a maioria das pessoas morrem como se nunca tivessem vivido, e vivem como se nunca fossem morrer, isso sim é triste…
    •Adriano Moresco (desenhista – artes gráficas / praticante de AIKIDO 1°dan)
    http://www.morescors.blogspot.com

  • Ian:

    Eu tb acho morrer uma coisa estranaha…
    E Exordium, no caso do soluço, ele pode ser um sintoma ateh de câncer no estômago ou outras regiôes proximas…

  • Magda Patalógica:

    QUEM MODERA A MODERAÇÃO?

    Aaaiiihhh…

    Que téééédio para comentar essas tediosas obviedades!

    Desculpe-me senhor Bruno Calzavara, mas me causa extrema preguiça sua falta de assunto.

    Tens coisa melhor para propor, ou vais ficar nessa invariável mesmice, pensanso que nós, leitores, somos burrinhos e alienados?

    (QUERO VER SE PUBLICARÁO MINHA OPINIÃO)

    Fui

  • Emanuel Vasconcelos:

    Putz!

    Essa foi fraca D+, Pessoal!

    Que apelação, hein?!

    kkkkkkkkkk

  • Cy:

    Para alguns, é estranho, mas mesmo assim é muito bom. Rir é o melhor remédio.

  • Vitor:

    ta FALTANDO o love….aquele!

  • Exordium:

    Faltou o “bocejar”(pq só está a foto)e pq a gente tende a bocejar ao ver o outro bocejando.
    Apesar d não sabermos para o q serve o soluço exatamente,acho q ele não é 100% inutil,pq tudo q acontece no corpo,como soluço,espirro,bocejo,espinha etc..serve como um tipo diferente d alerta sobre o estado atual do corpo.Como um aviso do q ele precisa ou tem em excesso.

  • jão:

    pq tem uma foto de alguém bocejando no ítem soluçar???

  • Artur Wajnberg:

    morrer é estranho? o.O

  • Lucas:

    ESPIRRAR! espirrar é estranho!

  • EP:

    Não acho que essas coisas sejam estranhas. São tão frequentes que se tornaram normais. hehe
    Só uma coisa é esquisita: a quantidade de erros de digitação na notícia. =\

  • Júlio César:

    Não sei vocês, mas eu não morro todo dia

    (muito menos beijo)

Deixe seu comentário!