Satisfação faz bem pro coração – mesmo

Por , em 7.07.2011

Uma maneira simples e agradável de manter a saúde da cabeça e do coração: segundo um novo estudo, a alegria no cotidiano faz bem e diminui os riscos de doenças cardíacas.

Participantes do estudo deram notas em um escala de 1 (muito insatisfeito) a 7 (muito satisfeito) para o nível de satisfação que sentiam com seu emprego, família, vida sexual e com eles mesmos. Os pesquisadores relacionaram esses elementos com os riscos de problemas de coração que as pessoas apresentaram, e chegaram ao resultado de que quanto maior a satisfação com a vida, menor o risco de problemas cardíacos.

Os pesquisadores acompanharam 8 mil servidores do governo britânico que participaram do estudo por seis anos, analisando os registros dos participantes para mortes relacionadas com o problemas no coração, ataques cardíacos não fatais, angina ou dor no peito.

Maiores níveis de satisfação com a vida foram associados com 13% de redução de risco de doenças cardíacas. Mesmo quando os pesquisadores levaram em consideração outros fatores de risco, como pressão arterial alta e índice de massa corporal (IMC) os resultados se mantiveram.

Estados psicológicos positivos podem ser relevantes para indivíduos com alto risco de problemas cardíacos. A satisfação com o emprego, família, sexo e com a auto-estima é uma importante forma de proteger o coração.

Se sentir satisfeito com a vida nem sempre é fácil, mas com esforço para não se estressar com os problemas e levando tudo de maneira mais light, podemos ter uma melhoria na qualidade de vida.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • niedja montival claudino:

    estou sentindo uma cansaço no peito e depois vem a falta de ar e sinto uma leve dor estou esta me encomodando muito.obrigado marquei um cardiologista

  • Pedro:

    pro?

  • Vitor:

    No Brasil ,quem tem consciências das coisas…morre cedo mesmo!!
    Só não morrem os alienados,políticos..ou seja : seres esquizofrênicos e sem o senso de justiça.

  • roberto l:

    Uma matéria muito interessante. Acho que uma vida sem estresse, pode aumentar a nossa expectativa de vida, já que as refletem nas nossas células nervosas, não interferindo nos batimentos cardíacos. Uma dose de amor e carinho também é essencial.

  • edu:

    Completamente obvio esta materia, ja viu alguem depreciso ou com qualidade de vida ruim estar bem do coração.

  • Caveira:

    Boa matéria.

  • Márcio M:

    Ainda que não seja verdade esta matéria (e não estou dizendo que não é), satisfação é sinônimo de felicidade, coisa que todo ser humano busca em vida. Mesmo que seja pra viver pouco, o importante é viver feliz. 😉

Deixe seu comentário!