10 coisas que tornam os seres humanos especiais

Por , em 24.08.2011

Porque nós somos animais tão incomuns? De alguma forma, foram os seres humanos que acabaram “governando” o mundo que nos rodeia. Mas o que nos torna tão especial quando comparado com o resto do reino animal? Confira:

1 – Linguagem

A laringe é menor na garganta de humanos do que de chimpanzés, um dos vários recursos que permitem a fala humana. Ancestrais humanos evoluíram a laringe cerca de 350 mil anos atrás. Possuímos também um osso hioide, em forma de ferradura, abaixo da língua, o único que não está ligado a qualquer outro osso do corpo, e que nos permite articular palavras quando falamos.

2 – Postura ereta

Os seres humanos são únicos entre os primatas que andam totalmente na vertical. Isso libera nossas mãos para o uso de ferramentas. Infelizmente, as alterações feitas em nossa pelve para mover-se sobre duas pernas, em combinação com bebês com cérebros grandes, faz com que o parto humano seja excepcionalmente perigoso em comparação com o resto do reino animal. Um século atrás, o parto era uma das principais causas de morte para as mulheres. A curva lombar na parte inferior das costas, que ajuda a manter nosso equilíbrio, também nos deixa vulneráveis a dor nas costas e tensão.

3 – “Nudez”

Nós parecemos “pelados” em comparação com nossos primos macacos. Surpreendentemente, três centímetros quadrados de pele humana, em média, possuem tantos folículos produtores de pelo quanto de outros primatas, ou mais, só que temos pelos mais finos, mais curtos e mais leves.

4 – Mãos

Contrariamente aos equívocos populares, os seres humanos não são os únicos animais que possuem polegares opositores – a maioria dos primatas tem. Ao contrário do resto dos grandes macacos, nós é que não temos dedões opositores em nossos pés. O que torna os seres humanos únicos é a forma como podemos navegar nossos polegares entre a mão, até nossos dedos anular e mindinho. Nós também podemos flexionar o dedo anular e os dedos mindinhos em direção à base do nosso polegar. Isto dá aos humanos uma forte aderência e destreza excepcional para segurar e manipular ferramentas.

5 – Cérebros extraordinários

Sem dúvida, a característica humana que nos diferencia da maioria do reino animal é o nosso cérebro extraordinário. Os seres humanos não possuem os maiores cérebros do mundo – esses pertencem a baleias cachalotes. Nós nem sequer temos o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo – muitos pássaros têm cérebros que somam mais de 8% do seu peso corporal, comparado com apenas 2,5% nos seres humanos. No entanto, o cérebro humano, pesando apenas cerca de 1,36 quilos quando totalmente crescido, nos dá a capacidade de raciocinar e pensar além das capacidades do resto do reino animal.

6 – Vestuário

Os seres humanos podem ser chamados de “macacos nus”, mas a maioria de nós usa roupas, um fato que nos torna únicos no reino animal – salvo a roupinha que fazemos para nossos Lulus e Lilis. O desenvolvimento de vestuário ainda influenciou a evolução de outras espécies, como o piolho corporal, que ao contrário de todos os outros tipos, se agarra à roupa, e não ao cabelo.

7 – Fogo

A capacidade humana de controlar o fogo trouxe uma aparência de dia para a noite, ajudando nossos antepassados a ver um mundo de outra forma escuro, e manter os predadores noturnos longe. O calor das chamas também ajudou as pessoas a ficar quente em tempo frio, o que nos permite viver em áreas mais frias. E, é claro, nos ajudou a cozinhar, o que alguns pesquisadores sugerem ter influenciado a evolução humana – alimentos cozidos são mais fáceis de mastigar e digerir, talvez contribuindo para a redução no tamanho dos dentes e intestinos humanos.

8 – Ruborizar

Os seres humanos são a única espécie conhecida que “fica vermelha”, um comportamento que Darwin chamou de “a mais peculiar e mais humana de todas as expressões”. Permanece incerto por que as pessoas ficam vermelhas, revelando involuntariamente suas emoções mais íntimas. A ideia mais comum é que ruborizar ajuda a manter as pessoas honestas, beneficiando o grupo como um todo.

9 – Infância longa

Os seres humanos permanecem sob os cuidados de seus pais por muito mais tempo do que outros primatas vivos. A pergunta é: por quê? Faria mais sentido, evolutivamente, crescer tão rápido quanto possível para ter mais filhos. A explicação pode ser o nosso cérebro grande, que presumivelmente requer um longo tempo para crescer e aprender.

10 – Vida adulta

A maioria dos animais se reproduz até morrer, mas, em seres humanos, as “fêmeas” podem sobreviver por muito tempo após a cessação de reprodução. Isso pode ser devido aos laços sociais observados em seres humanos; em famílias grandes, os avós podem ajudar a garantir o sucesso de suas famílias por muito tempo depois que eles próprios puderam ter filhos.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

69 comentários

  • Keli Alexandre:

    “A ideia mais comum é que ruborizar ajuda a manter as pessoas honestas, beneficiando o grupo como um todo.”

    Ou seja, por isso tantas guerrilhas na África?

  • Caio Santos:

    Eu creio que o mínimo que se deve ter nessa página é respeito pela opinião alheia.
    Eu sou adepto do cristianismo, porém, aceito as opiniões dos outros numa boa, até porque isso é fundamento de educação social básica.
    Então, se não podem andar juntos ateus e cristãos como muitos dizem (o que eu acho uma afirmação idiota, já que tenho amigos ateus) que no mínimo se respeitem.

    Eu acredito que há um proposito para a criação do homem, levando pelo lado de que acredito veemente no criacionismo.

  • feliciano:

    querem descobrir o que é ser humano?

    Então viva!

    ok?

  • Eu Mesmo….:

    Muito bom este comentario da Lidia.

  • LÍDIA VALENTIM:

    A Bíblia apresenta o homem como obra de Deus, criatura dEle. Esse fato implica em que o homem, nós temos um propósito para Deus.O homem não foi criado para perseguir sua felicidade, para buscar sua realização, para gozar a vida; o homem foi criado para Deus. A Palavra de Deus nos diz, em Efésios 2:10,o seguinte”Porque somos feitura sua(de Deus),em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou
    para que andássemos nelas.”Deus tinha um propósito, uma finalidade para o homem.O homem deveria ser útil para Deus. Esse pensamento, no entanto, é incômodo, inaceitável para aqueles que, orgulhosos, não querem admitir a sua vida como algo concebido simplesmente para atender a um propósito de um ser infinitamente superior,por isso metemos os pés pelas mãos,esquecemos que tudo aquí é passageiro com certeza receberíamos tudo o que precisássemos,mas a desobediência que começou lá atrás com Adão e Eva e nós continuamos,as vezes tentando dar uma de Deus nos perdemos em teorias e tentamos responder à pergunta: “como surgiu o homem?” sem recorrer à idéia de um Deus criador.
    Cabe, portanto, que nos debrucemos sobre este assunto, em busca da verdade,toda verdade é verdade de Deus,peça diretamente a ele e terá explicações.

    • Зарастроика:

      Seu comentário é extremamente fundamentalista, ilógico & sem nexo· 🙁

    • Dorival José Borges:

      Lídia Valentim
      Parabéns pelo comentário!!!
      Você mostrou como é bem simples e nós complicamos, porque buscamos satisfazer nossas vontades, para desfrutar das delícias, as quais erroneamente denominamos “boas”, quando o que é gostoso é quase que totalmente diferente do que é efetivamente: BOM!!!
      Valeu Lídia!

    • karina:

      erroneo é usar um ser invisivel q nem existe pra explicar suas duvidas, por preguiça de pensar

    • Lídia Valentim:

      (Bem aventurados os que não viram e creram) você não consegue acreditar que Deus existe,apesar de não ter explicações,por exemplo:(Quem fabrica o ar que você respira?etc.)Ou como você consegue provar então que Deus não existe?Acho que na verdade você é desiludida,normalmente as pessoas não amadas são assim mesmo,mas crendo ou não em Deus,ele com certeza te ama(queria me ofender?não me abalo com pouca coisa)porquê tanto ódio?Até seu avatar tem cara de ódio.

    • André Luis Preis Domingos:

      Não posso provar que deus não existe, do mesmo modo que você não pode provar que ele existe, da mesma maneira que você não pode visitar o centro da terra, conforme Julio Verme nos conta. E então vamos ao inicio, deus criou a terra, colocou nele adão e eva, e pela desobediencia o expulsou… Expulsou para onde se ele só tinha criado a terra?

    • Fernando Turatti:

      para para para, por favor, isso eh um blog de ciencias.
      nao devemos perseguir nossa felicidade? ninguem merece pessoas como vc…. taí o tipo de pessoas que o darwinismo social tinha que dar um fim, se bem que isso acontece kkkkkkkk vc um dia vai descobrir que é tão ateu quanto eu, porém, acredito em um deus a menos que vc…

    • Natan Bittencourt:

      Vc está tentando justificar sua crença baseada num livro escrito por homens há mais de 2000 anos…

  • Ateu III:

    Maria Emilia, não fomos criados a imagem e semelhança de deus. É exatamente o inverso: “criamos deus(es) à nossa imagem e semelhança!

    • Lídia Valentim:

      Qual deus você criou?

  • Milena Karla:

    Além disso,os humanos podem fazer muitas coisas que nem sabem que podem fazer.E talvez nem acreditem que possam fazer tais coisas…

  • burro:

    Aceitam propina…

    • zeus:

      Essa é a décima primeira…

  • claudemir da silva:

    matéria interesante gostei

  • Mario:

    é o único ser que se torna homossexual(homossexualia)

    • Ed Maysa:

      Na verdade, Mario, há vários casos documentados de homossexualismo na natureza, inclusive animais que chegam a trocar de sexo, como os peixes e rãs. Não é o único a procurar outras formas de sexo, visto que símios adoram praticar fellatio, em si ou nos outros, rsrs. Bjs.

    • Зарастроика:

      ¡Ignorância! Já se tem confirmado mais de 1500 espécies com indivíduos homossexuais, você & mais uma gentalha vem aqui querendo dar lição de moral, se você não estuda pra comentar racionalmente, é melhor não comentar· Fato que a minoria aqui só estuda a Bíblia ou similares· -_-‘

  • Henriq:

    Se querem saber mais da natureza humana, desde as origens, recomendo que leiam o livro “O Macaco Nu” de Desmond Morris

    • Lídia Valentim:

      Da sua natureza né? Eu não sou filha de macaco.já lí e não achei nada útil,são teses,pontos de vistas,era um homem,tanto que morreu,como tôdos morreremos.

  • GEANE:

    GOSTEI MUITO DOS TEXTOS, PARABENS

  • carlos alberto:

    Olá! Saudações intelectuais e científicas.
    Gosto muito de receber tudo o que vv.ss. enviam, mas, ultimamente, há muita propaganda(merchandise) no meio de tudo.
    Porém o que mais me ajudaria, já que sou Coordenador de Ciências em minha escola de ensino fundamental de 2º ciclo, seria uma explanação mais completa, menos reduzida.
    Aqui o espaço intelectual é muito bom, divertido, criativo e engrandecedor.
    Um abraço
    Carlos Alberto

  • Severus Perus:

    Olá, gostei muito deste texto. Serviu e servirá muito pra minha pesquisa sobre a antropologia.
    O homem ramente é uma grandioside, um ser multifacetado em espirito,alma e corpo.

  • Preston:

    O ser humano é a maior obra prima da criação. Obrigado Deus, por ter nos criado!

    • Lídia Valentim:

      AMEI!

  • ALX:

    10 coisas q tornam os seres humanos idiotas…

    1- destroem a natureza
    2-maltratam os animais e a eles proprios
    3-prendem os animais e a eles proprios
    4-não respeitam os pais
    5-se preocupam com riquezas futeis e esquecem q a maior riqueza é a propria saude e a terra que lhe da tudo que precisa
    6-fazem sexo com animais, sera q eles aprovam isso????
    7-acham que são donos do mundo e esquecem que estão de passagem e que são apenas o filho do dono
    8-são egoistas
    9-robam da sua propria especie ao inves de trabalhar para o seu sustento e por ultimo
    10-os fazem escravos da sua propria especie

    • Зарастроика:

      ¡É verdade! Da mesma forma que evoluímos, regredimos··· É como os imãs, quando mais se fasta, mais se aproxima· O jogo das polaridades, positivas & negativas·

  • mauricio s.:

    deus nos criou sua imaqgem e semelhança porque assim devia ser,nos deu o livre arbitrio pra usar nossa inteligencia a nossa vontade,nos deu tudo que precisamos para manter a vida, nossa vida.Governar sobre todas as outras especies,e, o que fazemos?simplismente destruimos tudo que recebemos de presente, presente de DEUS.Somos egoistas,mesquinhos,mentirosos,traidores,matadores,omicidas…..claro so uma minuria e assim, ainda bem.Mas nos resta a esperança que somos capazes de continuar tentando reverter todo de ruim que ja fizemos.DEUS NOS AJUDE.

  • Eddy:

    Um exemplo, triste, mais deveria ajudar abrir os olhos ao tipo de cognição animal, é a ursa que escapa da jaula nas “granjas de bílis” na China. Ao ver seu filhote sendo “operado” para extração da bílis. Sai da jaula, mata o filhote e suicida-se em seguida.

    Se você ainda continua pensar que os animais não possuem inteligência, é porque você não está nem aí. Literalmente falando.

    Veja a notícia aqui: http://www.ogritodobicho.com

  • moises rabelo- stm:

    Esqueceram a fala ( comunicação ) a localização de nossa glote.

  • PERROTTI DO ORKUT:

    SE OS ANIMAIS SÃO IRRACIONAIS ; PORQUE ENTÃO ELES TEM CERÉBROS?

  • Fernanda:

    Esqueceram de citar a capacidade que o ser humano tem de se adaptar às mais diversas situações. A capacidade de amar, de querer o bem do próximo, de se doar completamente por alguém que muito amamos. De nossa capacidade de ser feliz, de sorrir, de acreditar, perseverar, ter esperança e acima de tudo, de sonhar…
    Acho a humanidade incrível e apesar de todos os nossos erros, acredito que a maioria de nossas ações são voltadas para o bem!

    • Eddy:

      Assim é Fernanda
      Somente estão distraídos.
      Prevalecerá nossa verdadeira essência que possui condições perfeitas para uma vida plena e constante como raça humana.
      De fato essas “boas” características são a melhor arma para a propagação de nosso ADN.

      Complemento assim meus comentários anteriores nessa matéria. Nada mais, opiniões.

    • Mochileiro:

      Olha garota vocês esta de parabens! E sabe o por que? Por não fazer parte do grupo “Eu odeio a Humanidade” é claro!

      Você demonstra possuir uma sensibilidade apurada, e um bom entendimento das nuances da natureza humana. No seu comentario você adimite que a humanidade é capaz de fazer coisas terriveis, mas faz questão de lembrar tambem que somos capazes de atos de generosidade e altruismo verdadeiramente divinos.

      Não somos criaturas bidimensionais, algo que possa ser facilmente explicado ou entendido, como muitos insistem em fazer…

      … que deixarem de resumir a humanidade a Hitler e começarem a se lembrar mais de pessoas como Mahatma Gandhi?

      E foi por isso, alem do fato de que eu compartilho totalmente com a sua opinião, que você acaba de ganhar o “polegar de aprovação do Mochileiro”!

  • ANILSON TADEU MARTINS:

    Mas esqueceram de dizer que apesar de possuir isso tudo de especial é o único ser que trai, mata os da mesma especie e rouba sem motivo !

  • maria de lourdes pereira de souza:

    O texto é muito bom é uma realidade.
    Parabens!

  • Eu Mesmo….:

    Os Animais irracionais nunca abandonam seu filhos ou maltratam, muito pelo contrario,defendem com a propia vida, e claro não generalizando,ainda tem “gente boa” neste mundo, mas não pode dar “O PODER” para ele senão ja viu, né vira essa me”@#$%¨&*ia que esta por ai….

    • Bruno:

      Sugiro que pesquise mais sobre o reino animal…

    • Ana:

      Se os animais abandonam as crias que não tem chance de sobreviver? Magina….

    • Lídia Valentim:

      É vero!

  • mario:

    Ser uma criatura humana nao e tao bom como parece pois um dos defeitos da nossa especie e que acredito que nao haja nas outras e a consciencia de que um dia morreremos e este e um fato que nao temos como negar.

  • Alan Barbosa:

    Olá! Isso que o ser humano pensa mais é mentira. Por que os assassinos não pensam e nem os políticos?

  • Bató:

    Faltou uma importante característica: capacidade de autodestruição. O homem é o animal que mais mata os da sua própria espécie. Se alguém encontrar outro ,me corrija.

    • Carlos Machado:

      corrigindo, nao podemos chamar esses que matam a sua propria especie de humano, essa é uma raça que nao evoluiu com o tempo e continuam na idade da pedra…

    • anderea:

      tubarão gigante foi instinto pelo fato de se matado até ultimo não se sabe porque mais sabese que erá especie dominante nos mares logo começaram se matar uma ao outro (não sei direito se vale animais instintos)

    • anderea:

      corrigindo extintos não instintos desculpe

  • Eddy:

    É um grande desperdício de possibilidades continuar tratando e considerando o ser humano como um macaco.
    Ainda que o caminho fácil da catarses é continuar falando mal do ser humano assim como um brasileiro, espanhol, etc. falam mal de seus políticos, polícia, etc. para descarregar dessa maneira sua impotência em relação ao “sistema” que parece ser maior que ele próprio.
    Sem embargo, já é tempo de começar a ver o homem como um sistema mais completo e integrado com o universo que o circunda.
    A deixar de ver-lho como um pobre macaquinho digno de pena e admiração e assumir a responsabilidade que somos nós que criamos a “realidade” que cada um está experimentando.
    A deixar ser inspirado por fontes mais coerentes com a vida para recriar uma ciência que serve ao ser mais que aos interesses corporativos.

    • vicente:

      cara não sei de onde vc tirou essa idéia, mais vou direto ao ponto. se compara o humano com o macaco pq ele pode ser nosso ancestral e isso não é um desperdicio de possibilidades e sim um fato que não pode ser deixado para trás se eu falar que eu não possa ter vindo de um macaco eu entro em colapso, pois a maioria das espécies que existem na terra tem um ancestral agr vc vem e fala que não temos ancestrais é a mesma coisa que falar que eu cai do ceú e puff do nada. –‘

    • Maria Emília:

      Quando falo em imagem e semelhança de Deus, estou falando de Espírito, pois Deus não tem um corpo como nós, Deus é essencia, não matéria.
      Com certeza temos ancestrais. Eu creio que onde a Ciência não consegue responder com segurança, Deus se apresenta com o mistério, que sera revelado somente no tempo Dele.
      Amigos, precisamos admitir que a Ciência e Deus caminham juntos.

    • Eddy:

      Bom Vicente, não é meu objetivo apresentar uma tese dentro dos parâmetros atuais do que você denomina ciência, somente sim, abrir os olhos dos que querem abrir. Porque para bom entendedor, meia palavra basta. E um bom entendedor é alguém que realmente quer escutar.
      As mulheres sabem bem disso em “nossa” sociedade verdade meninas?

      Se usares a sua própria linguagem e conhecimento “científico” atual, você não vai ver nenhuma prova “definitiva” de que a manifestação dos corpos humanos atuais provenham do macaco. São teorias baseadas na mesma lógica “da moda”. Uma moda MUITO antiga sem dúvida, ainda que 500 anos são uma milionésima de milionésima de segundo considerando a gloriosa macro história desse planeta. Uma lógica que constrói, ou trata de construir, pensamentos usando a informação que está disponível. E quem raios falou que tudo o que está disponível é TUDO? Ou que é informação completa? Nem vou falar de se é honesta.

      Ahh mais é gostoso brincar de ciência verdade? Pensar que possui o controle?!!!
      Pois essa brincadeira de crianças nos está custando a VIDA.

      Bom, como falei em outras oportunidades aqui neste bom site que repete muito do que já está na NET, as palavras não vão ser suficientes para abrir o olhos, têm que querer abrir olhos e ouvidos.

      Deixo uma imagem, muito conhecida por sinal em várias culturas, uma escada. Vista de lado. O degraus onde pode-se apreciar uma linha horizontal seguida de uma vertical. Uma escada que sobe, ou desce dependendo de vossa polaridade.

      Veja isso como uma linha de tempo onde por grandes períodos existem processos biológicos como Darwin observou. Esse são os traços horizontais. A ação do “tempo”.
      Os verticais são mudanças abruptas de certas condições ambientais e espécies. Digamos assim, intervenções.

      Friso que tanto a ciência atual como a religião atual são o reflexo de crianças brincando a acertar uma lata pendurada por um fio com uma pedra.
      Já é tempo de perceber que existem flores que estão sendo esmagadas por essas pedras e pedradas que invariavelmente caem. E que o movimento do fio e da lata não são aleatórios ou sem intenção.

      Até aqui, o resto o ouvido interno falará. Somente para um “bom entendedor”.
      Considere com importância e atenção as “aspas” quando são usadas.

  • Ateu III:

    O ser humano, mesmo com toda sua inteligência e arrogância, é o único animal que não merece este planeta.

    • Зарастроика:

      Eu discordo··· Porque às vezes reflito: Pô cara, a humanidade faz tanta merda com a Terra··· Nós deveríamos ser extintos, como saísse algo do tipo Gripe A pra foder com todos os humanos de vez, sem restar um, PRA SALVAR A ECOLOGIA, O EQUILÍBRIO, E AS OUTRAS ESPÉCIES··· Mas eu penso novamente: Ao mesmo tempo que pessoas fazem o mal, muita gente, mesmo cheias de atitudes erradas, no fundo, no fundo, pensam alguma(s) coisa(s) boa(s)· Nós somos o Yin-Yang: Somos Branco & Preto, somos Rosa & Azul, somos 0 & 1, sempre somos uma coisa & o oposto dela, em TODAS as áreas, em QUALQUER coisa· Não existe algo só uma coisa, ou só outra, nós devemos apenas aprender a equilibrar-nos para não entrar-mos em conflito, & o Yang (lado negro) tomar conta de tudo· É o que as sociedades estão esquecendo de aprender o básico do equilíbrio humano:

      >Paciência;
      >Pensamento;
      >Passividade (para não fazer algo sem pensar);
      >Atividade (ter boas ideias, mas não pôr-las em prática);
      >Reflexão (filosofar traz paz & inteligência, além de fazer você tomar as melhores decições, escolher as melhores alternativas);
      >Sentimento (porque o capitalismo deteriora, & faz as sociedades pensarem somente em dinheiro);
      >Compaixão (¡o mundo não é só você não tá! Todos precisam de momentos de solidão & isolamento, mas temos que lembrar que existem outras pessoas, que também passam por problemas, que também passam por dúvidas···);
      >Coletividade (FATO: A sociedade ocidental (América, Europa Ocidental) cria as pessoas para serem individualistas, aquele FÁLIDO lema: Se tô bem, tá bem, se você não tá, foda-se· Mas AINDA tem MUITA gente que não aprendeu que quanto mais pessoas, maior as capacidades, maior a inteligência, maior as ideias··· ¡MAIOR O PROGRESSO!);
      >Tolerância (as sociedades são difíceis & ‘torcem o nariz’ com qualquer coisa que aparentemente não é comum· Cores de pele & sexualidade [dizer ‘Orientação sexual’ é um GRANDE ERRO, porque ninguém escolhe, a influência é da personalidade, genética, ambiente, muita coisa influencia·] são um BOM exemplo)·

      O mundo pode ser perfeito, só dependerá da humanidade como um todo·

      ¡Boa sorte à todos! ¡E EQUILÍBRIO! Porque todos nós precisamos· \^◡^/

  • ronaldo jose andrade de souza:

    Somos diferentes porque Deus quis assim.Por que a ciência não admite e deixe de ipocrisia. A maioria dos cientistas já admitiram o ser supremo… Por que não admitem em geral.

    • Maria Emília:

      Fomos criados “a imagem e semelhança de Deus”

    • fernandes:

      Ainda que corrompido pelo uso involutivo da consciência, e pelo desuso do elemento civilidade. O ser humano tem potencial, basta lembrar que somos seres sociais, de coletividade e não de individualidade.

  • Roberto:

    Em quase todo os reino animalia os seres são inteligentes. A diferença é que os humanos têm um design físico muito bom e um cérebro que nos confere multi habilidades, comunicação eficiente, memoria RAM (de trabalho, invejável HD (histórico e temporal) excelente desktop de manipulação mental e capacidade de realizar tudo o que imaginarmos. Afinal, ainda somos uma supermáquina de alta tecnologia. Ainda que a nossa tecnologia já esteja nos sobrepujando.

  • Ed Maysa:

    Excelente matéria, parabéns, Natasha.

  • Jaqueline:

    Na verdade, a maioria do reino animal sente prazer no ato da cópula. cães, Hienas, primatas, golfinhos e cavalos são alguns em que foi comprovado o fato. Afinal… você não vê seu cãozinho atacando o sua perna de vez em quando? Acredito que ele não faz isso pra esvaziar o acumulado XD

    • Eu mesmo:

      Acho que é a menoria, não a maioria. hm

  • fabio de vasconcelos:

    MUITO INTERESSANTE ESTA PAGE ESPERO QUE CONTINUE ASSIM.

  • big bang:

    Li em algum lugar tb q os seres humanos são os unicos animais q fazem sexo so por prazer.

    • Everton:

      Não. Não são… Bonobos e golfinhos também fazem por prazer.

    • big bang:

      Valew, não sabia.

  • fritzenn:

    Natasha Romantozi, amo seus textos ^^

    • Eduardo:

      Natasha Romantozi, amo você! rs rs rs rs 😛

    • Raynor:

      Interessante, sempre bom um pouco de cultura a mais todos os dias, parabéns. Muito bom o texto !

Deixe seu comentário!