10 demônios culpados pelo mau comportamento dos homens

Por , em 7.10.2011

Durante a Idade Média, demônios eram presenças constantes. Responsabilizados por tudo, desde vozes roucas a nudez pública, demônios eram uma força onipresente e um culpado viável para todos os aspectos ruins da natureza humana.

Demonologistas medievais escreveram enciclopédias inteiras, incluindo A Chave Menor de Salomão, Compendium Maleficarum, História Admirável, e Pseudomonarchia Daemonum (em português, “falsa monarquia dos demônios”), dedicados à classificação de demônios e suas contribuições.

Conforme as pessoas se afastaram da crença nessas forças malévolas, começaram a admitir responsabilidade pelo próprio comportamento ruim. Confira uma lista de demônios responsáveis por vários comportamentos na verdade humanos:

1 – Ardad, o demônio que faz os viajantes se perderem

Se você já tirou férias e teve problemas para encontrar seu hotel, seu carro, seu mapa, sua medicação, ou o resto de sua família, você provavelmente encontrou Ardad, o demônio que faz os viajantes se perderem.

Ardad não é tão poderoso como demônio, porque seu trabalho é seduzir um comportamento que a maioria dos mortais não tem problemas em ter por conta própria. Talvez ele possua mais frequentemente os homens que são inflexíveis em perguntar por direções, e também seja responsável pelo mau funcionamento do GPS nas grandes cidades.

2 – Agares, o demônio dos terremotos, da linguagem chula e da destruição da dignidade

Você está atrasado para uma reunião no seu novo emprego. Você se senta na mesa, e o fervor de comunicação morre até a sala ficar quase silenciosa, até que você derrama café quente em toda a sua roupa e grita um sonoro e audível “#*$@!”.

Um silêncio mortal invade a sala, e você sente a repugnância nos olhos de seus novos colegas de trabalho graças a sua falta de profissionalismo. Felizmente, você pode se explicar dizendo que você está lutando contra o demônio Agares.

Agares é um grão-duque do inferno qye preside mais de 31 legiões de demônios. Ele particularmente gosta de destruir dignidades, ensinar linguagens sujas, e faz com que aqueles que correm fiquem parados. Agares também pode causar terremotos.

3 – Astaroth, o demônio da vaidade, preguiça e racionalização

Depois de acordar às 11:30 da manhã, a preguiça de caminhar até a cozinha para fazer café da manhã o faz pegar o telefone e pedir comida. Em seguida, você liga a TV e passa o dia todo vendo programas inúteis, imaginando que se você fizesse parte daquele roteiro, seria provavelmente o protagonista gostosão. Ao fim do dia, você diz a si mesmo que não houve problema em ter passado as horas dessa forma, já que você trabalha tão duro a semana toda e tem poucas chances de descansar. No dia seguinte, você faz a mesma coisa.

Se você já se encontrou nesta situação antes, provavelmente estava atormentado pelo demônio Astaroth, que provoca a preguiça, a vaidade, e a racionalização. Ele, no entanto, dá poder às serpentes. O melhor remédio para uma “infecção” de Astaroth é uma oração ao seu arqui-inimigo São Bartolomeu, que lhe ensina como não sucumbir às tentações de Astaroth.

4 – Ose, o demônio da insanidade

Você tem um grande problema se o demônio Ose possuir você, pois você vai realmente acreditar que é um rei, o papa, ou qualquer criatura. A maioria das pessoas rotula este tipo de comportamento como loucura, o que é exatamente o que Ose planeja para manter seu disfarce.

Ose é um presidente do inferno e dirige trinta legiões de demônios. Se você tiver um problema com este demônio, provavelmente não saberá, já que ele transforma os pensamentos dos mortais infligidos a acreditar que eles são da forma que ele escolhe.

5 – Sitri, o demônio que faz as pessoas revelarem-se nuas

Sitri faz os homens e mulheres revelarem-se nus, e ironicamente revela os segredos das mulheres. A presença de Sitri provavelmente é disfarçada em festas de faculdades ao redor do mundo. Para aqueles que comumente fazem um papel ridículo quando embriagados, ou para aquelas que morrem de vergonha depois de um caso de uma só noite embaraçoso, pode ser reconfortante saber que você tem alguém para culpar além de suas próprias más escolhas.

Em A Chave Menor de Salomão, Sitri é um grande príncipe do inferno, reinando sobre 60 legiões de demônios. Acho que um bom remédio para uma possessão de Sitri é deixar a casa usando bastante camadas de roupas e sem ter tomado um gole de álcool.

6 – Pruflas, o demônio da discórdia, brigas e falsidade

Se você e seu namorado brigam absolutamente o tempo todo, vocês não precisam terminar; precisam é de um exorcismo. Pruflas, como dito pelo demonologista Johann Weyer em Pseudomonarchia Daemonum, é um duque do inferno, com 26 legiões de demônios sob seu domínio. Ele promove a discórdia, brigas e falsidade. Tenha em mente, as infidelidades e mentiras não podem ser atribuídos a qualquer uma das partes: a culpa é de Pruflas.

7 – Belzebu, o demônio da glutonaria

Você sabe que está lutando contra Belzebu quando, após a sua terceira viagem até o Buffet “tudo o que você aguenta comer”, você retorna a uma mesa cheia de amigos com um prato igualmente cheio de comida e não consegue deixar de pensar sobre o quão bom será comer um banana split triplo com chantilly e nozes quando terminado o seu banquete.

O mais provável é a presença do demônio da gula em sua alma. E você deve ficar lisonjeado. Belzebu é um demônio e tanto. Na verdade, ele é um dos três anjos caídos mais proeminentes, fortes e poderosos, ao lado de apenas Satanás e Leviatã. E, quando ele não está causando ciúmes e assassinatos ou seduzindo a guerra, ele está fazendo você comer Cheetos.

8 – Asmodeus, o demônio da luxúria

O barman novo do local em frente ao seu escritório parece muito sexy, e não é apenas o álcool que você tomou. Você
encontra-se dando uma gorjeta ao lado de uma piscada e um sorriso sedutor, esperando por uma chance de sua companhia no banheiro. O problema é que você é casada.

Esses estranhos desejos sexuais e seu quase desaparecimento pela natureza irresistível da sua própria concupiscência são facilmente atribuídos a Asmodeus, o demônio patrono do pecado mortal. Mantenha as calças nas pernas, no entanto, porque aqueles que caem na sedução de Asmodeus passam a eternidade banidos ao segundo nível do inferno.

Ele é o rei do inferno e responsável pela luxúria dos sete pecados capitais, com maior potência em novembro. Reza a lenda que ele pode facilmente ser enxotado pelo cheiro gerado quando se coloca um coração e um fígado de peixe em cinzas queimando.

9 – Verrine, o demônio da impaciência

Você não suporta mais do que cinco minutos em qualquer fila. Mais do que isso: após três minutos, você começa a ficar vermelho e gritar com qualquer pessoa a sua frente – velho, criança, deficiente.

Todo mundo que já lhe viu nessa situação poderia suspeitar que você está infectado com uma presença demoníaca, cujo nome é Verrine, responsável pela impaciência. Verrine é um príncipe dos tronos, e está listado na primeira hierarquia de demônios, como explicado por Sebastien Michaelis em História Admirável. Rezar para São Domingos pode ajudá-lo a se livrar deste demônio; é claro que provavelmente ajudaria se todos à sua volta não fossem tão idiotas.

10 – Lúcifer, tudo o que é mal

Na medida em que os sete pecados capitais estão em causa, Lúcifer é responsável pelo orgulho nos mortais. Este pecado vem do próprio orgulho de Lúcifer, resultando em sua queda do céu. Lúcifer amava a si mesmo acima de qualquer coisa, e sem a ignorância como uma desculpa.

Classificado como o mais alto dos anjos, com seu assento no céu ao lado de Deus, Deus permitiu-lhe poder sobre a Terra.
Quando Deus deixou seu assento, no entanto, Lúcifer sentou-se no trono celestial. Este ato de orgulho de Lúcifer começou uma guerra entre os anjos, e quando Miguel finalmente conseguiu banir Lúcifer do céu, ele foi lançado para a Terra e passou a ser chamado de Satanás.

Os anjos que o seguiram na queda tornaram-se os demônios que criaram todas as aflições da natureza humana, com Lúcifer como o rei. Os plebeus não têm necessidade de se preocupar muito com a forte influência de Lúcifer na Terra, já que ele prefere figuras mais proeminentes como vítimas de sua possessão direta. Historicamente, a sua presença tem sido vista nos tirânicos orgulhosos de Roma, mas nós poderíamos argumentar que o seu carisma está ressurgindo em alguns líderes mundiais mais recentes.[Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

158 comentários

  • Niko Letus Abadon:

    podem me corrigir se eu estiver errado, mas eu creio que vocês esqueceram do Aka Manah

  • Cauã Pires:

    Fique com a Palavra de Deus (bíblia) e pode juntar todos eles que não terá influência alguma sobre você…

  • Daniel Belem:

    Demônios para os hebreus significava Doença Psicológica e para os Gregos Voz Interior ou Divindade Auxiliadora indiferente ao Bem e Mal

    • Rosane Cravo:

      a culpa e deles entao que otimo bom saber gente acho interessante como se terceiriza

  • Daniel Belem:

    Lúcifer não é um Demônio, é uma Divindade Romana plagiada da Divindade grega Eósforos ou Fósforos.

    • Rosane Cravo:

      O homem criou um panteão de deuses e demônios para explicar seu comportamento e a natureza que o cerca.E para suprir sua arrogância.

  • Daniel Belem:

    Belzebu, é o Demônio da Pestilência e não da Gula.

  • Eduardo Pereira:

    O homem criou um panteão de deuses e demônios para explicar seu comportamento e a natureza que o cerca.E para suprir sua arrogância.

    • Dom De Deus:

      Essa é a sua realidade individual. Diz isso por que nunca foi envolvido nessas coisas.

  • Lhuyza Queiroz:

    quer dizer q o Ardad esta ligado a tecnologia kkkkkkkkk morri agoora
    e antes dos GPS o q ele descontrolava kkkkkkkkkkkkkk

  • Pablo Campos Borges:

    que tristeza, você entra pensando em saber algo interessante se decepciona com tanta invenção.

  • Williann Walin:

    ta mas assim cade o crowley a lilith e o alastair?

  • C.k. Morais:

    Má interpretação sensacionalista da clavícula de salomão feita pra causar polêmica. Decepcionado com a falta de método dessa “hyperscience”.

  • Astronomico:

    “Belzebu é um demônio e tanto. Na verdade, ele é um dos três anjos caídos mais proeminentes, fortes e poderosos, ao lado de apenas Satanás e Leviatã. E, quando ele não está causando ciúmes e assassinatos ou seduzindo a guerra, ele está fazendo você comer CHEETOS”. Não aguentei, chorei de rir

  • Bruno Piona Peterle:

    Isso ta parecendo paginas de um livro de AD&D xD

  • Joao Paulo:

    Isso tudo é fantasia pra tentar tornar místico um ser real na verdade ele assume todo ato e é uma só criatura espiritual que apenas renegou o seu legado e colocou oposição entre o Criador e as suas criaturas a destruição imediata dele só ficou adiada por causa da dúvida que ele lançou entre os humanos, se escondeu atrás do escudo que era a dúvida sobre que os humanos só serviam a Deus por motivos egoístas e que se fossem extremamente colocados em prova negariam a Deus na sua própria face. Essa criatura na qual os contadores de histórias do passado, enveredado de bons contadores de histórias conseguiram estes nomes místicos para tornar uma história longa e tenebrosa, pra assustar as pessoas. esse fato fica mais claro com o livro de Jó escrito nas escrituras sagradas.

  • jeisonmanique:

    faltou o Pazuzu do filme do Exorcista kkk

  • Fábio Silva:

    Estes são alguns dos demônios que os seres humanos criaram, existem outros ainda. Seria interessante um artigo falando dos deus criados, também…

  • Juarez Alencar:

    Hoje, os únicos lugares em que eles se manifestam é nas igrejas evangélicas.

  • mkbraga:

    Faltou mencionarem Sucubus e Incubus.

  • Claudia Garcia:

    Não, eu não sou preguiçosa, a culpa é do Astaroth.

  • João Alberto da Silva Frota:

    Temos uma grande luta a vencer: A vitória sobre nós mesmos. O mal é fruto das nossas imperfeições, vícios, tendências e desequilibrios. Nós ao passamos para o outro lado, a vida espíritual, continuamos a ansia por prazeres e vícios, e os obtemos influenciado os vivos na carne que estejam nas mesmas condições. A medida que as criaturas se instruem e educa-se, percebendo mais qualidade de vida em vencer estes comportamentos destrutivos e apoiam-se no vigia, ocupar-se e orar não cairemos mais em tentação; desta forma ficará neutralizado a influência dos pervertidos e escravisado pelos vícios ou pelo mau. Os homens foram pródigos em criar figuras demôniacas para transférirem suas responsabilidades, seu livre árbitrio.

  • diu:

    Sabemos das ações de Jesus então porque ficarmos falando dos demônios, tem tantas coisas boas para se comentarem.

    • Ezio José:

      Qual é o assunto em pauta? Jesus ou demônios?
      Quando vou à IURD acompanhar uma amiga minha que é fiél e fanática naquela Igreja, claro, foi ouvir e comentar sobre Demônios, Obsessões, etc e como ela vai arranjar dinheiro para coleta da prosperidade (minha não!).

    • Rosana Oliveira:

      Boa idéia pra falar pros líderes das igrejas neo-pentecostais. Eles só sabem falar no demo.

    • Juliano Moretto:

      Ôooooo, não há demônios que não suas próprias falhas de caráter e de conduta, se realmente você não entendeu a conotação. Culpe-se, se você se incomoda com o que faz. Há coisa melhor que tirar as próprias máscaras e parar de culpar o bem ou o mal? Não há bem e mal, há bons e maus apenas. Você é quem decide quem quer ser. Você não é vítima de agentes externos, é agente, e isso é interno. É você, não Ele, nem eles.

    • José Alencar:

      Isso é simplesmente porque a maioria desses demônios habita em nós, e, não adianta chamar exorcistas, só quem pode expulsá-los somos nós mesmos.

  • gloria:

    …Faltou o demonio q veste Prada.

    • Ezio José:

      Assisti o filme. Muito bom. (rs)

    • Rosana Oliveira:

      Esse aí não é demônio, é diabo. É o lider.
      O diabo veste prada.
      Os demônios vestem camisa de algodão.

    • José Pires Neto:

      E os do Congresso Nacional…

  • claudemir da silva:

    comoé q descobri tanto demônio assim com tanta maldade nesse mundo ainda ficam inventando mais demônio para piorar mais as coisas

    • Ezio José:

      Ninguém está inventando mais demônios! Eles já foram criados pela humanidade há seculos.
      O ser humano não viveria sem os demônios e sem os deuses portanto foi necessários criá-los para justificar sua existência, seus atos e suas omissões.

  • Raton:

    Esse tal de Verrine me persegue. agora sei a quem culpar pelas minha irritação nas longas filas de banco, na demora na devolução do meu IR, e na porcaria dos engarrafamentos. SAI DE RETRO VERRINE.

    • Ezio José:

      A IURD está espalhando, por todos os cantos do nosso imenso Brasil, o DRIVE THRU de ORAÇÃO. Se estiver estressadinho, nervosinho ou naqueles dias não custa (de início) fazer um happy-hour nesses espaços. Sempre terá um demônio lá para que um bispo justifique sua situação.

  • Lídia Valentim:

    “10 demônios culpados pelo mau comportamento dos homens”!-Me dá licença,o tema é êsse!Mas hôje só quero ler,não estou muito a fim de comentar,mas porquê só 10? Se por ex: fôr pesquisar em um certo end: em brasília;xiiiiiiiiií,vão encontrar tantos…

    • Rosana Oliveira:

      Você podia responder pra mim uma coisa?
      Qual o demônio responsável pelos erros de grafia?

    • sergio_panceri:

      dévi ser outro daqueli KiZ ti Faix julgar a grafia e ignorar o conteudo e a satira passada pela mensagi

  • CLARICE:

    nossa como é bom ter um “capeta” pra transferir culpas .kskskskskksks

  • vinicius l:

    SÓ SEI DE UMA COISA. TODA LINGUA CONFESSARÁ QUE JESUS CRISTO É SENHOR!

    • sergio_panceri:

      menos a lingua dos, judeus, suecos, chineses,japoneses coreanos..
      enfim.. acho jesus brilhante como revolucionário e pregador da paz (só minha opinião)

    • Pablo Santos:

      TRUCOOOO!!!

  • Junior:

    Faltou o demônio das discuções religiosas:
    O Trollface. Ele procura grupos de colegas reunidos conversando amigavelmente sobre assuntos aleatórios e, ao possuir um dos participantes, lança tema: “religião…” então ele foge com aquele sorriso cinicamente divertido no rosto.

    Daí um clima de discordia e conflito invade o lugar e todos começam a discutir ferozmente até que todos se intriguem e vão embora com o coração cheio de ódio e desejo de vingança, pensando em quais argumentos deviam ter acrescentado para defender sua religão ou falta dela.

    Esse demônio também é responsável pela discussão política e de futebol.

    • Jonatas:

      Esse demônio tem nome, Rede Globo, a manipuladora do futebol, manda até na cbf.

    • Ezio José:

      Mas tem perdido um pouco do poder. Ultimamente não esta conseguindo escolher os presidentes da república que ela despachou do inferno via intelsat.

  • josias:

    Agora você mostrou sua verdadeira face, questão fechada.

  • 3dx:

    concordo muito com o satanás

  • josias:

    ,Porque comentas o que não sabes. As referencias bíblicas citadas nada tem haver com o comentário que fiz do artigo.
    Belzebu, não é um demônio, mas o próprio diabo.

    • Magda Patalógica:

      Josias, lindinho da titia:

      Ser cordial quando discordar de uma opinião e criticar a idéia sem criticar a pessoa, evita-se desafetos. Sacou?

      Você somente escreveu:
      “COMO AS RELIGIÕES SÃO IGNORANTES.
      NADA DISSO HÁ NA BÍBLIA”.

      Deixando de lado a sua arrogância e pretensa sabedoria, informo que a demonologia não é minha praia.
      Não dou ibope pros diabos e demônios da mitologia religiosa.

      No livro “Libertação” de André Luis, psicografado por Chico Xavier, o autor relata com detalhes como é o umbral, sua geografia subterrânea, seus habitantes e seus dirigentes infernais. As revelações são um pouco pavorosas, mas vale a pena ler.
      A não ser prá quem pensa que Chico Xavier foi um enganador e charlatão.

      Você pode baixá-lo em:
      http://www.cvdee.org.br/download.asp?id=02

      E como dizia Zé Rodrix:
      “Cada um acredita como quer, como pode ou como consegue”.

      Fui

    • Jonatas:

      Chico Xavier, pessoa singular, ícone inquestionável não só do espiritismo, mas do próprio cristianismo. Debaixo do abacateiro, em suas reuniões, um homem que recusou a riquesa que poderia ter e assim continuar ajudando as pessoas que precisavam. Aquela figura simples, que nenhum cientista e nem mesmo o sistema judicial brasileiro puderam duvidar, pra mim mais que um elo com o mundo além do nosso campo material, só uma mente formidável e um coração nobre poderia ser isso, a prova de que o mundo espiritual existe.

    • Pablo Santos:

      Prova???
      Opa, avisem os dicionários do mundo que a definição da palavra mudou.

    • Leandro Rocha:

      http://tinyurl.com/3hvr73f >>
      Fantasma fotografado
      Homem com ‘plasma’ saindo da boca
      Chico Xavier – deboas

      Prova inegável… lol

  • marcelo:

    Natasha, Natasha… Você apenas tradiziu o texto. Não é honesto isso. Mau jornalismo.

  • O RLY?:

    mania q a gente tem de jogar a culpa nos outros

  • Thyago Hills:

    Todos os demônios listados são de uma ordem chamada: Goetia.
    E também se encontram na Demonologia atual e revisada.
    Só por curiosidade…

    PS.:Sou agnóstico.

  • josias:

    COMO AS RELIGIÕES SÃO IGNORANTES.
    NADA DISSO HÁ NA BÍBLIA.

    • Jonatas:

      E desde quando a biblia é a unica fonte de historias e informações do velho mundo e da mitologia cristã? Os satanistas também tem uma bíblia, enorme e escrita a sangue.

      O tão temido “coisa ruim” nada mais e que uma invensão religiosa pra amedrontar os fiés e os manterem na linha.

    • Magda Patalógica:

      Josias:

      Está na Bíbia, sim.

      Veja em
      Marcos cap 11 vs 15.
      “Mas alguns deles disseram: É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.

      Mateus cap 10 vs 25
      “Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?”

      Fui

  • José Calasans.:

    Todos esses demônios são defeitos nos processadores dos crânios dos humanos,nada mais.

  • Jonatas:

    Uma filosofia milenar fez sentido pra mim em todos os aspéctos. O Budismo. Não há um deus no budismo, Buda éra um homem como nós, que encontrou um estado de iluminação especial, e então passou seus ensinamentos através de gerações.

    Já vi muitas histórias incríveis de milagres e mudanças de vida em todas essas áreas, relacionadas a santos, cristo, virgem maria, espíritos, alá, tupã, vizita de extraterrestres. Seria estranho pensar que todas são verdadeiras, vista de um todo, mas quem está dentro por exemplo do espiritismo e conhece uma historia fantástica de EQM, isso só fortalece a sua fé na ceita que segue, e se afasta de qualquer outra. Acho que o grande segredo da realização não está em ALGO QUE VOCÊ ACREDITA, mas em ACREDITAR EM ALGO.

    Nossa mente tem um poder criacional formidável, e acreditem ou não, eu acho que a realidade a suas voltas foi construída por vocês. Se você acorda de mau humor, tens um dia péssimo, e mesmo que tenhas um dia péssimo se o encarar com um bom astral, amenizará ou anulará os efeitos negativos.

    Nós criamos os nossos anjos e os nossos demônios, nossos bons e maus dias, nossos bons e maus momentos.

    Só digo, baseado no que estou aprendendo no budismo, construa o seu mundo, dê bom dia, sorria e não discrimine as pessoas que pensam diferente, pois as diferenças é que tornam o mundo especial. Não espere que um deus melhore a sua vida, faça você mesmo, você em força pra isso, só precisa acreditar em si mesmo.

    A quem acredita em Deus, e isso lhe faz bem, então acredite. Mas procure pensar que tem muita gente sofrendo no mundo, enquanto você está saudável e pode trabalhar pra melhorar a sua vida e ajudar os outros. Não seria egoísmo ficar pedindo a Deus coisas a você quando tanta gente precisa muito mais?

    A quem acredita em Jesus, não é falando o nome dele dentro duma igreja que terão sua aprovação. Ele fez alguma igreja? claro que não, andava pelo mundo, ajudando os pobres, não discriminava ninguém por seguir outra tradição, evidenciou isso na historia do bom samaritano, e amava as crianças. Então, sigam o seu exemplo.

    Eu não acredito que Jesus tenha sido um ser sobrenatral fazendo milagres, mas o melhor da história dele é o exemplo, e se seguido torna o mundo um lugar melhor. Transformar água em vinho, um ilusionista consegue. Pra mim milagre é uma mãe de família abandonada, morar numa favela e trabalhar, dar estudo e manter seus tres filhos longe das drogas, isso, meus amigos, é um milagre que vemos na vida real.

    Peguem o que ha de bom nas religiões, não discriminem as diferenças e esqueçam os demonios e as coisas ruins, quem precisa delas???

  • dieux:

    essa coisa de demonios é so para ganhar imagem…
    e o q redigiu isso um eles estava com ele…
    todos eles estão amarrados em nome de Cristo!!!!!!

    • Ezio José:

      Com corda ou com barbante?
      Qualquer coisa pra essa crentaiada é “TÁ AMARRRRADUUU”.
      Amarração é um feitiço feito nos terreiros para segurar o amor de alguém e trazê-la aos pés.

    • vinicius l:

      pelo poder da palavra podemos repreende-los, porém eles estão atuando na terra, o poder de atuar esta com satánas, mas o lugar dele ja está reservado.então andemos contra todo tipo de pecado, sempre nos arrependendo ,sendo justificados pelo Senhor e não dando espaço para as forças do mal agirem contra nós, porque maior é o que está no alto e sublime trono. a paz de cristo seja com todos.

    • Ezio José:

      Se o lugar dele já está reservado, pra nós nos preocuparmos?
      Que poder tem essas palavras se eles continuam atuando?
      Semrpe arrependendo significa que podemos continuar praticando o mal sempre e usando o arrependimento em seguida?
      Ser justificado pelo “Senhor” significa não dar espçao para o mal contra nós, porém, podemos praticar o mal?

      Quanta subjetividade, meu Deus!

    • vinicius l:

      ser justificado significa: Ele é justo.

      voce crê em que?finalizou com “meu deus”.

      eu creio na biblia…….

  • yone reis:

    EU SÓ TENHO A DIZER PARA QUE TODO AQUELE QUE CRÊ CLAME A DEUS POIS ELE NOS DEU JESUS CRISTO PARA NOS SALVAR E NO SEU NOME HA PODER FIQUEM COM DEUS.

  • Lúcifer:

    Deviam estudar melhor a minha historia…

    • vinicius l:

      creio q vc sim é leigo demais, ou não brincaria com isso.

    • Jonatas:

      Dexa de se bobo rapaz.

  • Jailton:

    Não digo nem a pessoa, mas só o nome de JESUS é mais poderoso do que o inferno com tudo isso ai dentro

    • Lúcifer:

      Veremos, quanto mais pessoas forem más mais forte eu fico.

    • Jonatas:

      Isso que é eufenismo…

  • Lúcifer:

    Sim, sou eu mesmo, possuí esse cara bonitão aqui pra deixar um recado. Quero dar o meu mais cincero agradecimento, “Muito Obrigado” a todos os religiosos e crentes que têm apoiado involuntariamente a minha causa. Embora a época de ouro da santa inquisição, quando meu poder foi mais alimentado do que nunca, não volte mais, ainda tem pastores em seus cultos que chamam mais a mim do que ao nazareno, afim de assustar os fiéis dizimistas. Tem os padres pedófilos que usam a fé e a inoscência das crianças pra saciar sua sede de luxúria, e esse mau também alimenta o meu poder. E quanto mais crentes desprezarem os outros, gritarem meu nome em seus cultos e agirem desdenhando quem não segue sua igreja, mais forte eu vou ficando. Eu vivo de ser lembrado e temido e vocês tem me ajudado muito desde a época da peste negra, quando ganhei minha adorável imagem. Tenho muito a agradecer a bíblia, que conta a minha história, agradeço principalmente as igrejas sem as quais eu não existiria, já que pra existir tenho que ser lembrado e temido, e vocês fazem isso muito bem.Em fim, tenho mais a agradecer a religião e as igrejas que me odeiam do que aos criminosos que fazem o que eu mando. Muito obrigado.

    *Desculpem os erros de português, a tradução do hebraico ta bem difícil, e não pensem que é fácil possuir um brasileiro hoje em dia, tive que ficar horas na fila…

    • Lúcifer:

      gostei do meu avatar, bem apropriado, não é?

    • Jonatas:

      Hahaha, antes de negativarem teu comentário parabenizo-o pela criatividade.

      Volta quando pro tártarus? da pra levar uns políticos corrúpitos junto se passar por Brasília?

    • Luís Hideo:

      Lúcifer, você tem toda razão do mundo e ainda lhe dou a minha.
      Tudo que você escreveu está “arreganhado” para todo mundo ver. Meus parabéns pela sua clareza e coragem. Minha opinião é idêntica.

    • ChesireCat:

      “cincero agradecimento” Pobre Diabo! Fruto do falido sistema público de ensino do Brasil! =(

  • Mileney:

    Sobre Exorcistas:

    Hoje em dia o exorcismo é visto com ceticismo nos meios islâmicos, principalmente no ambiente cosmopolita das grandes metrópoles, como Damasco ou Argel. “Deve ser reconhecido que em muitos casos a origem desses problemas é puramente biológica”, diz o psiquiatra Ali Muhammad Mutaawi, da Universidade do Cairo. Aquilo que já foi categorizado de possessão é hoje diagnosticado como doenças mentais pela ciência moderna, como neurose, esquizofrenia ou outras síndromes psíquicas. Porém, como mostra o autor Bilal Philips, a mística do Alcorão está longe de morrer, em pleno século 21. Enquanto o mundo ainda tiver tendas dos milagres, se ouvirá, no meio da noite, recitais alcorânicos como o dos companheiros do exorcista Abdul Muhsin, engalfinhados na luta contra os seres do além. Acredite-se neles ou não.

  • WILSON:

    Conheço muitas igrejas evangélicas que a todo momento falam e demônios,satanás etc… Deveriam falar mais de DEUS,de amor e de paz ! Eles vivem invocando o bicho ruim e depois reclamam da vida ! Eu quero que o demônio,o satanás,ou o diabo que vá para a PQP pois eu acredito muito em meu DEUS !

    • vinicius l:

      a questão é, para falarmos do amor de cristo,deve ser dito sobre o inimigo de nossa alma .o proprio jesus ensinava e falava a respeito das ações demoniacas.a paz com todos

    • Ezio José:

      Ações demoníacas é a paz com todos?

    • vinicius l:

      há um ponto. a paz de deus seja contigo e tua casa.

    • Ribeirinho:

      É que o Ézio José ficou parado no ponto e não viu nenhuma letra se levantar. Geralmente após os pontos e no icício das linhas dos busões algumas dos alfabeto se levanta.

    • Ezio José:

      Será que para alguém conquistar um novo amor deve ficar falando dos amores que perdeu e lhes fora prediciais? Ou apenas deve-se falar do amor que está conquistando?

  • ndinha:

    quando o meu marido me traiu com uma mulher casada, eu fui denuncia-lo ao marido da amante, e as pessoas comecaram a dizer que eu estava possuida por demonio. eu quero perceber, denunciar um acto inlicito eh locura?

  • Bovidino:

    Os demônios só existem mitologicamente.
    Apesar de não terem existência REAL, o fato de se acreditar neles, acaba lhes conferindo um certo poder.
    Nos locais ou comunidades onde essa crença é unânime e até cultuam e temem determinadas entidades, a força mental da coletividade é tão poderosa que tais entidades podem até se materializarem. A mente é criadora.
    ‘O nosso mundo é mental.’ (Hermes Trismegisto)

    • Jonatas:

      O budismo tem uma representação semelhante, o demônio do sexto céu.

    • Bovidino:

      Onde encontro essa informação? Pode me passar?

    • Jonatas:

      Bah esse não é um tipo de informação que se encontre muito fácil, é que os budistas evitam meios como a internet com o fim de preservação. Pode até encontrar algumas definições que chegam perto, mas a melhor descrição só pode mesmo encontrar em algum livro budista, apartir de “o portal do dragão” já deve encontrar citações. O demônio do sexto céu é uma representação. Na escola aprendemos que temos cinco sentidos de percepção, visão, olfato, audição … , o budismo acrescenta mais tres, e a sexta é o “pensamento”. Pensar é um meio de percepção não físico. Esse demonio é uma representação do que existe de mau e impuro no teu pensamento atrapalhando a tua vida. É uma versão negativa de ti mesmo, a personificação dos teus pensaments ruins, os que te afastam das coisas boas. Uma das primeiras principais budistas é combater esse teu “ego do mau” é um dos primeiros passos pra encontrar a tua essencia, a tua pureza original, o estado de Buda, iluminação, paz contigo mesmo e com o mundo. Como ele surge quando tu tem um sentimento negativo, é nessa hora que deves te concientizar e meditar, buscar bons sentimentos. Essa é a pratica, de uma forma simples.

  • Geraldin:

    ….vixe, mias é demônios d mais, quem guenta?
    Deus mi defenda. ………kkkkkkk!

  • RAFA:

    Lúcifer foi banido dos céus porque sentiu ciúmes da mais nova criação de Deus, que somos nós.Foi banido porque queria atenção apenas para os anjos, e não queria ficar de babá para uma “raça imunda”. Sobre essa explicação que vocês deram de Lúcifer aí, as 2 estão certas?

    • Anderson Sabino:

      isso é uma história mas na real ninguem viu essas bagaças não mano

  • ycthios:

    A maior mentira nos dias de hoje que se tem sabido é que o Diabo, ou Satanás não existe.

  • Roberto:

    Baal Zabub Ou Belzebu foi considerado Deus da fartura, da riqueza e da guerra pelos assírios após a derota de seu pai Baal para o Deus de Israel. Não era demônio. Quanto aos demais é interessante que hoje apenas explicariam desaranjos psicológicos facilmente tratáveis com antidepressivos e uma boa dieta. Não sendo possível, o negócio seria apelar para o Macedo que ele tira o capeta do seu corpo, seja ele qual for. E o seu dinheiro também.

  • ED:

    coitados desses caras estão quietos la no cantinho infernal deles e , mesmo assim, levam a culpa por tudo q a gente faz de errado!

  • Jéssica:

    vixe to c a maioria destes bixo ai entao…preguiça, gula….auhauah

  • ED:

    coitados desse caras ai. eles tao quietos la no cantinho do inferno deles e, mesmo assim, levam a culpa por todas as merdas que o ser humano faz!

  • Gaudino:

    Ahhh, como tem gente que se apega a Wikipedia para ter o que comentar… Erudição é uma *****.
    PS. C.B.G.

  • Haha:

    Quem, não acredita em demônios só vai acreditar quando fizer uma visita definitiva… Quando isso chegar, não vai adiantar mais pedir à Deus para salvar sua alma. Vai ser tarde demais…

    • Elizabeth:

      Estranho isso de acreditar em demônios para acreditar em Deus.
      Quem acredita em Deus não precisa acreditar em demônios.

  • QI alto do r j:

    se vcs soubesem da verdade não se preocuparia com demonios anjos ou coisas deste tipo não andariam atraz de religiões ou religiosos cuidaria de ser uma pessoua util aos outros e evoluir como um ser eterno que vai precisar de toda a energia que o corpo humano é capaz de acumular e só pode ser usada após a morte desde corpo que nos prende no chão deste planeta e limita nossa capacidade de visão real. quando nós tivermos acesso a novas técnologia ótica o mundo vai saber que nunca estivemos a sós ai sim tudo vai mudar. ps busquem a paz.

    • Jéssica:

      e qual é a verdade??

    • ycthios:

      Oi Jéssica, uma certa vez a muito tempo,um homem chamado Pilatos, chefe da guarda pretoriana em Jerusalém perguntou a um homem carpinteiro de nome Jesus o que é a verdade, porém não esperou a resposta, mas isso foi a muito tempo mesmo. Boa sorte em sua busca.

    • Claudio H. Agra:

      JESUS

  • The True:

    Humanidade, vamos evoluir? isso tudo não passa de mitologia arcaica e tribal, e se vocês acreditam nisso e acham que essas “entidades” podem interferir em suas vidas, sinto muito mas vocês são uns coitados, isso não existe, papai noel não existe, duendes e fadas não existem, O DIABO NÃO EXISTE E DEUS TAMBÉM NÃO, Aproveitem suas vidas e durmam bem.

    • Glauco:

      Boooohhhh!!!

  • Marcos:

    Eu vivo me rendendo à luxúria(somente com a mulher que eu amo atualmente), preguiça e de vez e quando gula. Sou assim e foda-se. Não tem demôno na jogada, eu sou assim pq eu sou ora.

  • Wolf:

    apareci como número 10!
    toma seus anjo idiota sou melhor do q vcs,apareci no hipescience!

  • Marcos:

    um filosofo conversava com o diabo quando passou um sábio com um saco cheio da verdade e uma das verdade caiu no chão um outro homem pegou a verdade caída no chão abriu e a leu e saiu gritando que tinha achado a verdade , aí o filosofo comentou com o diabo : você ta perdido ele descobriu que você é uma farsa aí o diabo falou, você ta enganado agora temos mais uma religião falando de mim

  • Glauco:

    Queria poder botar a culpa em alguém tb =P

    Essa lista é igualzinha a um livro muito ruím do Antonio Fagundes Filho, “O livro dos demônios”.

    Só um update prá galera: Belzebu não é mais um demônio desde o início do século passado.

    • Neo:

      Porra, demitiram o Zebu? Mas o cara fazia tão bem seu trabalho kkkk

    • Glauco:

      Ele pediu prá sair.

    • Curiosa:

      Por quê? Ele não aguentou tanto trabalho?

    • Nik:

      Foi a concorrência eu acho.

    • Glauco:

      Até demônios se arrependem…

  • lucienio:

    Isso é muito sério.
    Eles existem mesmo.
    Temos que orar muito,pois só o
    nome de JESUS tem poder sobre eles.
    Orem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • vanilda:

    ainda bem q existem demonios p justificar o lado ruim e eescuro do ser humano.os demonios so agem no q ja existe….

  • Almanakut Brasil:

    Faltou um brasileiro aí!

  • EltonPaes:

    AFF. É demônio pra mais de metro…

  • Rodrigo Almeida:

    Lúcifer, significa Portador de Luz(o nome dele não é mencionado na bíblia). Ele sentiu inveja de Miguel(Quem é semelhante ao Altíssimo) – há indícios, que ele é o proprio Cristo, e Miguel é a maneira como os Anjos o chamam. Lúcifer, sentia inveja da Divindade de Jesus, e acusava Deus de injusto e tirano, dizendo que suas Leis eram impraticaveis. Apesar da benevolencia de Deus, ele não quis se arrepender e começou a causar intrigas no céu. Sendo assim, Deus tinha duas opções: Destruir o mal naquele momento, ou deixar Lúcifer a merce de seus planos, para mostrar a todo universo aonde resultaria aquela rebelião. Afinal, se Ele o destruisse no ato, os anjos do Céu começariam a Adorar a Deus por medo e não por Amor. E Hoje vivemos num mundo de pecado, esperando o Final Definitivo disso tudo!

    • Alan:

      Cara, Deus é tão mitológico quanto esses demônios…
      Esse artigo mostra a infantilidade das crenças dos primeiros cristãos…

    • Pedro Ornellas (compositor):

      Meu caro Alan, para que um comentário seja realmente proveitoso e não apenas popular, deve basear-se em conhecimento e não apenas no que a gente acha ou pensa.
      De onde você tirou que os primeiros cristãos endossavam essas lendas? É preciso separar o joio do trigo, a verdade da mentira. De todos esses personagens mitológicos, a Bíblia só menciona UM, e numa luz totalmente diferente do que se atribui aqui. Um segundo aparece de maneira equivocada em algumas versões da Bíblia. Vamos a eles:

      Belzebu:
      [possivelmente uma alteração de Baal-Zebube, que significa “Dono das Moscas”, o Baal adorado pelos filisteus em Ecrom. Alternadamente, Beelzeboul e Beezeboul, possivelmente significando “Dono da Morada (Habitação) Alta”; ou, caso se faça trocadilho com a palavra hebr. não-bíblica zé•vel (esterco), “Dono do Esterco”].
      “Belzebu” é uma designação aplicada a Satanás, o príncipe, ou governante, dos demônios. Os líderes religiosos acusaram blasfemamente a Jesus Cristo de expulsar demônios por meio de Belzebu. — Mt 10:25; 12:24-29; Mr 3:22-27; Lu 11:15-19 (Estudo Perspicaz das Escrituras – Vol. 1, p. 330)

      Lúcifer:
      O nome Lúcifer ocorre uma vez nas Escrituras e apenas em algumas versões da Bíblia. Por exemplo, a tradução de Antônio Pereira de Figueiredo verte Isaías 14:12: “Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?”
      A palavra hebraica traduzida “Lúcifer” significa “brilhante”. A Septuaginta usa a palavra grega que significa “aquele que traz a alva”. Por isso, algumas traduções vertem o hebraico original por “estrela da manhã” ou “estrela d’alva”. Mas a Vulgata latina de Jerônimo usa “Lúcifer” (portador de luz), e isso explica a ocorrência desse termo em diversas versões da Bíblia.
      Quem é esse Lúcifer? O termo “brilhante”, ou “Lúcifer”, é encontrado na “expressão proverbial contra o rei de Babilônia” que Isaías mandou profeticamente que os israelitas proferissem. De modo que faz parte duma expressão dirigida à dinastia babilônica. Que o termo “brilhante” é usado para descrever um homem e não uma criatura espiritual é notado adicionalmente na declaração: “No Seol serás precipitado.” Seol é a sepultura comum da humanidade — não um lugar ocupado por Satanás, o Diabo. Além disso, os que vêem Lúcifer levado a essa condição perguntam: “É este o homem que agitava a terra?” É evidente que “Lúcifer” se refere a um humano, não a uma criatura espiritual. — Isaías 14:4, 15, 16.
      A arrogância dos governantes babilônicos realmente refletia a atitude do “deus deste sistema de coisas” — Satanás, o Diabo. (2 Coríntios 4:4) Ele também anseia ter poder e deseja colocar-se acima de Jeová Deus. Mas a Bíblia não atribui o nome Lúcifer a Satanás. (A Sentinela 15/09/2002)

      Deus, o Criador de todas as coisas, não deve ser confundido com personagens fictícios, criados pela imaginação do homem.

    • Alan:

      A bíblia está cheia de seres mitológicos de diversas culturas, bruxas, unicórnios, gigantes, demônios, cobra falante, etc., e você bem lebrou a diversidade de “versões” de bíblia que te dariam inúmeros outros exemplos, e consigo me lembrar de um outro demônio sitado na bíblia chamado Lilith ou Lilite em Isaías 34:14 (versão Darby, John Nelson).
      De qualquer forma esses demônios estão sim atrelados ao cristianismo primitivo, independentemente da bíblia, e deus continua sendo mitológico.

  • Cibele Chaves:

    Fiquei impressionada,vou fazer oraçoes para que esses
    caras nao fiquem rondando por aqui, tenho sentido
    tonteiras dentro de casa….

  • Neo:

    Tem uns aí ki eu ñ conhecia. Mas os cabeças do bando eu já esbarrei em mtos livros madrugada a fora (medo)

  • ALX:

    Desculpe Natasha, mais vou ter q concordar com o Bruno rsrs.. Pesquisei no Google imagens por esse nome do 9 VERRINE e saiu la um monte de doces gostosos kkkkkkkkkkkkkk olhem la pro ceis ver, esse com certeza ninguem vai ter paciencia pra ficar olhando vai comer logo rsrs

  • Flor de Lis:

    Pra quem não gosta de assumir a responsabilidade pelos própios atos e suas consequências, conhecer os demônios citados nessa matéria e suas especialidades é tudo que esse povo precisa pra se “esconder”. Mas não cola!

  • PPP:

    Faltou Baal, tão poderoso que fez o próprio Salomão se dobrar

    • Neo:

      Baal não eh um demônio, eh uma casta, significa basicamente mestre, ou ainda deus, foram cultuados por muitos povos pagaos, e geralmente eram representados em forma semi-animal. O mais poderoso, e ainda muito citado no judaísmo e no cristianismo eh Baal-Zaebul, ki entre outras formas de leitura, tbm eh chamado de Belzebu, o número 7 desta lista

  • DALVA:

    Interessante o numero 8. Mas temos que tomar cuidado, pois já estamos em outubro. Em todo caso, é bom ficar alerta. Já que o cara é chegado numa luxúria… De qualquer forma, é bom saber que existe alguém por trás de qualquer sacanagem que venham a fazer com quem quer que seja. Mas como diz um certo ditado: neste mundo há gosto para tudo. Então sendo assim…mãos à obra, Asmodeus. Já que o que está faltando no mundo neste momento é amor, vamos suprir esta necessidade

  • DALVA:

    Interessante o numero 8. Mas temos que tomar cuidado, pois já estamos em outubro. Em todo caso, é bom ficar alerta. Já que o cara é chegado numa luxúria… De qualquer forma, é bom saber que existe alguém por trás de qualquer sacanagem que venham a fazer com quem quer que seja. Mas como diz um certo ditado: neste mundo há gosto para tudo. Então sendo assim…mãos à obra, Asmodeus. J

  • Luana:

    CARACA!!!! ACHO ENTÃO QUE ESTOU POSSUÍDA PELOS 10 DEMÔNIOS! POR FAVOR, PRECISO DE UM EXORCISMO!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ezio José:

      Faça um emprestimo numa duas finaceiras e leva para IURD que os pastores de lá os tiram em segundos.

  • cheese:

    Lúcifer – anjo que se converteu em demônio. Será ele a origem dos demônios ou estes já existiam antes dele tornar-se seu soberano?

  • júnior:

    confie em DEUS e o resto será grão!

  • marcia:

    nao podemos culpar ou chamar de demonios todos os nossos atos.

  • sNniffer:

    Ilustração, figuras fictícias uma vez que relatado pela humanidade ninguém viu algum tipo de anjo ou demônio, mas, a aceitação da existência dos mesmos vai de cada um, o importante é o respeito pela filosofia das pessoas.

  • Elizabeth:

    Sempre tem alguém culpando algum demônio para justificar seu mau comportamento… coisas de quem não assume seus erros.

  • Prof: Edmundo Vicentini:

    Parabéns pelo comentário!,muitas pessoas sofrem por não saber o que estar acontecendo,demônios afrigindo e destruindo vidas;para que estas pessoas orem busque a Deus e que o Senhor Jesus dará a solução.OK!

    • leandro:

      Minha sogra que é crente costuma dizer que eu estou “amarrado” só não sei por qual desses , que medo!

  • Roni Muniz:

    Nós seres humanos temos a necessidade de criarmos figuras para sobre elas raciocinarmos acerca d’algum fato que não podemos perceber por algum de nossos cinco sentidos. Isso é natureza humana e tem se aflorado desde o primeira passo da evolução. Há,porém a tomada destas figuras para propósitos ininumeraveis.
    Assim como um elevado numero de religiões,seitas e doutrinas, arregimentam seguidores em função de lutas completamente absurdas(entenda-se o termo corretamente),usando o temor por sortes várias, a incapacidade de conhecer-se o futuro e etc., como instrumentos acionáveis com facilidade nas pessoas ignorantes da verdade sobre a vida humana, para agirem em prol de realizações pessoais de seus lideres e idealizadores.
    Entender tudo ao pé da letra e desconsiderar completamente as analogias contidas em um panorama diverso do ‘aqui e agora’ existente quando algumas destas ‘figuras’ foram tecidas é o verdadeiro fanatismo.
    Demonios existem no escopo em que foram criados. Não perambulam por ai. Não são seres.
    Haja vista, a veracidade da existencia fatídica de criaturas com tamanho poderio de destruição e dominação,teria trazido a total aliquinação do mundo há muito.

  • Marry:

    Para quem não conhece a bíblia e não teve pelo menos uma experiência de vê-los pode não acreditar. Mas sinto lhes informar que já tive uma infeliz oportunidade nada agradável, estão aqui como eu e você, porque acham que tem tanta maldade no mundo?

    • Roni Muniz:

      maldade é fruto da ignorancia da humanidade.
      Se fosse criada por ação direta de demonios, teriamos, se sobrevivessemos, um numero mutissimo mais elevado dela.

  • Steve:

    This is SCIENCE ??????

    • Nik:

      Psicologia, A CIÊNCIA do comportamento humano. (porque quem acredita nessas paradas aí realmente precisa de um psicólogo) 😀

  • 666 ¬¬:

    Não existem demônios só aliens que visitaram a Terra a centena de anos e os pobres que não sabiam nem o que era eletricidade só tinha como explicar as coisas assim. Mas hoje acreditar nessas coisas…
    whatever

  • Lucyano Valdez:

    Figuras retiradas do texto/livro satânico “As Clavículas de Salomão”. Fácil de baixar no 4shared, scribd e outros sites.

  • paulo:

    lúcifer, anjo da luz que veio a terra para “tentar” o homem …

  • Marte:

    Faltou Belial, senhor da maldade e da mentira. Pelo que sei, esse não poderia ficar de fora dessa lista. Vade retro.

    E sim, Verrine parece ter saído de um anime ou videogame japonês.

    Mas o comentário relevante é o seguinte, dica de um ótimo livro: A Revolta dos Anjos, de Anatole France.

  • eduardo:

    Gostei do nº 5, o SITRI… dá próxima vez que eu fizer uma festa em casa eu convido esse cara tb….. kkkkkkkk…..

  • Brejonild:

    O numero nove parece um chefão de Final fantasy ou qualquer rpg que o valha!

    • Nik:

      Só a ilustração no caso né, todo jogo japonês se baseia em seres fictícios já criados há séculos (plágio!). Por exemplo, já perdi a conta de quantas vezes eu enfrentei todos essas coisas nos Castlevanias (principalmente o 7 alí)… 😀

  • Felipe:

    Agares criou South Park?

  • eset:

    Se estivesse na idade média diriam que estou possuído por quase todos. lol!

    • Ezio José:

      Apenas mudaram os personagens mas a história é a mesma nas Igrejas Pentecostais.

  • bruno bardog:

    o DEMONIO N° 09 saiu de um anime Japones….apostoo!

  • André:

    Eu não acredito. Mas tem quem acredite. Não adianta discutir com quem acredita, o jeito é respeitar.

    • Alan:

      E também é vale ter bons argumentos pra sustentar suas posições,
      porque como diz o ditado “o burro empaca perto do trigo”.

Deixe seu comentário!