Os 10 tratamentos médicos mais bizarros

Por , em 29.09.2009

Quando tratamentos tradicionais não fazem efeito ou não são desejados pelo paciente ou pelo médico, entram em cena tratamentos diferentes. Apesar do crescimento do uso da homeopatia, acupuntura e outros tratamentos alternativos, eles não são o assunto desta lista. Aqui só entram tratamentos alternativos bizarros, e que ainda não utilizados. Confira e nos diga quais desses você aceitaria fazer!

10. Terapia com suor
tratamento bizarro

Este tratamento consiste da combinação de terapia em grupo com uma relaxante sauna, também em grupo. Acredita-se que a combinação da terapia com a sauna pode ajudar nas interações sociais enquanto o corpo reage à exposição ao calor.

O uso de saunas em grupo tem raízes em várias culturas, como a finlandesa, a russa, a japonesa e até em tribos indígenas dos Estados Unidos.

9. Argila
tratamento bizarro

Além do seu conhecido uso estético em Spas, a argila também tem um vasto potencial para tratamentos médicos. Ela pode ser consumida como revestimento em pílulas ou até ser usada em doses maiores para o tratamento de problemas intestinais. A Nasa, agência espacial estadunidense, utiliza a argila como suplemento de cálcio para astronautas em viagens espaciais.

8. Terapia eletroconvulsiva
tratamento bizarro

Este tratamento bastante controverso é ainda muito utilizado atualmente. Choques elétricos são induzidos no cérebro do paciente anestesiado para efeitos terapêuticos. A terapia de choque é usada no tratamento de depressão profunda, esquizofrenia, catatonia e em casos de transtorno bipolar. Estima-se que atualmente sejam realizados tratamentos deste tipo com um milhão de pessoas anualmente.

7. Tratamentos com água
tratamento bizarro

Alguns tratamentos consistem em jogar água gelada sobre uma pessoa para “chocar” o corpo e fazê-lo entrar em um estado parecido com a febre. Algumas terapias de meditação têm efeitos parecidos usando água quente.

6. Urinoterapia
tratamento bizarro

Acredite ou não, mas a urina humana tem muitas aplicações medicinais e cosméticas, (antigamente era usada na indústria textil). Ela pode ser usada como líquido para massagens e até ser bebida. Não existem provas científicas sobre os benefícios do uso da urina, mas ela tem algumas substâncias benéficas, como a vitamina C. O problema é que essas substâncias estão presentes na urina pois não foram utilizadas pelo corpo, então tomá-las novamente irá resultar em uma segunda excreção. O efeito fisiológico mais óbvio ao beber urina são as contrações intestinais, que podem resultar em diarreia, devido ao efeito da ureia no corpo humano.

5. Sangrias
tratamento bizarro

A sangria é um tratamento que consiste na retirada de certas quantidades de sangue de um paciente para prevenir ou curar doenças. Era uma prática médica comum na antiguidade e até o século XIX. Na maior parte dos casos, a sangria acabava sendo mais prejudicial aos pacientes do que a doença.

A sangria não parou de ser utilizada, entretanto: ela é um dos tratamentos mais eficientes para o excesso de ferro no sangue e também para o excesso de hemácias na corrente sanguínea.

4. Sanguessugas
tratamento bizarro

Sanguessugas medicinais estão retornando devido a microcirurgias. Elas fornecem meios efetivos de reduzir a coagulação do sangue, aliviar a pressão venosa e na cirurgia reconstrutiva para estimular a circulação após cirurgias de reimplante. 10 Fascinantes cirurgias de re-implante.

O efeito terapêutico não vem do sangue que é sugado na refeição da sanguessuga, mas do fluxo contínuo de sangue gerado pelo animal, que vasculariza regiões em que o sangue poderia coagular. As sanguessugas ajudam a evitar a rejeição e necrose de tecidos.

3. Tratamento com vermes
tratamento bizarro

Este tratamento é usado para doenças auto-imunes e problemas com imunidade. O tratamento consiste em infestar o corpo com vermes parasitas chamados de helmintos. O tratamento é tão eficiente que também é usado no tratamento de asma e alergias fortes a pólen.

Dependendo da doença em questão, a infecção com helmintos pode ajudar a diminuir os sintomas em até 70% dos pacientes. Os vermes são administrados oralmente durante várias semanas, e podem causas efeitos colaterais desagradáveis. Alguns pacientes chegam a receber oito doses de 2500 vermes durante o tratamento.

2. ‘Transplante de fezes’
tratamento bizarro

A bacterioterapia fecal é usada para problemas inflamatórios do sistema digestivo, como colite ulcerativa. O tratamento é realizado com vários enemas (lavagens intestinais) dados ao paciente durante cinco dias. Curiosamente, o tratamento requer um “doador” de fezes, geralmente um parente do paciente.

As fezes da pessoa saudável são transformadas em líquido e inseridas pelo ânus do paciente. Basicamente, as bactérias presentes nas fezes da pessoa saudável devem crescer no corpo do paciente e curá-las.

Para piorar ainda mais o tratamento, às vezes ele pode ser inserido através do nariz do paciente.

1. Fumar
tratamento bizarro

Por muitos séculos o fumo foi usado como tratamento para várias doenças, mas hoje em dia a prática é quase extinta. Mesmo assim, pesquisas apontam que fumantes têm 50% menos chances de desenvolver doença de Parkinson e Alzheimer, e a nicotina também ajuda no tratamento de problemas como a hiperatividade. Além disso, alguns estudos sugerem que fumantes precisam de menos tratamentos de revascularização após cirurgias de intervenção na coronária.

O risco de colite ulcerativa (isso mesmo, aquela que é tratada com fezes ali do item acima) também é menor em fumantes, e o efeito é cortado quando a pessoa pára de fumar.

[Fonte: Listverse]

16 comentários

  • Francislaine Oliveira:

    Cada coisa, que só o susto ou o nojo já cura a pessoa, hahaha. 😛

  • ¯(°_o)/¯:

    Pedalo às vezes até 100 km em um dia, alguns Marlboro ajudam bastante!

  • Carlos Eduardo Santinato:

    O tratamento com o fumo evitava o Parkinson e Alzheimer porque estas doenças geralmente se manifestam apartir dos 65 anos, e fumando o pessoal morria antes disso. kkkkk

  • V.W:

    Eu preferiria berber xixi do que fazer tratamento com veremes. Argh!

  • rodrigo:

    bom eu tenho uns compendios de terapia ayrvedica que me da certa noçao e isto nao e bizarro e um tratamento nao-convencional mas de poderosa eficacia …

  • Mats:

    Eu faria a terapia do suor nakela sala lá do jeitinho q está ;x

  • millena:

    não tenho comentários.

  • tatiana:

    poxa tem de tudo nesse mundo mesmo!

  • jose teumar farias:

    nao tenho nem um comentario

  • jose teumar farias:

    gostaria de saber qual a terapia para a cura pra asma pois os medicamentos que eu usu ja nao fazem os mesmos efeitos obrigado

  • Leo:

    o que é melhor? a turma botar coco no nariz ou fazer você fumar ??

    as duas coisas são uma merda!

  • Normandes:

    Trem doido de mais!!! O 2, 3 e 6 eu tô fora! O 10 é baum, os outros a gente tolera, rsrs

  • Neto:

    Realmente são os mais bizarros…..

  • Luska:

    Nem a pal, só faria a 9º e a 10º.
    Ou melhor, só a 10º, reparo que só tinha gostosa…
    KKKKKK
    Coisa de maluco.

  • Hiago:

    Bem legal a lista. Nunca imaginei que ia ter tratamentos através de vermes ou até de fezes…

    Desses tratamentos, o único que realmente quero fazer é o do suor, claro, só se for à sauna da foto. (que esta cheia de mulheres!)

  • Adriana:

    Olá !!!
    Gostei muito dos assuntos .

Deixe seu comentário!