10 dicas para ter uma voz saudável

Por , em 22.12.2011

Muitas pessoas vão à academia e passam horas cuidando de sua aparência e de seu corpo. Mas quem se preocupa com a voz?

Você provavelmente não. Mas deveria. “A sua voz é o seu embaixador para o mundo exterior”, afirma o pesquisador Norman Hogikyan. “Ela retrata sua personalidade e emoções. As pessoas fazem avaliações sobre você com base em sua voz. Problemas com a voz também podem ter um tremendo impacto sobre sua vida”, diz. Confira 10 dicas para ajudar a manter a sua voz em forma:

1 – Mantenha-se hidratado

Beba água para manter seu corpo bem hidratado e evite álcool e cafeína. Suas cordas vocais vibram muito rápido, e ter um balanço hídrico adequado ajuda a mantê-las lubrificadas.

Nota importante: os alimentos que contêm grandes quantidades de água são excelentes, como maçãs, peras, melancia, pêssego, melão, uvas, ameixas, pimentões.

2 – Descanse a voz

Faça vários “cochilos vocais” todos os dias, especialmente durante períodos de uso prolongado. Por exemplo, os professores devem evitar falar durante os intervalos entre as aulas e encontrar maneiras tranquilas de passar a hora do almoço ao invés de falar em uma sala barulhenta com os colegas.

3 – Não fume

Não fume, ou se você já fuma, largue o cigarro. Fumar aumenta o risco de câncer de garganta, e a inalação de fumaça (mesmo passiva) pode irritar as cordas vocais.

4 – Não abuse

Não abuse ou use indevidamente a sua voz. Evite gritar, e tente não ficar falando alto em áreas ruidosas. Se a sua garganta ficar seca ou cansada, ou a sua voz começar a ficar rouca, reduza o uso. A rouquidão é um sinal de que suas cordas vocais estão irritadas.

5 – Relaxe a garganta

Mantenha a sua garganta e músculos do pescoço relaxados mesmo quando você está cantando notas altas ou baixas. Alguns cantores inclinam suas cabeças pra cima ao cantar notas altas e para baixo ao cantar notas baixas. Se não fizer isso, os músculos vocais podem ficar tensos e seu alcance vocal pode diminuir.

6 – Modo de falar

Preste atenção em como você fala todos os dias. Mesmo artistas que têm bons hábitos de canto podem causar danos à voz enquanto falam. Muitos cantores qualificados não continuam seus hábitos saudáveis quando falam. O certo é ter bastante fluxo de ar quando falamos.

7 – Não pigarreie

Não limpe a garganta com muita frequência. Quando você pigarreia, é como se batesse suas cordas vocais em conjunto. Fazer isso em excesso pode prejudicá-las e torná-lo rouco. Experimente um gole de água ou engolir a seco para saciar o desejo de limpar a garganta. Se você sente que tem que pigarrear muito, vá em um médico.

8 – Evite falar quando estiver doente

Se você está doente, poupe a sua voz. Não fale quando você está rouco devido a um resfriado ou uma infecção.

9 – Não sobrecarregue a voz

Quando você tiver que falar publicamente, para grandes grupos ou ao ar livre, pense sobre o uso de amplificação para evitar esticar a sua voz.

10 – Tempo molhado

Umidifique sua casa e áreas de trabalho. Lembre-se: umidade é bom para a voz.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

18 comentários

  • claudemir da silva:

    gostei das dicas por muitos mim disse q minha foz é bonita

  • Ilen:

    Amei essa matéria, pois gosto muito de cantar e venho procurando umas dicas destas. Valeu. Obrigada.

  • bella.:

    Gostei da dica 8.
    Ops,não posso falar tô doente!

  • luciana:

    Filipe
    Mas quando eu assisto uma ópera, observo que realmente acontece o descrito no item 5, principalmente entre as sopranos e os baixos. Na ultima que eu assisti, AIDA, percebi claramente este detalhe.

    • David:

      Sou cantor lírico, e realmente o item 5 não é um hábito saudável, o ideal é manter sim o pescoço relaxado e não movimentar pra cima e pra baixo, levantar a cabeça para dar os agudos causa uma maior esforço nas cordas vocais e atrapalha a passagem de ar.
      Faça o teste mantenha uma nota sustentada e mova a cabeça para cima e para baixo e veja como o som muda e fica mais “apertado” e sem brilho e intensidade. O que acontece e que algumas pessoas forçam para atingir algumas notas, mas tudo o que é forçado não é saudável.

  • roerto:

    parabéns aos editores pela matéria,e ao pessoal pelos cometários.feliz natal,saúde e força para todos no novo ano que já esta próximo,que a paz de DEUS esteja em todos corações,viva JESUS..

  • Guilherme:

    Devia ter comentarios em voz aqui!

  • Jorge Geusse:

    Boa nee!Exigente, mas acho que agoa posso ser um tenor.Wuu!
    Gramei!

    • Ezio José:

      Comendo grama poderá ser um soprano.

  • Filippe:

    a 5 me deu vontade de explodir o computador… não sou um especialista em voz, mas sou músico e já fiz técnica vocal, e uma das maiores besteiras que um cantor pode fazer é abaixar a cabeça para cantar notas baixas… aliás, se um especialista faz isso, pode ter certeza que ele vira motivo de piada entre os outros cantores

    • Bianca:

      Exatamente!

  • marlenepena-es@hotmail.com:

    Gostei do artigo.

    • Ezio José:

      Ah! É?

  • marlenepena-es@hotmail.com:

    ´Não esqueca: professores cuide de sua voz!

  • Utilidades Virtuais:

    ótimas dicas, Obrigado HypeScience.

  • Ângello Santos:

    Este problema de voz é algo muito sério na vida de uma pessoa. Eu sofro muito com isso.Minha voz é muito aguda.No telefone pensam que é uma mulher que esta falando.Sei que já perdi bons negócios por causa da minha voz.Quando chego em qualquer ambiente com muita gente e abro a boca para falar ,todo mundo olha para mim.É horrível,pois chama a atenção das pessoas.Já tive vários momento de entrar em depressão.Na adolescência sofri muito com isso. Mais o interessante é que no meu relacionamento com as mulheres,isso nunca me atrapalhou.Sou muito solidário á quem tem este tipo de problema. E aí vai uma dica: ” sempre se coloque respeitando as pessoas , para ser respeitado.Pois não será o tom de voz que vai te trazer o respeito que você merece.” Muito importante esta dicas deste artigo.

    • Ezio José:

      Existe cirurgia para isto. A vóz é importante, sim. Podemos ver exemplo e exemplos.
      Quem tem uma faixa de frequência bem abrangente é bom educá-la e quem não a tem, se puder, é bom procurar um escpecialista na medicina.

    • David:

      Voz aguda é um dom! Veja os contra-tenores cantando!
      Andreas Scholl e philippe jaroussky!

Deixe seu comentário!