10 exemplos de como a banda larga mudou o mundo

Por , em 7.02.2011

Downloads de filmes e jogos completos em poucos minutos, online banking, conferências via webcam, escritórios virtuais, mapas online, compras sem sair da frente do computador. O acesso à Internet de banda larga está disponível há mais de dez anos e, durante esse tempo, alterou de forma significativa a forma como nos comunicamos, fazemos negócios e nos divertimos. Pense em cada uma dessas facilidades e o velho mundo de Internet discada parecerá estar a anos-luz de distância.

Já estamos acostumados com tudo isso. Mas quais são as contribuições mais estranhas que a banda larga trouxe consigo? Aqui, listamos de que outras maneiras a banda larga mudou o mundo.

10 – A onipresença da cultura de nichos

Antes da revolução da banda larga, os blogs eram vistos como um domínio estritamente dos geeks. Atualmente, é possível encontrar páginas sobre qualquer assunto que se possa imaginar – e o impacto sociológico disso ainda está sendo mensurado. Se antes os grupos se formavam de acordo com sua proximidade geográfica, agora é possível que nichos espalhados por todo o globo se reúnam e desenvolvam sua própria cultura através da rede. Além disso, ao explorar o ambiente digital, podemos encontrar músicas, filmes e livros que nem sabíamos da existência, o que significa que as pessoas têm acesso a um mundo muito mais diversificado do que antes. As implicações culturais dos nichos são profundas, e a cultura dos blogs se desenvolve a cada dia, de estranhas e maravilhosas maneiras.

9 – Crimes virtuais

Infelizmente, a Internet em alta velocidade propiciou um aumento no número de fraudes online e roubos de identidade. Mais e mais detalhes pessoais são compartilhados na rede a cada dia, fazendo da web um lugar tentador para criminosos. Estima-se que empresas norte-americanas percam cerca de 221 bilhões de dólares por ano com roubos de identidade, e o número tende a aumentar.  Sem a proteção adequada, a Internet pode se tornar um ambiente muito perigoso.

8 – A nova política

Políticos e líderes de todo o mundo devem estar familiarizados com a web, além de serem capazes de atingir seu eleitorado com o clique de um mouse. Blogs políticos ou alimentados por civis podem influenciar os noticiários e a própria sociedade, atingindo uma audiência nunca antes imaginada. O resultado de tudo isso é que, assim como a Internet se torna mais rápida, o mesmo acontece com os cenários políticos. Afinal, qualquer evento pode ser gravado, editado e copiado por quase qualquer pessoa com acesso à rede.

7 – WikiLeaks

WikiLeaks, a organização sem fins lucrativos que publica documentos anteriormente não disponíveis na Internet, está mudando o mundo dia após dia. Fundada em 2006, o grupo dirigido por Julian Assange teve um enorme impacto nos noticiários e nas políticas públicas de vários países. O fenômeno também nos mostra que, no mundo atual, quase tudo pode ser publicado por quase todos – e potencialmente em grande escala. A organização ocasionou o vazamento de vários escândalos políticos, muitos dos quais você não teria ouvido falar sem a ferramenta.

6 – Hackers

Assim como a Internet, hackers e vírus online estão se desenvolvendo de forma veloz e sofisticada. O acesso à banda larga tem aumentado a vulnerabilidade de muitos usuários a um “ataque cibernético”, e a segurança na rede se tornou uma preocupação global, tanto para os usuários comuns quanto para governos. Recentemente, o worm de computador Stuxnet atacou a Usina Nuclear de Bushehr, no Iraque. Acredita-se que o worm tenha infectado mais de 45 mil redes em todo o mundo, o que seria impensável na época da Guerra Fria.

5 – Computação em nuvem

A computação “em nuvem” (cloud computing) – sistema pela qual a informação é armazenada em servidores compartilhados e interligados na Internet, ao invés das formas tradicionais de armazenamento de dados – é inconcebível sem a banda larga. Com o desenvolvimento da tecnologia, se torna cada vez mais desnecessário o armazenamento de arquivos e programas em nossos computadores pessoais. Sites como Facebook, Twitter, Amazon e serviços como o Google Docs já contam com a computação em nuvem em seu núcleo. As implicações do sistema são monumentais, sendo definidas pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, como “a próxima fronteira”.

4 – Chat Roulette e amigos online

Se 2007 foi o ano do Facebook e 2009 o ano do Twitter, 2010 pertence ao Chat Roulette. O serviço online, que lhe permite conversar com um completo estranho através da webcam, chegou às manchetes pelas razões erradas, quando várias fontes questionaram a moralidade de um site que permite aos seus usuários conversar com jovens e demais pessoas vulneráveis. Outros, no entanto, notaram o aspecto positivo do Chat Roulette, elogiando o seu apelo global. O que é inegável é que o site é um dos frutos da banda larga, colocando você em contato com alguém que nunca conheceu.

3 – Suicídios via Internet

As novas tecnologias não estão imunes ao lado sombrio da condição humana. Com o advento da banda larga, uma das tendências preocupantes é o de suicídios via Internet, quando grupos de pessoas discutem ou fazem pactos de suicídio juntos. Vários apelos têm sido feitos para o fechamento de sites que promovam o ato. As implicações perturbadoras do “suicídio ao vivo” via Skype, ou suicídios registrados e enviados para o YouTube também são mencionados. Felizmente os casos são raros, mas servem como um alerta de que junto com a comunicação de massa, vem a responsabilidade com as pessoas vulneráveis e facilmente influenciáveis.

2 – Relacionamentos

Seja flertando no Facebook ou marcando um encontro às escuras através de sites de anúncios, a Internet banda larga mudou a forma como nos relacionamos. Existem diversas formas de conhecer e interagir com outras pessoas, todas verdadeiramente novas.

1 – Resolução de crimes

Além das operações para o policiamento da própria Internet, as autoridades contam com o ambiente digital como um poderoso instrumento para a resolução de crimes. Nossas atividades na rede deixam um rastro, que os investigadores são capazes de rastrear como pegadas de neve. Mas não se preocupe: se você não tem nada a esconder, então não há nada a ser encontrado. [Broadband Expert]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • Vítor:

    Pena que a conexão mais alta do país é uma lentidão se comparada em outros países.Essa tecnologia aí,a das nuvens,é uma realidade muito distante de nós, brasileiros, graças a nossa sofrível conexão.

  • Sidimar:

    O mundo ja fala em uma lingua unica e este fato uniu a todos nós, basta querer e nos comunicamos integralmente visual, sentimental e intelectual.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    O serviço de banda larga, no Brasil, é sofrível, além de ser muito caro. É só fazer uma comparação com os outros países.

  • Lucas:

    A internet me ajudou num acidente de carro.

    Num belo sábado saindo com minha namorada, ao frear em uma sinaleira, vejo pelo retrovisor uma moto se aproximando loucamente da traseira de meu carro!!!
    A desgraçada(sim era mulher!) fugiu da “cena do crime” após a batida, me deixando apenas algumas informações, como placa da moto e lugar em que trabalhava, pois vestia uma jaqueta personalizada.
    Através do orkut achei a comunidade do trampo dela e troquei informações com algumas pessoas “jogando verde” para saber onde ela morava.
    No fim da conta consegui falar com ela e fazer com que pagasse parte do estrago!!!

  • claudemir da silva:

    a internet é uma das invenções mais importantes do secúlo tanto pra coisas boas como para coisas ruins cabe cada um de nós procurar utilizar para o bem

  • Zilda Santiago Maciel:

    VCS NÃO GOSTAM DE DIVULGAÇÃO?Pq tiraram as ferramentas de compartilhamento?Ninguém merece!!

  • Admiravel:

    Não posso falar do que não conheço, a banda larga ainda não esta disponivel para meu bairro. Mim sinto um neardental

  • nilson:

    cada dia e a cada momento, surgira novas superexcepcionalidades tais como o arquivo em nuvem.
    muito em breve a informatica será um aliado avançado
    da ciencia e da tecnologia, podendo acelerar o progresso
    a velocidades ininmagináveis.
    se toca ai oh juventude moderna.
    voces nunca irão, como eu fui no passado recente, entre
    gar nos agentes telegráficos dos correios, telegramas, cu
    jas palavras eram computadoes em valores dispendiosos
    era a mesma função dos email de hoje, porem muito ultrapassados, pois voce nao podia enviar uma foto ou um
    documento anexo ao texto.
    so era possivel mandar um texto via fax.
    esse tal fax ja é um avanço tecnologico, mas vai ficar
    ultrapassado e obsoleto, pois no computador voce pode escanear um doc. ou foto, e enviar via email.
    é isso ai galerinha, talvez um dia deixe de ser ficção
    a máquina do tempo e ou teletransportador que desmaterializa
    e recompoe um corpo.

  • clarice:

    com tudo isso ….coisas boas e coisas ruins…é só escolher ..com isso o “mundo”gira mais rápido

  • Pensador:

    Aqui no Brasil é banda estreitíssima. É um absurdo!

  • Guilherme Ferreira:

    O acesso a informação pra mim talvez tenha sido em resumo a principal revolução da banda larga. Wikipedia que nos diga.

    Mas esqueceram de comentar a area de entretenimentos. Downloads e Games que nos digam também^^

  • vielmond:

    Parece que a banda larga tbm está acabando com a “democracia” ou para dizer melhor a “votocracia” . Ainda não está claro o que vai substituir os sistemas de governo atuais ??

  • Senhor J:

    E também dá pra ver as prostitutas antes de marcar o programa e escolher a de sua preferência.

  • Anderson Dantas:

    A internet serve pra tudo, coisas ruins e coisas más, só depende da visão de cada um.

  • eduardo:

    Eskeceu de acrescentar q agora podemos ver videos pornos em alta velocidade…

    Ah, e tb a revolução dos sites de promoções, como o grupon, o peixe urbano e seu derivado, o peixereca…

  • Katarina:

    Melhorou e facilitou a leitura de outras linguas. Mudou o comportamento das pessoas de todas as idades pelo conhecimento de novas informações e formas de viver. Qualquer um pode salvar uma vida buscando conhecimentos médicos rápidamente ou buscando o principio ativo de qualquer substancia. Todos participam de grupos ecológicos e afins. Buscamos lugares e encontramos coisas incriveis pelo google earth. etc.. etc… No futuro veremos que a partir de 1995, o mundo sofreu uma revolução , talvez este seja nosso apocalipse e ninguem percebeu.

Deixe seu comentário!