10 fatos bizarros sobre o prisioneiro mais maluco da Inglaterra

Por , em 24.05.2016

Se você não é da Inglaterra, talvez nunca tenha ouvido falar de Charles Bronson, um dos prisioneiros mais excêntricos da Europa. Mesmo sem ter matado ninguém, ele já passou mais tempo nas prisões britânicas do que alguns serial killers. Veja alguns fatos curiosos sobre a vida dele:

10. Prisão perpétua

charles bronson
Antes de mudar seu nome para Charles Bronson em homenagem ao ator americano (e depois para Charlie Salvador por causa de Salvador Dalí), seu nome era Michael Peterson. Sua primeira prisão foi em 1974, quando ele foi preso por roubo à mão armada em uma agência de correio. Ele roubou apenas £26 (cerca de R$131), e foi sentenciado a sete anos na cadeia. Mas uma sequência sem fim de agressões contra outros prisioneiros e guardas, assim como outros comportamentos bizarros, fizeram com que ele passasse mais de 40 anos preso até agora.

Ele provavelmente detém o recorde de transferências de prisões em um país, tendo passado por mais de 150 setores de prisões e hospitais psiquiátricos. Nesses anos todos ele atacou mais de 20 guardas (e vários prisioneiros), fez 11 reféns e causou meio milhão de libras esterlinas em danos físicos.

9. Os protestos no telhado

Prison

Em 1978, Bronson foi declarado mentalmente instável e foi enviado para o hospital psiquiátrico Broadmoor. Segundo seus relatos, lá ele foi espancado com regularidade e forçado a tomar injeções de um medicamento que causava efeitos colaterais terríveis como espasmos musculares. Ele protestou invadindo o telhado e passando quase uma semana por lá. Ele acabou sendo convencido pelo irmão e pai a descer.

Apenas neste episódio ele causou um prejuízo de £750 mil. Enquanto ele estava neste hospital ele fugiu para o telhado mais duas vezes. Mais tarde foi declarado mentalmente estável e transferido para uma prisão comum, onde fez outros cinco protestos no telhado. “Estive em mais telhados que Papai Noel”, afirma ele.

  • 10 fatos que você provavelmente não sabia sobre o terrorismo moderno

8. Programa de condicionamento físico na solitária

charles bronson 3
Depois de passar tanto tempo na solitária, Charles Bronson desenvolveu seu próprio programa de condicionamento físico, e até aproveitou para lançar o livro Solitary Fitness, que descreve essa rotina. Ele mostra como alguém pode ficar musculoso sem a ajuda de equipamentos de musculação e sem suplementos alimentares ou alimentação saudável.

No livro ele descreve sua técnica chamada “Soco da vaca solitária”, que ele afirma ser tão forte que pode ser usado para derrubar uma vaca. Ele também alega ser capaz de socar um buraco em vidro à prova de bala, chutar portas de aço abaixo e erguer homens acima de sua cabeça, além de pular de uma altura de nove metros (cerca de quatro andares) sem se machucar.

Pode ser que ele esteja exagerando algumas de suas habilidades, mas não dá para negar que sua força seja impressionante. Ele já entortou uma porta de aço apenas com as mãos e já deteve o recorde mundial de flexão de braço – ele afirma fazer 2 mil delas todos os dias.

Além dos exercícios físicos ele também descreve técnicas curiosas, como passar um barbante entre a narina e a boca (pela garganta) e engolir pedaços de tecidos úmidos e depois puxá-los de volta para limpar o estômago.

7. 69 dias de liberdade

charles bronson 4
Enquanto na prisão, Charles Bronson conheceu os gêmeos Ronnie e Reggie Kray, os gangsteres mais violentos de Londres. Quando finalmente foi libertado em 1987, ele se envolveu com um conhecido dos gêmeos Kray, que o convidou a participar de lutas ilegais de boxe com as mãos nuas. Foi aí que ele adotou o nome Charles Bronson.

Para surpreender sua namorada Alison no ano novo de 1988, ele roubou uma joalheria, deu um anel para ela e vendeu o resto. Sete dias depois ele foi preso. Os policiais que o prenderam usaram seu nome de lutador, Charles Bronson, e ele decidiu manter esse pseudônimo.

6. Ele adora fazer reféns

charles bronson 5
Em mais de 40 anos de prisão, ele fez 11 pessoas reféns. Em 1994 ele fez um guarda refém e exigiu dos negociadores um helicóptero, uma xícara de chá e uma boneca inflável. Depois disso, nenhuma outra prisão queria recebê-lo, mas o diretor da prisão Hull o aceitou, crente que seria capaz de fazer Bronson se comportar. Ao invés disso, também foi feito refém pelo prisioneiro.

Em 1996, ele fez dois terroristas iraquianos reféns porque eles trombaram nele no refeitório da prisão e não se desculparam. Enquanto mantinha a dupla refém, exigiu cócegas nos pés e que fosse chamado de “general”. Para os negociadores, ele pediu uma machado, armas de fogo, munição, um helicóptero que pudesse levá-lo para Cuba e um sanduíche de queijo. Se suas exigências não fossem cumpridas, ele ameaçou comer um dos reféns. No final das contas, ele desistiu e libertou a dupla.

5. Ele é um artista

charles bronson 7
Bronson pode ser agressivo e instável, mas ele tem uma veia artística. Em todos esses anos na prisão ele recebeu vários prêmios por seus desenhos e poemas, que chegaram a ser – ilegalmente – expostos no metrô de Londres e a serem publicados em jornais e revistas. Todo o dinheiro recebido por ele foi doado à hospitais infantis.

Phil Danielson, professor de artes da prisão em que ele estava, realmente acreditava em seu talento e dedicou muita atenção para que ele melhorasse ainda mais. Tudo deu errado quando ele criticou seu trabalho, e acabou – adivinhe – seu refém na sala de artes.

O pobre professor passou 44 horas sendo obrigado a marchar pela sala enquanto Bronson o ameaçava com uma lança feita com uma faca e com um taco de sinuca. Isso rendeu a ele a sentença de prisão perpétua.

4. Ele se converteu ao islamismo e mudou de nome novamente

Holy koran

Em 2001, Charles Bronson foi contatado por uma mulher muçulmana chamada Saira, que contou ter visto sua foto no jornal. Fascinada por ele, escrevia muitas cartas, e os dois acabaram se casando. Ele tinha 48 anos, e ela 31. Mais tarde naquele ano, ele mudou seu nome para Ali Charles Ahmed e se converteu ao islamismo.

O casamento durou quatro anos e Ali Charles renunciou o islamismo e voltou a ser apenas Charles Bronson.

3. Sua trajetória foi transformada em filme


Em 2009, Charles Bronson teve sua vida transformada em filme, com o ator Tom Hardy no papel de Charles. O ator o visitou na prisão muitas vezes para entender melhor seu personagem, e o descreveu como “muito articulado, gentil, engraçado e inteligente”.

Bronson por sua vez também gostou de Tom Hardy. Ele estava tão obcecado pela ideia de ter sua história imortalizada que chegou a cortar seu bigode característico e enviá-lo para Tom poder usar nas filmagens.

2. Campanha para ser solto

charles bronson 11
Charles hoje tem 62 anos, e passou mais de dois terços de sua vida preso. Ele é mantido em solitária e tem cinco guardas escalados para garantir que ele não se meta em mais nenhuma confusão.

Um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas pede que ele seja libertado, já que passou mais tempo na prisão que muitos assassinos. Seus fãs dizem que ele deixou os dias de violência para trás, e que hoje é um novo homem.

1. Suas últimas confusões

Charles Bronson 10
Apesar de ter idade suficiente para ter netos, Charles ainda não sossegou. Há um ano, ele mudou seu nome para Charles Salvador, em homenagem ao pintor salvador Dalí.

Antes disso, em 2014, se envolveu em outro ataque ao diretor da prisão e teve que ser transferido novamente. Meses mais tarde, em maio de 2014, ele atacou um guarda ao ficar sabendo do resultado da Copa da Inglaterra. Nessa briga, ele teve algumas costelas quebradas e teve mais dois anos adicionados à pena de prisão perpétua. Desse jeito não parece que sua campanha de soltura será vitoriosa. [ListVerse, Mirror]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Binho Viana:

    Se fosse no tempo antigo ele seria mais adaptado, estaria barbarizando por aí numa guerra rotineira e acabaria sendo morto. São pessoas fora

  • EvandroJGC:

    “Enquanto mantinha a dupla refém, exigiu cócegas nos pés e que fosse chamado de ‘general’.”
    Hahahaha!
    Se o soltarem, ele faz a cidade refém.

  • Thiago Alcalde:

    Prisão perpétua +2 anos, seria isto omega +2

    • Luis Fernandes:

      Esse prisioneiro recebeu uma pena adicional. Se ele for perdoado da pena anterior (perpétua), ainda terá de cumprir mais dois anos, entende?

Deixe seu comentário!