10 ferramentas do Facebook que prometem facilitar sua vida

Por , em 3.11.2013

Ainda que você verifique o seu perfil no Facebook todo santo dia, você pode não ter atentado para alguns dos recursos menos conhecidos da rede social. Abaixo selecionamos alguns truques que podem fazer a sua navegação muito mais prática e proveitosa.

1. Criar uma lista de interesse

Listas de interesses são uma forma opcional de organizar o conteúdo pelo qual você está interessado no Facebook. Você pode criar suas próprias listas com base nas coisas que você gosta ou acompanhar as listas de outras pessoas. Por exemplo, você pode criar uma lista de “Top bandas indie”, que apresenta as páginas de bandas e atualizações públicas de membros dessas bandas.

Para criar sua própria lista de interesse, acesse o endereço https://www.facebook.com/bookmarks/interests e clique no botão “Adicionar Interesses”. Então, clique em “Criar lista” e procure as pessoas ou as páginas que você deseja adicionar à sua lista, ou use as categorias à esquerda para navegar. Após selecionar as coisas que você deseja incluir, você pode escolher um nome para sua lista e selecionar uma configuração de privacidade. Escolha “Público” se você quer que outras pessoas sejam capazes de se inscrever na lista que você criou.

Quando você segue uma lista, é capaz de ver suas atualizações clicando na engrenagem no canto superior direito da página inicial e, em seguida, no nome da lista. Você verá um feed das postagens e atividade das pessoas e páginas dessa lista. Você também pode ver os destaques em seu feed de notícias principal.

2. Ver histórico amizade

Veja todas as interações que você teve com um amigo em particular no Facebook, indo para a página do perfil dele, clicando na engrenagem no canto superior direito e selecionando “Ver Amizade” no menu suspenso. Se você adicionou um relacionamento na sua linha do tempo, você pode ir para https://www.facebook.com/us para ver a página da sua amizade com a pessoa que você está tendo um relacionamento.

Você também pode ver uma página de amizade de dois dos seus amigos, indo para uma página de amizade, clicando em “Mais” (sob a foto da capa) e digitando os nomes de dois de seus amigos.

3. Verifique as mensagens de “Outros”

Assim como o Facebook dá destaque em seu feed a postagens que ele acha que são de maior importância para você, ele também classifica suas mensagens. A principal pasta de mensagens contém as de seus amigos e dos amigos deles. Todas as outras mensagens vão para uma pasta “Outros”, onde você pode vê-las separadamente.

Esta outra pasta não é visível até que você veja a sua pasta de mensagens principal. O Facebook também não envia uma notificação quando uma nova mensagem chega nesta pasta. Você pode, portanto, ter centenas de mensagens não lidas que o Facebook tem arquivado na sua outra caixa de entrada.

4. Ver fotos da maneira antiga

Se você não gosta do jeito que as fotos aparecem em uma caixa preta pop-out quando você clica sobre elas, você pode simplesmente reverter para o modo de visualização antigo do Facebook pressionando F5 no seu teclado. Isso permite que você olhe as fotos em um álbum no modo de exibição clássico.

5. Evitar que postagens marcadas apareçam automaticamente na sua Linha do Tempo

O Facebook oferecer a opção de aprovar manualmente ou descartar marcações que as pessoas adicionam às suas postagens. Quando você aciona essa opção, toda vez que alguém te marcar em uma foto ou post, precisará aguardar a sua aprovação para que essa marcação apareça.

Para ativar a revisão das marcações, clique na engrenagem no canto superior direito de qualquer página do Facebook e selecione “Configurações” na coluna da esquerda. Em seguida, clique em “Linha do Tempo e Marcações” e procure pela configuração “Quem pode adicionar conteúdo à minha linha do tempo?” e clique em “Editar” ao lado da opção “Analisar publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha do tempo?” para ativar a revisão das marcações.

Porém, vale lembrar que isso só controla o que é permitido na sua linha do tempo. Postagens com a sua marcação ainda aparecem na pesquisa, feed de notícias e outros lugares no Facebook.

6. Deixe o seu perfil de cabeça para baixo

Quando a opção de idioma “inglês pirata” apareceu no Facebook há vários anos, atraiu um pouco de atenção. Ele muda, por exemplo, “What’s on your mind?” (“No que você está pensando?”, na versão em português) para “What be troublin’ ye?” (“O que está te incomodando?”).

Agora, os falantes da língua inglesa também podem se divertir com a opção de uma versão da linguagem totalmente de ponta cabeça, que bagunça todo a interface de texto. Basta alterar a linguagem escolhida, logo na página inicial das configurações, para “English (Upside Down)”.

7. Baixar seus dados do Facebook

Há um recurso nas configurações da conta geral que lhe permite fazer download de informações disponíveis na sua conta, como as suas informações da linha do tempo, postagens que você tenha compartilhado, mensagens, fotos e muito mais. Além disso, inclui o tipo de informação que não está disponível simplesmente ao entrar na sua conta, como os anúncios que você clicou, dados como os endereços IP que são registrados quando você entra ou sai do Facebook e muito mais.

Clique na pequena engrenagem no canto superior direito de qualquer página do Facebook e selecione “Configurações”. Na parte inferior das “Configurações gerais da conta” existe uma opção “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”. Infelizmente, não há nenhuma maneira de selecionar individualmente os dados que você gostaria de baixar ao selecionar esta função, então você terá que fazer o download do arquivo em sua totalidade.

8. Registro de atividade

Seu registro de atividades do Facebook é uma lista de suas postagens e atividades, organizadas a partir do dia de hoje e remontando até seus primórdios na rede social. Você também vai ver fotos que foi marcado, assim como as conexões que você fez – como quando você curtiu uma página ou adicionou alguém como amigo. Você também pode usá-lo para analisar e gerenciar o que você compartilha no Facebook.

Você pode chegar ao seu registro de atividades clicando na engrenagem no canto superior direito de qualquer página do Facebook, escolhendo “Configurações” e, em seguida, “Privacidade”. Ao lado de “Analisar todas as suas publicações e os itens em que você foi marcado”, clique em “Usar o registro de atividades”.

Isso pode ser usado para rever rapidamente suas fotos e as em que você foi marcado, que são compartilhadas com o público, e também rever as fotos que você escondeu da sua linha do tempo.

9. Enviar uma mensagem privada a partir de uma conta de e-mail tradicional

Envie uma mensagem para alguém no Facebook a partir de sua conta de e-mail tradicional (Hotmail, Yahoo, Gmail, etc) usando o endereço de e-mail @facebook.com de quem você quer se comunicar. Este é o formato: nomedeusuário@facebook.com. Os e-mails serão entregues na pasta de Mensagens do Facebook.

Quando você enviar mensagens para endereços de e-mail externos, seus e-mails serão formatados para parecer com mensagens no Facebook, incluindo o seu nome, sua imagem de perfil e sua mensagem.

10. Desative notificações de atividade no seu celular

Às vezes, ficar recebendo notificações infinitas em seu celular sobre atualizações do Facebook é irritante. Estes avisos podem ser ligados ou desligados a partir do seu aplicativo do Facebook, ou mesmo usando as configurações do seu smartphone.

Em seu Android, iPhone ou iPad, no menu esquerdo vá para “Configurações de Privacidade > Notificações > Aparelho Móvel” e desmarque as coisas das quais você não quer ser notificado. Atualmente, não é possível ajustar as notificações de navegadores móveis. [Business Insider]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

Deixe seu comentário!