10 itens menos conhecidos que estavam a bordo do Titanic

Por , em 8.11.2011

Estamos a 6 meses do aniversário de 100 anos de um dos eventos mais trágicos e históricos dos últimos dois séculos: o naufrágio de Titanic, em sua viagem inaugural através do oceano Atlântico em abril de 1912.

E não foram só pessoas que afundaram, mas também muitos objetos. Várias pessoas conhecem itens famosos que estavam a bordo do navio, alguns inclusive retratados no filme de 1997, “Titanic”, incluindo o automóvel Renault que deveria ser enviado para os Estados pelo seu proprietário, William Carter, e pinturas caras que Rose Dawson estava carregando com ela.

Embora no filme as pinturas fossem de impressionistas franceses, o quadro real perdido quando o navio afundou era uma pintura a óleo de Blondel, “La Circasienne Au Bain”, reclamada pelo seguro de 174.000 reais.

O manifesto de objetos a bordo do Titanic foi entregue ao seu navio irmão, Mauritânia. Ele sobreviveu porque tinha sido enviado para a América através de correio registrado. Indenizações de seguros documentam ainda mais itens perdidos. Então confira dez dos objetos menos conhecidos que afundaram com o Titanic naquela noite fatídica, junto com algumas histórias interessantes das pessoas associadas a eles:

1 – Pele de coelho

O navio possuía três caixas de pele de coelho levadas para a companhia The Broadway Trust, de New Jersey. As peles de coelho eram usadas na época para alinhar roupas e casacos para crianças.

A companhia Broadway Trust era um banco que funcionou até pouco depois do início da Grande Depressão, quando muitos pequenos bancos fecharam suas portas. Sua história traz um pouco de má sorte. Em 5 de outubro de 1920, o mensageiro da Broadway Trust, David S. Paul, desapareceu misteriosamente enquanto carregava dezenas de milhares de dólares em dinheiro e títulos. Seu corpo foi encontrado em 16 de outubro. Ele havia sido sequestrado, assassinado e roubado por dois conhecidos, Frank J. James e Raymond Schuck, que foram julgados e condenados por seu assassinato, e executados na cadeira elétrica em New Jersey, em 30 de agosto de 1921.

2 – Ópio

A bordo do Titanic estavam quatro caixas de ópio. Também nele estava John Jacob Astor IV, o bisneto de John Jacob Astor, cuja fortuna foi feita em cima do ópio, do comércio de peles e do setor imobiliário.

Nem ópio, nem Astor chegariam à Nova York. Apenas sete anos antes do naufrágio do Titanic, o Congresso dos EUA tinha proibido o ópio, que ainda era amplamente utilizado em todos os tipos de medicamentos e misturas. Um ano depois, o
Congresso dos EUA aprovou a Lei de Alimentos e Medicamentos Puros, exigindo rotulagem do conteúdo dos medicamentos pelas empresas farmacêuticas. Como resultado, a disponibilidade de opiáceos diminuiu significativamente.

Em 1909, a primeira proibição de drogas federal foi aprovada pelo Congresso, proibindo a importação de ópio. Por alguma razão, o ópio ainda estava sendo enviado para os EUA em 1912, quando o Titanic afundou. Dois anos mais tarde, em 1914, o Congresso aprovou a Lei de Narcóticos Harrison, que tentou conter o vício de drogas (especialmente cocaína e heroína), exigindo que médicos, farmacêuticos e outros que prescreviam drogas se registrassem e pagassem imposto.

3 – Um cão Chow

Outro passageiro de primeira classe do navio era Harry Anderson, um corretor da bolsa de Nova York, que estava voltando para a América depois de uma visita à Inglaterra. Ele era casado e morava em Nova York com sua esposa, que não tinha feito a viagem à Europa com ele.

Aparentemente, no entanto, ele tinha companhia: um cão de estimação. Anderson sobreviveu ao naufrágio, escapando no bote salva-vidas de número 3. Seu cão, no entanto, afundou juntamente com 8 dos 12 outros cães que estavam no Titanic. Mais tarde, Anderson reivindicou um seguro no valor de 87 reais pela perda de seu cão Chow.

4 – Retrado assinado de Garibaldi

Emilio Giuseppe Ilario Portaluppi foi um dos sobreviventes mais interessantes do naufrágio do Titanic. Ele era um passageiro de segunda classe indo para Milford, New Hampshire, depois de uma visita à Itália, país de seu nascimento.

Ele afirma que foi despertado pela força do navio batendo no iceberg, e inicialmente pensou que o navio tinha atracado em Nova York. Ele logo percebeu que algo estava errado, colocou um colete salva-vidas, e foi para o convés. Ele afirma que escorregou ou tropeçou ao tentar saltar em um bote salva-vidas e mergulhou na água. Outros afirmam que ele pulou no mar.

Ele foi um dos afortunados (dentre quatro pessoas) que foram resgatados pelo único salva-vidas que voltou à busca de vítimas após o Titanic afundar. Dizem que Emilio se segurou num pedaço de gelo e flutuou até ser resgatado.

Depois que ele foi salvo e voltou para os EUA, apresentou uma reivindicação de seguro de 5.240 reais pela perda de uma foto do ídolo nacional italiano Giuseppe Garibaldi, assinado por Garibaldi. Esta afirmação parece quase tão fantástica quanto sua sobrevivência em um pedaço de gelo, mas quem sabe?

5 – Anotações de faculdade

Não se sabe muito sobre o jovem passageiro de segunda classe Sidney Clarence Stuart Collett. Ele parece ter sido um estudante de Teologia, a caminho da Inglaterra para encontrar os pais em Nova York.

Dizem que o jovem participou de um dos eventos mais memoráveis pouco antes do naufrágio. Collett estava ajudando o reverendo Carter na noite de domingo a realizar uma missa no Titanic. O culto foi realizado na noite de 14 de abril de 1912, no salão de jantar de segunda classe, e foi assistido por cerca de 100 passageiros.

No encerramento do evento, o reverendo Carter observou que o navio estava invulgarmente estável e como todos estavam ansiosos para sua chegada em Nova York.

Depois que o navio bateu no iceberg, tudo o que se sabe é que Collett ajudou duas mulheres a pegar o bote salva-vidas. Conforme as mulheres estavam prestes a entrar no bote, Collett explicou à tripulação que elas haviam sido confiadas aos seus cuidados. Collett teve permissão para se juntar a elas no bote salva-vidas número 9 e foi salvo.

Ao chegar nos EUA, Collet supostamente encontrou seu irmão, e a primeira coisa que fez foi lhe dar uma pequena Bíblia. Aparentemente, seu irmão tinha dado a Bíblia a Collett antes de partir para a Inglaterra, dizendo que ele deveria devolvê-la na próxima vez que se encontrassem.

Collet, então, fez uma reivindicação de seguro no valor de 87 reais pela perda de anotações a mão sobre aulas de faculdade de um curso de 2 anos.

6 – Gaita de foles

O irlandês Eugene Patrick Daly, de 29 anos, era um passageiro de terceira classe para Nova York. Quando ele embarcou, estava com uma gaita de foles irlandesa, instrumento tradicional do país, e diz-se que tocou “Lament Erin” para seus companheiros. Mais tarde, Daly pediu 87 reais pela perda do instrumento. Décadas mais tarde, um conjunto de gaitas de foles, possivelmente pertencentes a Daly, foi recuperado no local do naufrágio.

À medida que o Titanic estava afundando, Daly foi um dos afortunados passageiros da terceira classe que conseguiu chegar do fundo do navio ao convés. Com ele, na época, estavam duas mulheres, Maggie Daly e Bertha Mulvihill. Ele as ajudou a bordo do bote número 15 e foi deixado para trás.

Daly relatou um dos momentos mais dramáticos a bordo do navio pouco antes de afundar: “Um oficial apontou um revólver e disse que se qualquer homem tentasse entrar nos botes, iria matá-lo no local. Eu o vi atirar e matar dois homens porque eles tentaram entrar no barco. Depois houve um outro tiro, e eu vi o oficial deitado no convés. Me disseram que ele atirou em si mesmo, mas eu não vi”.

Daly pulou no mar com apenas o casaco pesado que tinha para mantê-lo quente o suficiente para sobreviver na água gelada. De alguma forma, ele conseguiu chegar a um barco, e foi salvo. Mais tarde, ele alegou que sempre levava o mesmo casaco quando viajava, por sorte.

7 – Máquina de marmelada

Marmelada é um “melado” feito a partir do suco e das cascas de frutas cítricas, fervida com açúcar e água. Ela pode ser feita de limões, limas ou outras frutas. É muitas vezes descrita como geleia.

E o que é uma máquina de marmelada? E porque sua proprietária, Edwina Trout, estava carregando esse troço da Europa para a América a bordo do Titanic?

Acontece que uma máquina de marmelada de 1912 era um dispositivo usado para cortar e descascar as fatias de cítricos na forma, tamanho e textura adequadas para fazer uma marmelada perfeita.

Edwina “Winnie” Celia Troutt tinha 27 anos e viajava de volta para a América após uma visita à Inglaterra, onde ajudou sua irmã a dar à luz ao seu filho. Ela embarcou no Titanic como uma passageira de segunda classe. Quando o navio bateu no iceberg, ela deixou sua cabine para investigar e foi informada do destino do navio.

Ela também viu a equipe preparar os salva-vidas. Ela voltou para contar a seus companheiros de cabine, mas só encontrou uma. Então, vestiu o casaco mais pesado que tinha contra o frio, e incentivou sua companheiro de quarto a se apressar, em um ponto jogando o corset da mulher na água, dizendo a ela não havia tempo para isso.

Winnie estava no bote salva-vidas número 16, esperando para ser salva, quando um homem veio até ela lhe implorando para salvar seu filho. Winnie levou a criança, além de uma escova de dentes e uma Bíblia. Ela não carregou sua máquina de marmelada e mais tarde entrou com uma reclamação pelo bem perdido.

8 – Uma caixa de filmes

No manifesto de Titanic está listada “uma caixa de filmes” para a empresa New York Motion Picture. Como era o caso com automóveis, equipamentos eletrônicos e fonógrafos, imagens em movimento estavam tornando-se imensamente populares no início de 1900.

The New York Motion Picture era uma das muitas companhias cinematográficas pequenas na área de Nova York e Costa Leste dos EUA (antes da indústria do cinema mudar-se para Hollywood). A empresa foi formada em 1909, e estava operando até cerca de 1914. Era possuída e operada por dois homens, um dos quais, Charles O. Baumann, liderou várias empresas bem sucedidas de imagem de movimento, mais notavelmente a Keystone Film Company.

A vida curta da New York Motion Picture lançou filmes sob as marcas Broncho (para filmes do estilo western), Domino (para comédias) e Kay-Bee (para dramas). Não se sabe qual o tipo de filme estava sendo enviado para Nova York a bordo do Titanic. Face aos acontecimentos do naufrágio do navio, é de se esperar que fossem Kay-Bee, material para filmes de drama.

9 – Perfumes

Um dos passageiros de primeira classe a bordo do Titanic era um fabricante de perfume da Inglaterra, chamado Adolphe Saalfeld. Ele carregava consigo uma bolsa de couro, na qual tinha 65 frascos de perfumes diferentes.

Como o comércio de perfume em Nova York e na América estava crescendo no momento, ele pode ter viajado com amostras de seu perfume para tentar seduzir potenciais compradores. Ele alegou estar na sala de fumar do Titanic quando viu o iceberg e o navio bateu. Foi para seu quarto, mas deixou para trás a mochila contendo as amostras de seu perfume.

A mochila e os frascos afundaram com o navio e lá permaneceram por 89 anos até 2001, quando foram descobertos pelos membros de uma equipe de busca. Quando trouxeram a bolsa para a superfície, a equipe ficou encantada com o aroma de lavanda e rosas do perfume. Alguns dos frascos tinham quebrado, mas a maioria estava surpreendentemente intacta.

Planos foram imediatamente feitos para decifrar as impressões digitais químicas destas fragrâncias perdidas há muito tempo, na esperança de reproduzi-las hoje, possivelmente com nomes inteligentes, como Eau de Desastres. Saalfeld sobreviveu a bordo do barco salva-vidas número 3.

10 – “Karain: A Memory”

Na sala de correspondência do Titanic estava um pacote contendo o manuscrito de “Karain: A Memory”, escrito pelo famoso autor Joseph Conrad.

“Karain: A Memory” era um precursor de outro livro de Conrad, “Lord Jim”. Ele foi escrito em 1897, e publicado mais tarde no mesmo ano. Conrad estava enviando o manuscrito a John Quinn, em Nova York, um advogado irlandês-americano que, por um tempo, foi uma figura importante no pós-impressionismo e modernismo literário, e coletor, em especial, de manuscritos originais. Este manuscrito, entretanto, nunca chegou a ele.[Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

48 comentários

  • Adriano Fonini:

    Marmelada feita de frutas citricas? Marmelada é um doce parecido com a goiabada, porém feito de marmelo!

  • elaine santos:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pega leve pessoal…kkkkkkkk

  • fernando soares:

    TEM MUITA JENTE POR AI FAZENDO PIADA DO NOME DE DEUS
    QUERENDO ATE DISAFIALO COM A CIÊNCIA
    POIS EU DIGO QUE NÃO HA NINGUÉM NESSE MUNDO TRAS
    A VIDA DE VOLTA SE NÃO O SENHOR JESUS;NESSE MUNDO NÃO SAMOS NADA POR MAIS QUE A CIÊNCIA EVOLUA EM BILHOES E BILHOES DE VEZES NESSE MUNDO PARA DEUS ISSO AINDA NEM E O COMEÇO
    DEUS O CIADOR DOS CÉUS E DA TERRA PREOCURE SABER ATE ONDE VAI NOSSA GALAXIA CONTE QUANTA ESTRELAS TEM NO CÉU NINGUEM SABE PORQUE NUNCA FORÃO LÁ, DÃO PALPITES SEM SABER.
    DEUS SABE MILIMETRO POR MILIMETRO DE TUDO O Q ESISTE EM NOSSA DIMENSÃO E FORA,ENTÃO OQE CIENCIA MESMO?PARA O HOMEM APENAS UM PONTO IGUAL A ESSE ( . ) NO MEIO DO INFINITO.
    OLHE O QUANTO DEUS É BOM,APRENDA QUE NESSE MUNDO SO TEMOS ELE E MAIS NINGUEM OHE POR ESSE LADO QUANDO VC MORRE NINGUEM MORRE JUNTO COM VC.VC VAI FICAR SOZINHO EM UMA COVA
    E SEUS FAMILIARES SEGUINDO A VIDA OQ EU QUERO DIZER É A MATÉRIA NÃO O ESPIRITO
    ENTÃO APRENDA VC TA SOZINHO AO Q O OLHO PADE VER
    Ñ ESISTE PAI NEM MÃE SOMOS TODOS IRMAOS VC PODE TAR CHEIO DE JENTE AO SEU REDOR MAIS AO MESMO TEMPO ESTA SO, SABE COMO?
    PESSA PRO SEU PAI OU SUA MÃE A METADE DO DINHEIRO QUE ELE TEM UMA CASA OU O CARRO Q E DELE PARA VC OU FALE QUE ARRANHOU O CARRO OBSERVE A REAÇAO DELE COM VC ISSO EU QUERO DIZER QUE NOIS FAZEMOS TANTA COISA DE ERRA E TA NA ORA DE MUDAR XAU GALERA OBRIGA POR LER ISSO Q COLOQUEI É MODO DE EXPRESSAR OQ ACONTECE NO MUNDO DE HOJE SE APEGUEM COM DEUS SE VC NÃO GOSTA DE IR A IGREJA APENAS DE O PRIMEIRO PASSO ABRA UMA BIBLIA(O INIMIGO ESTA 24 HORAS DO TEU LADO MAIS DEUS TEM UM ANJO COM UMA EPADA DE FOGO 24 HORAS TE VIJIANDO
    ESPERANDO QUE O INIMIGO TE ATAQUE PARA ELE DESTRUIR
    DEUS E O CMINHO A VERDADE E A VIDA /A VIDA ETERNA

    • Pedro Oliveira:

      Dá até desgosto de ler um comentário desse nível. O importante é que o universo é a melhor coisa que se pode imaginar e descobrir.

    • Luiz Ferreira:

      Deveria haver um criterio para publicar comentarios, pois embora seja notavel a devoção, é preciso ter um pouco mais de bom senso, NOSSA FAMILIA DEVE ESTAR SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR, e talvez um pouco mais de leitura faça bem.

    • Ikarus Britannia:

      Eu até leria, mas o “jente” define que um comentário desse deve ser ignorado

  • claudemir da silva:

    são coisas simples mas importantes naquela epoca a história do titanic sempre é fascinante

  • marcos:

    Legal faltou o 11 – Leonardo de caprio e Kate winslet..

  • JorBS:

    Deus criou o Universo com todas suas galáxias, estrelas e outros objetos espetaculares flutuando em eterno movimento pelo espaço infinito. Deus é O artista; acho que Ele é apaixonado por sua obra, semelhante a um artista humano. Deus criou as leis da Naturesa, criou organismos tão complexos quanto o corpo humano. Deus conhece o íntimo de um átomo de hidrogênio com tanta precisão quanto jamais nós conheceremos mesmo se a humanidade sobrevivesse por toda a eternidade. Deus Sabe, a cada instante cada folha que se desprende em cada árvore do nosso planeta e também de todos os infinitos outros planetas (supondo que existam árvores em outros planetas). Deus conhece cada pequeno pensamento que já foi pensado por todos os vivos e mortos, daqui e de outros mundos. Enfim Deus é inimaginável em sua grandeza e poder.
    Agora, fala sério! Deus vai ficar ofendidinho por que uma pequena “lesma rastejante” chamada ser humano disse que Ele não seria capaz de afundar o Titanic? Deus iria afundar o Titanic só para provar que Ele pode fazer isso? Ou, pior ainda, só para castigar os idiotas que ousaram duvidar se Seu poder? Se Deus fosse tão bobinho assim seria muito parecido conosco! Então não seria Deus. E portanto não deveríamos nos preocupar mais com ele do que com qualquer outro ser humano investido de algum poder provisório, tipo um Hitler, um Mussoline, um Stalin, etc.
    Aqueles que se julgam tão especiais a ponto de merecerem atenção personalisada de Deus deveriam rever seus conceitos, aprofundar o senso crítico e cair na real!

    • HELLENA TOLDO:

      Gostei dessa esplanação. A mais convincente de que Deus existe e é todo o poder. Se houve o desvio de um bloco de gelo foi só porque Deus quis ou foi obra do maligno? Acidentes acontecem. Em tempo, sem ‘stress’ a escrita correta da palavra é com ‘z’, personaliZada. Valeu? Att, Hellena Toldo

  • anita:

    Este post somente fez meu interesse por arqueologia subaquática aumentar. Tenho que agradecer pela matéria excelecente!
    E tem gente que diz que Titanic e outros naufrágios estão batidos ou não tem mais o que explorar. Sempre tem o que explorar, ué. Outra coisa…

    Eu não entendo estes post sobre divindades, religião e lições de moral. Aff, por que são aceitos?!

    • anita:

      Posts não, desculpe… quis dizer comentários.

  • j. cicero:

    cada um fala o quer mais na verdade a dor das pessoas dos familiares è q conta. foi a maior tragedia ate hj.me emociono todas vez q vejo alguma reportagem sobre o titanic

  • Carla Albuquerque:

    Eu sou fascinada pela história do Titanic, é como se a gente se teletransportasse para lá quando assisto ao filme, ou qualquer outra matéria a respeito. Adorei os cometários também.

  • Maria:

    Rose Dawson nao e uma invensao do filme Titanic, ela existiu sim e estava no navio. eu fui em uma exibicao nos Estados Unidos vi toda a exibicao e comprei um livro muito interessante que fala sobre varios passageiros incluindo Rose Dawson. Alias se prestarem atencao no final do filme, aquela senhora que aparece jogando o colar no mar e de fato a verdadeira Rose. ela morreu poucos anos depois do filme titanic de 1997. A moca que aparece no filme junto com a expedicao e neta de Rose Dawson.

    • Eduardo:

      A rose não existiu,eu ja vi a lista de passageiros e ela nao estava la,e mais uma coisa,na era Rose dowson era Rose DeWitt Bukater

  • Lucano1602:

    Não! Pelo amor de Deus! Meu querido senhor!”10 itens menos conhecidos que estavam a bordo do Titanic”, Perfume. Perfume não é conhecido? Aonde?!

  • Ilen:

    Enquanto as pessoas não aprenderem que DEUS está acima de todas as coisas vão sofrer as consequencias.

  • vicente:

    O HOMEM VIVE FALHANDO…..SEMPRE PELO ERRO DE ACHAR QUE É O TAL….FALHAMOS NO SOCIAL..NO POLITICO ..NO RELIGIOSO…NO MORAL…
    ENQUANTO O HOMEM NÃO SE HUMILHAR E PACTUAR SUAS IDÉIAS COM A SIMPLICIDADE DOS SÁBIOS….SEREMOS PODADOS EM NOSSOS ATOS PROFÉTICOS!!!A FRASE”NEM DEUS AFUNDA O TITANIC” ELA FOI PRONUNCIADA,MAS NÃO FOI PRECISO A MÃO DE DEUS…..ESQUECERAM QUE NO MAR QUEM DOMINA SÃO OS ELEMENTOS!!!

  • Rosana:

    Fantástico esse post!

    Li com muita atenção para não perder nada.

    Adoro a história do Titanic.

    Queria ter podido ver os perfumes… Só não pude deixar de rir com nome “Eau de Desastres”… rssss

    Valeu!

  • Óliver Braz:

    por toda a historia da humanidade,homens e reinos cairam por
    causa do poder e orgulho em que viviam ! O ORGULHO SEMPRE LEVA A QUEDA E O FIM!!!

  • gloria:

    Coisas mais valorosas como cofre c\ jóia e moedas , serviços de jantar, faianças,documentos, contratos , bebidas raras e muitas outras raridades ninguém comentou nada ,nem q foram encontradas ,ou q estavam relacionadas no diario de bordo. Onde será q estão essas preciosidades?

    • Joice Angel:

      Certamente já foram transformados em muito dinheiro para poucos.

    • Hema:

      O Post era sobre coisas desconhecidas, que ninguém sabia! Todos sabiam que existia a bordo cofre c\ jóia e moedas , serviços de jantar, faianças,documentos, contratos , bebidas raras.

  • eid:

    Adorei a matéria, pena são os erros de português.

    • Joice Angel:

      O importante é o que importa.
      Você entendeu a mensagem, não entendeu?

  • Amistad:

    Legal! as pessoas que estavam nessa expedição ao menos morreram confortavelmente.

    • 3dx:

      o último pedido foi este( o único possível)

  • Gil Cleber:

    A notícia fala em Rose Dawson como se de fato ela fosse real, e não apenas uma personagem do filme.

  • chico:

    se alguem desafiou Deus eu não sei, só sei que Deus não se agrada nem na morte do ímpio (Ezequiel 33:11). O titanic foi
    só mais uma das vítimas da imprudência o homem e do “tempo e do imprevisto que sobrevem a todos.”

  • A mosca ou o Lobisomem:

    eu penso que o famoso Titanic afundou não foi porque o homem “desafiou” (como a maioria acham )” Deus” mas sim em por todo seu orgulho na Ciência e na tecnologia da época como algo imponente e superior.

    • Felipe:

      boa “a mosca e o lobisomem”

  • dani:

    Só uma correção, marmelada pode ser também um doce feito de uma fruta chamada marmelo.

  • Glauco:

    O pior é a verdadeira história do afundamento do Titanic.

    Até parece que o comandante desse navio, provavelmente um dos marinhheiros mais experientes de sua época, e que viu centenas de icebergs durante sua vida inteira não iria evitar essa colisão!

    Isso foi criminal.

    • Carlos:

      Isso, ele queria se matar e levou quase 2.000 pessoas com ele… Agora volta pro b e c k, vai…

    • Tiago:

      Por mais que haja pessoas que não gostem do comentário do amigo acima, há sim uma teoria falando sobre isso. Procurem informações a respeito da teoria sobre o afundamento do Titanic e a inauguração do Banco Central (Privado) americano, o FED. Talvez mudem de opinião após isso.

  • Joseph:

    Você assistiu a um filme e realmente achou que os personagens do longa falaram as mesmas coisas que as vítimas do titanic?

    • Bom Senso:

      foram 4 anos de contrução do maior transatlantico com o que tinha de mais moderno na epoca… Você acha que em algum momento alguem realmente não disse que o TITANIC ERA TÃO BEM FEITO QUE NEM DEUS CONSEGUIRIA AFUNDO-LÁ? Tenho certeza que foram várias pessoas que desafiaram a Deus.

      Eu vi a exposição em Brasília, os vidros de perfume estava a mostra… muito chamosos eles. =)

    • Flor de Lis:

      Adoraria ver essa exposição… deve ser interessantíssima.

  • Haha:

    As vezes nem parece que toda essa tragedia foi real. Mas infelizmente foi.

  • jesser oliveira:

    Tudo isso sempre me chamou atenção,por isso gosto de filmes baseados em fatos reais como o Titanic.

  • helder amiel:

    interessante os dados constantes no Titanic

    • helder amiel:

      o que seria se conseguissemos resgatar o espólio do TITANIC

  • CAIPIRÃO:

    -Ópio? A turma tava planejando alguma coisa!Será que a Rose ia dar um teco?…Já pensaram a Rose doidona,heim?…

  • fabio de vasconcelos:

    nossa, tudo no fundo do mar.

  • Tigre:

    Eu vi esses perfumes na exposição que está acontecendo aqui em Curitiba, só 15 reais para entrar, muito legal.

  • Felipe:

    tudo, mas nunca ouro neh? esses pesquisadores…

Deixe seu comentário!