10 tartarugas e lagartos de dar medo

Por , em 26.08.2013

Crocodilos e cobras são conhecidos desde a pré história por serem animais perigosos, os quais o homem não quer como bicho de estimação. Nessa lista, você pode conferir 10 outras espécies de répteis que podem ser particularmente perigosos: lagartos e tartarugas que, com uma mordida, podem tirar uma parte do seu corpo e até matar.

10. Iguana verde

10
A iguana tornou-se um animal de estimação muito popular nos últimos anos, e seus defensores dirão que ter este gigante réptil pré-histórico por perto é como uma alternativa a um cão. Mas, embora herbívora, ela pode ser imprevisível, e possui dentes bastante afiados. Em ocasiões severas, iguanas mansas já acabaram agitadas e, com os dentes e garras, cortaram rosto e mãos de seus donos. O animal pode pesar até 18 quilos e atingir mais de 6 metros de comprimento. Ou seja: um ataque dele não é pra brincadeira.

9. Tartaruga-de-couro

9
A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, às vezes chegando a mais de 8 metros de comprimento. Estes onívoros são, possivelmente, os maiores animais vertebrados da Terra, mas estão se tornando raros e ameaçados de extinção devido ao desenvolvimento, poluição e pesca acidental. As tartarugas gigantes geralmente são bastante calmas, mas podem oferecer uma mordida capaz de quebrar ossos se forem perturbadas, e são extremamente fortes e poderosas. Em um caso bizarro, uma enorme tartaruga-de-couro, provavelmente pesando mais de 680 quilos, voltou sua agressividade a um pequeno barco, tudo porque tinha acabado de ser perseguida por um tubarão, considerando, em seguida, o barco como uma ameaça.

8. Tartaruga mata-mata

8
A América do Sul é famosa por suas criaturas incríveis e às vezes assustadoras. Compartilhando os rios com piranhas e golfinhos, está a tartaruga mata-mata, um animal bastante perigoso. Com o corpo alongado e uma boca cheia de “placas” afiadas, muito parecidas com dentes humanos, esse carnívoro aquático ataca aves, peixes e outros répteis. Só nos resta imaginar o que ela faria com uma pessoa…

7. Tartaruga cabeçuda

7
A tartaruga cabeçuda é uma espécie de quelônio bizarra, com uma longa cauda quase do comprimento de seu corpo. Esta tartaruga é nativa do sudeste da Ásia, onde caça uma variedade de presas nos rios. Ela possui mandíbulas extremamente poderosas e não hesitará em usar o seu bico ósseo se uma ameaça for percebida – por isso, é melhor manter a distância. Infelizmente, essa criatura incrível, que pode até subir em árvores, está em risco de extinção devido à caça furtiva.

6. Tartaruga de casco mole

6
Parecendo um réptil de filme de terror alienígena, a tartaruga de casco mole compensa suas deficiências com uma mordida muito forte. Entre as muitas espécies de tartarugas de casca mole em todo o mundo, a gigante do Cantor, nativa da China, é a mais aterrorizante. Ela se esconde na areia à espera de uma presa, antes de golpeá-la com seus dentes afiados. O tamanho e a força da mordida podem levar a ferimentos horríveis. No entanto, esta espécie, infelizmente, está em risco de extinção.

5. Lagarto do Nilo

5
O lagarto do Nilo, que pode crescer até 9 metros de comprimento, muitas vezes oprime os jovens crocodilos e possui um mordida extremamente poderosa e venenosa. Quando ameaçado por seres humanos ou outros intrusos em potencial, o lagarto do Nilo pode atacar. Os répteis gigantes são vendidos como animais de estimação, mas os proprietários devem ser cautelosos com relatos de ferimentos graves e o fato de que estes lagartos podem agarrar o pescoço de um gato em um instante e, em seguida, engoli-lo inteiro. As crianças devem permanecer fora do alcance destes lagartos, pois o ataque é uma possibilidade com tais predadores.

4. Monstro de Gila

4
O monstro de Gila é o maior lagarto da América do Norte, com mais de dois metros de comprimento, e é o único venenoso. Eles estão ameaçados de extinção e protegidos por lei, mas os seres humanos que interferem com a espécie podem se tornar ameaçados de extinção também. Se perturbado, um monstro de Gila pode agarrar-se a pernas ou braços do infrator, onde ele afunda seus dentes e libera uma dose extremamente potente de veneno neurotóxico. Um alto número de mortes ocorreu antes que uma maior consciência dos perigos e opções de tratamento para a mordida da espécie fossem conhecidos. O Gila também pode segurar com muita força um membro do corpo de seu “ameaçador”, e mastigar a carne deixando-o mutilado e com bastante veneno. A submersão do animal na água pode forçá-lo a desistir do ataque.

3. Lagarto de água da Malásia

3
O lagarto de água da Malásia é o segundo lagarto mais pesado do mundo, e se esconde nos rios e pântanos profundos do sudeste da Ásia. Este lagarto também é conhecido por se alimentar de cadáveres. Se um ser humano vivo cair na água, onde vários lagartos estão se alimentando, é muito possível que o instinto de caça do réptil seja ativado pela vulnerabilidade do humano, provocando um ataque. Lagartos de água são capazes de se alimentar de uma grande variedade de animais, e têm pouco problema com presas grandes, pesando mais de 150 quilos em alguns casos e podendo ter até 3 metros.

2. Tartaruga crocodilo

2
A tartaruga crocodilo é a maior tartaruga de água doce do mundo, e de longe a mais perigosa. Pesando mais de 200 quilos, o réptil tem um casco como de um dinossauro e um bico enorme capaz de amputar qualquer parte do corpo trazida para perto dele. Pode cortar um cabo de vassoura com velocidade relâmpago. Um nadador que acidentalmente pise nessa tartaruga poderia facilmente perder parte de um pé. A espécie pode chegar aos 200 anos.

1. Dragão de Komodo

1
O Dragão de Komodo vive nas planícies de florestas, praias e planaltos da Indonésia, o que representa uma ameaça para quase todos os seres vivos. Com quase 3 metros e 140 quilos, são os maiores lagartos do planeta, formando o microcosmo de um mundo pré-histórico onde répteis comandavam. Eles se alimentam de presas tão grandes como búfalos e podem atacar seres humanos. Sua saliva libera bactérias tóxicas e veneno que enfraquecem sua presa, que não morre imediatamente, mas fica caída para que eles possam atacá-la e se alimentar. [ListVerse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

23 comentários

  • Flávia Bonsaver:

    Legal o post, mas deveria mudar o nome para: ” 10 tartarugas e lagartos para se admirar”.
    De dar medo mesmo é o maldito Homo sapiens sapiens… Desse sim eu morro de medo.

  • Kelcey:

    Na vdd, contrário ao meu próprio comentário anterior, fiz uma pesquisa e descobri que o Dragão de Komodo TEM sim veneno! Os cientistas já desconfiavam que uma infecção, por mais forte que fosse, não poderia matar um animal em 1 ou 2 dias. Segundo eles, o réptil modificou suas glândulas salivares ao longo da evolução, de modo a produzir agentes anticoagulantes e hipertensivos, combinados com adaptações cranianas e dentárias específicas. Descobriram que a toxina tem semelhanças com as do Monstro-de-gila e de diversas serpentes. O veneno causa uma grande perda de pressão sanguínea na vítima ao dilatar os vasos sanguíneos e evitar a coagulação na área atingida, levando a presa a um estado de choque. Legal né! 😀

  • Rafael Cintra:

    Não que a informação das medidas esteja errada, na verdade a notícia foi mal traduzida. Veja por exemplo o trecho da iguana verde, no original: “Iguana may weigh up to 18 pounds and reach over 6 feet in length, making an attack by this giant lizard nothing to joke about.” As unidades estão em Libras e Pés

  • Addy Holder:

    Ana Cláudia estava vendo algum jogo de futebol, bem distraída, quando escreveu esses textos com dimensões jurássicas aos animais em questão kkkkkkkkkk

  • Bruna Rodrigues:

    “Lagarto do Nilo pode chegar até 9 metros”, essa informação está incorreta… imaginem um lagardo de 9 metros! Hahaha

    • Rogerio79:

      É um tiranossauro rex. 😛

  • Newton Cavagni Facchini:

    Tem certeza que a Tartaruga-de-couro pode atingir mais de 8 metros de comprimento? Pelo que sei a maior encontrada tinha 3 metros.

  • Alex Roberto:

    Ana Claudia Cichon um conselho para você levar para toda sua vida: Procure a ajuda de algum profissional da área relacionado ao post que você irá publicar para não sair esses tipos de bizarrices. As proporções de alguns animais que você falou são absurdas e patéticas, como: Iguana (6 metros), tartaruga-de-couro (8 metros), lagarto-do-nilo (9 metros), monstro-do-gila (mais de 2 metros. Se informe melhor sobre a periculosidade desses animais e procure ler artigos e livros pra não vir com esse jornalismo sensacionalista.

  • lucianno_frss:

    nao deixem os seres humanos civilizados verem isso .

  • Victor Marques:

    Tem muita informação errada aí, o monstro de gila nao chega a 2 metros, onde trabalho tem um e ele deve ter uns 60-70 cms, adulto. O lagarto do nilo, só pesquisar no google que voce encontra informaçoes bem variadas, mas ele nao é do tamanho de um dinossauro e apontando que o dragão de komodo é o maior lagarto do mundo e que chega a 3 metros, a informação do lagarto do nilo ta equivocado. Iguanas tampouco chegam a 6 metros e nao acredito que a tartaruga consiga chegar a 8 metros.

  • Arthur Paiva:

    A tartaruga-de-couro tem tamanho em torno de 2m de comprimento por 1,5 m de largura e 700 kg,o monstro-de-gila tem 60 cm e o lagarto-do-nilo tem 1,5 a 2m.

  • Rogerio79:

    Na materia diz que o monstro de gila é o unico lagarto venenoso. Só que o dragão de comodo tbm tem veneno, como diz na própria matéria…

    • Victor Sampaio:

      o dragão de comodo não tem veneno, ele apenas possui uma saliva muuuuito repleta de bactérias que infeccionam rapidamente podendo levar a morte por septsemia

    • Victor Sampaio:

      me enganei no outro comentário, dei uma pesquisada e descobri que existem drqagões de comodo que além da saliva super infecciosa, inocula veneno ;p

    • Ivan Defaveri:

      O gila é o único lagarto venenoso da América do Norte.

    • Kelcey:

      O Monstro de Gila é venenoso; o Dragão de Komodo tem a saliva contendo bactérias capazes de causar uma infecção e levar à morte, sacou?!

    • Andhros:

      Pelo que eu entendi, o Monstro de Gila seria o único peçonhento, que ataca e injeta veneno por meio das presas, igual as cobras fazem.
      O dragão de comodo seria apenas venenoso, como sapos, do tipo: o veneno está presente em uma região do corpo e, se alguém entrar em contato com ele, vai se dar mal.

    • Carliza Luz:

      Na verdade, o Dragão de Komodo não é venenoso, nem peçonhento. A saliva dele tem inúmeras bactérias que matam a presa por infecção.

    • Rogerio79:

      http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/o_veneno_dos_dragoes_de_komodo.html

  • Lucas Valverde Santana:

    Adorei a matéria, já conhecia alguns, mas nunca tinha lido nada sobre a crocodilo, realmente incrivelmente assustadora. Obs: o Lagarto do Nilo pode chegar a 2m e não 9 como diz a matéria.

  • Jonatas Almeida da Silva:

    A maioria eu não imaginava que existia – fantásticas, gostei da crocodilo, acho que ela merece o título de mais assustadora.

  • claudemir da silva:

    fascinante animais

  • Andhros:

    7. Tartaruga Cabeçuda:

    É a tartaruga do Mario*!

    *do Super Mario Bross. da Nintendo

Deixe seu comentário!