Aquecimento global pode estar expulsando os crocodilos da água

Por , em 8.07.2010

Uma equipe de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, está chegando à conclusão que os crocodilos poderão passar por maus bocados se as mudanças climáticas continuarem intensas. Para a pesquisa, eles reuniram 10 crocodilos e os avaliaram durante 15 dias no verão e 15 no inverno. Então, relacionaram o número de mergulhos em cada tipo de clima e cronometraram o tempo em que eles ficam submersos a cada vez.

No inverno, quando a temperatura da água também fica menor, os mergulhos duram, em média, dois minutos a mais do que no verão. Além disso, durante o inverno eles fazem cerca de 12 “mergulhos prolongados”, que duram mais de 50 minutos, durante a estação, enquanto no verão essa média é de apenas um mergulho em toda a temporada.

O que preocupa os cientistas é o aquecimento global. Os crocodilos necessitam ter um número regular de mergulhos, porque é debaixo d’água que eles conseguem alimento, descansam e evitam predadores (sim, eles têm predadores. Se duvida, vá ao pantanal observar a quantidade de caçadores de pele de jacaré que habitam o local. Mas os crocodilos também têm os deles, tais como hipopótamos), ou seja, eles necessitam dos mergulhos sazonais.

O problema é que o metabolismo desses répteis aumenta junto com a temperatura. Quanto mais quente a água estiver, mais rapidamente ele queima oxigênio, tendo que voltar à tona cada vez mais cedo do que o normal. Se o aquecimento seguir se agravando, chegará um ponto em que eles mal poderão mergulhar, e aí enfrentarão sérios problemas. [New Scientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

3 comentários

  • Simon:

    Hoje sao os Crocodilos, Amanha sera propio homem que enfentara problemas serios do aquecimento global, se equi ainda nao comecou. Nos equi causamos esse problema, nos equi temos que resolve-lo!

  • keila kritina:

    mentira é só um tipo de crocrodilo.

  • Gude:

    Eu não me preocupo com os crocodilos, eles estão na Terra desde da época dos dinossauros, já passaram por vários cataclismas
    Se tem alguém que sabe se virar são eles

Deixe seu comentário!